Pular para o conteúdo principal

Cristo e a Igreja Maradoniana


Assisti, há algumas semanas atrás, um pequeno documentário que relatava a existência da Igreja Maradoniana - isto mesmo, uma "Igreja" que, literalmente, adora o jogador argentino Diego Maradona. Relato o que sucedeu:

O documentário relatava a paixão que os "devotos" tinham pelo "mestre", pela habilidade com que desenvolveu seu jogo. Chegavam, inclusive, a atribuir supostos milagres ao ídolo. Milhares de pessoas reverenciavam a Diego Maradona em todo o mundo, inclusive com uma espécie de "culto", onde era lido a Bíblia Sagrada desta "Igreja", a saber, a biografia de Maradona.

Havia, também, um ritual de iniciação para se pertencer a tal "Igreja", dentre eles o juramento de colocar o nome Diego em um dos filhos ou acrescentar como segundo nome em todos os filhos masculinos (não me recordo com exatidão), bem como se manterem fieis ao esporte chamado de futebol. 

Ademais, existia uma espécie de "batismo" para ingressar na "Igreja", o qual consistia em uma repetição dramática do famoso gol de Maradona contra a Inglaterra na copa de 1986 - aquele em que Maradona fez com o gol a mão (clique aqui). 

Diante destes fatos, assistindo a tudo isso, me sobreveio o seguinte pensamento: como pode ser possível que alguém acredite que um jogador de futebol é um divindade? Existe alguma plausibilidade racional para se dedicar tempo a "adorar" um ícone do esporte? Qual a razão para tantas milhares de pessoas crerem que um homem já envolvido em tantos escândalos pode ser um deus?

Após uma breve reflexão sem encontrar uma resposta plausível, eis a conclusão surgida: estes pensamentos que estou tendo, na verdade, são os mesmos pensamentos que os do tempo de Jesus Cristo tiveram, pois eles olharam para o filho de José e Maria e lembraram do seu passado, da criança brincando, ensinando no templo, quem sabe ajudando seu pai nos afazeres do trabalho. E, então, como que de repente, pessoas estão adorando este menino Jesus que se dizia ser maior do que Moisés e até mesmo que era filho de Deus. Certamente tais pessoas ficaram perplexas! Um homem, anteriormente menino, agora sendo venerado por muitos, a ponto de largaram suas religiões anteriores!

Não sem motivo, então, que muitos se escandalizaram por causa de Jesus Cristo, a ponto do próprio dizer: "bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim" (Mt 11.6).

Ao final do documentário, longe de uma indignação barata para com os que "adoram" a Maradona, entendi ser preferível a compaixão, afinal, não fosse o Senhor ter me libertado, eu poderia estar venerando tal homem (ou outro qualquer) ou, se fosse no tempo de Cristo, talvez eu estivesse entre os fariseus e demais do povo que não reconheceram Jesus como Senhor e Salvador, crendo que seria uma perda de tempo adorar um homem que se dizia o Salvador...

Portanto, conclamo a você, querido leitor, para que, quando se deparar com fatos aparentemente esdrúxulos, reflita sobre onde e como você estaria, se não fosse o Senhor ter nos libertado. 

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós" (Jo 15.16) - louvado seja Deus pela bendita eleição!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher deve se vestir de modo que nenhum homem venha pecar por sua causa

Muitas mulheres e moças atualmente perderam seu próprio valor e muitas mulheres cristãs não tem se dado conta disso - o que acaba por as levar se vestindo conforme o mundo tem ditado; isto é, a moda. Por que digo isso?  Tenho notado o quanto muitas mulheres e moças têm se iludido ao pensarem que é bonito usarem vestimentas que mostram todas as suas curvas, tais como: roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts e saias curtas e blusas decotadas. Mas, se fosse para ser  assim, Deus não teria vestido Adão e Eva como diz na Bíblia: " E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu " (Gênesis 3:21). Na palavra também está escrito: " Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos. Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras " (1 Timóteo 2:9-10). Noto ainda que muitas mulheres e moças usam roupas indecentes co

É pecado um casal de namorados dormir junto?

É pecado um casal de namorados dormir junto? - por Filipe Luiz C. Machado Recentemente um irmão em Cristo perguntou-me sobre a legitimidade - ou não - para um casal de namorados poder dormir junto. Confesso que esse é um ponto delicado, mas creio que - mais uma vez - as Escrituras nos revelam aquilo que devemos fazer. É importante notarmos, primeiro, sobre que tipo de situação nos rodeia. Uma coisa é um casal de namorados que viaja de avião e cuja aeronave cai no meio da floresta, restando poucos sobreviventes e ainda por cima, estavam na estação do inverno, o que implica dizer que necessariamente todos precisam dormir juntos - para se aquecer, caso contrário, morrerão. Mas é claro que essa é uma situação hipotética e nela seria perfeitamente coerente dormir junto, pois seria um pecado deixar alguém morrer de frio quando podia-se evitá-lo. Porém, mesmo a realidade dos namorados não é esta do avião, é a partir do dia-a-dia que as dúvidas surgem. Muitos namorad

Esposa, você vem concedendo a devida benevolência ao seu marido?

“ O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem p oder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento ” (1 Coríntios 7:3-6). Primeiramente, é importante mencionar que a pergunta feita neste artigo poderia destinar-se aos esposos cristãos, até porque alguns deles podem apresentar problemas neste sentido, porém, como creio que a dificuldade em praticar esta ordenança seja mais comum para nós mulheres, resolvi destinar a pergunta nesta direção. Muitos homens ao lerem “ Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e g