segunda-feira, 11 de março de 2013

Jesus Tinha Senso de Humor?




Creio que poucos livros tenham sido escritos a esse respeito. Muitos perguntam sobre o tipo de pessoa que era Jesus. Será que Ele era o que chamamos de "sanguíneo"? Ou seria mais para "melancólico"? Uma mistura dos dois? Será que Ele contava piada? Tocava algum tipo de instrumento? Jogava futebol? Afinal, Ele tinha ou não senso de humor?

Tenho opinião sobre essa questão e ela possui lastro bíblico.

Sabemos que Cristo:

1. Possuía corpo físico - Mt 26. 12.
2. Possuía alma racional - Mt 26. 28.
3. Possuía espírito humano Lc 23. 46.
4. Nascido de mulher segundo a descendência de Davi - Mt 1. 1, 18; At 2. 30; Rm 1. 3; Gl 4.4
5. Desenvolveu-se como um ser humano-  Lc 2. 46, 47, 52.
6. Tinha mãe e irmãos -  Mt 12. 47; 13. 55.
7. Trabalhou até os trinta anos como carpinteiro - Mc 6. 3; Mt 13. 55.
8. Conheceu a tentação - Hb 2. 18.
9. Sentiu angustia na oração - Hb 5. 7.
10. Aprendeu a ser obediente -  Hb 5. 8.
11. Fadigou-se - Mt 8. 24; Jo 4. 6.
12. Sentiu fome e sede - Mt 4. 2; 21. 18; Jo 19. 28.
13. Sentiu sono - Mt 8. 24.
14. Sentiu dores agonizantes - Lc 22. 44.
15. Teve sentimentos fortes como: choro Jo 11. 35; Lc 19. 41; tristeza Mt 26.38; indignação Mc 3.5;10.14; zelo Mt 10.34; Jo 2. 15.
16. Crescia em conhecimento - Lc 2. 52.
17. Tinha conhecimento limitado - Mc 13. 32.
18. Dependia das orações - Mc 1. 35.
19. Dependia do Espírito Santo - At 10. 38; Mt 12. 28.
20. Recebeu nomes humanos, como: Nazareno At 2. 22; Jesus Mt 1. 21; Profeta Mt 21. 11; Carpinteiro Mc 6. 3; Filho do Homem Lc 19. 10; Cristo Jesus, homem Jo 19. 5; 1Tm 2. 5. [1]

Porém, também sabemos que Cristo não tinha a natureza pecaminosa que nós temos. Não Lhe era possível pecar. 

Partindo desta premissa e entendendo que Jesus, embora homem, não tinha o pecado que habita em nós, seguimos o raciocínio. Por não ter o pecado, seria-lhe impossível ficar fazendo piadas tal qual nós, infelizmente, muitas vezes, fazemos. Certo estou de que Jesus ao se encontrar com seus discípulos após sua morte, não ficou gracejando e rindo de sua paixão. Nos é impossível imaginar o Filho de Deus rindo sobre as coisas divinas ou fazendo pouco caso de alguma criatura. Jamais deveria perpassar em nossa mente o Filho achando graça da queda física de outrem ou da frustração alheia.

Jesus tratava o pecado com seriedade, não brincava com ele e não o considerava "um erro" humano. Jesus considerava o reino dos céus mais importante do que tudo na Terra. Não vemos nos relatos bíblicos um Jesus caçoando dos néscios e rindo daqueles que não entendiam Suas Palavras. É absolutamente necessário crer que Cristo não possuía o mesmo "senso de humor" que nós temos. Muitas vezes rimos do que não deveríamos e qualquer coisa se torna pretexto para um pequena risada. Não posso conceber, sob nenhuma hipótese, tal atitude de Jesus, pois Ele, mesmo sendo semelhante aos homens (Fp 2.7), cumpriu a boa, perfeita e agradável vontade do Pai, de modo que certamente de sua boca não saia qualquer palavra indigna, mas, sim, "só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" (Ef 4.29).

