sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

5 Maneiras de Orar por Seu Pastor em 2013



Um dia desses eu recebi uma carta de um médico que eu não conhecia até então. Tendo me dito o quão ele havia sido beneficiado por alguns de meus sermões e artigos, ele continuou e me disse: “Eu oro por você. Eu serei capaz de fazê-lo diariamente agora, e estou certo de que você será ajudado e fortalecido em seu ministério e sua família.” Este foi um enorme conforto e encorajamento para mim. Ao contrário do que algumas pessoas possam supor, ministros do evangelho precisam desesperadamente das orações dos santos. Um de meus professores de seminário costumava dizer ao corpo discente: “Pastores possuem um alvo em suas costas e pegadas em seus tórax.” Esta é uma descrição bastante apropriada das dificuldades que os servos de Deus são chamados para suportar por causa do evangelho. Os dardos inflamados do maligno estão persistentemente sendo atiradas em pastores. Além disso, o mundo está ansioso por atropelá-los em qualquer oportunidade. Isso é, infelizmente, também uma realidade com relação a alguns na igreja.

Com tanta oposição e dificuldade de dentro e de fora, pastores precisam constantemente que o povo de Deus esteja orando por eles. O pastor precisa das orações das ovelhas tanto quanto elas precisam das orações dele. Ele também é uma das ovelhas de Cristo, e está suscetível às mesmas fraquezas. Ainda que haja muitas coisas que se possa orar pelos pastores, aqui estão cinco categorias escriturais diretas:

1. Ore para que ele seja protegido espiritualmente contra o mundo, a carne e o Diabo.

Quer tenha sido a ira pecaminosa de Moisés que levou-o a golpear a rocha (Números 20:7-12), o adultério e o assassinato de Davi (2 Samuel 11), ou a negação de Pedro ao Senhor (Mateus 26:69-75) e a negação prática da justificação somente pela fé (Gálatas 2:11-21), os ministros são confrontados com a realidade da fraqueza da carne, das investidas do mundo e da fúria do diabo (veja este artigo). Tem havido uma pletora de ministros que caíram em práticas pecaminosas na história da igreja, trazendo assim desgraça para o nome de Cristo. Visto que Satanás tem os ministros do evangelho (e suas famílias) trancados em sua mira; e visto que a honra de Deus está em jogo de maneira intensificada com qualquer ministro público da palavra, membros de igreja devem orar para que seu pastor e a família de sue pastor não seja uma vítima do mundo, da carne, ou do Diabo.

2. Ore para que eles sejam livrados dos ataques físicos do mundo e do Diabo.

Enquanto esteve aprisionado em Roma, o apóstolo Paulo encorajou os crentes em Filipos a orarem por sua libertação quando escreveu: “Estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação” (Filipenses 1:19). (Veja também 2 Coríntios 1:9-11).

Quando Herodes prendeu Simão Pedro, nós aprendemos que “havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (Atos 12:5). Após uma libertação digna do Êxodo, Lucas nos diz que Pedro apareceu na casa onde os discípulos estavam continuamente orando por sua libertação. Este é ainda outro exemplo do ministro sendo livrado do mal devido, em parte, às orações dos santos.

3. Ore para que portas sejam abertas para eles para que espalhem o evangelho.

Em sua carta aos Colossenses, Paulo pediu à igreja que orasse “para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado” (Colossenses 4:3). O sucesso do compartilhamento do evangelho é dependente, em parte, das orações do povo de Deus. Desta maneira, a igreja participa do ministério do evangelho com o pastor. Embora ele não seja o único no corpo que seja chamado para espalhar a Palavra, ele possui o chamado único de “fazer o trabalho de um evangelista.” Os santos o ajudam a cumprir este trabalho orando para que o Senhor abra as portas “à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo.”

4. Ore para que eles tenham ousadia e poder para pregar o evangelho.

Além de orar para que portas sejam abertas para o ministério da palavra, o povo de Deus deve orar para que os ministros possuam uma ousadia forjada pelo Espírito. Quando escreveu à igreja de Éfeso, o apóstolo Paulo pediu que eles orassem “para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho” (Efésios 6:19).  Há uma história muito conhecida de vários estudantes universitários indo visitar o Tabernáculo Metropolitano para ouvir Charles Spurgeon pregar. A história diz que Spurgeon os encontrou na porta e se ofereceu para mostrar-lhes o lugar. Em determinado momento, ele perguntou se eles queriam ver as instalações do aquecedor (a sala da caldeira). Ele os levou ao subsolo onde eles viram centenas de pessoas orando para que Deus abençoasse o culto e a pregação de Spurgeon. A reunião do povo de Deus para orar pelo ministério da Palavra é o que ele chamava de “as instalações do aquecedor!” Crentes podem ajudar os ministros orando para que lhes seja dada ousadia e poder na pregação do evangelho.

