segunda-feira, 12 de março de 2012

Entendendo e Aplicando a História do Jovem Rico



Entendendo e Aplicando a História do Jovem Rico -
por Filipe Luiz C. Machado

Nosso texto: Mateus 19.16-23

"E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus"

Nosso texto de hoje é uma narrativa bem conhecida de todos os crentes. Muitos de nós já devem ter ouvido esse relato bíblico uma dezena de vezes - talvez você seja um desses. No entanto, pode ser também que você apenas a ouviu uma única vez, mas já crê que conhece todo ensinamento que tais palavras querem ensinar ao coração. Não importando em qual das qualificações você se encaixe, a palavra de Deus nos é sempre útil e necessária para nossa transformação à imagem e semelhança do Senhor (2 Tm 3.16,17), visto que somos pecadores e somente em Cristo precisamos buscar nossa conformidade com Seus preceitos.

No texto que acabamos de ler, Mateus é bastante específico com relação à pessoa que conversava com o Senhor; enquanto o evangelho de Marcos o chama apenas de "homem" (Mc 10.17), e Lucas, de "príncipe", o evangelista Mateus dá uma característica importante para tal indivíduo: ele era um jovem. Não nos é dito qual a idade de tal homem, talvez pudesse ser bastante jovem, ou talvez nem tanto. Não somos informados da onde viera para se encontrar com Jesus, porém, nos é dito que era um jovem. Não sabemos quem são seus pais, se era casado e/ou se possuía filhos, no entanto, era um jovem. Se assim é a descrição de Mateus, então precisamos dar valor para essa qualificação, pois todo cristão precisa entender que não há sequer uma palavra sem sentido nas Escrituras, absolutamente todas elas, desde a mais "bela" até a mais "estranha", todas tem um significado especial e que contribui para nosso crescimento. A palavra de hoje de Mateus nos informa: um jovem veio falar com o Senhor Jesus, o Messias salvador.

Os versículos anteriores à nossa narrativa descrevem Jesus dizendo: "Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus" (Mt 19.14). Todos os três evangelistas parecem desejar ligar um acontecimento ao outro. Marcos é enfático ao registrar que logo após essas palavras de Jesus, "correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" (Mc 10.17) - um homem jovem correu até o Senhor. Esse jovem talvez estivesse vendo e ouvindo Jesus tomando as crianças em seu colo e as abençoando pelo Seu poder soberano. Esse jovem muito provavelmente estava nesse local, observava as atitudes do Mestre, via-o proferir palavras de bênção à crianças tão pequenas e aparentemente indefesas. Então esse jovem deve ter pensado: "Esse homem que dizem ser o Messias, o libertador de Israel, está abençoando criancinhas que sequer sabem talvez falar e precisam ser levadas por seus pais até Jesus... creio que também chegará a minha vez, pois logo os jovens devem ir até Ele". Porém, se o jovem assim pensou, logo viu-se em frustração, pois tão logo Jesus acabara de abençoar os pequeninos, "partiu dali" (Mt 19.15).

Mas o nosso personagem da narrativa não era um senhor idoso ou alguém com problemas de saúde: ele era um jovem. Como bom jovem, logo se pôs a correr em direção a Jesus que estava deixado o local, afinal, muito provavelmente estava nos ao redores enquanto Jesus tinha as crianças consigo e as tratava de forma muito bondosa e carinhosa. Alcançando a Jesus, nosso jovem pergunta: "Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?" (Mt 19.16). Talvez, perplexo por ter Jesus abençoado somente as crianças e não ter chamado também os mais crescidos, nosso jovem pergunta o que ele deve fazer para também ter a vida eterna assim como Ele havia-a dado àquelas crianças de pequena idade (a palavra em grego para crianças, nessa narrativa, denota crianças de colo, gente de muita pouca idade). Jesus então lhe responde: "Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus" (Mt 19.17), como querendo dizer: "Por que achas que eu sou bom? Eu não afirmo constantemente que sou o enviado de Deus? Não lhes digo que sou o Filho do Pai? Também já não sabem vocês que Eu e o Pai somos um? Por que então dizes que sou bom? Acaso achas que Eu sou diferente de meu Pai que está nos céus? Meu jovem, Eu sou Deus, não sou um homem pecador - quem vê a mim, vê a Deus (Jo 14.9); você está vendo e falando com o próprio Senhor". Jesus então continua dizendo ao jovem: "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Nosso Salvador comunica ao jovem que caso quisesse ter a vida eterna - conforme havia questionado-o - deveria guardar os mandamentos do Senhor. Esse é um ponto muito importante, pois Jesus poderia ter dito que bastaria a "fé" n'Ele e tudo estaria resolvido; que para herdar o reino dos céus precisaria somente de algumas boas obras na terra e viver de maneira politicamente correta; que sendo uma pessoa na sociedade (ou nas palavras de Lucas, um bom "príncipe") e agindo conforma a moralidade da época exige, já se estaria satisfazendo os requisitos para a salvação. No entanto, Jesus afirma que é preciso guardar os seus mandamentos.

