Pular para o conteúdo principal

O que é viver pela fé?

Texto por
Filipe Luiz C. Machado
-----

O que é viver pela fé? Uma simples pergunta, mas que se respondida e entendida de maneira errada, pode acarretar em grandes problemas.
---

Se pararmos e perguntarmos para um grande número de crentes o que eles entendem por fé, certamente a grande maioria responderá que fé é a certeza das coisas que não se vêem. Em Hb 11.1 lemos que "ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". Seria então natural entendermos que pela fé podemos esperar e ter certeza daquilo que não podemos ver; sejam milagres, curas, pedidos ou qualquer outra coisa. Fé seria a plena certeza de que receberíamos tudo aquilo que ainda não podemos ver.

Agora, é mister notarmos que embora o texto diga-nos que fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem, ele não nos fala que coisas são essas, nem tão pouco quais são os fatos que não vemos. Por isso é importante atentarmos e analisarmos melhor essa questão.

O que é viver pela fé? Para respondermos essa pergunta é necessário que entendamos que nosso Deus é um Deus soberano e por ele ser soberano, não estamos livres para exercitarmos a fé que ele nos deu conforme nosso próprio beneplácito. A fé que ele nos deu serve para podermos confiar em seu poder capaz de nos livrar das mãos do inimigo e nos conduzir seguramente à vida eterna. A fé que recebemos não serve para barganharmos com Deus ou comprarmos o seu favor. Esta fé que nos foi concedida tem como propósito nos unir a Ele, caso contrário estaríamos destituídos da capacidade de usufruirmos de sua comunhão.

Viver pela fé é crer nas promessas que nos foram concedidas. É ter a total confiança de que "aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus." Fp 1.6. Viver pela fé é viver confiando naquilo que o Senhor já nos revelou. É compartilhar do mesmo sentimento que Paulo, quando disse que: "Estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor". Rm 8.38,39

O cristão que verdadeiramente vive pela fé, sabe que esta fé que ele tem não provém dele mesmo, "porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus" Ef 2.8. A bíblia deixa claro que não temos fé por nós mesmos. Não adianta clamarmos em alta voz para que o mundo inteiro tenha fé em Deus, sendo que eles só poderão ter a fé salvífica se Deus assim os conceder. O homem por si mesmo é incapaz de criar fé em Deus.

Estar aliançado em Deus é estar vivendo pela fé transformadora de vidas. O homem que vive pela fé sabe em quem está confiando e pode ter a certeza que será transformado. Não uma transformação de casa, carros, bênçãos e prosperidade se fim, mas a única e verdadeira transformação: a de seu ser! Ele não tem dúvidas de que o seu Senhor é soberano e está controlando a situação. Ele pode até titubear perante o aparente abandono de Deus, mas assim como Jó, ele também poderá dizer: "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra." Jó 19.25

Viver pela fé é ler com expectativa e paixão as palavras do anjo que disse: "Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." At 1.11

Vivamos pela fé!

Comentários

  1. Amado,

    prazer em seu texto.

    Por esta fé devemos viver...

    Por ela tornamo-nos ofertas agradáveis a Deus

    Por ela compreendemos as obras do Altíssimo

    Por ela diferenciamo-nos dos religiosos (Caim e Abel)

    Por ela, como Enoque, não veremos a morte.

    ... e o mais maravilhoso ela veio do Senhor.


    A Ele toda a honra, glória e louvor.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. OLHA,EU TAMBÉM CREIO QUE VIVER PELA FÉ,ESTA LIGADO A VIDA ETERNA,POIS,SEM FÉ É IMPOSSIVEL AGRADAR A DEUS,MAS PELA FÉ TAMBÉM PODEMOS CONQUISTAR COISAS MATERIAIS NESTA TERRA PARA HONRA E GLÓRIA DO SENHOR JESUS CRISTO,ENQUANTO AQUI VIVEMOS TEMOS DIREITO DE UMA VIDA PLENA,PARA QUE OS SENHOR SEJA GLORIFICADO,MAS VC TAMBÉM PODE VIVER COMO LAZARO.

