Esposa, você vem concedendo a devida benevolência ao seu marido?


O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento” (1 Coríntios 7:3-6).

Primeiramente, é importante mencionar que a pergunta feita neste artigo poderia destinar-se aos esposos cristãos, até porque alguns deles podem apresentar problemas neste sentido, porém, como creio que a dificuldade em praticar esta ordenança seja mais comum para nós mulheres, resolvi destinar a pergunta nesta direção.

Muitos homens ao lerem “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente” (Provérbios 5:18-19), talvez pensem: "Ah, como eu gostaria que fosse assim!" De um modo geral, os versículos citados, não parecem trazer grandes desafios para os homens, afinal, eles têm uma disposição mais intensa para tais coisas; já para nós mulheres, normalmente mais emotivas do que eles, muitas vezes tais versículos são bastante desafiadores. O cansaço devido a agitação do dia, as dificuldades com os filhos pequenos, a tristeza ou o mau humor, o fato de não sentir-se bonita/atraente ,podem levar-nos a negar ao marido o que lhe é devido e preferirmos esquecer que, conforme diz a Escritura, o nosso corpo pertence ao cônjuge.

Mas, por qual razão Paulo deixa tal advertência em 1 Coríntios 7:5, “(...) para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência”? Porque ele sabe que “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas 5:17); por saber que o adultério e a impureza são frutos da carne (Gálatas 5:19), com os quais o cristão ainda luta - “(...) porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8). 

Mulher, se você não concede sexo ao seu esposo, você está deixando-o desprotegido e as lutas travadas no coração dele serão mais árduas sem a sua ajuda. Ao observar com mais atenção os versículos citados, chegamos a conclusão de que Paulo afirma, em outras palavras, “pratiquem bastante sexo”.

A escritora Martha Peace tem um capítulo destinado apenas a este assunto em seu livro Esposa Excelente (Ed. Fiel), e ela afirma: “(...) Contudo, uma vez que os desejos do homem tendem a ser mais fortes, pode ser difícil para os homens pensarem em outra coisa que não seja sexo, quando experimentam anseio físico. Sendo assim, Deus instruiu a esposa a suprir as necessidades físicas de seu marido. A esposa também experimenta anseio físico. Por isso, Deus instruiu o marido a satisfazer as necessidades físicas de sua esposa. De outo modo, o marido e a esposa podem ser tentados a nutrir pensamentos e ações imorais. De fato, o marido deve ser tão satisfeito, que, embora outra mulher o seduza, ele não será tentado. (…)” (p.137). Ela ainda comenta: “Se uma esposa pensa: 'Como posso dar prazer ao meu marido?', ela está demonstrando amor. Ao dar prazer ao marido, a esposa possivelmente começará a experimentar mais prazer do que imaginava. (...)” (p.141).

O problema (o pecado de negar a prática do sexo) pode persistir e gerar dificuldades ainda maiores, pois mais e mais pecados serão cometidos tanto por parte da esposa como do marido; a desunião entre o casal se intensificará, o marido poderá vir a acessar sites indevidos, a esposa já não admirará tanto o marido e perderá a confiança nele e, em alguns casos, pode ocorrer o adultério, normalmente por parte do esposo. 

Lembro-me, aqui, de uma história relatada por Dave Harvey em seu livro Quando pecadores dizem sim, em que um casal cristão, ambos orgulhosos, travavam uma disputa entre si e tal desunião resultou em um adultério por parte do homem. Graças a Deus, este casal reconciliou-se, perdoando-se mutuamente e renovando seu compromisso para com Cristo. Mas o que chamou grandemente minha atenção nesta história, foi o fato da esposa deste homem admitir sua parcela de responsabilidade neste adultério. Quando o esposo cai em tentações na área sexual, tendo uma mulher que não lhe cuida devidamente, sem, aqui, querer diminuir a responsabilidade/pecado do homem, a esposa tem uma parcela de culpa nesta situação. 

É verdade, também, que há momentos difíceis na vida do homem e da mulher, em que não há "clima" algum para a prática do sexo, devido a traumas emocionais intensos (como a morte de alguém querido, por exemplo), uma depressão grave, uma doença física, entre outros. Estes momentos devem ser discernidos pelo marido ou esposa, que tem o dever de serem compreensíveis com seu cônjuge, demonstrando apoio e carinho. Porém, que voltem assim que possível a praticar o que lhes é de direito/dever.

Por fim, talvez você esteja passando por isso no seu casamento e fica, então, a pergunta: por qual razão isto vem acontecendo, isto é, por que você não tem sentido vontade de praticar sexo? Para ajudar neste quesito, busque realizar alguma atividade física, como caminhadas frequentes, por exemplo. Se a dificuldade persistir, talvez seja necessário que o esposo e a esposa procurem a ajuda de um médico de confiança ou mesmo aprendam a forma de fazer o outro feliz nestas ocasiões íntimas.

Sabemos que este é um assunto sério e não podemos nos esquecer que quando o descumprimos, estamos não apenas pecando contra o cônjuge, mas contra Deus, primeiramente. Por isso é necessário confessar este pecado e pedir perdão ao Senhor, bem como rogar por ajuda para cumprir esta ordenança. Orar diariamente a Deus, ler/meditar nas Escrituras são atitudes fundamentais. Pedir perdão ao esposo, bem como perdoá-lo por suas falhas, pedir a ajuda dele, incentivá-lo a afirmar diariamente que a ama, que a acha bela e atraente e trazer algum presente de vez em quando, igualmente são atitudes muito importantes e que podem lhe ajudar!

Que Deus nos ajude e fale ao nosso coração acerca desta  doutrina desafiadora para nós, mulheres!