Agora, depois de ouvir tais palavras de Jesus, nosso jovem questiona: "Disse-lhe ele: Quais?" (Mt 19.18). O jovem sabia quais eram mandamentos, ele conhecia as ordenanças de Jesus - não era um ignorante. Como sei disso? Veja que após Jesus enumerar os mandamentos, nosso jovem diz que "Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade" (Mt 19.20). Ninguém consegue guardar (obedecer) um mandamento que não conhece, não há quem possa buscar viver uma vida reta diante do Senhor se não conhece a Lei do Senhor - certamente esse jovem as conhecia. Agora, Jesus passa a lhe apresentar os 6 mandamentos referentes ao próximo: "Não matarás [Êx 20.13], não cometerás adultério [Êx 20.14], não furtarás [Êx 20.15], não dirás falso testemunho [Êx 20.16]; Honra teu pai e tua mãe [Êx 20.12], e amarás o teu próximo como a ti mesmo [Êx 20.17]" (Mt 19.18, 19). Como vimos, o jovem responde afirmativamente a esses mandamentos, dizendo que a todos eles havia cumprido; que vivia de modo diligente e centrado em seu propósito de não ferir os mandamentos do Senhor; que era piedoso em suas tarefas, afinal, jamais havia matado, adulterado, furtador, dado falso testemunho, deixado de honrar pai e mãe e sempre sendo amoroso para com o próximo - aqui,  aparentemente temos o relato de um jovem puro, íntegro; um exemplo para a sociedade israelita. Mas, como que não entendendo as palavras de Jesus, após afirmar ser exímio cumpridor dos mandamentos, pergunta: "que me falta ainda?". Essas palavras ecoam o seguinte pensamento de nosso jovem: "Mas Mestre, quando eu fui ter com o Senhor, lhe havia perguntado como ter a vida eterna; lembro-me então que foi apresentado os mandamentos. Pois bem, aqui estou a professar que pratico todos eles e que de fato tenho-os guardados desde a mais tenra idade - o que me falta então para ter a vida eterna, haja vista que já sou cumpridor dos mandamentos? Acaso o Senhor está querendo dizer que já tenho a vida eterna?" Jesus então lhe responde: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me" (Mt 19.21).

Ao contrário do que o jovem esperava, Jesus lhe dá 4 diretrizes de como deveria proceder caso quisesse de fato cumprir todo o requerido pelo Senhor e então ter a vida eterna. 

Em primeiro lugar, a ordem foi: "vai, vende tudo o que tens". Jesus sequer questionou aquele jovem se ele estaria de acordo em vender tudo o que possuía ou se teria condições de viver sem as posses que havia adquirido (ou ganho por herança). Jesus simplesmente não questiona, não argumenta, não senta com o pecador e tenta firmar um contrato bom para ambas as partes - Jesus não é esse tipo de pessoa. O chamado "bom Mestre" tão somente coloca as cartas na mesa e diz: "Meu jovem, desejas ser perfeito? Se sim, comece vendendo tudo o que tens". Observemos que esse é o padrão de Jesus: justo, direto, certeiro - mas com amor. A maioria das palavras de Jesus são registradas como sendo "direto ao ponto", sem rodeios ou desculpas esfarrapadas; Ele simplesmente diz o que deve ser feito e pronto - não há diálogo para poder questionar o decreto divino. 

Em segundo lugar, após ouvir sobre que deveria vender seus bens, o jovem ouviu: "e dá-o aos pobres". Não é uma regra, mas a maioria dos ricos e possuidores de muita posse trata com desdém os pobres - ou quando muito, veem neles apenas um potencial para lucrarem ainda mais. Entretanto, independente dessa regra ter sido válida para nosso jovem, o Senhor o admoesta a entregar tudo o que tem. Para quem deveria entregar? Ao sumo sacerdote? Aos levitas? Aos administradores da época? A algum fundo de investimento para que gere rendimentos futuros? Não. Dever-se-ia ser entre aos pobres, àqueles que estão à margem da sociedade e padecem de todo tipo de dificuldade financeira. É nesse momento que o jovem toma um tiro em sua consciência; pois como pode ser "justo", pensa ele, "trabalhar durante algum tempo ou ainda receber como herança muitas propriedades e altas quantias em dinheiro e da noite para o dia ter de entregar tudo aos pobres e miseráveis que não fizeram coisa alguma para ganhar o que lhes estou dando?" Jesus nem ao menos disse que deveria dar sua riqueza a um único pobre, para talvez alegrar o jovem rico fazendo-o pensar que ao menos algum ficaria rico em seu lugar e daria continuidade à sua riqueza, mas sim, mando-o dar aos pobres, isto é, dividir com quem encontrasse e que fosse necessitado. 

Em terceiro lugar, caso fizesse tudo isso, Jesus lhe afirma: "e terás um tesouro no céu". O jovem agora ouve um consolo e percebe que há esperança para ele. Apesar de ter de vender seus bens e dá-los aos pobres, ouve que terá um tesouro nos céus - isso certamente chamou-lhe a atenção. Não é incomum que ao falarmos com pessoas sobre os tesouros no céu, a cidade celestial feita de ouro, os diamantes mais belos e formosos refletindo a luz que a todos ilumina, elas não ficarem encantadas. Não há quem fique indiferente à essa visão de João em Apocalipse, pois todos, de algum modo, são atraídos por algum tipo de riqueza e regalia. Assim também se deu com nosso jovem. Vocês conhecem o final da história - ele irá negar a Cristo; mas por quê? Porque não entendeu o significado das palavras de Jesus. Quem sabe ao medir suas riquezas de terras, contar as somas gigantescas de sua fortuna e as comparar com "um tesouro no céu", isto mesmo, apenas um, seu coração já deve ter-se posto em tristeza e lamentação, pois não entendia como poderia ser mais benéfico trocar "tudo" o que tinha, por apenas "um" tesouro, e que ainda não estava na terra, mas sim nos céus, um lugar inalcançável pelas mãos.

