terça-feira, 20 de maio de 2014

O Cristão Pode Fumar Maconha?


Para uma análise de um tema tão capcioso e que a muitos têm confundido, não devemos nos basear em pesquisas e análises que ao longo dos anos foram produzidas; não porque elas sao inúteis, e sim porque não possuímos conhecimento o suficiente para julgar se tais experimentos estão certos. Para ilustrar, relembre quantas vocês já viu algum estudo dizendo que o café faz mal e depois outro de que faz bem; que vinho é bom para a saúde, mas que também ajuda a matar; que pessoas magras são mais saudáveis, mas que não é bom ser magro demais... As variações são inúmeras e por isso não nos ateremos a elas.

Falar em "poder fumar maconha" envolve alguns temas importantes, como a suficiência das Escrituras e o dever de cuidar de si próprio. Não nos delongaremos sobre a suficiência da Bíblia para os cristãos, vez que se este ponto não for aceito, de nada valerá a conversa; a Bíblia precisa ser a única regra de fé e conduta para todos, de maneira que se algum cristão não a tem como base de sua crença, é melhor rogar ao Senhor para que se apiede de sua vida. Noutro lado, temos o dever bíblico de cuidar do próprio corpo, o qual analisaremos.

A Bíblia orienta os crentes a apresentarem suas vidas ao Senhor de maneira semelhante a como Cristo viveu: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" (Rm 12.1). Nosso Senhor Jesus Cristo veio à terra em cumprimento à lei, os profetas e os salmos (Lc 24.27, 44), para ser o cabeça da Igreja (Ef 1.22) e cumprir na Igreja toda a sua plenitude (Ef 1.23). Como puro cordeiro, Ele não somente morreu pelo injustos  eleitos (1Pe 3.18), mas também viveu para fazer a vontade do Pai (Jo 5.30). 

Desta forma, o primeiro indicativo de como devemos viver e se seria lícito fumar maconha, diz respeito a buscar uma vida parecida com a de nosso Salvador. Um problema, contudo, começa quando se inicia a seguinte pergunta: "mas Jesus não jogou futebol, por exemplo; também não surfou e não temos relatos de que tenha comido alguma costela com os discípulos". Para resolver este pequeno problema, é preciso notar que não estamos nos referindo a viver estritamente o que a literalidade da Bíblia diz que Cristo fez, porque a própria Escritura nos diz: "Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro" (Jo 20.30). Jesus fez inúmeras outras coisas que não estão relatadas, de modo que viver como Cristo viveu, tem referência à passagem bíblica: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1Jo 2.6), isto é, buscando fazer a vontade de Deus.

Dando seguimento, embora não conheçamos muitos crentes que fumem maconha, talvez alguns fumem sem saber se estão fazendo certo ou errado, acabando por pecar: "Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado" (Rm 14.23). Nesta passagem o apóstolo está instruindo os cristãos em Roma acerca da licitude de comerem tudo o que lhes posto à mesa e vendido para consumo, mas devendo sempre observar o irmão mais fraco (Rm 14.3). Certamente que Paulo não estava advogando o comer alimentos estragados e nitidamente danosos à saúde, e sim fazendo um contraponto à pretensa liberdade que muitos estavam usando da maneira errada, sendo pedras de tropeço na vida dos mais fracos.

A liberdade cristã precisa ser corretamente entendida, pois quando lemos que "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão" (Gl 5.1), devemos ter em mente que o apóstolo Paulo, na carta aos gálatas, estava tratando da judaização do cristianismo, devido a que muitos estavam voltando às antigas práticas, desejando introduzir antigos ritos na igreja, fazendo com que o sacrifício de Cristo fosse negado. Os irmãos na Galácia precisavam compreender que a liberdade para qual haviam sido chamados, fazia com que eles não mais vivessem na "sombra das coisas futuras" (Cl 2.17) e passassem a viver na realidade, em Cristo Jesus.

Assim, se alguém fuma maconha ou faz qualquer outra coisa sob a desculpa de que "é livre", demonstra que não entendeu a Palavra da Verdade e precisa a ela dedicar tempo, a fim de a ter como única coluna basilar de sua vida.

Diante disso, após termos ciência da necessidade de vivermos como Cristo e não escandalizarmos nossos irmãos, tenhamos em mente um versículo de suma importância: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31). A pergunta que poderá responder nossa indagação sobre se é lícito fumar maconha, será: é possível fumar maconha para a glória de Deus?

Geralmente esta pergunta - "é possível [atividade/atitude] para a glória de Deus?" - é respondida por algumas pessoas como sendo impossível fazer todas as coisas para a glória de Deus. Bem, se isso é verdade, então Deus é mentiroso, afirmando que deveríamos fazer uma coisa que não pode ser feita. Graças ao bondoso Senhor, sabemos que é possível fazermos todas as coisas para o Seu louvor, conforme links no final deste artigo. Mas no que consiste fazer todas as glórias de Deus? Talvez um excelente resumo seja: "Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos" (Pv 7.1); "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor" (Jo 15.10).

Guardar os mandamento do Senhor indica que O amamos e permanecemos em Sua palavra. Evidente que, conforme já salientou o reformador Matinho Lutero, os mandamentos de Deus demonstram nossa fraqueza, pois vemos o quão altos são e chegamos à conclusão dada por nosso Salvador: "sem mim nada podeis fazer" (Jo 15.5). Falar em obedecer os mandamentos não significa alcançar a salvação por meritocracia, e sim buscar viver de acordo com a graça do Senhor que habita na Igreja pelo Seu Espírito Santo, conforme lemos: "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo" (1Co 15.10). Portanto, não nós, mas a bondade do Senhor para conosco.

Tendo por certo que devemos guardar os mandamentos do Senhor, mesmo sabendo que iremos fraquejar (daí a necessidade de entendermos que eles somente podem ser cumpridos em Cristo, em quem somos adotados - Ef 1.5), notamos que a Escritura prescreve os frutos do Espírito Santo atuando na Igreja, os quais estão elencados no capítulo cinco da carta aos gálatas: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" (Gl 5.22).

É preciso sempre notar que os frutos do Espírito Santo não são a mesma coisa dos dons do Espírito Santo. Os crentes possuem dons variados (1Co 12.29-30), segundo a boa vontade de Deus, porém os frutos do Espírito Santo devem habitar em todos os crentes, sem qualquer excessão. Nenhum crente pode ter falta de amor, gozo (alegria), paz e os demais elencados. Não é uma faculdade ter alguns deles, e sim uma obrigação; ou melhor, se alguém não os possui, não tem o Espírito do Senhor. Novamente, convém lembrar que tais dons não são manifestos de maneira plena da vida dos crentes, pois ainda lutamos contra as concupiscências da vida (Rm 7.4-25) - mas um fato notável é que todos precisam frutificar de acordo com a Palavra.

Importa observar que um dos frutos do Espírito Santo é a "temperança" ou "domínio próprio". A palavra no grego original é Egkrateia [1] e significa "domínio próprio, a virtude dos que dominam seus desejos e paixões". Este significado é de grande importância, porque dominar os desejos e paixões, ainda que não em plenitude de perfeição, é uma clara demonstração da libertação que o Evangelho causou: "E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça" (Rm 6.18). Agora, porque o crente não é mais escravo do pecado, pode resistir à tentação (Tg 4.7) e a vencer pelo sangue do Cordeiro. Isto implica em que se alguma coisa escraviza o crente (drogas, futebol, internet, alguma amizade, dinheiro, fama...), o mesmo precisa buscar guarida junto ao Refúgio (Salmo 46) e buscar saber se controlar.

