Pular para o conteúdo principal

A importância da Renúncia

Texto por
Angela E. P. Machado
-----

“E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” Marcos 10.17-22

Neste breve texto, vemos o reflexo daquilo em que os judeus acreditavam. Pensavam eles que as riquezas eram um sinal da aprovação de Deus e que os ricos teriam maiores possibilidades de serem salvos, ou seja, de alcançarem a vida eterna. Jesus, porém afirma nos versículos seguintes (23 e 24), após o diálogo com o jovem rico, que dificilmente um rico é salvo. Podemos entender que isso se dá mediante ao orgulho gerado pelos bens materiais, pelo apego demasiado a estes e aos benefícios gerados pelo mesmo. O jovem rico queria a salvação, mas não o sujeitar-se à vontade de Deus. Apesar de cumprir alguns mandamentos, ele rejeitou o mais importante deles, que consiste em amar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento (Mateus 22:37). Assim também as Igrejas estão repletas de pessoas buscando a salvação, mas que em seu coração rejeitam o Senhorio de Deus em suas vidas, negando a necessidade de renunciarem.

Por renúncia compreende-se o entregar-se totalmente a Deus, colocando-O em primeiro lugar em sua vida, tendo-O não apenas como Salvador, mas também como Senhor. É dispor-se a escutar e a obedecer a voz de Deus, é deixar para segundo plano as suas próprias vontades e desejos. A renúncia posta em prática demonstra que entendemos a mensagem, que fomos tocados pelo Espírito Santo, que realmente amamos a Deus e que estamos nos tornando verdadeiramente seguidores de Cristo; fazendo assim, o seu querer, que é a mensagem do evangelho. Em Mateus 16:24-25 o próprio Jesus disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmos se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á.” A renúncia é fruto da vontade de Deus em nossas vidas.

Devido ao orgulho, muitas vezes nós é penoso deixar de realizar a vontade própria e fazermos a vontade de Deus, mas ao final, é compensador, pois sabemos que estamos obedecendo à vontade do Criador Soberano. Obedecer e renunciar são as primícias da vida cristã. Nada pode suceder-se bem se não renunciarmos nossa vontade por amor a Deus. Nada em nós é significantemente bom quando comparado ao que Deus fez e faz por nós a cada momento.

A falta de renúncia é desobediência, que além de repercutir de forma negativa sobre nosso relacionamento com Deus, também nos leva ao nanismo espiritual, que de igual modo nos levará a sermos pseudo-cristãos travestidos de pseudo-piedade. Não podemos nos esquecer que o futuro nos reserva um prestar de contas a Deus pelos nossos atos e omissões. Mediante esse fato, somos indagados: Quem (ou o quê) vem ocupando o primeiro lugar em nossa vida? Deus, sua lei e seus princípios ou os fúteis entretenimentos que nos levam à perdição, ofertados por este mundo?

Que possamos estar alertas e dar ouvidos as palavras de Eclesiastes 11.9,10 que diz: “Sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.”

Deus nos abençoe.

Comentários

  1. eu amei esta palavra.... espero poder me enquadrar nela um dia, que o senhor "DEUS" possa mudar a minha conduta de hoje em diante.... ass:iltinho

    ResponderExcluir
  2. a palavra de deus sempre sera bem vinda ela trás a existência o que esta morto

    ResponderExcluir
  3. Muito bom este texto, muito difício para um ser humano seguir a risca cada palavra que foi dita, mas não é impossível...Quem sabe um dia eu chegue neste patamar!!!!

    ResponderExcluir
  4. Melhor obedecer do que sacrificar, abri mão de vários sonhos e projetos para servir e seguir a Deus conforme sua vontade e não me arrependo, depois do sacrifício Dele na cruz é o mínimo que posso fazer, Ele merece muito mais, toda honra e toda glória seja dada somente à Ele.

    ResponderExcluir
  5. O meu coração se endureceu e me afastei de Deus. Me ensina Senhor a renunciar TD aquilo q está ocupando o seu lugar no meu coração.