Em quarto lugar, não bastasse tudo o que o jovem já tinha ouvido e pensado, o Senhor se pronuncia com a sentença final: "e vem, e segue-me". Aquele jovem completamente estarrecido em seu coração, que talvez a poucos minutos atrás (antes de ir falar com Jesus) pensava que poderia ter a vida eterna numa breve conversa com o "bom mestre", e continuaria então a poder desfrutar da beleza e o sustento que suas riquezas lhe proporcionavam, agora se vê obrigado, além de vender, doar tudo aos pobres e ter ouvido que teria um único tesouro num lugar supostamente inalcançável, também é inquirido para que passe a seguir Jesus por onde quer que ele fosse. Em outra narrativa e ocasião de Mateus, Jesus havia dito: "As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mt 8.20). O que levaria um jovem a largar toda sua riqueza e seguir um homem que sequer tinha uma casa própria ou um lugar adequado para banhar-se? As faculdades mentais do jovem lhe diziam: "Não siga esse conselho, ele não é bom e lhe levará a perder tudo o que você tem". Por outro lado, lembremos que o jovem era desejoso de ter a vida eterna, o que também deve tê-lo levado a pensar: "Mas ainda que eu perca tudo, o 'bom Mestre' ofereceu-me a vida eterna e era justamente isso que eu queria!" - nosso jovem estava confuso. 

A narrativa bíblica então encerra com as lamentáveis palavras do jovem e também com um aviso do Senhor: "E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus" (Mt 19.22, 23). Por fim, desejo-lhes expor algumas verdades e aplicações dessa passagem para nossas vidas.

1. Ele era um jovem. Essa qualidade já comentada no início precisa ficar clara para nós. Marcos nos diz que era um homem, e Lucas, que era um príncipe - daí entendermos que ele era um homem, príncipe e jovem. Grave muito bem essa qualificação, pois dela depende muito do entendimento dessa passagem. Não nos é dito que era um idoso, ele era jovem; não recebemos a informação de que era uma criança de colo, era um jovem; não estava doente ou passava por dificuldades físicas, era um jovem saudável, disposto e que buscava andar na direção daquilo que desejava. No entanto, atente para isso: mesmo sendo jovem, ele morreu. Não morreu fisicamente, não é isso que o texto nos diz, porém, morreu prematuro, pois decidiu seguir os prazeres desse mundo em lugar do tesouro nos céus. Algum de vocês já se identificou com nosso jovem? Você já teve atitudes semelhantes a dele? Já parou, ficou ouvindo o Senhor falar às crianças e então correu até Ele? Se isso lhe é familiar, como você recebeu as palavras de Jesus, "vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me"? Se você é um jovem, sua responsabilidade é dupla nesse dia. Primeiro porque nossa narrativa fala de um jovem, e assim você o é. Segundo, porque Cristo censurou nosso jovem, o que deveria levar você a temer por sua idade, pois apesar de jovem, você pode perecer e morrer afastado de Cristo.

2. O jovem correu. Nosso jovem expressou o vigor que é característico de sua idade: ele correu. E notemos nesse momento: ele correu até Jesus. O texto nos informa que quando Jesus saiu daquele lugar, o jovem correu, pois queria saber como poderia obter a vida eterna; no entanto, ouviu as duras palavras de Jesus. Note ainda outro detalhe: a Bíblia não nos revela que ele voltou correndo para o mundo, mas sim que "retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades" (Mt 19.22). Um homem triste não corre mais, não vai atrás daquilo que lhe dá prazer, suas forças logo acabam, sua esperança é atacada pelos ladrões do desespero e em breve o máximo que você irá desejar é a morte. Meus amados, vocês podem correr muito nessa vida. Podem ir a muitos retiros "cristãos", podem sair com seus amigos cristãos e ficar até a alta madrugada conversando sobre qualquer assunto. Assim como nosso jovem da história, você pode correr, mas também pode perder a vida eterna. Não nos é sem motivo que as Escrituras descrevem esse homem como uma pessoa que correu, mas que, no entanto, retornou chorando. Quantos são os homens e mulheres que num primeiro momento vão até Cristo, correm até Ele, dizem ter entregado suas vidas ao Salvador, leem a Bíblia, oram, buscar estar com os irmãos da Igreja, mas nunca "venderam tudo o que tinham e seguiram o Senhor". Nosso jovem é bastante semelhante ao filho pródigo - foi para a cidade distante com grande alegria, jubiloso de que iria encontrar a verdadeira felicidade, mas tão logo acabaram suas economias e o "fogo do momento", que se viu obrigado a trabalhar com porcos e até mesmo ser alimentado como um deles. Ou ainda, se posso dar outro exemplo, lembre-se de Judas: provavelmente um homem de meia idade, saudável, responsável pelas ofertas recebidas, participante das atividades juntamente com Cristo e seus discípulos, mas que considerou suas 30 moedas de prata (Mt 26.15) mais valorosas que o "tesouro nos céus" descrito e prometido pelo Senhor.

