terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Céu Seria um Lugar Chato para Você? - Sermão Pregado em 05.12.2010


O Céu Seria um Lugar Chato para Você? -
Sermão pregado dia 05.12.2010 -



Nosso texto: "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro." - Filipenses 1.21

Amados, devemos atentar para algumas implicações que este texto tem para nós. Muitas vez proferimos, nos lembramos e lemos tal texto, mas será que percebemos o que realmente está por detrás de tal grandioso versículo? Vamos dividir nosso texto em 2 partes. A primeira será focada sobre o que Paulo quis dizer que "porque para mim o viver é Cristo" e a segunda será sobre "e o morrer é lucro".


"Porque para mim o viver é Cristo"

- Paulo vivia uma vida de total dedicação ao Senhor. Nos é impossível projetarmos a mente de Paulo sem imaginarmos que ele não vivia na dependência do Senhor e a Ele se dedicava integralmente. Paulo, outrora fariseu, mestre da Lei, resolveu abandonar todas as suas regalias para ser perseguido, maltratado, torturado, apedrejado, sofrer naufrágio... tudo por amor e dedicação ao Senhor.

- Paulo vivia para glorificar a Deus em TODAS as circunstâncias. Não vemos Paulo se gabando de ter dias bons onde nada lhe acontecia, pelo contrário, o vemos exultado e se alegrando grandemente por se sentir digno de ser maltratado e escarnecido. A alegria de Paulo era tanta, que não havia situação em que ele não glorificava a Deus pelos acontecimentos. Tudo que lhe acontecia era motivo de honra, glória e louvor a Deus.

- Paulo abstinha-se constantemente do pecado. Devemos atentar para o fato de que Paulo embora tivesse se tornado um cristão pela graça de Deus, as dificuldades não o deixaram, aliás, pioraram! Além das perseguições e prisões, tentações e dificuldades em seu ser interior o compeliam a fazer coisas que não desejava, fato esse que o levou a escrever, "pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo." Romanos 7.19.
Paulo sabia que precisava constantemente mortificar seu pecado.

- Paulo encontrava prazer nas coisas do Senhor. Vemos que a vida de Paulo foi marcada por profundo amor e deleite nas coisas do Reino. Não havia coisa alguma que não lhe desse prazer e vontade de glorificar a Deus. Paulo, em meio a prisão pôde dizer que "Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro" Fp 1.18. Paulo se alegrava em fazer a vontade do Senhor.

- Paulo pregava a palavra de Deus. É erro constante dos que ouvem a pregação, achar que somente o pregador deve expor a palavra de Deus. Amados, todos nós devemos ser pregadores. Não há elite de pregadores, todos nós somos chamados a pregar a palavra, a exortar, a animar, a se alegrar, a ajudar uns aos outros. Não pensemos que a ordem de "ide e pregai a palavra" seja de exclusividade do pregador. Paulo, em 2Tm 4.2 alerta e exorta Timóteo dizendo: "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina”. Paulo pregava a todo momento e isso também nos é conferido. Também sabia da grandiosa necessidade de viver aquilo que pregava, ao ponto de dizer, "mas esmurro o meu corpo, e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" 1Co 9.27.


"E o morrer é lucro"


Passemos agora para a última parte de nosso texto. É necessário que entendamos com muita clareza o que significa proferir tais palavras. Frequentemente encontramos pessoas que estão dispostas (em teoria) a viverem suas vidas totalmente dedicadas ao Senhor e também a morrerem no Senhor (observe a diferença em morrer para o Senhor e morrer no Senhor). Porém, a pergunta que devemos fazer é essa: as pessoas sabem para onde irão e o que farão depois de morrerem? Creio que infelizmente, muitos que se professam crentes, se tivessem a oportunidade de entrarem no céu para dar uma espiada, desejariam sair correndo de lá! Não aguentariam sequer 1 minuto naquele local!

Mas por que digo isso? Digo, porque creio que muitos que professam a fé cristã não fazem ideia do que será o céu. Tampouco se alegram aqui, hoje, na terra em que vivemos, nas coisas do Senhor. Se não se alegram nas coisas do Senhor aqui na terra, certamente não se alegrarão no céu. Gostaria de listar 5 motivos pelo qual o céu seria um lugar chato para tais pessoas. Espero e oro que você possa mudar seu coração, caso se identifique com algum desses 5 pontos.

1. O céu seria um lugar chato se não admitirmos que Deus é soberano.

" Ele é que cobre os céus de nuvens, que prepara a chuva para a terra, e que faz produzir erva sobre os montes." Salmos 147.8

2. O céu seria um lugar chato se não crermos que o Deus da Bíblia é o único Deus.

"O Senhor dos exércitos, Deus de Israel, tu que estás sentado sobre os querubins; tu, só tu, és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra." Isaías 37.16

3. O céu seria um lugar chato se não tivermos Deus como nosso único alimento verdadeiro.

"Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo." João 6.33

4. O céu seria um lugar chato se não amamos o irmão que está conosco e não gostamos de estar juntos da Igreja de Cristo.

"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." Hebreus 10.25

5. O céu seria um lugar chato se não gostamos de adorar ao Senhor.

"Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz: 'Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor!'"Apocalipse 5.11,12

O céu seria um lugar chato para todo aquele que não deseja viver e glorificar a Deus em todos os aspectos de sua vida. Por isso entendemos que aqueles aque não se deleitam nas coisas do Senhor aqui na Terra, de modo algum estarão com ele no céu.

Que Deus nos abençoe.

Um comentário:

  1. A questão é: SERÁ QUE AS PESSOAS QUE NÃO GOSTAM DE TAIS COISAS, HERDARÃO O CÉU? Penso que para os "eleitos de Deus", o céu nunca será um lugar chato.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...