Em contraponto aos frutos do Espírito Santo, a Escritura nos revela os frutos da carne: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são [...] feitiçaria" (Gl 5.19-20). A palavra que temos traduzido por "feitiçaria" (em boa parte das traduções), no grego original é Pharmakeia [2] e significa "o uso ou a administração de drogas de envenenamento/intoxicação, feitiçaria, artes mágicas, geralmente em conexão com a idolatria e promovendo a mesma". Não é preciso muito malabarismo para se entender que a partir desta palavra surgiu "farmácia", ou como era nos tempos antigos, "drogaria".

O fato é que a Bíblia revela ser uma obra da carne, ou seja, não vinda do Espírito Santo, a manifestação de Pharmakeia, o uso de substâncias que trazem malefícios ao corpo, podendo ser acompanhada de outros rituais (é como o uso de drogas em determinadas seitas, a fim de alcançar um outro "estado de espírito"). Por isso, aqui temos um precioso indicativo bíblico sobre a necessidade do cristão vigiar sobre o que come, bebe ou realiza, a fim de verificar se não está incorrendo em Pharmakeia; se não está utilizando de drogas (lícitas ou ilícitas) para "viajar" ou ficar mais "relaxado".

Neste deságue, temos outros exemplos bíblicos de intoxicação, como em Romanos 13.13: "Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja". A palavra "bebedices" é Methe [3] em grego e significa "intoxicação, embriaguez" - é a mesma palavra usada em Lucas 21.34 e Gálatas 5.21. Também lemos: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18) - aqui a palavra é Methusko [4] e significa "se intoxicar, ficar bêbado, vir a estar intoxicado".

Neste instante, alguém pode vir pensar: "mas muitas outras coisas também intoxicam! Mortes pelas complicações da diabetes, álcool, frituras, fast-foods, embutidos... Muitas coisas intoxicam!". Tal questionamento é certo e precisa ser ponderado, afinal, que diferença existe entre um crente que consome altas quantidades de fritura e um que fuma maconha? Ambos não prejudicam o próprio corpo? O que vive comendo doçuras e está bem acima do peso, não comete tamanho pecado e demonstra não ter domínio próprio?

É preciso, por isso, atentarmos para as palavras de Cristo: "E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?" (Lc 6.41). Inúmeras vezes os cristãos acabam por "tornar demoníaca" certas coisas e se esquecem de que praticam tantas outros pecados diante do Senhor. Para ilustrar, há algum tempo atrás um irmão me indagou acerca de um grupo de amigos seus (cristãos) que estavam usando Narguile para fumar, o que o estava deixando espantado; questionei-o, então, que mesmo concordando em não ser lícito fumar aquilo (pois segundo consta, possui sérias consequências para o corpo - tão ruins quanto ou pior que o cigarro), muitas vezes ele mesmo comia e ingeria bebidas maléficas para sua saúde, devendo ser cauteloso quanto ao "zelo" pela santidade, afinal, muitas vezes não se enxerga o próprio erro.

Creio, todavia, que mesmo entendendo o até aqui exposto, alguns crentes podem se lembrar do seguinte versículo: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam" (1Co 10.23). Tal versículo é usado, frequentemente, como um respaldo para dizer, "bem, eu até poderia fazer isso ou aquilo, mas não convém". Este pensamento reflete a ideia de que todas as coisas são lícitas - absolutamente tudo -, mas que algumas é melhor não fazer. A grande questão é que o versículo seguinte explana o real entendimento: "Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem" (1Co 10.24). O combate do apóstolo era contra a pretensa liberdade de fazer, dentre as coisas lícitas, algumas que levavam os irmãos a se escandalizarem, e não que qualquer coisa no mundo seria lícita ao crente!

Em vias de finalização, sabemos que a maconha, assim como tantas outras plantas, foram criadas por Deus - o próprio tabaco, inclusive. Se Ele criou todas estas coisas, então elas são "boas", pois "viu Deus que era bom" (Gn 1.12). Mas o fato de algo ser bom, não significa que o modo como se utiliza é igualmente puro, além do que, o pecado corrompeu todas as coisas, trazendo "Espinhos, e cardos" (Gn 3.18) à terra, fazendo com que a criação sofra as consequências da desobediência: "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora" (Rm 8.22). 

Como exemplo, de algo bom, mas que sendo usado de maneira errada, pode trazer prejuízos, é o caso dos animais - não é qualquer pecado matar animais para os comer (Gn 9.3), mas seria um pecado comer o animal sem o cozinhar e não observando algumas regras sanitárias, vindo a trazer inúmeras doenças; ou noutro sentido, assar o animal ainda vivo, desprezando o sofrimento do mesmo, o que é estaria em completa desarmonia com o governar e cuidar da criação de Deus (Gn 2.15).

Assim, podemos finalizar este breve artigo da seguinte forma: a maconha foi criada por Deus e na medicina possui a sua validade, tal qual inúmeras outras plantas; não deve, porém, ser usada para o consumo por meio de "baseados", pois nenhum benefício traz ao ser que faz uso desta maneira (não preciso discorrer sobre os efeitos maléficos). Por outro lado, os que não fumam maconha, devem olhar para a "trave" que está em seus olhos e perceberem que, conquanto não fumem esta erva, consomem inúmeras outras "porcarias", de maneira que não possuem nenhuma razão para se acharem mais ou menos crentes do que aqueles que fumam, pois ambos estão errados.

Que a graça de nosso Senhor esteja com todos os que O amam em sinceridade (Ef 6.24).

Notas:
[1] http://www.biblestudytools.com/lexicons/greek/kjv/egkrateia.html
[2] http://www.biblestudytools.com/lexicons/greek/kjv/pharmakeia.html
[3] http://www.biblestudytools.com/lexicons/greek/kjv/methe.html
[4] http://www.biblestudytools.com/lexicons/greek/kjv/methusko.html

101 comentários:

  1. Filipe, quanto a liberação da maconha e/ou outras drogas?
    Qual sua opinião a respeito?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, muito esclarecedor e muito sincero. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Felipe! Abraço. David Sena

    ResponderExcluir
  4. “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” (Gênesis 1:29).
    Isso tem algo haver com a maconha?! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E so se vc comer maconha (para mantimento ele diz não fumar )já q é assim fuma alface em vez de comer

      Excluir
    2. Sim, mantimento, não fumo.
      Ou seja, tudo bem comer maconha, não fuma-la!

      Excluir
    3. E vc deveria está chapadinha né minha filha?Quando escreveu isso.Se fosse assim Deus nao ia proibir o homem de comer o fruto proibido no jardin do eden;o que nao foi o caso Ele proibiu ou sejaha a Nem tudo Deus fez pro homem.A maconha nao foi feita prs fumar

      Excluir
    4. Eu posso come-la, tipo extrair as substâncias(tipo na manteiga) e comer com pão.
      É mantimento, não é?

      Excluir
    5. Sendo assim faz um brizadeiro kkkk

      Excluir
    6. Então tudo bem fazer brigadeiro de maconha já que ela irá comer não fuma-lá.

      Excluir
    7. Sim
      deus fez a erva pra estar em conexão com a mente causando a larica (fome) é por entra os outros mantimentos rsrs

      Excluir
    8. Essa foi a melhor de todas kkkk
      Pra um bom entededor meia palavra basta kkk

      Excluir
    9. Eh soh fazer um brigadeiro e ta tudo certo hehe, desculpe a brincadeira, mas apesar de o artigo ser muito bem discorrido em torno da palavra sagrada de Deus, há controversias quanto ao conhecimento dos atributos da mesma, quem ja fumou maconha sabe que ( se acaso houver algum efeito colateral negativo) isso eh minimo, ou quase irrelevante, fumar pode levar a doencas respiratorias neh, mas dizer q maconha causa algum mal trágico, corresponde a ignorancia .