3. Ele era rico. Você já percebeu: nosso jovem, além de disposto, era rico. Isso é importante para nós, pois a riqueza na vida de um jovem é um faca de dois gumes. De um lado ele tem diante de si toda força, energia e disposição para serem gastas, do outro, uma enorme riqueza que pode lhe trazer sucesso, fama e ainda mais dinheiro. Nosso jovem não cuidou, não raciocinou conforme os mandamentos que Jesus lhe havia dito. Talvez para ele, suas riquezas eram sinônimo da bênção de Deus, pois ao mesmo tempo em que obedecia ao Senhor em todos os mandamentos apresentados, também enriquecia e de nada tinha falta. Mas atente para isso: não nos é informado a quantia de sua riqueza e de que espécie ela era. Talvez nosso jovem tivesse grandes quantias de terra e muitos barcos pesqueiros, ou talvez fosse dono de grandes quantias em moeda, de modo que as comercializava e dali retirava seu lucro. Mas, independente disso, o Senhor lhe disse: "vende tudo o que tens". Aqui, as palavras de Jesus não nos ensinam a vender literalmente tudo o que temos, mas, no entanto, nos alertam para um grande perigo: pode ser que até mesmo suas pequenas moedas estejam lhe fazendo errar o alvo e seguir o caminho largo. Nenhum de nós é como esse jovem rico em sua riqueza, no entanto, todos nós temos alguma riqueza e Cristo nos chama a "vendê-las" e não mais nos apegarmos a elas. Se a presente narrativa se fizesse presente em nossos, talvez Cristo diria: "Venda sua casa luxuosa que lhe traz uma falsa sensação de segurança, compre uma menor, distribua parte do dinheiro entre os pobres e siga-me; venda seu carro da última geração, pois vejo que ele o está levando a largos passos em direção ao inferno, e então, siga-me; venda aquele instrumento musical que tira seu tempo de oração, leitura e até mesmo toma grande quantia de seu dinheiro mensal, e siga-me; largue sua banda que o faz ficar orgulhoso e não ter tempo para mim, e siga-me; deixe seu computador e seu videogame de lado, e siga-me; pare de ser um mau mordomo do tempo que Deus lhe deu, aplique todo ele nas obras do Senhor, e siga-me". Meus queridos, ao escutar essas supostas palavras de Cristo, você resistiu a alguma delas? Talvez você tenha pensado que foram um pouco exageradas. Pois bem, lembre-se que o jovem rico também pensou o mesmo que você. Ele achou que Jesus havia dito algo "muito pesado", difícil de ser digerido, que foi além da prudência racional, que desejou tirar a sua "liberdade" e juventude, que desejou ceifar sua alegria da terra, que quis apenas lhe trazer alguns desprazes, que intentou levá-lo a ser ridicularizado por seus amigos... em meio a esses pensamentos de rebeldia, tema e lembre-se de nosso jovem e de qual foi o seu fim.

4. Ele era pobre. Não, não pense que há contradição. De fato a Bíblia nos revela que o jovem era rico, mas não pense você que Deus via-o dessa maneira - "porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" (1 Sm 16.7). Nosso jovem achava-se que era muito rico, mas Jesus se pronunciou dizendo que era muito pobre. Era muito pobre porque quando admoestado a deixar tudo nesse mundo e seguir a Cristo, teve por bem que suas riquezas eram mais satisfatórias e poderiam comprar um bem maior que a cidade celestial - este jovem era muito pobre. Uma pessoa que não troca suas bijuterias por ouro puro, é alguém muito tolo; aquele que está diante do Mestre e tem à sua frente um "tesouro no céu", mas prefere agarrar-se ao esterco da vida à largar tudo o que julga possuir, é o mais tolo e miserável de todos os homens. Esse jovem trocou a riqueza pela pobreza; a saúde pela doença; a eternidade ao lado de Cristo pela eternidade de tormento; a felicidade pela tristeza; o amor pelo ódio; o tesouro por uma porção de terra. Mesmo o próprio Messias estando diante dele e testificando de que deveria ter poucas posses nessa terra caso quisesse adquirir a maior de todas as riquezas que um homem poderia alcançar, o jovem não captou a mensagem. E você, já a entendeu? Você entendeu que o sentido das palavras de Jesus eram para que o jovem entendesse sua pobreza espiritual, mesmo em face da sua riqueza material? Você compreende que, ou Cristo vem em primeiro lugar na sua vida e você cessa de gastar o tempo nesse mundo com festas, idas inúteis a casas de amigos mundanos (e até mesmo supostos crentes), pára de bisbilhotar a vida de seus amigos na internet (levando-o a quebrar o décimo mandamento [sim, esse mesmo que o jovem rico deveria também cumprir] que diz: "Não cobiçarás a casa do teu próximo... nem coisa alguma do teu próximo" (Êx 20.17)) e dedica sua vida inteira, cada minuto e segundo na obra do Senhor ou em breve você se retirará como nosso jovem, triste, pesaroso, sem mais esperança de ter a vida eterna, tudo porque julgava que as paixões materiais lhe eram mais prazerosas do que o Senhor? Você realmente compreendeu isso?

