quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um motivo bíblico pelo qual muitos não gostam de gatos (felinos)


Já de início desejo deixar registrado que a breve e presente reflexão é tão somente o que se propõe ser. Sob hipótese alguma estou advogando que aqueles que não gostam de felinos são "menos crentes" ou que estão em pecado - por favor, que ninguém pense isso. Também não estou dizendo que os que gostam de cachorros, passarinhos e tartarugas são pessoas que precisam se arrepender de suas condutas. Apenas quero deixar registrado que até mesmo as nossas escolhas por animais de estimação refletem um pensamento comum em absolutamente todos os homens: o orgulho

Sim, somos terrivelmente orgulhosos. Esse orgulho é muitas vezes imperceptível, como descreveu certo autor: "O orgulho é pecado. Quando a alma percebe seu orgulho e como isso ofende a Deus, logo percebe o perigo que está correndo. Assim, aplica suas forças na busca de humildade. Ao passar do tempo, vendo que está crescendo em humildade, logo, de maneira sutil e imperceptível, seu orgulho se manifesta, orgulhando-se de sua própria humildade" (Jonathan Edwards - 1703-1758).

Assim, muitas vezes ao escolhermos nossos animais de estimação, como o próprio nome sugere, estimamos uns em detrimento de outros. Isto é, por vezes escolhemos o cachorro para nossa companhia, pois ele nos traz algum bem, abana o rabo quando chegamos, obedece quando lhe damos ordens, é atencioso e cuida de nosso patrimônio. Gostamos dos pássaros porque podemos ver neles a beleza, a desenvoltura e graça ao voarem. As tartarugas encantam a muitos, pois seu jeito sereno e devagar de ser lhes ensina um série de  lições. Entretanto, não nos afeiçoamos com outros, a exemplo dos felinos, pois constantemente pensamos: "Que benefício este animal pode me fazer? Só dorme, come, suja a casa e me faz gastar dinheiro."

Desse modo, ainda que somente interiormente, revelamos o quão estamos propensos a buscarmos nosso próprio interesse e termos apenas nossas próprias satisfações atendidas. Estimamos os animais de acordo com as qualidades que nele gostamos e se podem nos trazer alguma recompensa, caso contrário são de imediato descartados. O apóstolo Paulo nos orientou sobre como o perigo de agirmos assim: "Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem" (1Co 10.24). Isto, portanto, como estamos vendo, é também verídico em relação aos animais, pois quantas são as vezes em que vemos animais abandonados e podemos cuidar de um, mas não o fazemos sob o preceito de que "eu não gosto daquele tipo de bicho, ele não me traria bem algum"?

Sendo isto verdadeiro com relação aos animais, que poderíamos dizer em relação aos homens e mulheres criados pelo Senhor, cujos em inúmeros momentos temos a oportunidade de lhes fazer o bem, mas não o fazemos, pois pensamos: "Ele nunca me ajudou... também não irei ajudá-lo."

Assim, penso que podemos refletir sobre que em todas as áreas de nossa vida habita o pecado, a discriminação e orgulho, de tal modo que necessitamos pedir ao Senhor para que não nos deixe odiar a Sua criação e nos dê um coração feliz por tudo que Ele criou, afinal, as Escrituras nos dizem que tudo o que respira louva ao Senhor - "Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR" (Sl 150.6).

51 comentários:

  1. Se eu pudesse eu te denunciaria não é só porque os gatos n trazem nada para a gente vcs só pensam se eles ajudam em alguma coisa n importa se ele não nos traz benefícios oque importa é o amor que a gente tem por aquele animal e o amor que ele tem pela gente tenho amigos que amam cachorros mais eles amam gatos também em só não gosto muito de cachorros pois tenho medo se eu perdesse este medo eu provavelmente gostaria e se você não gosta ninguém se importa outros gostam outros não mais vc tem que respeitar a nossa opinião é se for para desprezar esses animais que não gosta n deveria nem estar falando bem de outros pois nenhum deles são iguais n é por que ele só dorme se esfrega nas coisa é isso o cachorro é a mesma coisa e vc disse que ele abana o rabo e brinca e o cachorro é um animal que não raciocina muito bem como todos os animais o gato ele sobrevive a muitas coisas ele é um animal legal e amigável o cachorro pode transmitir doenças mais n quer dizer que estou criticando os cachorros eu só tenho medo e estou dizendo oque aprendi então se não respeita a opinião dos outros PARE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você não entendeu o que o texto quis dizer... 'acho' não, tenho certeza! Leia novamente e verá que é justamente o contrário do que você está pensando: ele escreve em favor dos gatos, pois, injustamente, são os animais que suscitam aversão em um enorme número de pessoas (ridículo, mas infelizmente é verdade)!

      Excluir
    2. +Hora de Doidera MELHORE, PESSOA! O cara tá falando bem do gato, sabe ler não? Ele tá é defendendo os gatos, dizendo que devemos amá-los MESMO QUE eles não nos trouxessem beneficio nenhum. Haja analfabetismo, tá amarrado... Não é possível que vc tenha lido o texto, pq mds

      Excluir
    3. Jhenny, ao menos você sabe ler! :)

      Excluir
    4. Hora de Doidera
      Leia de novo VC entendeu o testo ou é burra ?

      Excluir
    5. Entendi,mas isso sinceramente não tem nada haver,existe varios tipos de gatos assim como o ser humano e assim como o cachorro,tem gato que são mais carinhosos,e que são menos,tem o que obedecem e os que não tadinho do bichinho não tem nada haver com isso!!

      Excluir
    6. E ele ajuda também,pegam os ratos1.Diminuir o risco de doença cardiovascular: Aparentemente, quem possui um gato, é menos propensos a morrer de doença cardiovascular
      2.Reduz o risco de ataque cardiaco
      4.Diminuem a chance de ter alergias:
      5.Ajudam a prevenir a asma em crianças:
      6.Reduzem a pressão arterial:.
      7.Baixa os triglicéridos:
      8. Baixa o colesterol: 9.acidente vascular cerebral:
      10.Reduz o stress:
      11. Reduz a ansiedade:
      12.Melhora seu humor:
      13.Ajuda a curar a depressão:
      14.Ajuda crianças com autismo:

      Excluir
    7. Olha os gatos trazem muitas coisas pró dono , eles comem ratos, lacraias, escorpiões protegem a casa de todo tipo de praga

      Excluir
    8. Deve ser por isso que os gatos têm sete vidas! Kkkkkkkkkk. Você não
      acredita no que escreveu?

      Excluir
  2. Quem disse q gatos nao fazen nada por nos e so gastam... eles sao os muitos limpos e em telacao a mim tenho 4 que rettebui seu imenso amor com carinhos a minha familia. Isso sem dizer q em telacao as pragas nao fica uma em minha casa. Como ratos, baratas aranhas. Eles nao deixam nenhum inseto em casa. Pois amo meus gatos e nao fico sem... eles ajudam a proteger a familia. Tem sentimentos e sao super carinhosos.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe não gosta de gato, pq diz ela que Jesus andando no deserto foi pedir água em uma casa, e o gato fez xixi na caneca e deu pra Jesus beber!
    Diz minha mãe que a avó dela q falava isso pra ela.
    Sinceramente eu não acredito!!!
    Todos os animais foram criados por Deus,então eu não vou deixar de gostar de gatos por causa de uma coisa q eu não sei se é verdade.
    Eu adoro animais!
    Ontem mesmo tinha uma cobra na minha varanda, meus três gatos ficaram em volta dela até alguém ver,
    Se n tivesse os gatos,ela poderia ter ido p debaixo do tanque,ou até p dentro da minha casa!
    Então não tenho pq odiar gatos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi isso se não bíblia não cita gato.