      Excluir
  5. “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” (Gênesis 1:29).
    Isso tem algo haver com a maconha?! Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maconha é uma erva e dá semente. Conclua você mesma!

      Excluir
    2. Mas ela não dá mantimento...

      Excluir
    3. A pimenta nao foi criada para se esfregar nos olhos...

      Excluir
    4. Sim, mantimento, não fumo.
      Ou seja, tudo bem comer maconha, não fuma-la!

      Excluir
    5. foi criada pra que entao? se toda planta tem sua funcao pq nao?

      Excluir
    6. Cada coisa é usada de uma forma hotela pros dentes saião remédio alface comida e por ai vai a maconha como ja vimos remedio e relaxante

      Excluir
    7. Cada coisa se usa de uma forma gente

      Excluir
    8. Cada coisa é usada de uma forma hotela pros dentes saião remédio alface comida e por ai vai a maconha como ja vimos remedio e relaxante

      Excluir
    9. Marcos antonio a pimenta nao serve pra os olhos pq se colocar vai arder os olhos mais tipo a maconha quando se fuma so dar sensacao de relaxamento fome e sono!!

      Excluir
  6. Durante o texto você se baseou no argumento de que a maconha trás malefícios para o corpo. Agora quero que você me diga quais, e me prove que realmente faz mal. Se tiver artigos científicos eu também aceito.

    Acredito que antes de falar sobre uma planta e seus efeitos, deve-se estudar pelo menos um pouco sobre ela para passar informação correta. Te recomendo um livro: Maconha, cérebro e saúde - Renato Malcher Lopes e Sidarta Ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo caro anão.

      Excluir
    2. Fala brother, sgue um link que aponta alguns malefícios, fumei maconha durante 7 anos, não tenho nada contra quem usa, tenho muitos amigos ainda "dependentes".
      “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” (Gênesis 1:29). Porém desde que seja de forma correta sem nos trazer danos, pelo contrá só nos trazendo ganhos!

      Abração, Deus te abençoe!

      http://www.antidrogas.com.br/mostraartigo.php?c=3301&msg=Estudo%20brit%E2nico%20aponta%20que%20maconha%20%E9%20mais%20nociva%20que%20tabaco

      Excluir
    3. Na verdade o uso da cannabis em "baseados" faz mal pelo fato da fumaça ser quente, quando você inala fumaça quente ela pode causar danos a sua garganta e ao seu pulmão, o uso correto dessa erva em minha opinião seria a inalação por vapor que não causa danos pois e vapor e não fumaça ou no uso medicinal.

      Excluir
    4. Isso mesmo que vocês falaram, "Porém desde que seja de forma correta sem nos trazer danos, pelo contrá só nos trazendo ganhos!" "“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” (Gênesis 1:29).
      Agora eu queria saber se a maconha é tão boa porque morrem tantas pessoas e vidas e famílias são destruídas pelo trafico para que as pessoas tenham um momento de prazer ou relaxamento? Quem sou eu pra jugar, mas uma coisa tem que ficar claro se traz destruição morte isso já não e vindo de Deus mas sim financiadores do mal. Temos que pedir muito a Deus sabedoria e amor com que faz uso de entorpecentes e levar a luz para que as trevas sejam dissipadas e tirar esse ingano maligno que usar drogas ou fumar maconha não e pecado.

      Excluir
    5. É bem simples,se ouvesse liberação não haveria tráfico se não houver tráfico não ah mortes....

      Excluir
    6. É bem simples,se ouvesse liberação não haveria tráfico se não houver tráfico não ah mortes....

      Excluir
    7. A maconha e marginalizada pela sociedade e nao por DEUS; eis que te darei toda erva que produz semente, "produz semente" e muitas pessoa apesar de ser ilegual cultivam para nao contribuir com o trafico e pedem legalizacao, seu comentario e meio preconceituozo existem pessoas que mudaram para melhor seus problemas cronicos e ate se curaram falta informacao, quanto ao auto cultivo e problemas com a justica; a biblia fala que nao devemos temer o homem que apenas fere a carne e sim oque pode ferir sua alma.

      Excluir
    8. Essa parte de que famílias morrem por culpa do trafico...
      Na minha opinião os culpados(que financiam) não são quem compra mas sim quem proíbe, pois não deveria ser proibida uma planta que não trás mal nenhum ao ser humano, muito pelo contrario...

      Excluir
    9. Ingano maligno ? Que isso gente, que mente fechada é essa! A maconha causa esses sofrimentos pelo tráfico porque é proibida, da uma estudada nos gráficos de crimes, roubos, mortes e outras coisas ruins que falam que é culpa da maconha em países ou estados que liberaram o uso recreativo, diminuiu drasticamente esse percentual no decorrer dos anos em que a maconha foi liberada, a maconha não é proibida porque é perigosa, é perigosa porque é proibida, infelizmente porque ainda existe muitas pessoas de mente fechada nesse país de 3° mundo.

      Excluir
    10. Ja existem vaporisadores para o uso da erva, e relatos e entrevistas comcluem al fumar a erva pessoas tem alivios de dores fortes, como no exemplo uma mulher dos EUA que preferio fazer o uso da erva do que continuar a tomar os remedios tarja preta.Um dos seus principios ativos, THC - Tetrahydocannabinol que a um recepitor dentro do noco celebro uma molécula para manonha, e segundo pesquisas o celebro de qualquer pessoa contem subistancias canabinoides, são chamados de Endocanabinóides. Segue um link abaixo de um documentario sobre drogas !

      By: Tw

      https://www.youtube.com/watch?v=svSglyz2Tb8

      Excluir
    11. Ismar Bodin, por isso que todos nós que gostamos e vários que não gostam dessa erva querem a legalização, não é só questão de prazer e relaxamento, mas também uma maneira de conter o trafico e mortes. Não Compre, Plante!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Me desculpa mais abilidade de resolucao de problema diminuiada ? A maconha faz meu cerebro trabalhar como nunca ainda mais em ver as perspectivas diferentes "pessar fora da caixa" e te deixa muito criativo kk

      Excluir
  8. Contribuição ao Texto:

    Todas as formas de maconha contém THC (tetrahidrocanabinol) “alta” a principal substância química ativa e um dos responsáveis pela sensação de euforia.
    Resumidamente, o THC atribui a certos receptores de proteínas em células nervosas específicas no cérebro que inflama uma série de reações celulares. (o nível de THC da maconha tem aumentado significativamente desde a década de 1970).
    Estas reações celulares criam os seguintes efeitos de curto prazo: perda de memória, prevenção de aprendizagem, habilidades de resolução de problemas diminuída, perda de coordenação motora, aumento da freqüência cardíaca, enfraquecimento da capacidade de tomada de decisão e uma percepção distorcida da realidade global.
    Os resultados do uso a longo prazo da maconha é um enfraquecido sistema imunológico, que apresenta maior risco de cânceres respiratórios, possível vício mental (em oposição ao físico) (ou seja, a crença de que não se pode “função”, sem uma articulação) e significativos problemas neurológicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse ponto de vista e ultrapassado e ja foi quebrado em ultima pesquiza no exterior que nao encontrou nem um maleficio em relacao a planta, vc tem que se atualizar...