5. Podemos ser ainda piores que o jovem rico. Se você até aqui tem se identificado com nosso jovem, deixarei abaixo uma exortação a você. No entanto, se você julga estar vivendo de maneira mais superior que nosso jovem, preciso lhe orientar e dizer que talvez você esteja sendo pior do que ele. Observe essas palavras: "E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério... Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade" (grifo meu). Quem sabe você até aqui se vangloriou e pensou: "Obrigado, Senhor, pois não sou como esse jovem - amo mais a Tua palavra do que as riquezas desse mundo". Porém, o texto de hoje lhe faz uma última pergunta: você tem obedecido aos mandamentos do Senhor? Em nossos dias o professar do cristianismo se tornou algo normal e corriqueiro. Já não é incomum encontrarmos alguém "de repente" e ouvirmos que recentemente passou a frequentar uma igreja ou que iniciou a leitura de um novo livro religioso. Todavia, assim como nosso jovem foi advertido de seu proceder, nós também o somos, pois lemos: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus" (Mt 7.21 - grifo). Note a ligação: obedecer aos mandamentos, fazer a vontade de meu Pai e então ter um tesouro nos céus. Você que julgou-se superior ao nosso jovem, avalie em seu coração se fato você pode dizer como ele: "Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade". Você talvez afirmou confiar no Senhor e agradeceu a Ele por não ser semelhante ao jovem, mas você segue os mandamentos? Nosso jovem rico ao menos cumpria todos os mandamentos com relação ao próximo - você o imita ao menos nessa conduta? Sua vida ecoa as palavras do salmista que afirma ter, "o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite" (Sl 1.2)?

Nosso texto de hoje nos mostrou que não há idade para nos afastarmos do Senhor. Até mesmo o mais disposto dos homens da terra pode escutar o Senhor, correr até Ele e ouvir as severas palavras de reprovação. Se há alguém que tem vivido semelhante ao nosso jovem, isto é, achando-se rico, tendo a presunção de que está cumprindo os mandamentos, crê ser um crente fiel e desejoso da vida eterna, mas que na verdade nunca renunciou suas "riquezas" e desejos, lhe digo: olhe para a cruz - sim, para a cruz. Aquela armação grotesca de madeira sustentou o salvador de Seus filhos. A cruz que foi escândalo para os judeus, pode ser vida para você. Não julgue ser tão sábio como nosso jovem achou ser. Não creia, assim como ele fez, que as riquezas desse mundo são mais agradáveis que o tesouro eterno, por favor, não faça isso. Olhe somente para Cristo e deixe essas palavras cravarem em seu coração: "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruze siga-me" (Mt 16.24). Jesus afirma: é uma cruz, é um peso muitas vezes nada confortável, é doloroso, é difícil, mas é glorioso.

"Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me" (Mt 19.21).

Cristo vos abençoe.
Amém.

24 comentários:

  1. uma pergunta! pois se tudo isso é correto, porque tantos pastores e bispos procuram riquezas?
    jesus alertou tmb que o homem não pode amar a deus e ao dinheiro, ou é um ou é outro.
    o mundo esta caminhando para o esfriamento religioso.
    isso vai ser de uma maneira catastrófica, pois ira afetar todas as igrejas, é só observar tudo oque esta acontecendo no mundo.
    eu gostaria de ter um espaço para por todas minha observações e opiniões assim que tiver muita coisa ira ser colocado ali para que todos possam ler e tirar suas própria conclusões.
    desde ja fica meu agradecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO seu ponto de vista é correto e coerente, muitos pastores e bispos realmente estão envenenado com a teologia da prosperidade, precisamos ter mais e mais, e as almas estão morrendo, observe o seguinte ponto, nas grandes o índice de drogados e fragelados estão crescendo muito, e a igreja que deveria ir, estão se escondendo dentro dos seus templos grandiosos, esperando as pessoas irem a igreja, JESUS ensinou diferente, se ele tem 100 ovelhas e uma sai, ele deixa as 99 e vai buscar a ovelha perdida, coloque seu pontos de vista sempre exposto, não tenha medo de falar a verdade seja boca de DEUS nessa sua geração, a paz meu amigo...

      Excluir
    2. Tenho uma dúvida, a admoestação dada por Jesus ao jovem de seguir as Leis de Deus que se trata dos 10 mandametos ainda é regente nos tempos atuais? A que se da o ato que nescessite das leis? Sou cristão e sempre tive no meu coração que as únicas leis a serem seguidas são as dos 10 mandamentos, mas vejo hoje novos cristãos líderes e denominações que afirmam não ser suficiente só seguir os mandamentos, gostaria de uma direção sobre isto! Obrigado

      Excluir
    3. Yuri, nada pode ser obedecido sem a obra de Cristo - Ele cumpriu tudo por todos os crentes. Todavia, isso não significa que eu possa viver como quiser. A questão dos outros mandamentos, além dos 10 bem conhecidos, é que eles são aprofundamentos dos 10. Por exemplo: "não furtarás" é o mandamento - mas como eu aplico isso na prática? Se eu tiver fome e ver algum campo fértil ou plantação de maçãs de alguém, posso entrar sem o seu consentimento e pegar um pouco de comida para sobreviver? Se o governo diz que eu posso baixar músicas, porque isso deixou de ser crime, mas o autor da música acha isso errado - estou furtando ou não?

