terça-feira, 13 de abril de 2010

O que é viver pela fé?

Texto por
Filipe Luiz C. Machado
-----

O que é viver pela fé? Uma simples pergunta, mas que se respondida e entendida de maneira errada, pode acarretar em grandes problemas.
---

Se pararmos e perguntarmos para um grande número de crentes o que eles entendem por fé, certamente a grande maioria responderá que fé é a certeza das coisas que não se vêem. Em Hb 11.1 lemos que "ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". Seria então natural entendermos que pela fé podemos esperar e ter certeza daquilo que não podemos ver; sejam milagres, curas, pedidos ou qualquer outra coisa. Fé seria a plena certeza de que receberíamos tudo aquilo que ainda não podemos ver.

Agora, é mister notarmos que embora o texto diga-nos que fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem, ele não nos fala que coisas são essas, nem tão pouco quais são os fatos que não vemos. Por isso é importante atentarmos e analisarmos melhor essa questão.

O que é viver pela fé? Para respondermos essa pergunta é necessário que entendamos que nosso Deus é um Deus soberano e por ele ser soberano, não estamos livres para exercitarmos a fé que ele nos deu conforme nosso próprio beneplácito. A fé que ele nos deu serve para podermos confiar em seu poder capaz de nos livrar das mãos do inimigo e nos conduzir seguramente à vida eterna. A fé que recebemos não serve para barganharmos com Deus ou comprarmos o seu favor. Esta fé que nos foi concedida tem como propósito nos unir a Ele, caso contrário estaríamos destituídos da capacidade de usufruirmos de sua comunhão.

Viver pela fé é crer nas promessas que nos foram concedidas. É ter a total confiança de que "aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Fp 1.6. Viver pela fé é viver confiando naquilo que o Senhor já nos revelou. É compartilhar do mesmo sentimento que Paulo, quando disse que: "Estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". Rm 8.38,39

O cristão que verdadeiramente vive pela fé, sabe que esta fé que ele tem não provém dele mesmo, "porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" Ef 2.8. A bíblia deixa claro que não temos fé por nós mesmos. Não adianta clamarmos em alta voz para que o mundo inteiro tenha fé em Deus, sendo que eles só poderão ter a fé salvífica se Deus assim os conceder. O homem por si mesmo é incapaz de criar fé em Deus.

Estar aliançado em Deus é estar vivendo pela fé transformadora de vidas. O homem que vive pela fé sabe em quem está confiando e pode ter a certeza que será transformado. Não uma transformação de casa, carros, bênçãos e prosperidade se fim, mas a única e verdadeira transformação: a de seu ser! Ele não tem dúvidas de que o seu Senhor é soberano e está controlando a situação. Ele pode até titubear perante o aparente abandono de Deus, mas assim como Jó, ele também poderá dizer: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra." Jó 19.25

Viver pela fé é ler com expectativa e paixão as palavras do anjo que disse: "Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." At 1.11

Vivamos pela fé!

12 comentários:

  1. Amado,

    prazer em seu texto.

    Por esta fé devemos viver...

    Por ela tornamo-nos ofertas agradáveis a Deus

    Por ela compreendemos as obras do Altíssimo

    Por ela diferenciamo-nos dos religiosos (Caim e Abel)

    Por ela, como Enoque, não veremos a morte.

    ... e o mais maravilhoso ela veio do Senhor.


    A Ele toda a honra, glória e louvor.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. OLHA,EU TAMBÉM CREIO QUE VIVER PELA FÉ,ESTA LIGADO A VIDA ETERNA,POIS,SEM FÉ É IMPOSSIVEL AGRADAR A DEUS,MAS PELA FÉ TAMBÉM PODEMOS CONQUISTAR COISAS MATERIAIS NESTA TERRA PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS CRISTO,ENQUANTO AQUI VIVEMOS TEMOS DIREITO DE UMA VIDA PLENA,PARA QUE OS SENHOR SEJA GLORIFICADO,MAS VC TAMBÉM PODE VIVER COMO LAZARO.

    UM ABRAÇO

    HARLEY NEVES

    ResponderExcluir
  3. Copiei seu texto meu amigo e postei no meu blog,claro que coloquei os creditos pra vc,ten um espaço que se chama dihitt é otimo para vc divulgar seu blog e leva a palavra de DEUS www.dihitt.com.br eu faço parte desta rede e meu blog é envangelhovivo.blogspot.com é desse jeito mesmo que se escreve na hora eu errei em vez de evangelho eu coloquei envagelho e passo a te seguir tam bem DEUS te abençoe e fique na paz do senhor JESUS.

    ResponderExcluir
  4. Amei suas explicaçoes pois tem muitos crentes dizendo que viver pela fé é drixar de trabalhar e esperar que Deus mande as coisas necessarias a eles. Agora aprendi o significado de viver pela fé obrigada pela rica explicaçao!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Parabéns Deus seja louvado!!!🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. É verdade! Concordo com os outros irmãos que comentaram o seu texto. Muito bem colocadas as suas palavras e bem explicado o tema, me esclareceu bastante. Que Deus lhe abençoe e te revele a palavra dele todos os dias. Toda honra e toda gloria seja dada ao senhor Jesus Cristo! Amém.

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz.
    Muito esclarecedor o conteúdo, sobre um versículo que é muito importante a nós crentes em Cristo.
    Parabéns.
    A Deus toda a Glória.

    ResponderExcluir
  8. Deus Abençoe,Irmão e que de hoje em diante ,Eu possa colocar a minha
    fé em prática,Amém pesso Oração de
    Todos Irmãos .

    ResponderExcluir
  9. Hoje descobre que nao sou crista e que sou so religiosa...

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...