5. Ore para que eles tenham um espírito de sabedoria e entendimento.

Uma das mais urgentes necessidades de um ministro do evangelho é que lhe seja dada a sabedoria necessária para aconselhar, para saber quando confrontar, para mediar e discernir as necessidades pastorais particulares de uma congregação. Esta é uma necessidade que absolutamente abrangente e recorrente. O ministro é confrontado diariamente com os desafios particulares para os quais ele necessita desesperadamente da sabedoria de Cristo. É dito a respeito de Jesus que “o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza” repousaria sobre Ele (Isaías 11:2). Os servos de Cristo precisam do mesmo Espírito. Muito prejuízo é causado na igreja como um todo se o ministro não procede com a sabedoria proporcional aos desafios com os quais ele é confrontado. Aqueles que se beneficiam de sua sabedoria podem ajudar o ministro pedindo para que esta divina bênção venha do céu e repouse sobre ele.

- por Nicholas Batzig
Fonte: Blog Fiel

11 comentários:

  1. Devemos orar pelos nossos pastores, claro que sim. Agora, eles estão orando e cuidado do rebanho do senhor como de fato deve ser feito? Infelizmente ouso dizer que não! Oremos pela igreja do Senhor, para que ela aprenda a livrar-se dos lobos sozinha, pois os pastores, pelo menos a maioria esmagadora deles, estão ocupados demais para correr atrás de lobos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responda por vc,pois o meu pastor no ministério onde sirvo a Deus,tem sido exemplo. E merece ser coberto com minhas orações.

      Excluir
    2. Por isso devemos orar por ele!!!

      Excluir
    3. sr filósofo calvinista, não conheço o seu líder religioso em sua denominação ou se o sr congrega em alguma estituição religiosa. Mais irei falar sobre o pastor na igreja onde congrego aqui meu pastor está a 34 anos e digo com toda convicção que ele ora por cada ovelha de seu rebanho todos os dias a 34 anos fazendo reuniões de oração no monte na igreja... orando todas as madrugadas por cada membro... e nós também oramos pela família pastoral ,e o sr tem orado, visitado, visitado para orar com eles, ou então se o seu pastor realmente não ora pelas ovelhas que o Senhor nosso Deus confiou a ele então aconselho o sr procurar outro pastor.

      Excluir
  2. É exatamente, por isso "Filósofo Calvinista" que devemos orar pelos nossos pastores... Faça uma oração, deixe as vãs filosofias... Mergulhe na inquestionável sabedoria de Deus... E abra o seu coração para Jesus verdadeiramente entrar... Depois leia novamente este artigo... Procure um pastor para estar debaixo da sua cobertura e ore por ele... Enquanto dispomos de nosso precioso tempo para orarmos pelos nossos pastores... O Senhor vai agindo em nossas necessidades... Pq Ele conhece tidas elas antes mesmos de abrirmos nossas bocas... Se ouvires o que o Senhor te fala e obedeceres sua vida mudará...

    ResponderExcluir
  3. É exatamente, por isso "Filósofo Calvinista" que devemos orar pelos nossos pastores... Faça uma oração, deixe as vãs filosofias... Mergulhe na inquestionável sabedoria de Deus... E abra o seu coração para Jesus verdadeiramente entrar... Depois leia novamente este artigo... Procure um pastor para estar debaixo da sua cobertura e ore por ele... Enquanto dispomos de nosso precioso tempo para orarmos pelos nossos pastores... O Senhor vai agindo em nossas necessidades... Pq Ele conhece tidas elas antes mesmos de abrirmos nossas bocas... Se ouvires o que o Senhor te fala e obedeceres sua vida mudará...

    ResponderExcluir
  4. Oremos uns pelos outros intercedendo sempre pelo anjo da igreja.

    ResponderExcluir
  5. Li e gostei das 5 maneiras de orar pelos nossos pastores o qual Eu também sou
    Como os dedos das nossas mãos não são iguais,temos pastores comprometidos com rebanho
    Ores uns pelos outros.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...