Pular para o conteúdo principal

Download do Estudo Sobre o Uso do Véu em 1 Coríntios 11





Amados irmãos, segue abaixo o link (em .pdf) para download do estudo sobre o Uso do Véu em 1Coríntios 11. O que nosso Senhor nos ensinou? O véu é algo cultural? Que dizer do cabelo? Devemos aplicá-lo no dia de hoje?

Comentários

  1. Filipe. Estou lendo o texto e estou gostando muito.
    Sabe se existem mais estudos sobre este assunto em língua portuguesa?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bom saber que está sendo útil a você! Sim, existem - mas estou sem acesso a eles (não estou em meu computador). Todavia, todos que pesquisei, não englobam a forma como tratei neste estudo, ou seja, são meio genéricos e não fazem, no meu entender, a devida explicação ponto-a-ponto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O uso do véu seria um costume social da época em Corinto. Pelo fato de Paulo fazer uma referência quanto ao costume social do tamanho do cabelo a ser usado por homens e mulheres (ICo.11:14-15), seria mesmo desonra para Deus homem ter cabelo grande? .O assunto é local , pois naquela época (naquela região) as prostitutas raspavam os cabelos , e o apóstolo Paulo sabendo disso instruiu a igreja local a usar o véu.

    ResponderExcluir
  4. Parece-me que é um mandamento supracultural anterior a época de Cristo, que se prolongou pela história da igreja, até 1960, na maioria das igrejas ocidentais, cuja prática ainda continua em algumas igrejas ocidentais, e em muitas igrejas orientais e africanas. Chamo de mandamento supracultural a prática ou costume que demonstra o cumprimento de uma ordem divina. Se exterioriza num ato cultural, como por exemplo. A ordem saudai-vos uns aos outros, a prática antiga consistia no ósculo santo, em algumas culturas, no abraço, em outras no aperto de mão, etc. Portanto, o uso cultural do véu, cumpre ou exterioriza a obediência ou prática cristã e aceitação de submissão da mulher ao seu marido. Ocorre que devido ao liberalismo teológico e a revolução feminista ocorrida nos meados do século 20. A prática cultural deixou de existir.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher deve se vestir de modo que nenhum homem venha pecar por sua causa

Muitas mulheres e moças atualmente perderam seu próprio valor e muitas mulheres cristãs não tem se dado conta disso - o que acaba por as levar se vestindo conforme o mundo tem ditado; isto é, a moda. Por que digo isso?  Tenho notado o quanto muitas mulheres e moças têm se iludido ao pensarem que é bonito usarem vestimentas que mostram todas as suas curvas, tais como: roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts e saias curtas e blusas decotadas. Mas, se fosse para ser  assim, Deus não teria vestido Adão e Eva como diz na Bíblia: " E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu " (Gênesis 3:21). Na palavra também está escrito: " Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos. Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras " (1 Timóteo 2:9-10). Noto ainda que muitas mulheres e moças usam roupas indecentes co

É pecado um casal de namorados dormir junto?

É pecado um casal de namorados dormir junto? - por Filipe Luiz C. Machado Recentemente um irmão em Cristo perguntou-me sobre a legitimidade - ou não - para um casal de namorados poder dormir junto. Confesso que esse é um ponto delicado, mas creio que - mais uma vez - as Escrituras nos revelam aquilo que devemos fazer. É importante notarmos, primeiro, sobre que tipo de situação nos rodeia. Uma coisa é um casal de namorados que viaja de avião e cuja aeronave cai no meio da floresta, restando poucos sobreviventes e ainda por cima, estavam na estação do inverno, o que implica dizer que necessariamente todos precisam dormir juntos - para se aquecer, caso contrário, morrerão. Mas é claro que essa é uma situação hipotética e nela seria perfeitamente coerente dormir junto, pois seria um pecado deixar alguém morrer de frio quando podia-se evitá-lo. Porém, mesmo a realidade dos namorados não é esta do avião, é a partir do dia-a-dia que as dúvidas surgem. Muitos namorad

Esposa, você vem concedendo a devida benevolência ao seu marido?

“ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem p oder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento ” (1 Coríntios 7:3-6). Primeiramente, é importante mencionar que a pergunta feita neste artigo poderia destinar-se aos esposos cristãos, até porque alguns deles podem apresentar problemas neste sentido, porém, como creio que a dificuldade em praticar esta ordenança seja mais comum para nós mulheres, resolvi destinar a pergunta nesta direção. Muitos homens ao lerem “ Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e g