    ResponderExcluir
  6. Edificante! Que benção de palavra!

    ResponderExcluir
  7. Uau!! Que palavra abençoada. Era o que Deus queria falar ao meu coração e era o que eu precisava. Deus e Tremendo

    ResponderExcluir
  8. Palavras sábias que nus ajuda a compreender melhor o que o Senhor quer de noi não é fácil mais temos que tentar sempre fazer o melhor para o Senhor e esquecer de fazer as nossas vontades.amem

    ResponderExcluir
  9. Muito forte!!! Ser cristão é muito fino,eu preciso aprender a cada dia,a renunciar,o meu próprio eu!!! A andar a cada dia de valor em valor diante do Senhor!!! A Glória é dele tudo é dele,é pra ele!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sou cristã a 17 anos ,sempre tive sonho de fazer uma cirurgia plástica pois sou muito complexada com certas partes do meu corpo porem nunca tive coragem pois sei que devemos renunciar os sonhos que não glorificam a Deus e tenho muito medo de que aconteça o pior por causa da minha atitude em arriscar minha vida por um motivo que pra muitos parece banal.
    Gostaria de uma opniao e orientação.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  11. As vezes , basta uma semente, uma palavra, palavra para despertar, um grande avivamento de fe, na Na Palavra do Senhor Jesus, ao qual, foi dado todo poder no Céu e na terra, e sobre todo o mal, Amém.

    ResponderExcluir
  12. Como posso fazer sexo glorificando sendo que estou fazendo a vontade da carne me esplica por favor tudo que e carne e carne e tudo que e espirito e espirito eu nunca tive noticia de casais que na hora do prazer da gloria Deus quando está na igreja

    ResponderExcluir
  13. Como posso está fazendo sexo com meu conjugue em espirito se estou alimentando a vontade da carne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vocês são verdadeiros acervos de Deus o casal é uma so carne o sexso faz parte de adoração a Deus .se for feito com temor .a Deus ..faser a vontade da carne . E bebidas deixar os cultos por outros deleites cobiça coisas alheias. E muito mais. Espero que posso ter ajudado .

      Excluir
  14. Amei este estudo sobre oração, obrugada! Veio em boa hora

    ResponderExcluir
  15. Estou muito feliz em compartilhar minha experiência aqui, meu nome é Brenda e eu fui casado. Até que meu marido disse que eu o estava traindo, nós dois nos tornamos casais irritantes, ele não podia acreditar, nem ele confiou nas minhas palavras, então pedimos o divórcio, depois nos separamos e juramos nunca fazer as pazes. Por muito tempo, tentei seguir em frente, mas não podia ficar sem ele, então comecei uma busca pela volta do meu marido e fui encaminhado ao Dr.IZOYA. Um grande homem que me deparei, ele lançou um feitiço de amor e fez meu marido voltar dentro de 24 horas. com isso, estou aqui para compartilhar o contato do Dr. IZOYA, contatá-lo via drizayaomosolution@gmail.com. Ele é realmente poderoso e é especialista nos seguintes assuntos ...
    (1) feitiços de amor de todos os tipos. (2) pare o divórcio. (3) acabe com a esterilidade.

    ResponderExcluir
  16. É um privilégio compartilhar este testemunho milagroso para o mundo. Sou Beth Walters, da Inglaterra. Meu marido se divorciou de mim há 4 meses e estou cheia de remorso por não saber o que fazer para corrigir os problemas com meu marido. Procurei ajuda na internet sobre como conseguir ajuda no meu casamento e descobri ótimos testificadores sobre o FEITIÇO DO AMOR RICO que tem sido progressivo com seus feitiços. Entrei em contato com ele e eis que o Dr.Wealthy me disse que vai preparar um feitiço para mim que trará de volta meu marido. Eu estava cético, mas não tinha outra opção a não ser trabalhar com ele. 2 dias depois, meu marido me ligou avisando que estava voltando para casa e daquele dia até o momento, vivemos em paz. Ele está de volta agora com muito amor e carinho. hoje fico feliz em avisar a todos que este lançador de feitiços tem o poder de trazer amantes de volta e o mais surpreendente é que o nosso amor é muito forte agora, todo dia é felicidade e alegria. e Não há nada como estar com o homem que você ama. Eu recomendo o Dr.Wealthy para qualquer um que precise de ajuda. Se você tiver algum problema entre em contato com o Dr.Wealthy, eu lhe dou 100% de garantia que ele irá te ajudar !!.