      Veja que todos as demais leis da Bíblia server para clarear e aprofundar os 10 mandamentos. Ou resumindo: toda a Lei de Deus na Bíblia, vai se encaixar em um dos 10 mandamentos.

      Então podemos agradecer a Deus por nos ter dado tantas instruções sobre tantos assuntos.

      Cristo seja contigo e obrigado pela visita!

      Excluir
    4. A paz do SENHOR, os dez mandamentos e a base, nosso irmão Felipe Luiz, bem como citou se o individuo tiver fome, como fazer, ele não pode furtar, mais pelo grande amor, Deus cria seu código, em Deuteronômio 24:19
      Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o orfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos. Ou seja, um completo, como fazer uma casa, só com alicerce, sem paredes, não tem como, espero que tenha entendido, que po nós estamos na Nova Aliança, nos temos que esquecer o Antigo Testamento, Deuteronômio foi o livro da últimas exortações de Moisés, para o povo não esquecer dos benefícios, que Deus com mão forte tirou o povo do Egito. Fica na paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, perceverem nos estudos, guarde a palavra, e fiquem firmes na fé.

      Excluir
    5. A paz do SENHOR, os dez mandamentos e a base, nosso irmão Felipe Luiz, bem como citou se o individuo tiver fome, como fazer, ele não pode furtar, mais pelo grande amor, Deus cria seu código, em Deuteronômio 24:19
      Quando no teu campo fizeres a tua sega e esqueceres um molho no campo, não voltarás para tomá-lo; para o estrangeiro para o orfão, e para a viúva será, para que o Senhor teu Deus te abençoe em todas as obras das tuas mãos. Ou seja, um completo, como fazer uma casa, só com alicerce, sem paredes, não tem como, espero que tenha entendido, que po nós estamos na Nova Aliança, "nós não podemos" esquecer do Antigo Testamento, Deuteronômio foi o livro da últimas exortações de Moisés, para o povo não esquecer dos benefícios, que Deus com mão forte tirou o povo do Egito. Retificando o anterior graça e paz.

      Excluir
  2. O que vemos na passagem do jovem rico é claramente uma eleição ,que é retratada em EFÉSIOS cap. 1 ver.4e5 pois aqueles que Jesus escolheu antes da fundação do mundo deixaram suas riquezas para segui-lo ex. Zaqueu,Mateus,os que são de Deus voltam para Deus;os outros tem a mesma chance mas não aceitam,como no caso do jovem rico,Jesus disse vocês não escolheram a mim eu escolhi a vós.(quando foi que Ele nos escolheu?).se não antes Dele criar a terra quando ele fez o projeto primeiro,antes Dele criar a terra Ele já sabia quem eram seus filhos e quantos eram;se todos são filhos de Deus como afirma todo sistema religioso aonde estão os perdidos o jovem rico também era crente,como disse Jesus para herdar a vida eterna não basta ser crente tem que ser 100% a palavra de Deus e só os filhos serão.