- por Angela E. P. Machado (esposa do autor deste blog)

Comentários

  1. Parabéns pelo texto. Muito pertinente para os dias de hoje. Sou cristão, fui Pastor por 20 anos e fui torturado pela minha ex esposa que além de me negar sexo. Divulgava à terceiro essa situação. Após minha separação, Deus me deu um novo lar e uma nova família. Hoje me sinto mais feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu foi fraco deixou satanás t destruir e ainda casou de novo? Cara, cuidado hein... esse teu casamento é adultério eu nao acredito q vc é pastor. Nunca iria na sua igreja. O marido é o sacerdote do lar. Se vc não teve capacidade de travar batalha pela sua casa, então... aff A menjos q a mulher esteja morta, aí retiro o q disse pq em casos de viuvez novo casamento é válido

      Excluir
    2. Olha o juiz de plantão julgando a causa alheia meramente pela visão teórica da coisa.

      Excluir
    3. Eu concordo com você. A sua ex mulher ainda divulgava a terceiros essa situação???? Eu estou me divorciando por que minha ex me negava sexo. Já fiquei 6 meses sem. E como fica o homem? Se masturba (pecado), arruma outra (pecado), etc. Há mulheres que querem ter o homem "na mão" controlando o sexo. É ordenança divina o sexo. A mulher que não dá sexo ao marido, peca. Salvo em casos de doença. No meu caso, minha ex vivia em redes sociais e em papos com homens. Passou o ano novo fora (dizendo que foi pra casa dos irmãos), deixando as filhas chorando em casa. Um "IRMÃO" disse que tenho de voltar... Mulher que não dá sexo ao marido, não o ama e não o merece. Há muitas mulheres me querendo. Como resistir a isso? Até evangélicas. Confesso já ter caído em pecado, devido ao tempo sem sexo. É difícil me conter agora que ela ABANDONOU O LAR. Preciso criar minhas filhas... Acho que as pessoas que o censuram, deveriam parar com esse legalismo, pois todos são pecadores e estão excluídos da glórias de Deus, mas pela graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo somos salvos. Você não será jogado no inferno por isso. É um abençoado. E quem o critica é um pobre coitado, um religioso, que deve viver uma vida pecaminosa em seus pensamentos e de sofrimento... Deus o abençoe Irmão.

      Excluir
    4. Casamento sem sexo não é casamento. O conjuje que se nega a fazer sexo está em pecado, e aquele que convive com uma pessoa que lhe nega sexo é conivente com o pecado do outro(a), e certamente vai pecar também de outra forma. Melhor me unir a outra pessoa e cometer apenas um pecado.DESCULPEM O DESABAFO.

      Excluir
    5. Respeito o pensamento alheio, mas não concordo com todos . Achei desnecessário as afirmativas : "fostes fraco..és adultério...não acredito que és pastor...etc. Sentenciar pessoas por decisões tomadas sem a experiência do problema vivido na carne é muito fácil. O casamento é um pacto onde firmamos compromisso mútuo -" Andarão juntos sem comum acordo? Se ele casou, é porque reconheceu em si mesmo, segundo o Apóstolo Paulo, que necessita de mulher.E, se sua ex esposa negava a dar-lhe a devida benevolência , ela sim estava pecando e o condicionando à pecar. Como já dito:
      o matrimônio é um pacto feito perante o altar de Deus e, se, no contrato você descumpre uma das cláusulas o todo é invalidado. Concordo com a decisão tomada pelo pastor. Sábia decisão. Você é quem tem, ou pensa ter, uma suprema SANTIDADE.

      Excluir
  2. Eu passo por isso atualmente, não me canso de dizer o qto minha esposa é bonita e atraente e o qto a desejo, isso é bem claro em casa... Porém ela mesma tenta denegrir a própria imagem numa tentativa de não me deixar desejoso e assim evitar o sexo de todas as formas, sou tentado o tempo todo nessa área, nem sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando a mulher é fiel. Cumpre seu papel na cama em casa e o homem continua a traindo?. Poxa é chato... quando eu descubro ele chora , implora e eu viva acabo perdoando. Vontade de sumir

      Excluir
    2. E quando a mulher é fiel. Cumpre seu papel na cama em casa e o homem continua a traindo?. Poxa é chato... quando eu descubro ele chora , implora e eu boba acabo perdoando. Vontade de sumir

      Excluir
    3. Quando a mulher nega o sexo (não sendo por doença), desobedece a Deus. Por que casou então???? Deixe o homem viver em paz.Viver debaixo do mesmo teto sem sexo? É melhor que sejam amigos vivendo cada um em casas separadas. Ela com um homem que não goste de sexo e ele com uma mulher sexualmente ativa. Sem legalismo pessoal.

      Excluir
    4. Vc é amparada no divórcio pela adultério. Entretanto, se decidiu perdoar... o que segundo a palavra é a vontade original de Deus. Vc deve ter a maturidade de conviver com o acontecido. No caso de continuação da prática de adultério, Vc tem direito a uma nova decisão. Não é bom que Vc viva nessa opressão. Valorize se. Vc deve gostar muito dele, mas é necessário que ele sinta que está preste a lhe perder. Para poder lhe corresponder com o devido respeito. Nesse processo Vc pode sofrer bastante, mas seja forte. Certamente ele voltara e aprenderá a lhe respeitar. E se caso isso não der certo... Vc estará melhor com vc mesma ao ponto de descobrir alguém que mereça seu respeito.

      Excluir
  3. Não entendi o pq do uso do texto de II Timóteo 3.16. Houve algum equivoco,Angela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.
      2Timóteo 3:16 ela quis dizer que oque Paulo falou é de grande importância sendo uma instrução pro casal.

      Excluir
  4. Olá, Ailton.

    2Tm 3.16 é o nome do blog - não há essa passagem no texto.

    Grato pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Ô Ângela, agora faz um questionário desses com o mesmo tema para os homens, os homens também tem que ter conciencia dos seus atos e erros, onde fica os deveres dos homens, a motivação pra um homem querer sexo é bem óbvia, SÃO HOMENS,basta ver a mulher e já era. A maioria deles não se importam com suas esposas devidamente, onde fica o que Jesus falou, maridos amai-vos vossas mulheres... As cobranças maiores são pra cima das mulheres, É injusto isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Injusto é querer usar sexo como moeda de troca. Vc só pode cumprir sua parte se seu marido fizer a dele? Isso n é troca, n ha condições n é por merecimento é um ensinamento de Deus. Afinal, vc fazendo a sua parte, vai ter respaldo para cobrar seu marido.

