quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aceite sua fraqueza


Você já se sentiu falho? Inadequado? Ineficaz? Você já examinou seu coração e vislumbrou pecado, trevas e derrota? Eu já. E é desencorajador e desmoralizante. Faz-me imaginar o que Deus vê em mim. Não há dúvida de que eu sou um vaso falho. Mas isso significa que eu seja um vaso inútil?

Às vezes nós tentamos driblar nossa fraqueza ao negá-las. Outras vezes nós dizemos a nós mesmos que se apenas tentarmos um pouco mais.. nos animarmos, tentarmos por nossos próprios esforços, então seremos bem sucedidos; então nós experimentaremos vitória e derrotaremos as trevas. Mas essas não são as respostas que eu vejo na Escritura.

Em 2 Corintios 4:6-7, Paulo afirma que a "luz do conhecimento da Glória de Deus na face de Jesus Cristo" brilha em nossos corações, que inerentemente contém trevas. No entanto, temos esse tesouro em "vasos de barro, para mostrar que a excelência do poder pertence a Deus e não a nós.". O lugar para começarmos, então, é pelo conhecimento de que somos falhos e danificados - vasos de barro que são rachados, surrados e facilmente quebrados. Fraqueza não é para ser negada. Nem devemos nós vencê-la por nós mesmos. Ao invés, fraqueza é para ser aceita. Paulo realmente tem prazer e se gloria sobre suas enfermidades (2 Coríntios 12:9-10). Devemos reconhecer a escuridão que habita em nossos corações e a nossa falha e inabilidade para superá-las por nós mesmos.

Mas, uma vez aceito e reconhecido, essa escuridão e essa fraqueza se tornam canais para a brilhante luz e para o poder esmagador de Deus. Esta luz da glória de Deus que brilha na face de Cristo pode superar as trevas que se escondem em nossos corações. Sua luz sobrepuja e então resplandece nas nossa escuridão. E a razão pela qual Paulo tem prazer nas suas fraquezas é porque na sua fraqueza o poder e a força de Deus são feitas perfeitas (2 Coríntios 12:9-10). É por causa de sermos falhos e débeis que qualquer sucesso ou vitória brilham mais claramente ao demonstrar a eficácia de Deus e o resultado da impressionante força de de Deus. Elas emanam da excelência do poder de Deus, e não de qualquer força intrínseca que possuamos.

Se nós esperarmos até sermos perfeitos, até repararmos todas as nossas rachaduras, para então nos oferecermos a Deus, então nunca o faremos. Mas se nos oferecemos a Deus, com todas as nossas falhas e fraquezas, nossos machucados e escuridão, sua luz irá permear nossas rachaduras e então brilhará através delas. Ele vencerá nossa fragilidade com Sua força. Nós continuaremos sendo vasos de barro, mas jarros de barro são particularmente vasos apropriados para realçar o glorioso poder de Deus, porque, em si próprios, eles não tem poder algum.

O refrão de um poema chamado "Hino", de Leonard Cohen, expressa estas verdades de uma maneira particularmente sugestiva e eloquente:

"Toquem os sinos que ainda podem ser tocados
Esqueça seu sacrifício perfeito
Há uma rachadura em tudo
E é assim que a luz adentra."

- por Joy Mosbarger

Um comentário:

  1. Como consequência a pessoa (vaso) em Deus faz alem do que é capaz no bom e perfeito propósito divino reconhecendo que é servo e nada vem dele senão pelo Poder do Nome de Jesus que nos dá autoridade pela graça se formos crentes firmes no chamado o qual temos segundo o dom reservado a cada um nos dons do espírito. A paz do Senhor amém!

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...