      Excluir
    2. Depende da maneira que é utilizada, pode sim trazer riscos a saúde dos pulmões, mas tem outros métodos que é COMENDO ou VAPORIZANDO que não agride nosso corpo de nenhuma maneira. essa duvida quanto problemas neurológicos é mentira, foi um mal entendido que pensaram que os neurônios "morrem", porque eles somente ficam inativos durante o tempo de efeito.
      Portanto 99% do que você disse é hipocrisia...
      Não Compre, Plante!

      Excluir
    3. cara n sei que maconha é essa que vc usou como exemplo mas muitos tpos aumentam a percepçao a concentraçao e dversas habilidades que possuimos ajudando também com dversas doenças

      Excluir
  9. CERTO! CREIO QUE O ATO DE FUMAR FREQUENTEMENTE NÃO SEJA SAUDAVEL, E TRAZ A VONTADE DE USAR MAIS E MAIS, EM FIM, PARA ADQUIRIR A MACONHA NO BRASIL ÉA BASE DO TRAFICO, ONDE O ATO DE FUMAR UM FINAL DE SEMANA OU OUTRO NÃO SERIA DE FATO ERRADO MAS SE PARA ADQUIRIR ESTE PRODUTO SE JA A BASE DE TRAFICO SIM SE TORNA ERRADO. MAS FUMAR É E FOI UM BOM TRATAMENTO PSICOLOGICO EM MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive lendo um artigo, onde fala q fumar 1 vez por semana causa uma deformação na parte neural do celebro, então sim faz mal.. Mas tbm serviu de grande ajuda psicologica...

      Excluir
    2. Caro amigo, hoje em dia isso ja foi desmentido pela comunidade cientifica, foi feito um estudo em 1979 onde submetiam macacos a altas doses de 'fumaça de maconha'. Em 2003 a comunidade cientifica constatou com um novo estudo que os problemas ocorridos nos macacos deviam ao alto indicie de fumaça que os mesmos respiravam causando uma alta intoxicação pulmonar e vários problemas neurológicos. Quando refizeram o estudo com doses controladas de fumaça de maconha, nada a mais que um cigarro possa soltar de uma vez, os espécimes não constataram os mesmo problemas neurológicos.

      Excluir
    3. Pelo que entendi a cannabis é uma erva , entao, devemos bebê-la como outras ervas, e nao fumar pois a fumaça praticamente é carbono puro. Ou então usar inalando o vapor dela , o trafico acontece pelo fato de ser proibido por que sim! A fumaca é prejudicial a medida que algo é queimado se torna quimica, isso é danoso pros orgãos, ja as ervas como a maconha tem que ser fervida assim nao produzindo carbono. É proibido o USO ERRANTE, se as pessoas usassem de modo conciente creio que nao haveria trafico de cannabis no mundo.

      Excluir
  10. Se você não tem capacidade de provar que o que diz é verdade, então não é. Para a ciência que é perfeita e não erra, algo só é verdade quando mil vezes testado se obtêm mil vezes o mesmo resultado, e é isso que a faz perfeita. Teorias, achismos, não tem espaço dentro das "crenças" da ciência. Pois bem, há contradições, pois se a bíblia diz que toda erva que está na terra está aqui para ser consumida, porque uma única exceção deve existir? Sendo que as ERRÔNEAS traduções da bíblia mudaram o verdadeiro nome de Bosm kaneh, que é nada mais nada menos que MACONHA. Essa mesma Borsm kaneh é utilizada por Moisés (Êxodo 30:23). E isso tudo é engraçado, porque todo aquele que defende a maconha, entende mais da bíblia do que os contra a maconha, e não só dela como também entendem a ciência. Enquanto aqueles que a atacam nem mesmo suas próprias religiões sabem seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei cara to com uma biblia nas maos e num to vendo isso n tava curioso em saber pq eu era consumidor ativo fumava a mais de 2anos todos os dias e tbm varias vezes ao dia mas fumar é errado mesmo como tu vai engrandecer o nome de Deus fumando? Tem nem como. Tudo oke a maconha te propociona é temporario mas oke Deus te da é eterno vida eterna e na gloria n existira sofrimento pranto nem dor sou +Jesus

      Excluir
    2. Se vc fosse tão a favor dá ciência e dá razão iria fazer uma pequena pesquisa sobre a maconha e descobrir que ela é nativa das Américas e não existia no velho mundo. Portanto não teria nem como o Moisés usar maconha naquela época e lugar.

      Excluir
  11. A maconha direta do pé é pura, os traficantes que tornam ela impura. Vocês saiba que o cultivo caseiro de maconha combate o crime organizado?
    E eu nuca ouvi falar que uma pessoa fumou e pegou o seu carro e atropelou alguém.
    Agora já ouvi muitos casos que a pessoa bebeu, pegou o seu carro e atropelou
    Ouço e vejo isso direto
    E nunca ouvi fala que a pessoa morreu de tanto fumar agora, agora já ouvi falar de pessoa que bebeu e entrou em coma alcoólico.
    Eu fumo, fumo mesmo nunca vi ninguém morrer, como pode fazer mal, me deixa feliz se eu experimentei foi porque eu sempre quis se vocês não está vamos experimentar, porque não é com a planta que vocês vão solucionar o seus problema, meus amigos não me levem a mau, maconha e natural coxinha e que faz mal !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, essa sua comparação foi péssima. Kkk

      Você precisa pesquisar sobre casos envolvendo indivíduos que consomem o THC (substância presente na maconha) em grandes quantidades. Um exemplo hoje existem novas canabinoides chamadas popularmente de Skunk ou Kunk elas possuem uma grande quantidade de THC no qual causa problemas prejudiciais a saúde do seu corpo. Esses problemas aparecem em curto e longo prazo. Eis aqui uma pequena lista dos problemas :

      Curto prazo:
      perda de memória
      prevenção de aprendizagem
      habilidades de resolução de problemas diminuída
      perda de coordenação motora
      aumento da freqüência cardíaca,
      enfraquecimento da capacidade de tomada de decisão
      uma percepção distorcida da realidade global

      Longo prazo:
      sistema imunológico enfraquecido
      maior risco de cânceres respiratórios
      possível vício mental
      significativos problemas neurológicos.

      No mais vale salientar que cada corpo é um corpo e o tempo do curto e longo prazo depende de cada corpo.
      Resumindo, a maconha traz sim malefícios.
      Boa noite.