    ResponderExcluir
  3. se todos os que diz ser cristãos observam rigidamente a palavra de Deus e diz que crer, porque que esqueceram dos 10 mandamentos que foram escritos pelo dedo de Deus no monte sinai e entregue a Moisés para ser passados para todos ate a consumação dos séculos? assim diz o Senhor em Isaías 58 olhem lá o que o Senhor quer dizer ao seu povo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse estudo, se não for pedir muito, gostaria de aprender mais a respeito do ( COXO ) no tanque de betesda. E de quebra tenho uma grande dúvida acerca do versículo 4 se realmente existiu um ( anjo ) naquela ocasião. Tenho esta dúvida pq não existe nenhuma outra referência bíblica a respeito desse assunto. Muito obrigado pela atenção aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse estudo, se não for pedir muito, gostaria de aprender mais a respeito do ( COXO ) no tanque de betesda. E de quebra tenho uma grande dúvida acerca do versículo 4 se realmente existiu um ( anjo ) naquela ocasião. Tenho esta dúvida pq não existe nenhuma outra referência bíblica a respeito desse assunto. Muito obrigado pela atenção aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!
    Amiga Jucileide, concordo com vc, os 10 mandamentos não se restringiam apenas aos judeus daquela época (como algumas pessoas acreditam...) e sim, a todas as gerações (simplesmente pq Deus e o mesmo ontem, hj e sempre) ate a segunda vinda de Jesus Cristo!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom este ! Essa é uma parábola interessante, pois vemos que ser rico não atrapalha a entrada no reino dos céus e sim quando se ama as riquezas, ou seja, quando coloca-se o coração nas riquezas. Jesus fez este teste com esse jovem que dizia obedecer rigorosamente aos mandamentos porque o coração dele já estava preso em suas riquezas, Jesus não vai sair dizendo aos ricos para venderem tudo e o seguir, por isso é uma parábola trazendo exemplos de que não se segue a Cristo querendo ter vida eterna com o coração no dinheiro eu enfim, nas riquezas, o que aqui está dizendo é, desprenda o seu coração das riquezas. E um coração que não é preso em seus status, em suas riquezas, em suas posses facilmente consegue ajudar aos pobres e a qualquer um. Que Deus multiplique a sabedoria Dele em nosso coração e suas bençãos em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. MUITO BOM A ESPLANAÇAO DO TESTO . BEM APROPRIADO PARA NOSSA ATUALIDADE . EM UM TEMPO EM Q CORREMOS TENTO PARA GANHARMOS A NOSSA VIDA NE . E QUANDO SE ACHEGAMOS AO SENHOR MOSTRANDO Q APARENTEMENTE ESTAMOS GUARDANDO SEUS MANDAMENTOS, SE DEPARAMOS DE ESTAMOS É GURDANDO NOSSAS RIQUEZAS NE . ENTÃO AMIGOS POVO DE DEUS , NAO ADIANTA APONTAR PASTORES PRA JUSTIFICARMOS O QUE NAO ESTAMOS FAZENDO . PQ DOS PASTORES DEUS CUIDARA . PODE SER Q ELES SE TETIREM COMO O JOVEM RICO . TRISTE . DEPOIS DE TEM CORRIDO TANTO NE . ENTÃO O NEGÓCIO É INDIVIDUAL, E COM VC AMIGO . TEMOS DE DIMINUIRMOS NOSSA CORRERIA . ABRIMOS MÃO DE NOSSAS RIQUEZAS TAU COMO FOI DITA PELO AMIGO IRMÃO NO TESTO , QUAL É A TUA RIQUEZA HOJE, Q VC PRECIZA ABRIR MÃO. FAÇA ISSO AMADO . PARA VC NÃO SER REJEITADO NO FINAL DA CARREIRA . A PAZ DO SENHOR . sou apenas um diacono , servo , garçom da casa de meu SENHOR JESUS.

    ResponderExcluir
  9. Essa tradução ai não ta q nem a minha aqui o jovem rico n chama jesus de bom
    Mateus: 19. 16. Eis que alguém chegou perto de Jesus e consultou-o: “Mestre, que poderei fazer de bom para ganhar a vida eterna?” 17. Questionou-o Jesus: “Por que me perguntas a respeito do que é bom? Há somente um que é bom. Se queres entrar na vida eterna, obedeça aos mandamentos”. - Bíblia JFA Offline

    ResponderExcluir
  10. e muito pertinente tratar destes sumarios convinientes a nossa sociedade actual que muitos crentes estao a lutar na tendencia da vida rica, nao no poder de jesus, de paz, de armonia..... temos que estar sempre em colaboracao na palavra de Deus. assim seremos filhos dele, e iremos construir um nacao santa.

    ResponderExcluir
  11. Refleti muito no texto. obrigado pelas palavras. Se você e rico de saúde, vá é de aos doentes esquecidos nos hospitais (vistando-os). Se você e rico em tempo, de aos pobres carentes (visite um amigo que precisa ouvir o evangelho, promova ações de fraternidade) visite aquele irmão que a tempos não vaia igreja. Lembre-se, você talvez não seja rico tão somente em dinheiro, porem pode ser rico de muitas outras coisas (saude, habilidades,amor,tempo,sabedoria,felicidade, familiar, trabalho e etc..) Agora, sera que você tem compartilhado essa sua RIQUEZA com os pobres conforme Jesus ensina-nos?

    ResponderExcluir
  12. PAZ E GRAÇA À TODOS.

    É evidente que o Senhor Jesus Cristo viu o coração do jovem rico e viu que ele estava apegado as riquezas, mas o real propósito de Jesus pedir para ele vender suas riquezas foi para insta-lo ao amor ao próximo.
    Pois, se alguém for rico hoje em dia, dado a fome e a miséria existente no mundo atual, segue logicamente que tal pessoa não ama verdadeiramente os seres humanos.
    Vou explicar porque: Na nossa realidade atual, ligamos a tv, e vemos milhões de pessoas morrerem de fome todo ano, uma triste retrospectiva do pecado´por consequência de pessoas intrísecas e vaidosas, que trabalham somente pra seus próprios ventres e de suas parentelas, enquanto esquecem do mundo real, pois a tendência do rico é ignorar a realidade da pobreza, vivendo somente em sua matrix de "conto de fadas" .
    As palavras de Jesus ao jovem rico acerca da venda das riquezas é para TODOS os ricos sim, porque existe algo chamado DESIGUALDADE SOCIAL, e isso Deus abomina.
    É triste que isso exista, principalmente em um ocidente que se diz "cristão" ,e o pior, existe desigualdade social até mesmo dentro das igrejas de Cristo, que é, na verdade um fato inadimissível. Irmãos que possuem 3, 4, 5 casas para alugar enquanto outros no mesmo ministério moram de aluguel.