      Excluir
  6. Ângela, bom dia! Faz um comentário desses para os homens com o mesmo tema, eles precisam entender que quando Jesus falou que nos tratasse com amor e carinho como parte mais frágil, Ele sabia o que estava dizendo, me desculpem os homens, mas está faltando da parte de alguns deles, muita coisa importante que para eles não significa nada, mas para as mulheres são muito importante. Falta muito pra alguns homens entender o que Jesus quiz passar quando disse homens Amem vossas esposas como Cristo ama a igreja. Falta muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada caso é um caso, o negócio é quando o homem faz de tudo pra mulher é tenta fazer de tudo e só toma patada e humilhação, aí não tem jeito , eu sou muito carinhoso com minha esposa nunca a agredir nem fisicamente nem verbal mas ela insti em se negar .e isso que o poste diz sobre o homem cristão .

      Excluir
    2. Entendo que cada dia basta o seu mal. Mas qto nós homens, temos q procurar fazer isso tudo ai somos a cabeça do lar. Porém, existem mulheres q sao umas verdadeiras serpentes e mtas vai p igreja mas o q prevalece é o espírito da serpente n coração. Agora mulher liberta e submissa às leis de Deus é outra coisa. Peço a Deus que todas as esposas sejam libertas em Cristo Jesus e q esse espírito de serpente q cria rivalidade no lar seja queimado em nome de Jesus.
      Á paz Vanusa Santos.

      Excluir
  7. Ingraçado pra tu vê que as mulheres corre de ler isso, tanto é que não tem nenhum comentário de mulher aqui kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. O texto seria muito bom se não fosse machista com este título, esposa negando sexo.
    No meu casamento é o contrário e eu faço muito bem minha parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçado, falar que o texto é machista, logo chama DEUS de machista, pois é difícil as mulheres de hoje entenderem que devem ser submissas a vossos maridos, isso é determinação divina e não adianta isso nunca vai mudar, se desempenha bem seu papel em casa, louvado seja DEUS por isso a chance de ter um lar feliz será bem maior.

      Excluir
    2. Concordo! O feminismo hje tá crescente e é o que destrói vários relacionamentos.

      Excluir
  9. Culpar a mulher pelos atos errnonêos dos homens foi um pouco demais. A mulher não é objeto para ser propriedade de alguem e acreditar que o adultério por parte do marido é cilpa da mulher que nega sexo é ridículo. Por favor não insentive esses pensamentos e ações pois desta forma você deverá se sentir culpada também pelos milhares de estupros que ocorrem contra as esposas em seus lares todos os dias por conta de orientações deste tipo. Se a mulher não quizer fazer sexo com o marido e este tentar lhe obrigar alegando que é dono de seu corpo e que a "igreja" assim determina e esta esposa se vir obrigada a fazê-lo sob estes tipos de ameaças estará sendo vitima de estupro. Estas ações não são denunciadas e o "digníssimo" esposo se sente à vontade e no direito de cometer tais abusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo perfeitamente sua colocação mas me diga sou casado amo minha família amo e desejo minha esposa porém ela foi bem clara não quero mais sexo e ai ter paciência ? Oque vc me diz de 7meses não procurei ninguém porque a Amo ela está super bem e não está com ninguém é diz q sou um ótimo companheiro. Me responda por favor

      Excluir
    2. Quando duas pessoas se casam ãe tornam um SÓ corpo.É bíblico .A mulher tem um pouco de culpa por contribuir para ao adultério negando sexo quando é devido.Todos nós estamos sujeitos a falhas.Devemos ter respeito, atenção e dedicação no relacionamento para fluir bem para o cônjuge em questão.

      Excluir
    3. Ninguém esta culpando a mulher, e em nenhum momento ela esta sendo tratada como objeto mas é difícil aceitar que DEUS colocou o homem como autoridade sobre a mulher, é questão de instinto quando a mulher nega o esposo o seu desejo permanece nele e vai ser muito mais difícil vencer as tentações do seu dia a dia, é claro que tem o dever do marido tambem de cultivar o amor e a admiração pela esposa mostrando-a que ela é e sempre será a unica mulher da sua vida, mas desculpa dizer que a mulher esta sendo estuprada dentro de seu lar ja é absurdo, se não existe amor porque ainda é um casamento?

      Excluir
    4. Fica claro que o texto e os princípios nele contidos estão e são direcionados a cristãos. São os ensinamentos bíblicos. Muitas mulheres cristãs colocam essa orientação em cheque. A Bíblia não faz acepções, não é machista. Só é clara qto ao papel de cada um. Mas a sociedade atual prega a independência e a inversão qto esse tocante.

      Excluir
  10. Culpar a mulher pelos atos errôneos dos homens é um pouco demais. A mulher não é objeto para ser propriedade de alguém e acreditar que o adultério por parte do marido é culpa da mulher que nega sexo é ridículo. Por favor não incentive esses pensamentos e ações pois desta forma você deverá se sentir culpada também pelos milhares de estupros que ocorrem contra as esposas em seus lares todos os dias por conta de orientações deste tipo. Se a mulher não quiser fazer sexo com o marido e este tentar lhe obrigar alegando que é dono de seu corpo e que a "igreja" assim determina e esta esposa se vir obrigada a fazê-lo sob estes tipos de ameaças estará sendo vitima de estupro. Estas ações não são denunciadas e o "digníssimo" esposo se sente à vontade e no direito de cometer tais abusos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ananda Loiz , provavelmente vc não seja uma cristã. E está com os pensamentos que as grandes mídias vem colocando em nossas mentes. Destruindo o manual que Deus nos deu pra viver melhor. Se vc não acredita na Bíblia, vc não acredita em Deus.