      Excluir
    2. Caro amigo, esses efeitos de curto prazo, não são efeitos que usuarios vão ter no primeiro mes que usam maconha frequentemente, esses efeitos a curto prazo são a "onda da maconha'são os efeitos que acontecem enquanto o usario está sentindo os efeitos do thc após fumar um baseado, apos uma 5 horas todos esses efeitos desaparecem. e os efeitos a longo prazo, tendo uma dieta saudável rica em proteínas, sem alimentos trangenicos, refrigerantes, frituras fazendo exercícios frequentemente, não tem o sistema imulógico enfraquecido pelo contrario terá um sistema imunológico muito mais forte que as pessoas movidas a fast food, e não venha dizer que as pessoas não tem esse habito e por isso a maconha prejudica. Não é culpa da cannabis, se as pessoas hoje em dia não cuidam de sua saúde.
      Maior risco de câncer respiratório, Se, somente se a forma que a cannabis for usada seja fumada, hoje em dia com o grande numero de paises legalizando ( E é grande, EUA, CANADÁ, JAMAICA, URUGUAI, INGLATERRA, HOLANDA, PORTUGAL, KUWAIT... e muitos outros) Está se tornando muito comum para pessoas de classe média o consumo de maconha vaporizada,ou ingerida oralmente, através de receitas alimentares. Vício mental não é um risco da maconha, é um PROBLEMA SOCIAL DO NOSSO SECULO, WHATSAPP, AQUELE CAFÉZINHO que se a pessoas não tomar de manhã cedo passa o dia com dor de cabeça, é aquela novela que a pessoa não pode deixar de assistir, e aquele futbool sagrado com os amigos todo final de semna e etc...
      Os unicos problemas neurológicos que a maconha causa, são problemas de ESQUIZOFRENIA, mas SOMENTE em pessoas que tem PRÉ DISPOSIÇÃO a doença. São os grupos de risco que existem, com qualquer substancia existente no nosso planetinha, assim como existem grupos de risco ao leite (Intolerância a Lactose ). Pessoas com pré- disposição a esquizofrénia, gravidas, e adolecentes com o celebro ainda em desenvolvimento (até os 20 anos) formam os grupos de risco ao THC, repito AO THC, não a cannabis em si, pois o CDB um dos principios ativos da cannabis, trabalha retardando problemas neurológicos. O skunk que vc fala é algo estrapassado, realmente são plantas com alto teor de THC mas hoje em dia temos plantas mais fortes que ela. Não é a maconha que ganhou mais força em THC, mas sim existem espécies chamadas STRAINS, mara melhor compreensão inteda como as RAÇAS de maconha, a tecnologia avançou muito nesses últimos anos possibilitando a criação de diversas STRAINS. Algumas com mais teor de THC ou com menos, STRAINS que deixam a pessoas com mais sono, que dão fome, que dão mais relaxamento, que duram mais ou menos, que abrem a percepção da pessoa (são strains bastante usadas por musicos) vc pode ver nesse site: https://sensiseeds.com/en/cannabis-seeds
      todo esses tipos de strains que aliais vendem até para o Brasil, sim vc compra pela internet e chega na sua casa a semente da sua strain.E para pessoas que precisam de alto teor de CBD e não o THC a pouco tempo uma impressa criou uma STRAIN para isso:
      http://smkbd.com/nova-maconha-poderia-reduzir-o-custo-da-maconha-medicinal/
      E em pessoas normais, fora do grupo de risco, o auto teor de THC não causa problemas, no nosso celebro temos os chamados receptores canabinoides onde CBD, THC e outros princípios ativos da maconha se encaixam com uma luva na mão, e esses milhares de receptores que temos no nosso celebro so servem para isso, não tem nenhuma outra funcionalidade no nosso organismo. Diante desses fatos quem vc acha que uma pessoa que fuma maconha está errada? Do mesmo modo que um cara que todos os dias toma um copo de café de manhã antes de sair para trabalhar? eu creio que não nenhum dos 2 pode está cometendo o erro, não confunda Hábitos e costumes com vícios e dependências.

      Excluir
    3. Skin, só uma correção. Ingerir alimentos transgênicos não necessariamente vai fazer mal.

      Excluir
  12. Quem já se relacionou com a Santa Planta, têm conhecimento de que ela não causa envenenamento/intoxicação, conforme você enseja.
    O texto foi muito bem escrito, agradeço pelo conhecimento compartilhado, mas é parcial e negligente.

    ResponderExcluir
  13. Kralho, cada comentário mais foda. É bom ler uma discussão inteligente ao contrário do que estou acostumado a ler na internet...

    ResponderExcluir
  14. Esquece o q comentei. Agora q vi q os comentários precisam ser aprovados...

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o artigo, bem estudado biblicamente porem na questão da Cannabis não foi feito um estudo mais profundo, pois carece de conhecimento cientifico. Acho que fumar maconha não é errado,é uma planta que vem da terra, usar como forma de "brisa" é o problema. Usar na maldade é aonde vem a maldade! Acho que a maconha é um mal a menos que usamos, todos os dias consumimos coisas piores como televisão, internet, coca-cola, coisas industrializadas e muito paganismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que eu não vejo nego assaltando e subindo morro com uma Lcd debaixo do braço para comprar coca cola e guloseimas.

      Excluir
  16. Amo muito uma pessoa que usa maconha e ela foi embora porque eu não aceito isso mas não sei sabe du sofro muito por não estar com essa pessoa e ao mesmo tempo na bíblia não diz que é errado,de verdade não diz então eu estou condenando isso ou Deus condenou isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure nos Evangelhos e fale com Cristo. Ele irá te responder. Tenho miha opnião sobre isso, mas guardo pra mim e incentivo a procurarem as suas.

      Excluir
  17. E a maconha forma de chá? O que acham eu faço um chá de maconha top! Sem fumaça ainda da uma onda boa o que me dizem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fds o ultimo cha de cannabis q fiz passei 9 horas brisado com 20g um copo seguido de outro

      Excluir
    2. THC não dilui na água O.o... ou tu faz com leite... ouvi falar que leiteconha é até gostoso :)

      Excluir
  18. O texto é inteligente, e concordo parcialmente, mas vejo que o autor nunca experimentou ou fumou um baseado de maconha...
    Não ha qualquer relato na historia um caso de morte por overdose de maconha, vide que para isso o correr um usuario precisaria ingerir 800,00 cigarros seguidos e consegue consumir mais de 10 sem dormir em seguida?
    A maconha possui o principio ativo thc que acalma, relaxa; em São Tomé das Letras a cidade que em que se consome maconha no Brasil, é cidade menos violenta e a pequena delegacia da mesma vive vazia...
    Claro, por outro lado, se usada de forma excessiva, assim como qualquer alimento, ela te faz mal e como qualquer forma de gula, se torna pecado..
    Consumida de forma excessiva, pode causar leseiras e prejudicar os neurônios, causar a falta de concentração e capacidade de raciocinio logico; assim como açucar demais casa diabetes, abacate aumenta a gordura ruim, espinafre da pedras nos rins, etc...
    Mas quando moderadamente, ja tive experiencias incríveis com Deus sob o efeito da erva sagrada o THC...

    (Porque sera que nas religiões pagãs, algumas aceitam o vicio em cigarros, charutos, drogas, e bebidas, mas TODAS elas abominam o uso da maconha?
    Porque a maconha é a erva sagrada, aquela também criada por Deus:

    “Disse Deus: ‘Que a terra produza toda a espécie de vegetação: PLANTAS QUE DEEM SEMENTES, árvores que produzam frutos, frutos que contenham em si mesmos as SEMENTES de acordo com a espécie donde vêm’. E assim foi. Deus viu que tudo isso ERA BOM.” Gênesis 1:11-12

    A maconha é uma erva, mas não uma erva daninha que nasce do nada no meio do campo e sufoca as demais, a maconha é uma planta frutífera, fumamos a flor dela, e essa especie de arvore, precisa de uma semente para germinar, nascer, crescer e dar os seus frutos, as flores que fumamos...
    A maconha sim, pode ser associada a palavra droga, mas quando a mesma tiver sob conceito de droga natural e não sintético como farinha, pedra, lds, etc... Mas uma droga natural como a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha).
    Volto ao ponto do: tudo em excesso faz mal..

    gênesis 1:29 ... Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para MANTIMENTO.

    ResponderExcluir
  19. Vocês não devem perder tempo,Deus está confiando nos escolhidos para levar a palavra para quem precisa , um ex; virou moda nas igrejas marcar pra jogar bola com os amigos, ao invés de perder tempo jogando bola , devemos transmitir a palavra do sr, pois já é apocalipse o anti Cristo nasceu , será horrível morrer sem Deus então não se sustente nos seus próprios conselhos . Por: José

    ResponderExcluir
  20. Muito esclarecedor rico em referências bíblicas. Deus te abençoe.
    Quanto a este assunto sempre haverá controvérsias.
    "A paz se possível, mas a verdade a qualquer custo."

