domingo, 30 de outubro de 2011

A Lei do Culto - João Calvino


... oferecerei sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai ofertas voluntárias e publicai-as, porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o SENHOR Deus - Amós 4.5

Ao afirmar que os israelitas gostavam de fazer essas coisas, Deus repreende a presunção de inventarem por conta própria novos modos de culto; é como se ele dissesse: "Não exigi de você nenhum sacrifício senão os apresentados em Jerusalém, mas vocês os ofereceram a mim em lugares profanos. Por isso considerem os seus sacrifícios como oferecidos a vocês mesmos, e não a mim". Sabemos verdadeiramente  como os hipócritas, quando praticam quaisquer de suas obras e cerimônias frívolas, sempre convertem Deus em devedor deles; pois acham que Deus está obrigado a eles. "Vocês deveriam ter me consultado e apenas obedecido à minha palavra, deviam ter atentado àquilo que me agrada, o que eu ordenei; mas vocês desprezaram a minha palavra, negligenciaram a minha lei e foram atrás do que lhes agrava e procedia das suas próprias fantasias. Assim, visto que a própria vontade é a lei de vocês, busquem a recompensa em si mesmos, pois eu não admito nada disso. O que eu exijo é submissão implícita, nada mais procuro senão obediência à minha lei; como vocês não cumprem nada disso, mas agem segundo a própria vontade, isso não adorar o meu nome".

Por João Calvino
Fonte: CALVINO, João. Devocionais e Orações - Ed. Monergismo, pág 44

2 comentários:

  1. Ola irmão queria elogia-lo pelo belo blog e fazer um convite para ser seguidor lá no nosso blog e deixe um comentário se for possível, sempre estarei aqui comentando a suas postagens e espero o mesmo lá .Fazendo irei retribui-lo do mesmo modo.
    Deixe o seu link no comentário.

    Espero a tua visita .

    Graça e paz
    Filipe Ivo

    www.chamadosdedeus.com/blog

    ResponderExcluir
  2. Ai...vc não é desses que se dividem, eh? Eu sou Calvinista eu não sou!

    Se for esquece o que falei nos outros post, pode deletar e estou indo.

    Abraço

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...