      Excluir
    2. Realmente é bem simples,a palavra de Deus é um manual de instrução de como mater uma única e verdadeira união,mas a mídia como ferramenta do adversário,tenta impor outros padrões que só levam a dissolução do projeto de Deus(a família),acordem essa mesma mídia prega homosexualismo como normalidade,ou você segue a mídia ou segue a Cristo,seguir os dois não tem como.

      Excluir
  11. Eu passo por isso com meu esposo, ele me nega o sexo dias e dias, as vezes fica um mês. E age normalmente como se nada tivesse acontecido. Aos olhos dos outros principalmente principalmente nas igrejas nós temos um ótimo casamento, mas dentro do nos quarto... a realidade é outra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu casamento é assim também ����... Exatamente assim... ��

      Excluir
    2. Entendo sua situação. Só tenho um ano de casamento e para termos relação, na maioria das vezes tenho que insistir, ele só pensa no trabalho, diz que tá cansado e num sei o que mais..

      Excluir
  12. Nao vi comentarios de mulheres, concluo q realmente os homens so pensam nisso. Pelo q sei so pode haver separaçao por adulterio, n sabia q poderia se separar por falta de sexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode haver separação por motivo nenhum, Leia a bíblia com entendimento Espírito Santo.

      Excluir
  13. Parabéns! Ficaria melhor se tivesse a opção de compartilhar.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do texto sim... Porém hoje muitas das vezes nego sexo ao meu marido, pq ele só pensa em se satisfaz, ou seja por mais q eu o cobre o mesmo prazer ele não está nem aew para melhorar... Lembrando também q antes destas crises de negação da minha parte... Ele meu marido mantinha amantes em nosso casamento... e eu nunca havia negado, até por que, ele não aceita não como respostas, e sempre fez valer seu direito como diz o texto de esposo, na força... a prova disso é q fui mãe aos 17 anos... por ele não me respeitar e me ter à força... Até os dias de hoje temos 29 anos juntos, porém por eu gostar ainda muito dele... Sim nego hoje, mas com muito pesar, pois se eu visse esforço dele em me satisfaz, de certo q eu não teria o menor problema em honrar o meu compromisso com ele em relação ao sexo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de todos comentários, acredito que cada um tem sua realidade, eu tenho o imenso prazer em ver minha esposa tendo prazer... Porém muitas vezes passamos 60 90 ou até mais dias sem temos relação, aplico a minha vida na condição espiritual, tem vezes que fico disturbiado de tanta vontade, outras me dá tristeza, acredito que a relação nos ajuda a termos um relacionamento melhor...

      Excluir
    2. Me unir a minha esposa aos 17 anos,ela aos 16,não tinha conhecido alguém tão ideal, cumpria com todas as suas obrigações,ainda assim,fiz sofrer traições e desrespeito. Após 7 sete anos, fomos alcançados por Cristo,e ela repete esse discurso te satisfazia e tu me traia. meu passado mundano não tem nada a ver com minha caminhada quanto cristão. Por que eu faria o mesmo de antes? Minha esposa se nega. E tenta dar desculpas seja imoralidade, seja dores, seja reflexo de meus atos penso q nada disso me tira direito como marido, é uma pena q nada pode ser feito a não ser orar, resistir as tentações até onde for possível. Caso eu ou alguém não resista saberei q me tornei um adúltero, assim como sei q dela será cobrado também. Existem homens e mulheres q tramam contra seu companheiro. Uma vez conhecendo direitos/deveres cristão, por causa de uma sociedade corrompida ou por considerar injusto suas obrigações quanto casal buscam a liberdade matrimonial tirando proveito da maior franqueza em um casamento o sexo. Tanto da parte feminina quanto da parte masculina, um pensamento simples, ele é muito tarado, me nego a ele e aí ele me trai,eu sou amparada pelo adultério passo a ser livre, e não me caso mas,pra não precisar obedecer homem nenhum, e vice e versa quanto marido em relação a mulher com anseios de uma mulher mas jovem e bonita.sou contra o casal negar se um ao outro sob qualquer desculpa a não ser por mútuo consentimento para se santificar a Deus de acordo com a bíblia. Somos cristãos homens e mulheres maduros e expor um ao outro ao pecado não é amor nem santidade muito menos obediência a palavra já que ela nos orienta ao oposto. Ajudar uns aos outros principalmete num casamento. Por favor não entenda errado não é crítica é minha história e minha opinião.

      Excluir
    3. Me unir a minha esposa aos 17 anos,ela aos 16,não tinha conhecido alguém tão ideal, cumpria com todas as suas obrigações,ainda assim,fiz sofrer traições e desrespeito. Após 7 sete anos, fomos alcançados por Cristo,e ela repete esse discurso te satisfazia e tu me traia. meu passado mundano não tem nada a ver com minha caminhada quanto cristão. Por que eu faria o mesmo de antes? Minha esposa se nega. E tenta dar desculpas seja imoralidade, seja dores, seja reflexo de meus atos penso q nada disso me tira direito como marido, é uma pena q nada pode ser feito a não ser orar, resistir as tentações até onde for possível. Caso eu ou alguém não resista saberei q me tornei um adúltero, assim como sei q dela será cobrado também. Existem homens e mulheres q tramam contra seu companheiro. Uma vez conhecendo direitos/deveres cristão, por causa de uma sociedade corrompida ou por considerar injusto suas obrigações quanto casal buscam a liberdade matrimonial tirando proveito da maior franqueza em um casamento o sexo. Tanto da parte feminina quanto da parte masculina, um pensamento simples, ele é muito tarado, me nego a ele e aí ele me trai,eu sou amparada pelo adultério passo a ser livre, e não me caso mas,pra não precisar obedecer homem nenhum, e vice e versa quanto marido em relação a mulher com anseios de uma mulher mas jovem e bonita.sou contra o casal negar se um ao outro sob qualquer desculpa a não ser por mútuo consentimento para se santificar a Deus de acordo com a bíblia. Somos cristãos homens e mulheres maduros e expor um ao outro ao pecado não é amor nem santidade muito menos obediência a palavra já que ela nos orienta ao oposto. Ajudar uns aos outros principalmete num casamento. Por favor não entenda errado não é crítica é minha história e minha opinião.