    ResponderExcluir
  21. Os gregos e o judeus para eles a maconha

    ResponderExcluir
  22. Pelo que entendi do texto, a maconha seria considerada inclusive feitiçaria por atingir um outro estado de espirito, ou ficar "doidão", mas porque é pecado atingir outro estado de espírito?

    ResponderExcluir
  23. Cara antes de eu fumar maconha eu criticava a planta, tinha até preconceito com usuários, isso porque eu era alienado pela mídia que só critica a erva , e um certo dia conheci a maconha e tive uma visão completamente diferente , eu tinha problemas de insonia grandes , e graças a erva hoje durmo tranquilo, mais também conheci a cocaína e posso te dizer que um baseado não chega nem perto do que a cocaína , bebida alcoólica cigarro , coca cola , fast food fazem de mal ao nosso corpo , graças a Deus larguei a cocaína bebida e cigarro com ajuda da erva , e não vou dizer que conheci q cocaína por causa da erva ,foi por vontade própria mesmo eu estava ciente do que ia acontecer , mais agora vou a igreja , e consumo a erva somente dias de sábado , ao contrário de antigamente que eu fumava 8 9 baseados de segunda a segunda , e posso garantir que uma erva somentee me da fome me deixa rindo e tranquilo não faz mal algum ,só não por colocar a erva em primeiro lugar na sua vida mais fumar uma vez no final de semana e mais saudável que tomar 2 litros de coca cola ou comer una porção de batata frita com um big mac, esse é o meu ponto d vista..E se o tráfico gera a morte e prisão d alguns , acredite não e culpa nossa mais sim do sistema que quer ver o gueto morto , se liberassem aia ser tudo diferente mais eles querem que seja assim justamente para acontecer oque acontece.

    ResponderExcluir
  24. ...Devemos ser cincero com Deus? Devemos ser cincero com nós mesmo?
    -já que queremos falar sobre o que fais mau ou Não. Seja eu: Cristão, Católico, Espírita, ubandista, tanto faz. Devemos analisar o que eu estou ingerindo no meu corpo dia após dia, como estou tratando o meu Próximo dia após dia.
    -E ter a certeza de que Nada é um veneno para o nosso corpo E tudo é veneno para o nosso corpo, apenas depende da Quantidade com que colocamos nele.
    -Temos que ser cincero com nós mesmo para saber, que Sim estou fumando de mais, Sim estou bebendo de mais, Sim estou olhando de mais, Sim estou sendo muito ignorante, Sim estou viciado, e sabemos que estar viciado em algo não é bom, seja pra Deus,ou para o seu corpo. Ou seja tudo com grande quantidade é vício.
    - Mas quando realmente caio dentro de si, que eu digo para min mesmo, eu me auto-analiso para saber que eu Errei ou ainda estou errando. Então a partir daí que eu devo parar de Errar, e assumir primeiro para mim mesmo que eu estou errado. Mau de que a igreja cristã, ficar bastante penalizada, por algumas pessoas que fumam, ou usam algum tipo de droga. É que muitos não sabe se colocar em seu lugar de servo de Deus. Muitos não conseguem serem cincero consigo mesmo. Porque realmente estão com uma trave no olho.
    -Nós ser Humanos "somos" falhos Eii (Somos todos nós) Olha o valor que nós damos para uma planta,árvore ou flor, comun(e falo de maioria). Damos valor nenhum. E ela está lá sempre nos dando oxigênio, nos dando o papel, nos dando nutrientes, Uma planta uma árvore e uma flor nunca precisou de nós para ser o e ue ela é.
    -Devemos admitir o Erro de querermos ser a mais que a natureza.
    -Temos que entrar no óbvio que querendo ou não, Maconha (Canabis, erva, coisa do diabo "é o que falam" , marijuana).Faz parte da Natureza.
    -E Uma pergunta que deixo,para os cristãos, ou para quem crê em Deus de sua forma...
    ... Como posso eu não ser cincero comigo mesmo, e ser cincero com Deus? É Possível?

    ResponderExcluir
  25. ...Devemos ser cincero com Deus? Devemos ser cincero com nós mesmo?
    -já que queremos falar sobre o que fais mau ou Não. Seja eu: Cristão, Católico, Espírita, ubandista, tanto faz. Devemos analisar o que eu estou ingerindo no meu corpo dia após dia, como estou tratando o meu Próximo dia após dia.
    -E ter a certeza de que Nada é um veneno para o nosso corpo E tudo é veneno para o nosso corpo, apenas depende da Quantidade com que colocamos nele.
    -Temos que ser cincero com nós mesmo para saber, que Sim estou fumando de mais, Sim estou bebendo de mais, Sim estou olhando de mais, Sim estou sendo muito ignorante, Sim estou viciado, e sabemos que estar viciado em algo não é bom, seja pra Deus,ou para o seu corpo. Ou seja tudo com grande quantidade é vício.
    - Mas quando realmente caio dentro de si, que eu digo para min mesmo, eu me auto-analiso para saber que eu Errei ou ainda estou errando. Então a partir daí que eu devo parar de Errar, e assumir primeiro para mim mesmo que eu estou errado. Mau de que a igreja cristã, ficar bastante penalizada, por algumas pessoas que fumam, ou usam algum tipo de droga. É que muitos não sabe se colocar em seu lugar de servo de Deus. Muitos não conseguem serem cincero consigo mesmo. Porque realmente estão com uma trave no olho.
    -Nós ser Humanos "somos" falhos Eii (Somos todos nós) Olha o valor que nós damos para uma planta,árvore ou flor, comun(e falo de maioria). Damos valor nenhum. E ela está lá sempre nos dando oxigênio, nos dando o papel, nos dando nutrientes, Uma planta uma árvore e uma flor nunca precisou de nós para ser o e ue ela é.
    -Devemos admitir o Erro de querermos ser a mais que a natureza.
    -Temos que entrar no óbvio que querendo ou não, Maconha (Canabis, erva, coisa do diabo "é o que falam" , marijuana).Faz parte da Natureza.
    -E Uma pergunta que deixo,para os cristãos, ou para quem crê em Deus de sua forma...
    ... Como posso eu não ser cincero comigo mesmo, e ser cincero com Deus? É Possível?

    ResponderExcluir
  26. Para para para tudo,hoje mesmo escutei kkk Plutão já foi planeta... Não delirem na maionese com pesquisas infundamentadas a respeito de um assunto onde a maioria só sabe o nome, primeiro maconha foi acima de tudo proibida e criminalizada pelo fato de ser uma forte concorrente da indústria têxtil, " ohhhhh! Mas eu não sabia." Pois é assim como o autor desse texto acredita que as propriedades da maconha fumada pelo baseadinho são diferentes da ingeridas por medicamentos ou vaporização. Enfim Deus em 1cor 6:12 Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Então antes de ler e buscar resposta em pessoas que muitas vezes não tem propriedade e conhecimento do assunto, fala com Jah e busca nele a verdade... Jesus disse, conhecerás a verdade e a verdade vós libertará. Maconha é 110x mais segura que o álcool. Isso sim é verdade, fiquem na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  27. Respostas
    1. Todos somos pecadores irmão, viciados então , só Deus pode julgar se quem fuma a plantinha dele é errado ou não. Não deixem manipularem tua cabeça, se amanhã criminalizarem o tomate, vai ter vários filhos do mundo gritando: "quem come tomate financia o crime. Droga é a falta de informação!!! É Jahhhh o criador, toda Honra e Glória seja dada a ele.