      Excluir
    2. Sua mãe disse isso pq ela aprendeu com alguem e ela fala, mais ela nao tem certeza que isso é vdd pq ela nunca procurou saber a respeito ela foi ensinada assim, tem historias que ate hoje nao morreram pq é mentira mais as verdareiras historias muitas pessoas escondem e so descobre quem quer e quem vai atras para saber a verdade!

      Excluir
    3. Invenção dos que não gostam de gatos. O humano crucificou Jesus .... então somos pior que os gatos.

      Excluir
  4. gatos cachorros tartarugas passarinho crendo eu nem entro e nem tomo água e nem como nada na casa de quem tem bichos na casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc n entra na casa de quem tem bichos??? Como sou anti social p mim é ótimo qto menos gente melhor mesmo, mas vc examina as bocas que vc beija antes??

      Excluir
  5. mpo voltei de viagem, minhas gatas quando me viram chegar não pararam de miar um segundo só, ficavam atras de mim e ronronando, demonstrando que estavam com saudades, gatos tem muito amor para oferecer sim, basta se entregar a ele que ele se entregará a você também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. Os animais transbordam em amor, são criaturas divinas. Tenho cachorros e os amo muito. Mas um dia estava caminhando e um gatinho filhote correu atravessando a rua em minha direção , vinha um carro e iria atropela lo bem na minha frente. O salvei e o levei p casa e hj percebi que ela tbm me salvou. Amooo minha gata Cloe😺

      Excluir
  6. Felipe não se justifique em seus textos. Não se explique. As pessoas são más e quando identificam este perfil de quem se importa com possíveis críticas a tendência é agredir pois gostam do prejuízo alheio. Faça seus argumentos embasados na palavra e não preocupe-se em agradar o homem. Ame as pessoas mas não necessite da aprovação e aceitação delas. Olhe para Jesus o quanto é humilde e o quanto foi condenado, julgado, agredido... Mas nunca quis convencer as pessoas sobre sua intenção porque Ele as ama mas não sofre abalo se elas o desaprovam ou rejeitam. Deus abençoe você, querido.

    ResponderExcluir
  7. Perder tanto tempo com um assunto tão insignificante? Acha que criar um gato ou um camelo vai mudar a moralidade de alguém? O próximo texto vai ser o que muda em nossa vida mijar para a esquerda ou direita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo. Foi uma bela reflexao do que fazemos com gatos fazemos com pessoas pois somos utilitaristas. Do gostamos dos que a princípio nos da retorno. O autor usa uma figura de linguagem. Aliás usada muitas vezes por Jesus, para explicar nossas relações com Deus e com os homens. Veja as parábolas do Tesouro achado, das dracmas. Etc.

      Excluir
    2. Que triste você ter compreendido o texto, Caio. Neucir tem razão, o texto usa de uma analogia para nos passarmos uma bela lição. E mais, gatos tem sim seus benefícios que vão muito além do que pessoas utilitaristas possam ver, pois é um animal que me curou de um período depressivo que passei. Dois gatos vieram morar na minha quando eu estava de depressão, me ajudaram a ficar melhor, hoje tenho 14 gatos e amo todos.

      Excluir
  8. Sinceramente, achei um texto muito instrutivo. Deus diz em sua palavra que devemos amar os animais. Amo animais, amo gatos. Os gatos são amáveis, repassam muita paz. Perdi meu gatinho a 15 dias. Vivo numa tristeza que só eu e Deus sabe. Mas minha esperança de sua volta é firme. Porque a fé é a certeza das coisas que se espera e não se vê.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, achei um texto muito instrutivo. Deus diz em sua palavra que devemos amar os animais. Amo animais, amo gatos. Os gatos são amáveis, repassam muita paz. Perdi meu gatinho a 15 dias. Vivo numa tristeza que só eu e Deus sabe. Mas minha esperança de sua volta é firme. Porque a fé é a certeza das coisas que se espera e não se vê.