    wealthylovespell@gmail.com

    Escreva para ele no Whats-app +2348105150446

    Blog: https://wealthylovespell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá a todos, estou tão animada que meu marido voltou depois de me deixar por outra mulher. Meu marido estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito meu marido, mas ele estava me traindo com seu colega de trabalho e essa garota acho que ela usou bruxaria ou magia negra em meu marido para fazê-lo me odiar e isso foi tão crítica e desnecessária, eu choro dia e noite para que Deus me envie um ajudante para trazer meu marido de volta! Eu estava muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda online e me deparei com um site que sugeria que o Dr.Wealthy pode ajudar a conseguir um ex-namorado de volta rapidamente. Então, eu senti que deveria dar uma chance a ele. Entrei em contato com ele e ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor para mim. 22 horas depois, meu marido realmente me ligou e disse que sentia tanto a minha falta, Oh meu Deus! Fiquei muito feliz, e hoje estou feliz com meu homem novamente e estamos felizes morando juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e decidi compartilhar minha história aqui. se você está aqui e seu amante está recusando você, ou seu marido mudou-se para outra mulher, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora .. Aqui está o e-mail dele, wealthylovespell@gmail.com
    Ele também faz o seguinte feitiço
    Feitiço de gravidez
    Feitiço de amor
    Feitiço de aumento do pênis
    herpes
    Feitiço de vitória
    Seu WhatsApp +2348105150446
    Blog: wealthylovespell.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher deve se vestir de modo que nenhum homem venha pecar por sua causa

Muitas mulheres e moças atualmente perderam seu próprio valor e muitas mulheres cristãs não tem se dado conta disso - o que acaba por as levar se vestindo conforme o mundo tem ditado; isto é, a moda. Por que digo isso?  Tenho notado o quanto muitas mulheres e moças têm se iludido ao pensarem que é bonito usarem vestimentas que mostram todas as suas curvas, tais como: roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts e saias curtas e blusas decotadas. Mas, se fosse para ser  assim, Deus não teria vestido Adão e Eva como diz na Bíblia: " E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu " (Gênesis 3:21). Na palavra também está escrito: " Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos. Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras " (1 Timóteo 2:9-10). Noto ainda que muitas mulheres e moças usam roupas indecentes co

É pecado um casal de namorados dormir junto?

É pecado um casal de namorados dormir junto? - por Filipe Luiz C. Machado Recentemente um irmão em Cristo perguntou-me sobre a legitimidade - ou não - para um casal de namorados poder dormir junto. Confesso que esse é um ponto delicado, mas creio que - mais uma vez - as Escrituras nos revelam aquilo que devemos fazer. É importante notarmos, primeiro, sobre que tipo de situação nos rodeia. Uma coisa é um casal de namorados que viaja de avião e cuja aeronave cai no meio da floresta, restando poucos sobreviventes e ainda por cima, estavam na estação do inverno, o que implica dizer que necessariamente todos precisam dormir juntos - para se aquecer, caso contrário, morrerão. Mas é claro que essa é uma situação hipotética e nela seria perfeitamente coerente dormir junto, pois seria um pecado deixar alguém morrer de frio quando podia-se evitá-lo. Porém, mesmo a realidade dos namorados não é esta do avião, é a partir do dia-a-dia que as dúvidas surgem. Muitos namorad