terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Maridos, Assumam Sua Culpa!


Gostaria que você, marido, lesse juntamente com a sua esposa e se esforçasse a escutar o que ela tem a dizer sobre você e sobre este texto. Se por acaso, o marido não tiver acesso a ele, peço para que a esposa o leia com seu marido.

Marido, não tente argumentar, rebater, ignorar ou se revoltar com o que a sua esposa há de lhe dizer. Antes de qualquer réplica em sua própria defesa, aconselho que você, marido, por mais difícil que seja, escute atenciosamente, responda rapidamente as perguntas de sua companheira, reflita, ore e medite por algum tempo no texto lido e no que a sua esposa lhe falou. Pela graça de Deus, a intenção deste artigo é de ajudar o marido a ser um melhor cônjuge, de cooperar para que ele se pareça mais com Jesus Cristo e de melhorar o relacionamento conjugal de muitos, que está ou poderá ficar desgastado por causa dos erros, negligências e covardias de nós maridos.

Em Efésios 5:25 é dito: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”.

O texto afirma que Jesus amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela. A expressão, “se entregou por ela”, principalmente refere-se ao amor sacrificial da cruz. Jesus demonstrou seu amor pela igreja morrendo por ela em uma cruz. Isso você, com certeza, não teve dificuldade de entender. Porém, dentre muitas lições que esse versículo ensina, há uma que é constantemente desprezada pelos maridos. Jesus, sem nunca pecar, teve a coragem de se responsabilizar e levar a culpa dos erros e pecados da sua igreja e morrer por ela na cruz (cf. 2 Cor. 5:21). A culpa foi imputada, creditada e colocada nas costas de Jesus e Ele por nenhum momento fugiu da responsabilidade, desistiu ou transferiu a culpa para a igreja.

Aqui está o que é ser másculo: ter a capacidade e a responsabilidade de assumir a culpa do erro.

Você, marido, ao invés de ser homem de verdade e parecer um pouquinho com o homem mais másculo do mundo, você se acovarda e tem a mania de fugir dos seus próprios erros e apresenta dificuldade em assumir a culpa dos seus atos pecaminosos. Seja sincero com a sua esposa agora. Não é verdade que quase sempre ou na maioria das vezes, você tem desculpas esfarrapadas, ameniza, manipula, ignora, justifica sua falha com o pecado da sua esposa e até mesmo tem a habilidade esdrúxula de “virar a mesa” e de fazer com que a sua esposa se sinta culpada quando você é que foi o responsável pelos seus equívocos (provavelmente, sua esposa deve está olhando para você agora e balançando a cabeça confirmando o que estou dizendo)?

Qual foi a última vez que você pediu perdão? Foi o que imaginei… faz tempo! Se Jesus se responsabilizou pela sua iniquidade, morrendo na cruz por você quando Ele mesmo não havia pecado, como você pode não assumir as suas próprias transgressões e se arrepender e pedir perdão para sua mulher? Se cremos no Evangelho verdadeiramente, então assumir a culpa dos nossos próprios atos deveria ser o mínimo na nossa conduta como maridos. Devemos ser corajosos o suficiente para nos humilhar perante as nossas esposas.

Eis o desafio. Farei várias perguntas na área espiritual, sexual, financeira e relacional. Sua esposa vai ler as perguntas, lhe dirá a opinião dela e se você está em falta ou não. Provavelmente surgirá um “advogado” em sua mente para defender você. Faça todo esforço para calá-lo! Apenas escute sua esposa e a sua consciência e tente fazer o máximo para meditar e rogar a Deus a fim de reconhecer suas verdadeiras falhas e pedir perdão a sua esposa.

Esposas, à medida que as perguntas são lidas,  faça um grande esforço para não agir como juíza da situação. Não aja com autojustiça, considerando-se superior ao seu esposo. Você é pecadora como ele! Seu marido vai entrar numa situação de vulnerabilidade. Seja agora submissa e auxiliadora para ajudá-lo a crescer em santificação. Raciocine que a parte mais afetada com os pecados do seu marido não é você, mas Deus (cf. Salmo 51:4). Você tem nas mãos uma grande oportunidade de ganhar seu marido e ser um instrumento de Cristo para o desenvolvimento espiritual dele. Portanto, mostre com amor e respeito os erros de seu cônjuge e esteja pré-disposta para perdoá-lo como Cristo lhe perdoou!

Área Espiritual:

Você tem:

a) Orado com sua esposa e pela sua esposa?

b) Lido a Bíblia com ela?

c) Consolado e confortado sua esposa com a Bíblia e o Evangelho?

d) Feito o culto doméstico com ela e com os filhos?