    ResponderExcluir
  10. Texto mais sem fundamento que já vi! Nota-se que o autor não conhece nada de gatos, pra embasar sua crítica ao egoísmo humano! Poderia ter usado a fome na África... Sei lá... Mas falou baboseira demais! Kkkkkk deixar eu te falar umas coisas!
    Gato abana o rabo pra demonatdem incômodo ou satisfação, gato e mais limpo do que cachorro, pois ele se encarrega de enterrar suas feses e urina, passa o dia inteiro se limpando (e é bem eficaz nisso). Gato é teimoso sim, mas cachorros também sao...
    Gato é companheiro sim! Os meus sobem na cama pra dormir comigo, deitam donmeu lado quando estou vendo tv... Então qnd for falar de algo, informe-se antes, pois sua tese é infundada!

    ResponderExcluir
  11. Li o texto e achei muito bom, mas na minha opinião nós herdamos uma cultura de não simpatizar com o gato e isso vem desde do tempo da inquisição. Quando uma criança nasce , na medida que ela vai crescendo, alguém próximo a ela fala alguma coisa negativa sobre o gato . Que o gato não é Deus, é do diabo e outras coisas mais que inventaram na inquisição .Isto fica no seu sub-consciente e só de ver um gato não há simpatia por ele, mesmo uma pessoa sendo conhecedora da escritura.Essa é a cultura dos países. Nos países muçulmanos e outros.O gato é muito amado e os cachorros sofrem com preconceito. Talvez possa ser um assunto insignificante, mas a nossa cultura haje bem forte em nossos sub-consciente sem notarmos

    ResponderExcluir
  12. No texto acima diz que o gato só suja a casa.Em primeiro lugar quem suja o terreiro todo é o cão, fazendo as suas necessidade.O gato, se ele estiver solto ele faz no mato como a minha gatinha. se estiver preso tendo uma caixinha de areia, ele faz nela. Na minha casa não há xixi e nem fezes de gato no chão. Cachorro, muitas pessoas tem preferência porquê as pessoas gosta de dominar, como o cavalo, como o boi e o cachorro ele é muito submisso ao dono. Tanto que tem muita gente adota um cão quanto filhote, ai começa o calvário dele, como o da minha vizinha. Foi colocado na corrente e nunca mais solta o bicho e diz que gosta de bicho. Não sai nem para dar uma voltinha e nem banho da no bicho. Gato não se submete a isso. Muitos cachorros quando se solta da corrente o primeiro que encontra morde porquê não conhece ninguém.O texto diz que o gato não presta pra nada. Quem quiser, de uma olhada nesse link no you tube
    https://youtu.be/O5LyjVi4gO8

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que se alguém vai escrever alguma coisa sobre gato, tem que pesquisar melhor sobre o felino. Os texto diz que o gato só come, dorme, suja a casa e faz gastar dinheiro. Tamanha desinformação sobre o animal.Gatos também salvam vidas e eles podem ser adestrados. Poderia falar mais sobre ele. Quem faz coco por todos lados é o cão, os gatos fazem na caixinha de areia, já nascem sabendo.
    Quem nasce em países como o Brasil, herda a cultura de muitas mentiras sobre o gato. Isto é coisa antiga. Desde do tempo da inquisição.pesquise Se vê que não tem um gato e só forma opinião pelo que as outras pessoas dizem.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que se alguém vai escrever alguma coisa sobre gato, tem que pesquisar melhor sobre o felino. Os texto diz que o gato só come, dorme, suja a casa e faz gastar dinheiro. Tamanha desinformação sobre o animal.Gatos também salvam vidas e eles podem ser adestrados. Poderia falar mais sobre ele. Quem faz coco por todos lados é o cão, os gatos fazem na caixinha de areia, já nascem sabendo.
    Quem nasce em países como o Brasil, herda a cultura de muitas mentiras sobre o gato. Isto é coisa antiga. Desde do tempo da inquisição.pesquise Se vê que não tem um gato e só forma opinião pelo que as outras pessoas dizem.