      Excluir
  28. Sabem o que vejo?? Muita gente cheia de si, do "eu" estou certo, tudo tem que ser para a glória de Deus TUDO. Aos que defenderam o uso não vi nada onde dizem que o ato de fumar glorifica o nome de Deus. Quando Deus disse essa citação que vocês tiraram da Bíblia, creio que o pecado ainda não habitava no mundo. Ela é usada pra fugir de problemas, onde deveriam buscar a Cristo, talvez ela fosse bem usada se Adão não houvesse pecado, com certeza Deus daria a ela um bom uso. A questão é que glorificam a maconha ao invés de glorificar o criador dela e por isso ela se tornou fonte de pecado. Se me disserem :é por que você nunca usou! Não intencionalmente, mais por "tabela" como vocês dizem, e podem acreditar odiei. Nada que não glorifica a Deus não é bom, cuidado com tanto achismo podem levar vocês ao inferno. Aí vocês me dizem : e o que você disse não é achismo? Eu digo: nunca vi um maconheiro dizer: glória a Deus tô usando maconha, nem mesmo os que se dizem "cristãos" (meu marido se encaixa nessa categoria, por isso a tabela). Foi criada por Deus? Sim. É boa? Seria se usassem para a glorificação do nome do Senhor. E não é. Tirem suas conclusões.

    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Érica eu não sei o que vc usou quando escreveu isso aí mas pensando bem nem quero saber...Porque eu duvido que vc lê a biblia e ainda quer falar de "achismo".A maconha tá aí e nao quer dizer que é para as pessoas fumar.Deus criou a maconha?Criou concordo;mas Deus criou o fruto proibido la no paraiso,e o homem desobedeceu e comeu.do fruto que estava no meio do jardim do édem nao era pra se comer.Isso deixa claro que tem coisa que Deus nao deixou para o homem e é o caso da maconha. Vc falo que o maconheiro deve da gloria a Deus pq fuma,aí eu me lembrei de um cantor muito famozo que tentou fazer isso,eu me refiro ao Cazuza,no pauco em um show lotado ele deu um trago servido segurou olhou pro ceu e disse:Deus essa é pra vc e então soutou a fumaça.Depois ele pegou aidis.Eu vi isso na internet coincidencia ou não,foi o que aconteceu e provavelmente foi deivido a blasfemia. O maconheiro deve pedir força a Deus pra parar e nao da gloria a Deus pq fuma.De uma coisa eu se de Deus não se zomba.

      Excluir
  29. Pergunta: "Os cristãos têm que obedecer às leis da terra?"Resposta: Romanos 13:1-7 diz: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.”
    SE NAO FOSSE PROIBIDA PELO GOVERNO EU FUMAVA PQ NAO FAZ MAL USANDO COM MODERACAO SO FAZ BEM. EU SOU CRISTAO E SE O GOVERNO LIBERAR E NAO FOR CRIME EU VOU FUMAR. OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
    SERA QUE OS CRISTÃOS QUE FUMAO MACONHA NA JAMAICA NAO VAO SER
    SALVOS ???!!
    Fernando de Amaralina Ssa/Ba

    ResponderExcluir
  30. Minha opinião é; fumar maconha pode sim ser um pecado ou não, mas se você deseja fumar tudo bem.

    Oque importa é você ser Bom ter Amor fazer boas coisas andar pelo certo.. pois dá mesma forma que vejo uma pessoa comum fumando maconha vejo um crente com muita fé e muita bondade fumando Cigarro. gente tenha amor Deus e o AMOR faça o bem pratique o bem.. se um dia você se arrepender de ter fumado os seus bons atos é oque vale.. tenha amor ao próximo seja amigo, seja educado, respeite seus pais, respeite os momentos com Deus. Porque ele te ama e se você demonstra que o ama e que faz o bem.. 1 baseado não irá te julgar. Não estou aqui para incentivar ninguém. Mas acredite Deus tem orgulho de você ser Uma pessoa BOA e que tem AMOR no coração não guarde rancor de ninguém.. e nunca deixe de orar ou abandone Deus por isso.. que todos vocês fiquem em Paz.. e mais AMOR não só pela sua mãe mas pelo Noia, Pelo Bêbado e pelo Ladrao.. porque Deus nos ensina a AMAR e não se preocupar em fumar.

    ResponderExcluir
  31. Mateus 7:18/19
    Não pode a árvore boa produzir maus frutos nem a árvore má produzir frutos bons.
    Toda árvore que não dá bom fruto é cortada e lançada no fogo.
    Tirem suas próprias conclusões sobre isso que está na Bíblia. Fumo maconha há um tempo e nesses últimas semanas procurei buscar as palavras de Deus. Eu tenho fé em Deus e queria muito saber se fumar maconha é errado. Depois de ter fumado um baseado, fui ler a Bíblia.. Mateus 7:19 fez um outro sentido, comecei a enxergar essas palavras com outros olhos.

    ResponderExcluir
  32. Vc é q pensa q n trás benefícios pelo "baseado" se vc n sabe pessoas em tratamentos de câncer fumam um "baseado" para ajudar cm o efeitos da quimio. São benefícios terapêuticos, porém como tudo na vida em excesso causa problemas.entenda Deus n está nem ai para oq vc faz ou deixa de fazer ele SÓ quer ter um relacionamento intimo e prioritario cm cada pessoa. #porummundodepaz

    ResponderExcluir
  33. Kkkkkk, vocês que ficam pesquisando ma internet se usar a erva é pecado vocês estão perdendo seu tempo, sempre vai ter uma pessoa que vai falar bem e mal, primeiramente tudo depende de sua intenção! Se você usa a erva pra ficar tranquilo e relaxado, vocês acham que vocês tão pecando por isso? A maconha existe muito antes de cristo , se ele quisesse criminala ele tinha feito isso , assim como ele fez com a bebida alcoólica, ja tem pessoas que falam que maconha vicia e isso aquilo outro, eu a uso faz 3 anos , mas uso todos os dias, fumo 1 dia sim e uns 30 dias não! Se voce usá -lá todos os dias, você ira se acostumar com a sensação dela, assim é como um amor, assim quando você se acostuma com uma pessoa voce nao consegue para de pensar nela ou etc, ai quando voces nao estao juntos , voce passa a sofrer!
    A maconha nao tem mantimentos? Quantas pessoas são vivas por causa dela? Ela é julgada no brasil por causa do trafico e etc, em ocasiões ela é liberada totalmente, e olha se lá onde são liberadas é como aqui?
    Se as pessoas fazem trafico, usam pra fazer o mal ou não são problemas delas, eu so sei da minha vida , quem usa a erva sabe informar muito mas melhor do que quem não usa! Temos que seguir os mandamentos de jesus cristo pessoal não ta procurando besteiras por ai, ta querendo descutir isso é que nem ta querendo sabe se jesus cristo era branco ou negro, coisas que não te traz benefícios em nada ! Jesus cristo era perfeito e mesmo assim não agradou todo mundo (...)

    ResponderExcluir
  34. Kkkkkk, vocês que ficam pesquisando ma internet se usar a erva é pecado vocês estão perdendo seu tempo, sempre vai ter uma pessoa que vai falar bem e mal, primeiramente tudo depende de sua intenção! Se você usa a erva pra ficar tranquilo e relaxado, vocês acham que vocês tão pecando por isso? A maconha existe muito antes de cristo , se ele quisesse criminala ele tinha feito isso , assim como ele fez com a bebida alcoólica, ja tem pessoas que falam que maconha vicia e isso aquilo outro, eu a uso faz 3 anos , mas uso todos os dias, fumo 1 dia sim e uns 30 dias não! Se voce usá -lá todos os dias, você ira se acostumar com a sensação dela, assim é como um amor, assim quando você se acostuma com uma pessoa voce nao consegue para de pensar nela ou etc, ai quando voces nao estao juntos , voce passa a sofrer!
    A maconha nao tem mantimentos? Quantas pessoas são vivas por causa dela? Ela é julgada no brasil por causa do trafico e etc, em ocasiões ela é liberada totalmente, e olha se lá onde são liberadas é como aqui?
    Se as pessoas fazem trafico, usam pra fazer o mal ou não são problemas delas, eu so sei da minha vida , quem usa a erva sabe informar muito mas melhor do que quem não usa! Temos que seguir os mandamentos de jesus cristo pessoal não ta procurando besteiras por ai, ta querendo descutir isso é que nem ta querendo sabe se jesus cristo era branco ou negro, coisas que não te traz benefícios em nada !