De acordo com Ef. 5:26, o papel do homem é de santificar a sua esposa como Cristo tem feito com a igreja. Se você tem falhado nessa área, todas as outras serão afetadas. Ore a Deus por misericórdia, assuma seu erro, peça perdão para sua esposa e lute para ser mais cristocêntrico nessa área de sua vida!
Talvez, você diga: “Não sou crente”. Então se arrependa hoje e creia somente na vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus para sua salvação e comece a agir como homem com H em seu lar!

Área Sexual:

Você tem:

a) Procurado primeiro o bem-estar, o prazer e o conforto de sua esposa na relação íntima? Ou…

b) Tratado sexualmente sua esposa de tal forma que ela tem se sentido um objeto de prazer apenas ao invés de ser amada? Se você tiver procurando seu próprio prazer em detrimento do dela, peça perdão!

c) Visto filmes, revistas e websites de conteúdo impuro? Esposa, insista nessa questão com ele!

d) Ido a prostíbulos e tido relação extraconjugais que você ainda não confessou? Teve pelo menos alguma “escapulida” em todo o seu casamento que você marido tem escondido de sua esposa? Confesse e assuma a culpa!

e) Tido pensamentos e desejos extraconjugais?

f) Sido diariamente romântico, carinhoso, amoroso e atencioso para com sua esposa? Ou mal fala com ela quando chega do trabalho e na mesma noite apenas quer ela no momento íntimo?

Área Financeira:

Você tem:

a) Sido provedor de sua esposa?

b) Tem sido avarento e mão-fechada ao ponto de coisas necessárias estarem faltando ou precisando trocar e sua esposa há anos vem implorando para você fazer algo?

c) Feito dívidas e deixado contas nas costas de sua esposa para que ela pague sem o consentimento dela?

d) Resolvido problemas da casa que lhe afetam diretamente, mas algo que você não utiliza e que sua esposa precisa que seja consertado, você nem se importa em resolver?

Área Relacional:

Você tem:

a) Conversado com sua esposa? Ou a conversa é mínima e o diálogo quase não existe?

b) Tratado sua esposa como sua melhor amiga? Tem compartilhado as dores suas, suas ansiedades, temores, alegrias ou outras pessoas sabem primeiro sobre sua vida e sua esposa acaba sabendo por acaso? Ou você trata sua esposa como uma estranha no lar, o tempo todo calado no seu “mundo fantástico de Bob”?

c) Sido um bom ouvinte? Paciente? Mesmo quando você acha bobo e sem motivo para ela se lamentar tanto, você a escuta e tenta se identificar com o dilema e dor dela? Ou você é grosso e impaciente e a ignora ou passa uma lição de moral? Saiba que Jesus, por causa dos seus pecados, poderia muito bem ignorar e “fechar os ouvidos” para suas dores, mas ele se fez carne e se identificou com você até o ponto da morte e morte de cruz!

d) Separado tempo para namorar e curtir sua esposa? Ir ao cinema, viajar juntos, tomar um sorvete, etc. Tem investido na amizade de vocês? Ou…

e) Outra pessoa tem sido seu melhor amigo ou amiga?

f) Você passa mais tempo no computador, celular ou videogames do que com sua esposa?

g) Magoado sua esposa como palavras ou até mesmo agredido fisicamente? Se sim, como você tem o atrevimento e audácia de nem pedir desculpas e clamar por perdão aos pés de sua esposa? Que espécie de homem é você?

Mais uma vez enfatizo. Apenas leia o texto, escute a sua esposa, medite em tudo o que foi dito e clame a Deus pelo seu casamento, principalmente pelo seu papel como marido. Não seja como o seu pai, Adão, que transferiu sua culpa para sua esposa (cf. Gen. 3:12), mas seja homem como o último Adão, Jesus, que assumiu nossa culpa e pagou o preço do nosso pecado! Essas mesmas perguntas, eu as fiz a minha própria esposa e muita coisa preciso corrigir, pedir perdão a Deus e a ela e mudar radicalmente. A minha oração é que sejamos homens que na mesma rapidez que falhamos com as nossas esposas, possamos prontamente assumir o erro e pedir perdão como fruto do que Cristo fez por nós, pois que Ele assumiu a nossa culpa, sem nem mesmo ter pecado um vez sequer, para nos salvar.

Termino dizendo que os homens solteiros devem refletir de antemão no que foi escrito e as moças solteiras devem começar analisar seus futuros parceiros à luz do que foi dito. Obviamente, a reflexão deve ser feita nos limites bíblicos com respeito ao sexo, dinheiro e amizade.

Que Deus nos abençoe!
Em Cristo e nEle somente,

Pr. Tiago Baía.
(Pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana do Jockey - Teresina, PI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...