    ResponderExcluir
  15. ACHEI MARAVILHOSO, DEFENDE OS GATOS E NOS ALERTA SOBRE ORGULHO. SENTI A PRESENCA DE DEUS NAS PALAVRAS, AMOR AOS ANIMAIS E, PRINCIPALMENTE AMAR TODA CRIACAO DE DEUS.

    ResponderExcluir
  16. Amar os animais é uma coisa conviver com eles no meio da imundicie com pelos cheiro de merda e xixi é outros 500 eu morro de nojo de gato principalmente. A casa que tem gato pra mim é um inferno na terra não vou nessa casa ninca.

    ResponderExcluir
  17. Amar os animais é uma coisa conviver com eles no meio da imundicie com pelos cheiro de merda e xixi é outros 500 eu morro de nojo de gato principalmente. A casa que tem gato pra mim é um inferno na terra não vou nessa casa nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um favor que você faz pra todos nós,não vá na casa de quem tem bicho.Você e tão boa que vem justamente pesquisar sobre gatos e ler o testo😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 ridícula mesmo..

      Excluir
  18. Se pudesse teria 1,0000000 de gatos são melhores que muitos seres que se dizem humanos

    ResponderExcluir
  19. Por isso as pessoas vivem em guerra, não entendem o que o outro diz, sequer faz esforço.

    ResponderExcluir
  20. Já reparou que todo junto ta falando de gato e cachorro mas ninguém falou de 2 Timóteo 3:16? Estranho.....

    ResponderExcluir
  21. Eu entendi perfeitamente o texto e achei muito verdadeiro pois o ser humano é assim só gosta daquilo que lhe traz algum retorno,em momento algum ele falou mal dos gatos!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Cada animal tem a sua função! O gato se alimenta de RATOS, BARATAS, LAGARTIXAS, ESCORPIÕES etc. Já pensou o desequilíbrio que a ausência de gatos causaria? A vida se tornaria insuportável com a grande quantidade de RATOS, ESCORPIÕES, BARATAS, LAGARTIXAS etc. Além disso, conforme já comprovado pela medicina, gatos de estimação trazem benefícios para a saúde mental e cardíaca dos seus donos. Deus é infinitamente sábio!

    ResponderExcluir
  24. realmente, DEUS eh DEUS mesmo, aquele que conhece o coração de cada um, e nós temos que aprender que orgulho nos limita a muitas coisas, rejeitamos muita coisa sem conhecer sua verdadeira essencia, gato, cachorro e qualquer outro animal que precise da ajuda de alguem que possa trazer paz àquele ser pequeno. E o que Deus nos ensina é que precisamos fazer pelo outro sem esperar nada em troca. Incrivel como o ser humano é falho ate na hora de nao tentar ser, quando se orgulha da propria humildade, eu nunca teria visto dessa forma. esse mundo é dificil demais.

    ResponderExcluir
  25. Acho que algumas passagens da Bíblia foram escrita por aqueles loucos, eu acredito em Deus, mas só absorvo o que é coerente, como Deus fez os animais e dizem que alguns deles são malditos?

    ResponderExcluir
  26. Rapaz eu gostei do texto mais tem cada comentário sem noção?🤦‍♂️

    ResponderExcluir
  27. Mas que texto ruim hein? Vc so tem um bicho se ele te da algum "lucro "? Altruismo passou longe dai hein.

    ResponderExcluir
  28. O Gato está na Bíblia sim,está no livro de Baruc capitulo 6 versículo 21 quando o Profeta Baruc escreveu sobre os falsos deuses da Babilonia escrevendo que os morcegos,as andorinhas e os pássaros voam sobre a cabeça desses deuses e os gatos pulam em cima da cabeça dos deuses por tanto o Profeta quis conscientizar o povo de Israel que aqueles não eram verdadeiros pois até os animais faziam o que queriam com ele.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...