    UM ABRAÇO

    HARLEY NEVES

    ResponderExcluir
  3. Copiei seu texto meu amigo e postei no meu blog,claro que coloquei os creditos pra vc,ten um espaço que se chama dihitt é otimo para vc divulgar seu blog e leva a palavra de DEUS www.dihitt.com.br eu faço parte desta rede e meu blog é envangelhovivo.blogspot.com é desse jeito mesmo que se escreve na hora eu errei em vez de evangelho eu coloquei envagelho e passo a te seguir tam bem DEUS te abençoe e fique na paz do senhor JESUS.

    ResponderExcluir
  4. Amei suas explicaçoes pois tem muitos crentes dizendo que viver pela fé é drixar de trabalhar e esperar que Deus mande as coisas necessarias a eles. Agora aprendi o significado de viver pela fé obrigada pela rica explicaçao!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Parabéns Deus seja louvado!!!🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. É verdade! Concordo com os outros irmãos que comentaram o seu texto. Muito bem colocadas as suas palavras e bem explicado o tema, me esclareceu bastante. Que Deus lhe abençoe e te revele a palavra dele todos os dias. Toda honra e toda gloria seja dada ao senhor Jesus Cristo! Amém.

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz.
    Muito esclarecedor o conteúdo, sobre um versículo que é muito importante a nós crentes em Cristo.
    Parabéns.
    A Deus toda a Glória.

    ResponderExcluir
  8. Deus Abençoe,Irmão e que de hoje em diante ,Eu possa colocar a minha
    fé em prática,Amém pesso Oração de
    Todos Irmãos .

    ResponderExcluir
  9. Hoje descobre que nao sou crista e que sou so religiosa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher deve se vestir de modo que nenhum homem venha pecar por sua causa

Muitas mulheres e moças atualmente perderam seu próprio valor e muitas mulheres cristãs não tem se dado conta disso - o que acaba por as levar se vestindo conforme o mundo tem ditado; isto é, a moda. Por que digo isso?  Tenho notado o quanto muitas mulheres e moças têm se iludido ao pensarem que é bonito usarem vestimentas que mostram todas as suas curvas, tais como: roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts e saias curtas e blusas decotadas. Mas, se fosse para ser  assim, Deus não teria vestido Adão e Eva como diz na Bíblia: " E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu " (Gênesis 3:21). Na palavra também está escrito: " Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos. Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras " (1 Timóteo 2:9-10). Noto ainda que muitas mulheres e moças usam roupas indecentes co

É pecado um casal de namorados dormir junto?

É pecado um casal de namorados dormir junto? - por Filipe Luiz C. Machado Recentemente um irmão em Cristo perguntou-me sobre a legitimidade - ou não - para um casal de namorados poder dormir junto. Confesso que esse é um ponto delicado, mas creio que - mais uma vez - as Escrituras nos revelam aquilo que devemos fazer. É importante notarmos, primeiro, sobre que tipo de situação nos rodeia. Uma coisa é um casal de namorados que viaja de avião e cuja aeronave cai no meio da floresta, restando poucos sobreviventes e ainda por cima, estavam na estação do inverno, o que implica dizer que necessariamente todos precisam dormir juntos - para se aquecer, caso contrário, morrerão. Mas é claro que essa é uma situação hipotética e nela seria perfeitamente coerente dormir junto, pois seria um pecado deixar alguém morrer de frio quando podia-se evitá-lo. Porém, mesmo a realidade dos namorados não é esta do avião, é a partir do dia-a-dia que as dúvidas surgem. Muitos namorad

Esposa, você vem concedendo a devida benevolência ao seu marido?

“ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem p oder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento ” (1 Coríntios 7:3-6). Primeiramente, é importante mencionar que a pergunta feita neste artigo poderia destinar-se aos esposos cristãos, até porque alguns deles podem apresentar problemas neste sentido, porém, como creio que a dificuldade em praticar esta ordenança seja mais comum para nós mulheres, resolvi destinar a pergunta nesta direção. Muitos homens ao lerem “ Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e g