    ResponderExcluir
  35. Kkkkkk, vocês que ficam pesquisando ma internet se usar a erva é pecado vocês estão perdendo seu tempo, sempre vai ter uma pessoa que vai falar bem e mal, primeiramente tudo depende de sua intenção! Se você usa a erva pra ficar tranquilo e relaxado, vocês acham que vocês tão pecando por isso? A maconha existe muito antes de cristo , se ele quisesse criminala ele tinha feito isso , assim como ele fez com a bebida alcoólica, ja tem pessoas que falam que maconha vicia e isso aquilo outro, eu a uso faz 3 anos , mas uso todos os dias, fumo 1 dia sim e uns 30 dias não! Se voce usá -lá todos os dias, você ira se acostumar com a sensação dela, assim é como um amor, assim quando você se acostuma com uma pessoa voce nao consegue para de pensar nela ou etc, ai quando voces nao estao juntos , voce passa a sofrer!
    A maconha nao tem mantimentos? Quantas pessoas são vivas por causa dela? Ela é julgada no brasil por causa do trafico e etc, em ocasiões ela é liberada totalmente, e olha se lá onde são liberadas é como aqui?
    Se as pessoas fazem trafico, usam pra fazer o mal ou não são problemas delas, eu so sei da minha vida , quem usa a erva sabe informar muito mas melhor do que quem não usa! Temos que seguir os mandamentos de jesus cristo pessoal não ta procurando besteiras por ai, ta querendo descutir isso é que nem ta querendo sabe se jesus cristo era branco ou negro, coisas que não te traz benefícios em nada !

    ResponderExcluir
  36. Ninguém usa maconha sem uma finalidade. A grande maioria utiliza como estimulante para realizar tarefas, encarar situações ou simplesmente "relaxar". Mas por que será necessário o seu uso para realizar tais feitos? A fé e confiança em Deus não seriam suficientes para descansar diante das aflições que surgem diariamente? A graça e amor do pai não seriam o bastante para nos deleitarmos ? Enfim, não cabe a mim fazer julgamento algum acerca dos meus irmãos, e percebo que a cada dia preciso examinar a mim mesmo. Sou um ex-usuário e não condeno o uso da maconha como um pecado que te define como um ser sem a presença de Deus, porém, quero deixar uma palavra dita pelo meu pastor: "Não se permitam às proibições, mas sim às transformações". Se você não quer depender de uma substância para se sentir bem ou encarar as coisas de outra forma, peça a Deus e deixa o seu Espírito Santo suprir todas as suas necessidades. Hoje não fumo mais. Não porque fui proibido ou alienado, mas porque não sinto falta e isso de fato é libertador. Poder dormir em paz sem precisar fumar maconha pra descansar, e louvar a Deus e sentir dentro de mim uma alegria que substância nenhuma pode gerar. Então, quem fuma não se sinta ofendido, mas eu, dou graças a Deus por ele suprir as minhas necessidades e pelo seu amor incondicional. Deus abençoe a todos, independentemente do que façam!

    ResponderExcluir
  37. Acho que quem tá falando mau aí queria era fumar também mas não o faz não pq e temente a Deus, mas pq tem vergonha de que os homens de sua religião possam dizer, esquecem que a Deus ninguém engana, Os que são de estômago fraco comem legumes, para outros comem carne.

    ResponderExcluir
  38. faltou falar os melefícios da erva.fontes confiaveis.e fé em Deus.

    ResponderExcluir
  39. E pecado ou não ? Fui sincero cm Deus é disse q nao sinto q mi afasta
    Pq leio a bíblia e tudo
    É ou não?

    ResponderExcluir
  40. falou e disse felipe!!

    não podemos julgar o alheio sem estarmos plenos com a verdade e frente à cristo!!

    já diria bob marley: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2019/05/26/ritmo-de-liberacao-de-agrotoxicos-em-2019-e-o-maior-ja-registrado.ghtml

    could you be loved?? and be loved♫♫♫♫♫♫

    abraço!!

    ResponderExcluir
  41. A Bíblia proíbe consumir álcool?
    Veja bem.
    O álcool definitivamente é uma coisa ruim e seu consumo deveria ser completamente banido.
    Porém se fôssemos seguir à risca a expressão SOLA SCRIPTURA deveríamos consumir álcool regularmente.

    Levítico 23:13.
    [ E a sua oferta de alimentos, será de duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR, e a sua libação será de vinho, um quarto de him].

    Êxodo 29:40.
    [Com um cordeiro a décima parte de flor de farinha, misturada com a quarta parte de um him de azeite batido, e para libação a quarta parte de um him de vinho].

    Números 6:20.
    [E o sacerdote os oferecerá em oferta de movimento perante o SENHOR: Isto é santo para o sacerdote, juntamente com o peito da oferta de movimento, e com a espádua da oferta alçada; e depois o nazireu poderá beber vinho.].

    Número 15:5.
    [ E de vinho para libação prepararás a quarta parte de um him, para holocausto, ou para sacrifício para cada cordeiro;
    E para cada carneiro prepararás uma oferta de alimentos de duas décimas de flor de farinha, misturada com a terça parte de um him de azeite.].

    Deuteronômio 14:26.
    [E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; ]

    Esdra 6:9.
    [E o que for necessário, como bezerros, carneiros, e cordeiros, para holocaustos ao Deus dos céus, trigo, sal, vinho e azeite, segundo o rito dos sacerdotes que estão em Jerusalém, dê-se-lhes, de dia em dia, para que não haja falta.].

    Jó 1:13.
    [E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, ].
    [ Estando ainda este falando, veio outro, e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito].

    Salmos 78:65.
    [ Então o Senhor despertou, como quem acaba de dormir, como um valente que se alegra com o vinho].

    Eclesiastes 9.
    [Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já DEUS SE AGRADA DAS TUAS OBRAS.].

    A quantidade de textos bíblicos favoráveis(apologéticos) ao consumo de vinho(Bebidas fortes) é muito grande(Isso só foi um resumo).
    O vinho fazia parte do ritual no templo e estava perfeitamente integrado à cultura judaica.

    Na Documentação Neo Testamentária Jesus de Nazaré começa seu ministério tomando vinho num casamento, e pior, ele transforma água em vinho para não faltar vinho para os “cachaceiros”.
    E termina seu mistério consumindo vinho na última ceia.
    Em um dos evangelhos Jesus de Nazaré quase se auto declara um beberrão.

    Veja isto:
    Mateus 9:17.
    [Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.].
    Jesus de Nazaré da algumas dicas como preservar melhor os vinhos.

    Lucas 7:34.
    [Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores.].

    Romanos 14:21.
    [Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. ].
    A preocupação de Paulo de Tarso aqui não é exatamente em consumir vinho mas como os fracos poderiam ser influenciados por isso.
    Tipo assim:
    Se for na zona nunca leva seu irmão mais novo.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...