quarta-feira, 7 de março de 2012

O que é um Missionário?



“Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram” (Atos 13:1-3).

A palavra “missionário” não é usada na Palavra de Deus. Mas este fato não significa que ela seja uma palavra anti bíblica ou não-bíblica. A palavra “trindade” não é usada na Bíblia também. Mas a doutrina da trindade é ensinada explicitamente (1 João 5:7). Um missionário é alguém que é enviado, particularmente alguém que é enviado numa missão. E isto é o que Lucas descreve em Atos 13:1-3. Paulo e Barnabé eram missionários da Igreja em Antioquia, enviados para pregar o evangelho aos gentios.

O termo preciso e bíblico para missionário é “evangelista”. Um evangelista é um arauto do evangelho, um pregador de boas novas. Mas ele não é um pastor ou presbítero. E ele certamente não é um pregador itinerante ou autônomo! Um evangelista é um missionário. Filipe, o evangelista, era um missionário (Atos 21:8). Todos os pastores fazem a obra de um evangelista (2 Timóteo 4:5), mas o nosso Senhor deu alguns à Sua igreja que foram chamados especificamente para serem evangelistas ou missionários (Efésios 4:11), os quais devem ser sustentados e mantidos em sua obra pelas igrejas. 

O que é um missionário?

Primeiro, UM MISSIONÁRIO É UM HOMEM. Nenhuma mulher pode servir como um missionário, não mais do que uma mulher pode servir como um pastor! Deus não chamou mulheres para pregarem o evangelho, nunca! (1 Coríntios 14:35; 1 Timóteo 2:11-12). E ser uma esposa de missionário não faz de uma mulher uma missionária, não mais do que ser uma esposa de pastor faz de uma mulher uma pastora. Deus chama homens para fazer a Sua obra e dirige suas esposas para acompanhá-los. Segundo, UM MISSIONÁRIO É UM HOMEM COM A MENSAGEM DE DEUS. Missionários são pregadores. Se um homem não foi dotado por Deus para pregar o evangelho, não importa quão sincero ele seja, o mesmo não serve como um missionário. E a mensagem que ele prega é, e deve ser, o evangelho da livre e soberana graça de Deus em Cristo, o Substituto do pecador. Terceiro, UM MISSIONÁRIO É UM HOMEM COM A MISSÃO DE DEUS. Ele é um homem chamado e dotado por Deus para estabelecer igrejas, treinar pastores e ajudar para estabelecer aqueles pastores e igrejas no evangelho da graça de Deus, de forma que eles possam continuar a obra do evangelho para as gerações vindouras. “Médicos missionários”, “missionários ligados a questões educacionais”, “missionários ligados a questões culturais” e “missionários ligados a projetos de construção” não são missionários! Missionários são homens enviados ao mundo para pregar o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, para reunir na colheita os eleitos de Deus espalhados pelo mundo.

Por Don Fortner
Fonte: Monergismo.com

Nota do autor do blog: Apenas saliento que quando o autor diz que as mulheres não foram chamadas para pregar o evangelho, é no sentido da pregação e exposição pública da palavra - pessoas pararem para a ouvir e serem ensinadas. E não que a mulher não deva falar do evangelho no dia-a-dia e para aqueles que estão a sua volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...