O extremo também é verdadeiro e devemos nos acautelar, em acharmos que Jesus não era humano, a ponto de ser sério, frio, o dito homem "calculista" e "sem emoções" de nossos tempos. A Bíblia não nos revela se Jesus ficava contando piadas, todavia, temos boas razões para crer que não o fazia. Certamente quando Ele expressava seu senso de humor, nada fazia com relação ao tipo de piada que temos hoje, que muitas vezes é suja, de mal gosto e mancha o nome de Cristo. Ele era santo e, portanto, quaisquer que tenham sido suas demonstrações de humor humano, tais foram santos, puras e agradáveis ao Pai.

Que possamos ver a humanidade de Jesus, mas que não cheguemos ao ponto de pensar que Ele era tão fútil como nós.

[1]Fonte da lista: O Alerta

12 comentários:

  1. Belíssimo texto. Que Deus te abençoe mais e mais!

    ResponderExcluir
  2. Um dito "espirituoso" e engraçado , não precisa necessariamente conter algo de pecaminoso. Muito pelo contrário. Esse Jesus "mau humorado" ou desprovido de senso de humor , se parece muito com o Deus rancoroso e irado apregoado em algumas religiões.Religiões( Todas as que eu conheço até então) comprometem meu bom humor....

    ResponderExcluir
  3. Um dito "espirituoso" e engraçado , não precisa necessariamente conter algo de pecaminoso. Muito pelo contrário. Esse Jesus "mau humorado" ou desprovido de senso de humor , se parece muito com o Deus rancoroso e irado apregoado em algumas religiões.Religiões( Todas as que eu conheço até então) comprometem meu bom humor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo. Rir não quer dizer ser do mal. O riso é da natureza humana, assim como o choro e o amor. E se Jesus, veio como homem nesta Terra, com certeza também tinha os nossos atributos, ainda que fossem mais comedidos, mais controlados.

      Excluir
  4. O humor é algo criado por Deus, e não pelo diabo, a prova viva que Deus possui sim humor, e o fato de mandar que s ejamos tais quais as crianças para adentrar ao reino dos ceus, ; Vejo nas crianças a prova viva do humor, sorriem facil.. estao sempre alegres e achando graça... de forma pura e inocente , sem maldade... cheias do Humor santo de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa consideração! Obrigado!

      Excluir
    2. Hein não e bem assim :)
      Há realmente coisas que podem ser ditas e que inclusive nos fazem rir a todos e ser maldoso ao mesmo tempo, pelo menos para nos. Atenção que criancas também se riem de coisas que não prestam, olha aquelas que por inocência acabam por magoar outras por exemplo, ou uma piada porca, por exemplo. Humor tanto pode ser usado para o bem como para o mal, mas parece que até pode ser perverso

      Excluir
  5. Aparentemente Jesus era uma pessoa, a qual todos queriam a sua companhia. Ninguém, em sã consciência, fica por muito tempo junto de uma pessoa mal humorada. Certamente gostava de rir, sem ofensas ou por motivo pecaminoso. O problema é que estamos mais de 2000 anos separados da época de Jesus, que viveu numa cultura oriental totalmente diferente da nossa. Fica difícil entendermos o humor da época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. E o humor não precisa ser necessariamente sujo, pecaminoso ou maldoso. Jesus, ao meu ver, era humano, apesar divino e, como tal, passível de sorrir e rir de coisas singelas, sem que isso representasse algum desdém ou desrespeito para com o Senhor ou para com as demais pessoas.

      Excluir
  6. Seriamente é difícil dizer sobre o humor e a cultura vivida naquela época, porém, na minha opinião , acredito no humor santo sim sem o uso do sinônimo mal , pecaminoso que não agrada à Deus . E vemos claramente quando Jesus fala dos céus e suas promessas na vida eterna, são imensuráveis além do conhecimento da raça humana, onde ninguém viu nem imaginou . Eu creio sim na paz, no amor infinito de glória, e humor santo em Deus .

    ResponderExcluir
  7. Será que Jesus não ria quando alguém dava uma topada ou um escorregão ?🤭

    ResponderExcluir
  8. Você precisa analisar o que é pexic9graficamente ou semanticamente o humor,na época dele,e não na nossa,então sim era um humor mais virtuoso,do que dos nossos tempos,além do mais o caráter dele é moral ,o que pode indicar esse traço espirituoso é sábio,e por conta disso seria um humor mais cauteloso e espirituoso,simples fácil e prático.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...