quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O que é ser cheio do Espírito Santo?

Texto por
Filipe Luiz C. Machado

Pense um minuto consigo mesmo: quais são os frutos do Espírito Santo?
Amor, paz, alegria e domínio próprio ou curas, bençãos e obras sobrenaturais?

---

Não sou uma pessoa que costuma ver televisão. Mas volta e meia dou uma passada pelos canais e é claro que acabo passando por algum canal de algum famoso "pastor e/ou missionário". Eu não teria nenhum problema em ficar olhando esses canais, salvo pelo fato de que a grandissíssima maioria deles é feita e construída em cima de bençãos, curas e análises erradas e tendenciosas da bíblia.

Percebo que nestes canais e também em seus jornais e revistas informativas, nos é constantemente informado que o crente verdadeiro é aquele que recebe tudo pela fé, é cheio de benção materiais e que faz obras sobrenaturais. Segundo estes, o crente cheio do Espírito Santo é extremamene espiritual. Ele ora e acontece, pede e recebe, determina e acontece!

Mas cá entre nós, o que a bíblia nos fala a respeito desses homens e de suas promessas?

Mateus 7.15,16 "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?"

Devo confessar que antes de começar a estudar (de verdade) a bíblia, tinha dificuldade com este texto. Afinal, que frutos são esses de que Jesus fala? Seriam os frutos da evangelização? Das obras milagrosas realizadas? Quais seriam os frutos pelos quais conheceríamos os falsos profetas?

Em Gálatas 5.22 lemos "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

Vemos claramente neste texto que o resultado de alguém cheio do Espírito Santo são frutos naturais, perceptíveis à raça humana e a todo indivíduo que nos cerca. Frutos que expressam de forma externa a atitude interna do Espírito Santo em nós! Em nenhum momento lemos que o crente verdadeiro é aquele que faz milagres ou obras miraculosa. Não conseguimos achar em toda a bíblia um único versículo que nos leve a tal conclusão!

Talvez alguém queira se defender com o versículo que diz "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai." João 14.12

"O termo grego meizõn, traduzido por “maiores”, no texto em apreço, literalmente é “coisas maiores”. Já o vocábulo “obras” (gr. ergon) significa: “trabalho”, “ação”, “ato” (VINE. W.E., Dicionário Vine, CPAD, pp.764,827), e não “milagres”, estritamente." Fonte: gospelprime.com.br

Até mesmo este texto que outrora parecia advogar a ação de pastores milagreiros e missionários curandeiros, é nada mais do que Jesus falando que nós faríamos ações maiores, mas ações essas em questão de alcance de território e no maior número de pessoas que ouviriam a palavra de Deus. Afinal, Jesus não percorreu todo o mundo pregando, ele nos incumbiu desta tarefa.

Para finalizar, lemos em Mateus 7.21-23 "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."

A expressão "Senhor, Senhor" era usada como expressão de intimidade. Fonte: Nota de rodapé - Bíblia de Estudo de Genebra

É muito fácil chegar no púlpito e orar ao Senhor, clamar por suas bençãos e falar bonito. Isso é fácil e qualquer um pode fazer. Porém, Jesus mais uma vez nos alerta para que não caiamos no enredo de coisas demoníacas! Veja no versículo 23 como Jesus tratará tais pessoas: "E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."

Jesus é enfático em suas palavras! Ele condena até mesmo aqueles que fazem milagres, curas e obras sobrenaturais em Seu nome! Condena aqueles que usam do poder de Seu nome para promoverem a si mesmos e fazerem de suas igrejas verdadeiros impérios intocáveis!

Amados, se queremos ser cheios do Espírito Santo precisamos andar em retidão com a a palavra. E este andar não é um andar sem vacilar ou pecar, mas sim um andar onde Cristo é a nossa estrada e o nosso alvo. Ser cheio de Deus é demonstrar ao próximo aquilo que Ele tem feito em nossas vidas. Os verdadeiros frutos do Espírito Santo na vida do crente se mostram em favor do próximo e em voltar-se para Deus a cada dia.

Que possamos viver cheios do Espírito Santo, frutificando e glorificando a Deus em todas as nossas ações. Não precisamos mostrar milagres e curas para confirmarmos que somos cheios d´Ele, afinal, nas palavras do apóstolo Paulo:

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." 2Coríntios 12.9


Deus abençoe a todos!

12 comentários:

  1. Filipe,

    Eu combati tais coisas dentro da minha própria igreja, enredada nessa mentira (tenho vários posts a respeito). Não que eu descreia que os milagres acontecem, mas que tais milagres não devem ser o centro da fé. O centro da fé deve ser Jesus Cristo.

    Esses tele-evangelistas na maioria são uns vendilhões, enganadores da fé dos incautos. Enquanto isso a verdade se esfumaça, perdendo-se nas brumas do engano e da mentira.

    Mas Deus, através dos Seus atributos, separará o joio do trigo, já tendo eleito os seus desde antes da fundação do mundo (Ef 2:4-6), regenerando-os pela graça, mediante a fé em Cristo (Ef. 2:8-9).

    NEle,

    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Qual a pureza do espírito santo manso como criança qual ver ciclo que me explicar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 Coríntios 6 vs.6
      na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido,

      Excluir
  3. Amados a palavra diz que o povo e destruido porque lhe falta conhecimento. Se maioria lesse a biblia nao seria facilmente enganado

    ResponderExcluir
  4. Devemos sempre como prioridade buscar o Espirito Santo pois ele é que muda o nosso carater, que nos faz ter paciencia em todas as situações.

    ResponderExcluir
  5. Todos nos que fomos introduzidos na família de Cristo já recebemos o Espirito Santo ,exemplo atos 2 ; ali aconteceu que receberam o Espirito Santo e também foram cheios a partir dai nos que professamos a fé em Cristo Jesus temos que buscar ser cheios e não o batismo , o batismo do Espirito Santo e para aqueles que não professam a nossa fé. GRAÇA E PAZ

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...