      Excluir
  15. É muito complicado isso tudo pois a mulher necessita de atenção e muito carinho, e muita das vezes chega em casa cansada do trabalho a casa tá uma bagunça que ela sozinha tem que arrumar, e o homem na rua; jogando bola, na casa dá mamãe com os amigos, lavando carro... Chega tarde e ainda quer alguma coisa, há condições?
    Lembra dá mulher na cama? E os outros momentos que ela necessita do seu companheirismo e se sente só isso não se fala. Fora as palavras rudes e a agressividade quando leva um não. Onde está o zelo e cuidar da parte mais frágil e amar como ama a igreja?
    Aí chega na igreja prega coisas lindas faz uma maior posse daquilo que não vive.
    Fico muito triste com tudo isso.
    E não sei mais o que fazer, sinto falta do sexo também, mas sinto muito mais falta daquele homem carinhoso e que gostava de passar vários momentos comigo quando me conquistou.
    Porque os homens são falsos assim é ainda são defendidos? E nunca veem porque a mulher está negando?

    ResponderExcluir
  16. É ridículo como os homens são falsos quando te conquistam com carinho e atenção. E depois que ganham vc chega em casa cansada dos estudos e trabalho, e eles embaguncam tudo e vão para rua jogar bola conversar com os amigos para casa da mãe e depois chegam na cama ainda querem fazer algo, também sentimos falta de sexo mais principalmente do carinho. Isso é certo?
    E eles ainda são defendidos.
    Porque não pesquisa e vê por que as mulheres negam. E ficam chorando na cama quando se deparar com a ignorância e agressão do marido quando ganha um não. Só tem mulher para o sexo e o elogio a ajuda a parte mais frágil cuidar como a igreja?
    Aí chega na igreja prega lindamente, aquilo que não pratica e faz faz posse de um marido que não é mais...😢

    ResponderExcluir
  17. Amanda Loiz Se você acha que a Bíblia tá errada vai contender com ele

    ResponderExcluir
  18. Amanda loiz se você acha que a Bíblia está errada vai contender com ele

    ResponderExcluir
  19. A realidade e mt triste pq os marido nao entenden as esposas .e qnd nao queremos eles obrigam sexo nao e amore satisfaçao o homem tem q entender e proucurar ajudar eu mesmo tive 2 cesáreanas perdir meu irmão o pai de meu segundo filho faleceu e mts coisa pra pessoa digerir e o esposo q era pra te ajudar te prejudica nao respeita o resguardo quer sexo o tempo td sexo tem q ser prazeroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Que pena que a falta de libido em uma das parte do casal atrapalhe. Pra algumas pessoas prazeroso é se relacionar uma vez por semana ou por mês, pra outros todo dia. Por isso é bom conhecer bem seu companheiro antes de casar. E não tentar ser o que não é durante a conquista, isto trará sofrimento perturbador os que gostam muito de sexo que casem com quem o corresponda e vice versa, quem pouca gosta de sexo que procurem quem menos gosta também. Se vc finge gostar muito ou pouco pra conquistar um rostinho lindo, vc irá colher sofrimento terrível. Pois em algum momento vc cansará de fingir não irá mas tolerar. O que era pra conquistar pode ser demais pra manter o relacionamento. Vc acha justo exigir respeito ou compreensão do seu verdadeiro jeito uma vez que houve fingimento na conquista? Compreendo o amadurecimento e suas conseqüências mas a demostração do que realmente se quer não pode ficar oculta deve ser esclarecido. Ficava todo dia eramos jovens... O que faz pensar que na idade madura os desejos seriam diferentes? Ainda quando o corpo já não ajuda homens procuram meios para continuar ate a morte. No caso do viagra. Baseado em que poderíamos pensar que não seria até a velhice? Na hora do casamento pergunta se amar e respeitar até que a morte os separe. A resposta foi sim?

      Excluir
  20. A realidade e mt triste pq os marido nao entenden as esposas .e qnd nao queremos eles obrigam sexo nao e amore satisfaçao o homem tem q entender e proucurar ajudar eu mesmo tive 2 cesáreanas perdir meu irmão o pai de meu segundo filho faleceu e mts coisa pra pessoa digerir e o esposo q era pra te ajudar te prejudica nao respeita o resguardo quer sexo o tempo td sexo tem q ser prazeroso.

    ResponderExcluir
  21. Eu Amo minha esposa. Quando era solteiro orei ao Senhor q me desse uma.mulher de DEUS. Que me amasse e eu pudesse satisfazer lá sexualmente. Pq às mulheres do mundo são muitos imorais difamam os esposos. Vi e ouvi casos assim não querendo passar por isso. Orei e pedi a DEUS. E DEUS me deu.E Glorifico a DEUS pela dá minha esposa. Nós mantemos um relação conjugal boa graças a DEUS. Nos amamos. E nos satisfazemos um a outro eu a desejo cada dia mais e mais pq cada dia e melhor q o outro pq o Amor de Cristo está em nós. Mais quase o inimigo achou brecha para nós separar. E brecha não é só pecado não! Brecha pode ser a falta de relação sexual e!Isso mesmo pq a Bíblia nos adverte a satisfazemos um ao outro no cônjuge. Para o diabo não ter brechas. Pq o dever do diabo e roubar matar e DESTRUIR ISSO MESMO DESTRUIR. família. Como? Destruindo seu casamento. Não de brechas aproveite um ao outro Glorificando a DEUS. Não deixem o trabalho o cansaço o futebol os amigos a religião atrapalhar seu casamento sua relação sexual com sua esposa. A obra começa em sua casa sua família. Lembra mesmo vc sendo pastor ou não as vezes vc se esqueceu disso.ou vc prega benção na igreja e vive um inferno em casa no casamento na cama? Não viva de aparência! Faça sexo mais vezes um com o outro elogie o outro tudo começa assim cariciee u. Ao outro. Eo meu conselho espero te ajudado. Há eu só Tenho 27 anos tá. Oque tem haver! Se acha tão bom q não pode Aprender comigo? Há se vc pensa assim então não deve ser tão bom pq pra ser bom tive q aprender

