sexta-feira, 17 de agosto de 2012

10 Atitudes Que Você Precisa Ter Para Ser Um Falso Cristão



1. Leia a Bíblia - Todo cristão verdadeiro lê as Escrituras e nela "medita dia e noite" (Salmo 1). Contudo, para meramente se parecer com um cristão você simplesmente pode abrir sua Bíblia e decorar alguns versículos clássicos como Jo 3.16. Leve sua Bíblia para o culto e demonstre aos outros que você sabe a ordem dos livros, ainda que seu coração esteja muito distante. Tenha a certeza de que todos vejam você com sua Bíblia e procure ter ela sempre por perto, mesmo que você nunca tenha lido o Antigo Testamento, por exemplo.

2. Ore continuamente - Este ponto é importante, pois todo cristão sincero "ora sem cessar" (1Ts 5.17) e jamais esmorece em seu dever. Mas com você não precisa ser exatamente assim. Se contente com uma oração brevíssima pela manhã (não mais que um minuto na ida para o carro ou ao ponto de ônibus) e a noite apenas agradeça pelas coisas materiais que tem recebido. Em reuniões de oração com outras pessoas, pareça santo e use palavras teológicas para impressionar. Vale lembrar que você pode imitar uma voz de choro ou ainda soluçar durante as falsas palavras que profere.

3. Frequente uma igreja - Não há como sustentar um cristianismo eficaz se você não "congrega como é costume da igreja do Senhor" (Hb 10.25). Todavia, não se importe com o modelo de igreja, o importante é fazer parte do rol de membros. Não se esqueça também de ir quantas vezes puder até o prédio da igreja, pois é importante sempre demonstrar que você está ocupado com as "coisas do Reino". Seus amigos precisam reconhecer que você é um evangelista, um membro ativo e que nunca tem tempo para lhes falar do evangelho ou cuidar de sua família.

4. Cante louvores ao Senhor - Um cristão é alguém que frequentemente louva ao Senhor e rende graça pelo que Ele é (Sl 30.12). Entretanto, esteja certo de que o mais importante é apenas cantar e estar em dia com o mercado musical dito evangélico. Se previna e tenha alguns cd's desta natureza em seu carro e não se esqueça de ter "louvores" em seu mp3 portátil, afinal, você deseja ser continuamente santificado. Durante festas mundanas (das quais você está ávido por participar) ligue o som de seu carro em um volume considerável e passe lentamente pela multidão para que alguém possa ouvir o "louvor" e se converter.

5. Seja alegre no Senhor - Tendo em vista que os verdadeiros filhos de Deus são pessoas que se regozijam no Senhor, esteja preparado para isso. Na igreja, não seja como os demais que cantam com entendimento e ficam tranquilos durante este tempo. Quando começarem as músicas, preste atenção na melodia e haja conforme a batida da mesma - em músicas "alegres", fique pulando sem parar e estimule outros a fazerem o mesmo (não esqueça dos brados de vitória); nas mais "calmas", observe aquele crente piedoso a longe e busque imitar o seu semblante. Certifique-se de que nestes momentos você pareça alguém cujo coração é contrito diante de Deus.

6. Compre livros - Pessoas que professam o cristianismo genuíno geralmente compram livros e buscam se aprofundar no conhecimento do Senhor. Porém, você não precisa ser tão meticuloso em buscar os livros certos. Entre em alguma livraria - dê preferência àquelas com a placa que contenha algum slogan evangélico - e compre alguns livros que chamem a sua atenção e que contenham resumos e dicas sobre como conseguir alguma coisa de maneira fácil e ágil. Prefira os livros de "10 passos" ou "5 coisas" àqueles que falam contra o pecado e exaltam a soberania de Deus.

7. Defenda a santidade - Todo cristão sabe que "sem santidade ninguém verá ao Senhor" (Hb 12.14). A questão é que com você a santidade estará apenas em suas palavras e atos exteriores. Quando ir ao encontro de cristãos verdadeiros, cumprimento-os com "a paz do Senhor" e cite alguns versículos bíblicos importantes. Ao se deparar com alguma situação pecaminosa de outrem, ainda que você incorra em coisas parecidas, procure agir como Jesus no templo e finja ser alguém mais santo do que realmente é. Busque igualmente legislar um moralismo semelhante ao dos fariseus e se certificar de que embora fale, você não cumpre.

8. Fale sobre a liberdade cristã - Os sinceros regenerados compreendem que a liberdade cristã está pautada somente no que a Bíblia ordena e que esta liberdade é com relação ao pecado que antes escravizava. Apesar disto ser real, seja uma espécie de revolucionário em seu círculo de amigos e frequentemente diga que "foi para a liberdade que Cristo nos chamou", mesmo que você não saiba o que isso significa e nem onde está registrado na Bíblia. Defenda arduamente que cada cristão pode viver da maneira que bem entender - quando citarem alguma passagem bíblica que seja de difícil aplicação ou requeira muita renúncia, afirme que tal coisa não é válida, pois são obras da Lei.

9. Diga que a Bíblia é o seu padrão - Os autênticos professos da fé cristã sabem que a Bíblia não os tornam anormais ou bizarros neste mundo, mas sim faz com que seus corações e condutas se adequem ao Senhor. Como seu objetivo é apenas se parecer com os cristãos e granjear uma falsa esperança, afirme que a Bíblia é também o seu padrão, mas que quem deve se adequar a sua personalidade é o Senhor, e não você. Caso seu "estilo" seja de rockeiro, surfista, skatista, motoqueiros, da noite ou outra coisa do gênero, seja incisivo e sempre proclame que ou a Bíblia deixa você ser "quem você é" ou todos serão tratados como usurpadores de sua personalidade e que serão condenados por lhe julgarem.

10. Esteja em comunhão com os irmãos - Pessoas de coração transformado pelo evangelho frequentemente estão em comunhão umas com as outras. Aqui, então, está o segredo para você ser um autêntico apóstata: seja o mais ecumênico que puder ser. Enquanto todos os filhos de Deus buscam apenas a comunhão com outros filhos do Senhor que vivem a Verdade (embora preguem a Palavra aos demais não cristãos), você deve ser diferente e precisa afirmar que eles não devem se restringir somente aos cristãos, mas que é algo muito bom se ter passeatas, festas, feiras e acampamentos que afirmem que o mais importante é o amor em Jesus. Não seja igual aos Bereanos (At 17.11) que verificam toda doutrina nas Escrituras - diga que quem age assim não entende o que Cristo ensinou.

Assim, realizando estas breves diretrizes, penso que você poderá ter uma vida tranquila durante sua caminhada por esta terra e poderá desfrutar de uma grandiosa e falsa paz em seu coração - nada lhe será pesado e as dificuldades passarão longe de sua alma.

5 comentários:

  1. Muito bom e muito prático! Gostei muito do parágrafo sobre a liberdade em Jesus. Estou lendo os seus sermões em Efésios e estou sendo muito abençoado. Obrigado. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! o paragrafo 10 merece nota 10!
    graça e paz

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! nota 10 para o paragrafo 10!!!!!
    graça e paz

    ResponderExcluir
  4. bom o texto porém na parte do Esteja em comunhão com os irmãos, você profere a Palavra Apóstata, esse sinônimo se Refere a Renegar, Apostatar, abandonar. Como posso renegar ou abandonar a comunhão com meus irmão?

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...