    Ora, não tem desculpas, todo cristão sabe que no mundo, milhões adultos e crianças morrem de fome todo ano,devido a miserabilidade que o jugo do sistema capitalista e individualista impõe sobre os desafortunados que não tem para onde correr,e ficam a mercê da ajuda de almas piedosas e caridosas.
    Agora,como pode um cristão ser piedoso e caridoso e ao mesmo sabendo de toda a miséria que ocorre no mundo,e não se sentir compelido à vender suas riquezas ao ponto de ajudar o maior número possível de doentes e famintos, até chegar o ponto que tenhas somente o necessário? ou será que Jesus quer que eles ajudem tem maneira limitada,ajudando somente com uma marmitinha aqui e outra ali,desde que,não comprometa seus bens materiais,fruto do seu suor e trabalho,somente para ostentar para os outros que são abençoados? Como podem tais pessoas ajudarem de maneira limitada, e ainda sabendo que existem pessoas morrendo de fome?
    O Espírito santo levaria tais pessoas a ajudar o maior número de pessoas possíveis, pois uma pessoa nascida em Cristo se sentiria constrangida em seu conforto, sabendo que pessoas morrem de fome no mundo a cada segundo. Seria impossível dormir a noite, sabendo de tudo isso, tendo carros, casas, conforto, vaidades,etc...

    Se o rico tem o poder de fazer o bem aos famintos que perecem,e não faz ,não estaria ele pecando? Leiam Pv.3:27.
    Os apóstolos e os primeiros cristãos VENDIAM SUAS PROPRIEDADES porque eles eram compelidos pelo Espírito Santo a fazer,e não por imposiçao ou obrigaçao, pois eles amavam o próximo, diferente dos crentes ricos de hoje, ou daquele que entesoura riqueza para si, acumulando assim, ira para o dia do juízo.
    A não repartição dos bens materiais hoje em dia é a evidência que Jesus viu no jovem rico de que, os bens materiais são mais importantes do que o sofrimento alheio no coração do rico, provando seu amor deficiente e limitado, juntamente com sua mão ressequida para ajudar de forma justa e igualitária os mais carentes.
    Jesus ensinou a repartir o pão,e a extensão espiritual desse ensino era exatamente a divisão de tudo ,por amor aos que não tem nada.

    ResponderExcluir
  13. Á palavra de Deus nos ensina em jo Cap 1 vesr 11 e 12 . Jesus veio para os que eram seus mas todos que o aceitaram detalhes o poder de serem feitos filhos de Deus. Se o aceitarmos ele e poderoso para nos salvar. Não existe portanto nascer salvo. No caso dos discípulos sim já estava tudo predestinado logo após a morte entrou a graça ou seja o livre arbítrio se acha que agrada na lei agrade eu prefiro a graça é melhor.

    ResponderExcluir
  14. Á palavra de Deus nos ensina em jo Cap 1 vesr 11 e 12 . Jesus veio para os que eram seus mas todos que o aceitaram detalhes o poder de serem feitos filhos de Deus. Se o aceitarmos ele e poderoso para nos salvar. Não existe portanto nascer salvo. No caso dos discípulos sim já estava tudo predestinado logo após a morte entrou a graça ou seja o livre arbítrio se acha que agrada na lei agrade eu prefiro a graça é melhor.

    ResponderExcluir
  15. Graça e paz a todos.
    Texto maravilhoso muito rico em conhecimento porém tenho uma opinião um pouco contrária sobre o desfecho dessa história. No último versículo a Bíblia relata que o jovem retirou se triste pois possuía muitos bens ok.
    1 em nenhum momento é dito que ele negou os conselhos de Jesus e escolheu sua riqueza .
    2 a Bíblia diz que a palavra de Deus jamais volta vazia ( nesse caso se o jovem realmente tivesse apenas ouvido os conselhos e não os seguisse a Bíblia seria mentirosa )
    3 ele não pode ter saído. ali triste porém pensativo? Ele não pode ter feito o que Jesus mandou dias semanas ou meses depois da conversa com Jesus? Nem todos que ouvem a palavra de Deus pela primeira vez logo aceita Jesus como seu Salvador.

    Acredito que o jovem saiu dali sim triste talvez seus pais passaram a vida trabalhando pra ter o que eles tinham , talvez uma herança herdada.ele tinha muito o que pensar ,mas eu creio que a palavra entrou no seu coração e em algum momento ele foi é seguiu cada passo que Jesus havia ordenado...... em marcos no decorrer da crucificação de Jesus vemos um pequeno trecho que fala de um jovem que observava Jesus vestido apenas com um lençol quando os vêem passam a mão e ele sai desnudo dali, se pararmos pra pensar um pouco não poderia ser esse jovem, sei que passou tempo, e era em outrà cidade mas é se o jovem finalmente resolveu obedecer,vender e dar aos pobres tudo , até mesmo suas roupas que com certeza eram de pano fino,jóias a ponto de ficar nu apenas coberto por um lençol. Ele já poderia ter ido vendido doado e faltava apenas seguir a Jesus. Para assim concretizar e garantir seu tesouro nos céus. ... eu assim creio.sou jovem tanto em idade como na fé mas venho buscado sabedoria todos os dias e sou apaixonada pelos mistérios que a Bíblia nos quer revelar.boa noite a todos .

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...