    ResponderExcluir
  22. Eu estou me separando ,tenho pouco tempo que me casei e não fui feliz com a escolha ,além de não ter esperado no senhor e me precipitei casei com um pastor ,bem mais velho que eu ele 62anos eu 43 não combinamos em nada em casa,e na vida íntima ele me procura quando quer e só satisfaz ele e pronto dorme eu fico na saudade ,ele nem sabe fazer uma mulher sentir prazer ,e é segundo casamento dele ,eu conversei tentei mais não adianta ,e fora os maus hábitos dele ,nossa como é complicado ter vida íntima depois do casamento ,falido eu vivo casamento infeliz ,e pedi a separação falei para meus motivos e ele respondeu o que vc decidir melhor tudo bem ,acho que estou vivendo um pesadelo ,já pedi perdão a Deus e estou decidida separação .Que Deus me ser uma oportunidade de conhecer mais tarde alguém de Deus de verdade ainda bem casei só no civil pois até isso meu casamento houve várias barreiras hoje entendo .Me ajudem em oração .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pede pro teu marido deixar a religiosidade de lado e colocar a Palavra de Deus em prática.
      Cuidar bem de sua casa....
      O casamento deve de ser honrado pelo dois....
      Fazei tudo sem murmuraçoes....
      Viver em paz com todos....

      Excluir
  23. muito bom
    gostei das palavras: quando a amor tudo si completa

    ResponderExcluir
  24. Um problema mais comum que se pode imaginar!
    Minha esposa coloca o trabalho em primeiro lugar, é viciada em limpeza de casa, não gosta de cozinhar, tem um temperamento extremamente explosivo. Sofro com isso já mais de 5 anos, somo casados há 12 anos. Mas sinto que minha esposa é incapaz, as vezes ela chora me pede perdão temos uma relação sensacional, mas depois voltam as desculpas, cansaço, mau humor, não me toque, chega ao ponto de quando nos beijamos ela mau abre a boca, e o mais triste é quando nem a própria higiene pessoal cuida, lembro que há tempos ela colocava langerie e me convidava pro amor. Sinto-me triste, vejo mulheres na rua e me atraem, mas não tenho coragem de seguir adiante, mas sinto que já não há mais climax, estamos a cada dia mais distantes um do outro, não só pelo sexo, mas pelo conjunto da obra, nos detalhes... O pior é que muitos na igreja nos veem como casal modelo, mas a realidade é triste, só o Senhor sabe o que eu sinto, me identifiquei muito com este texto, mas como os comentários acima também entendo que o problema ocorre tanto com homens e com mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou na mesma situação deste irmão...Só que é o meu esposo não quer fazer sexo, somos casados a 25 Anos e 26 juntos ,somos obreiros de uma igreja e todos pensam que somos o casal perfeito... Mas só Deus sabe o que eu passo em casa . Ele fica meses sem me procurar,e quando eu procuro ele, simplesmente me ignora...Eu chego a pensar que ele é ... Que só falta saí do Armário , o que fazer nesta situação???

      Excluir
  25. Eu acho que se deus deixou escrito o que devemos fazer para melhor vivermos no casamento é melhor fazer o que está escrito mesmo achando que está errado pois o que deus fala para fazer e porque não tem no momento como esplicar agora mas com o tempo nós iremos ver que ele estava certo pois se observarmos as passagens na Blibia que deus ensinava e muitos eram Cintra hoje muitos cientistas, filósofos e outros provaram que deus falava a verdade

    ResponderExcluir
  26. Se o casal está separado por adultério por exemplo dá parte dá mulher
    E os dois eram dá igreja o homem permanece na presença de Deus
    Porém ama a mulher não divorciaram mas não moram na mesma casa
    EA mulher pede pra fazer sexo com o marido por assim dizer
    E pecado ele fazer sexo com a esposa em adultério?

    ResponderExcluir
  27. Seria pecado o marido fazer sexo com a esposa em adultério
    Estando os dois casado ainda sem divórcio porém não morando na mesma casa
    E somente o marido indo pra igreja

    ResponderExcluir
  28. Estou casada há 7 anos não sou mais feliz com meu marido tudo por causa do gênio dele que não muda e tb por ir à favor da mãe em vez de estar do meu lado. Nesse tempo todo notei que agente não se dava muito bem na cama pra ele tudo bem mas pra mim não. Quando agente está no momento bom ele já gozá e eu fico á navios. Quando diz que está pronto para tranzar e parece que está normal o pênis dele que não me atrai em nada. Gosto de homem caprichosso, cheiroso, cabelo cortado, que realmente se cuide. Tenho um filho de 6 anos que eu o amo. Quero me separar mas minha família diz que tenho que pensar na criança e a família dele não admite separação. Quero saber se perante a Deus me separar dele por causa do sexo pois ele não me satisfaz é pecado ? Outra coisa quando ele me incomoda minha menstruação desse antes do dia temo ficar doente por causa dele e ficar depressiva.

    ResponderExcluir
  29. Tem homens que a importam em apenas se satisfazer, como sd a mulher fosse uma "boneca inflável". O sexo começa nas carícias, no eu te amo. Mulher e pelo ouvir. Eu sou casada a 10 anos. Sempre estou disposta na cama. Se temos relações sexuais todos os dias. Com excessao no meu período menstrual. Porém, meu marido me trai as vezes.sinto raiva . Da vontade de trair. Mais penso,não posso me igualar. Estou tentando com unhas e dentes largar esse homem. Porque sei que sou uma boa esposa. Tanto na cama , quanto nas tarefas domésticas. E no trabalho. Ajudo mais em casa que ele... enfim... Estou buscando forças pra me separar.

    ResponderExcluir
  30. Ótimo texto só não vai gostar quem não lê a bíblia e não se submete ao senhorio de Cristo ?

