Texto por Angela E. P. Machado ----- “E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” Marcos 10.17-22 Neste breve texto, vemos o reflexo daquilo em que os judeus acreditavam. Pensavam eles que as riquezas eram um sinal da aprovação de Deus e que os ricos teriam maiores possibilidades de serem salvos, ou seja, de alcançarem a vida etern
Filipe. Estou lendo o texto e estou gostando muito.
ResponderExcluirSabe se existem mais estudos sobre este assunto em língua portuguesa?
Olá! Bom saber que está sendo útil a você! Sim, existem - mas estou sem acesso a eles (não estou em meu computador). Todavia, todos que pesquisei, não englobam a forma como tratei neste estudo, ou seja, são meio genéricos e não fazem, no meu entender, a devida explicação ponto-a-ponto.
ResponderExcluirAbraços!
O uso do véu seria um costume social da época em Corinto. Pelo fato de Paulo fazer uma referência quanto ao costume social do tamanho do cabelo a ser usado por homens e mulheres (ICo.11:14-15), seria mesmo desonra para Deus homem ter cabelo grande? .O assunto é local , pois naquela época (naquela região) as prostitutas raspavam os cabelos , e o apóstolo Paulo sabendo disso instruiu a igreja local a usar o véu.
ResponderExcluirParece-me que é um mandamento supracultural anterior a época de Cristo, que se prolongou pela história da igreja, até 1960, na maioria das igrejas ocidentais, cuja prática ainda continua em algumas igrejas ocidentais, e em muitas igrejas orientais e africanas. Chamo de mandamento supracultural a prática ou costume que demonstra o cumprimento de uma ordem divina. Se exterioriza num ato cultural, como por exemplo. A ordem saudai-vos uns aos outros, a prática antiga consistia no ósculo santo, em algumas culturas, no abraço, em outras no aperto de mão, etc. Portanto, o uso cultural do véu, cumpre ou exterioriza a obediência ou prática cristã e aceitação de submissão da mulher ao seu marido. Ocorre que devido ao liberalismo teológico e a revolução feminista ocorrida nos meados do século 20. A prática cultural deixou de existir.
ResponderExcluir