    ResponderExcluir
  31. Eu nunca fui de negar sexo ao meu esposo.as vezes não estava cansada mas sempre dava um jeito.mas muitos homens deixa se leva e sempre entrega na pornografia.a prova disso o fila prova de 🔥.por mais ki nus esforçamos.

    ResponderExcluir
  32. O meu marido é quem me rejeitou e isso já tem uns 7 anos,diz que quer ser só meu amigo,vcs devem estar pensando:Ele tem outra mulher...Não tem ,não aceito essa situação, ja pedi o divórcio várias vezes e ele não dá. Sou dona de casa não tenho renda para pagar pelo divórcio, sou cristã e estou cheia de viver de aparências.

    ResponderExcluir
  33. Olá eu também passo uns processos no meu relacionamento,eu e minha esposa praticamos sexo...mas por exemplo se fez hoje,daqui dois a três meses pra acontecer....isso dá parte dela,e isso me dá muita das vezes em trailá...larga
    Acho que dois meses e muito.....

    ResponderExcluir
  34. O leão andar ao redor buscando a quem possa tragar.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo Eu sou cristao casado e já há muito tempo que minha esposa tem me privado de fazer sexo e sofro muito por isso. Mesmo ela sendo Cristã sinto que a palavra de Deus não está dentro dela. Tem me levado a praticas imorais e temo muito a Deus por isso, já pedi ajuda dos meus padrinhos até meu Pastor e ela não muda e me leva sempre ao pecado. O que posso fazer???

    ResponderExcluir
  36. Bom dia. Passei por uma crise grande no meu casamento,no período de 2006 à parte do de 2009,onde ouve muitas brigas e também traições. Mais o Senhor me resgatou das trevas para luz,sei que o meu marido teve a culpa dele, mas não posso negar que também tive uma grande parcela de culpa em tudo que nos aconteceu. O fato é que o Senhor não restaurou só a minha vida,mais também o meu casamento. Essa obra que o Senhor fez em nossas vidas começou em mim em setembro de 2009 e alcançou meu marido e meu casamento no final do mesmo ano. Nos perdoamos e nos reconciliamos diante do Senhor
    e Deus ainda nos presenteou com um lindo filho, hoje com 5 anos, e já são 8 anos de muito companherismo,cumplicidade e alegria na presença de Deus.

    Agora tenho tentado ajudar uma irmã em Cristo,buscando orienta-la a luz da Palavra de Deus e usando meu testemunho como exemplo, o seu esposo saiu de casa, não por falta de amor,pois o seu amor por ela é visível, mais por decepção com ela msm. Ela estava afastada,mas o Senhor a resgatou e agora ela tem buscado se firmar na presença de Deus, e tem orado pelo perdão do marido e pela restauração do seu casamento. Nos últimos dias seu esposo tem ido na sua casa, coisa que ele não estava fazendo, e nessas visitas ele busca ter intimidade com ela,ela estava permintindo acontecer, porém foi orientadada a não permitir, pele fato de ele tbm está se envolvendo com outra pessoa. Esta é minha dúvida : Mesmo estando separados fisicamente e ele em pecado, ambos continuam casados, ela ter relações sexuais com ele é permitido ou ela tbm está pecando se permitir, pois como ela foi orientada, ela não é qualquer uma e tem buscado se santificar e ele tem que respeitala como uma mulher de Deus.
    Não sei como orienta-la neste caso,pois achava que esta palavra de 1Co 7 3-6, se aplicaria ao caso dela, mais diante do que lhe fora dito de se impor, se posicionar como uma mulher de Deus eu já não sei se posso usar esta Palavra como base. Quero ajudar a minha irmã a luz da Palavra e não leva-la a se condenar.

    Por favor me respondam. Não sei como orienta-la neste caso

    ResponderExcluir
  37. e,quando,o,marido,q,nao,quer,mais,sexo?So,Deus,saße,o,que,passo,sou,cristä,e,to,a,anos,sem,relacao,sexual...me,perdoem,as,wirgulas,meu,teclado,n,ta,dando,espaco.meu,esposo,a,anos,nao,tem,relacoes,comigo.

    ResponderExcluir
  38. Meu,esposo,a,anos,q,nao,me,procura..tentamos,meses,atras,e,nao,deu,em,nada,so,Deus,saße,o,que,passo,..sou,cristä,e,so,espero,o,dia,que,serei,lißerta,disso..desculpe,as,wirgulas,meu,teclado,n,ta,dando,espaco.

    ResponderExcluir
  39. Entendo que o texto em questão deve ser analisado sob duas óticas, ou forma de ver as coisas.
    1 . Falar sobre o texto para quem é servo(a) de Deus e tem a Bíblia Sagrada como regra de fé e prática; ou
    2. Falar sobre o texto por quem não tem compromisso com Deus e, dessa forma, tem sua vida baseada em todas as fontes, menos no que diz a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.
    Para quem diz ser um(a) servo(a) de Deus, crente em Cristo Jesus, sua obrigação (esta é a palavra correta para este assunto) é obedecer o ensino sagrado, sem vir com desculpas de falar do outro para justificar suas desobediências. Biblicamente não existe esta afirmação “eu só faço para ele(a) se ele(a) fizer para mim”; quem diz assim não é servo de Deus mas sim servo do diabo, porque não nos é licito fazer imposições humanas para cumprir a vontade de Deus. Ou se obedece ou se desobedece, simples assim. Na hora de acertar com Deus não tem como se justificar. Cada um deve cumprir sua parte na obediência ao que estabelece a Palavra de Deus, sem condicionar esta obediência ao fato de o outro também tem que obedecer. Fazendo assim a mulher deve não negar ao marido seja ele bom ou não pois a ordem divina que consta no texto que estamos comentando é não negar ao outro. Este entendimento também se estende ao homem, uma vez que o texto sagrado diz “não vos priveis um ao outro”, ou seja, a mulher não pode privar o homem e nem o homem pode privar a mulher. Quanto ao fato de fazer o ato sexual bem feito ou mal feito, isto não é válido para se negar a fazer, e entendo que não deve se negar mas sim lutar para que com jeito e com a busca de um entendimento mutuo as coisas cheguem a uma condição boa para ambos. Até que se consiga melhorar ou chegar à condição ideal, deve ir fazendo mal feito mesmo pois dessa forma não estará desobedecendo ao que determina a Bíblia Sagrada quanto a privar ou não.
    Eu sou um servo de Deus, crente em Jesus Cristo, e tenho esta diretriz acima como norma de encaminhamento de solução para o problema em questão, quando ele existir.
    Agora, falar sobre este assunto por quem não tem compromisso com Deus e com a obediência a sua Palavra, e que busca se justificar com fontes humanas as mais diversas, trará à tona os mais diversos sentimentos carnais humanos, será uma guerra onde o egoísmo e toda sorte de deformação de caráter prevalecerá nos argumentos utilizados para se ter a razão nessa questão.

    ResponderExcluir
  40. É quando a esposa tem mais desejo sexual que o marido,é o mesmo se neg,diz que não tá afim e tudo mais,é normal um homem saudável fica mais de 3 semanas sem querer namor?

    ResponderExcluir
  41. A palavra não é pesada. Pesada e o coração e a boca de quem a experimenta, quando você está servindo a Deus por inteiro, suas palavras são leves e doce como mel. A mil desculpas para ser amarga com a vida, para negar ao seu marido, mas a uma única verdade, seja fiel a ele, seja esposa, cuidadora do seu relacionamento. Muitos iram criticar sua submissão, quem mas crítica são as mulheres que ainda não conseguem ser submissa, é mas fácil dar ouvido ao que dizem por aí e usar como desculpa, não querem pagar o preço. Mas fico feliz porque existem aquelas verdadeiras mulheres em Cristo, que pagam o preço, que oram pelo seu esposo, sem rancor, sem condenação! Tem fé em Deus e no que ele pode fazer pelo seu casamento. Muitos vão falar e procurar desculpas para pecar ou abandonar os ensinamentos de Deus, isso separa os que realmente são, dos que servem a Deus, dos que não servem a Deus. Você não pode dizer a Deus que Senhor eu sirvo até aqui, isso eu não faço, isso não posso mudar... O mundo está cheio de gente assim.... Fria e sem coragem de servir e pagar o preço. E mas fácil servir o modismo, o normal mundano, servir a globo e ao Facebook e Instagram, e ganhar mas curtidas e o que interessa. Agora a você que assim como Pedro se levantou e disse para onde.... Para onde... Iremos Senhor.... A quem iremos levar.... Santo santo é o Senhor..... Tenham fé amigos muitos maridos e esposas servem a Deus e vão compartilhar de seus casamentos abençoados, cheio de amor... Cheio de Cristo. Sexo e benção, é um ato de amor ,cheio de entrega... Orem a Deus, incansávelmente pós só assim amadurecemos e aprendemos como é bom servir a Deus e praticar seus ensinamentos. (Beto)

    ResponderExcluir
  42. Só um Ser consegue fazer mulheres confessarem seus erros, pecados! O próprio Espírito Santo Deus! Mulher rançosa e Richosa são as piores que existem na face da terra! Essa cultura mundana da mulher independente tem estragado as famílias!

    ResponderExcluir
  43. Olá!
    Passo por estes problemas também. Sei que o homem é mais racional e a mulher mais emotiva.
    Sou carinhoso, a supro fisicamente e economicamente, levo presentes, chocolates, ajudo a limpar a casa, fazer comida, procuro ser parceiro, mas quando a procuro, sou rejeitado.
    Sofro assedio de outras mulheres, sou tentado, falo para a minha mulher, ela disse que me ama, que nunca me traiu, mas não sabe o que acontece. Somos casados a 15 anos, mas sempre foi assim. Em nossa lua-de-mel não tivemos relação, entendi porque ela era virgem, a nossa primeira vez foi depois de 2 ou 3 semanas de casados.
    Já viajamos para lugares lindos, parques, praias e mesmo assim não acontecia nada. Lugar lindo, sem stress do dia-a-dia, era só deitar que ela congelava. Já foi ao médico, aconselhamentos diversos, ela nunca foi abusada e não acontece nada. A nossa média de relação é uma vez a cada 2 ou 3 meses, e porque eu ainda fico em cima, mesmo sendo rejeitado na maioria das vezes.
    Sou tentando constantemente, só não separo e a deixo viver sua vida, pois creio que não seja permitido na bíblia, pois ´e muito ruim ser rejeitado, viver num relacionamento egoísta.
    Se ela não cumpre a parte dela, biblicamente eu poderia viver sozinho (não me casar novamente) para evitar toda raiz de amargura?

    ResponderExcluir
  44. Oi Angela, muito obrigado por trazer a pauta deste blog, um assunto de extrema importância. Mas observando os comentários, pude perceber o quanto estamos distante de um entendimento, e o que é pior, não conseguimos discernir os princípios fundamentais para a vida a dois dentro da instituição do casamento, dos direitos e das responsabilidades no voto matrimonial, dentro de quaisquer circunstancias, estamos falando de uma só carne, conforme o texto de Paulo aos Corintios como citado, desprovido de organismo, composto por hormonios, substâncias neurotransmissoras, uma massa cinzenta no tamnho de uma amêndoa chamada Amigdalia com mais ou menos 3, 5 cm, uma corrente elétrica a partir de Protons e elétrons que promovem a atividade da vida por corrente sanguínea atraves das hemácias e hemoglobina na pequena e grande circulação, o que na verdade quero afirmar, que quando nos casamos, podemos até estar envolvidos no amor, mas não conhecemos as razaões pelas quais nos dicimos em casamento, o que pior! Não discernimos a promessa que fizemos na hora do voto, porque não soubemos avaliar que a partir daquele instante, ser uma só carne não identifica ser uma só alma, um ser abstrato no individuo que o torna pessoa dona de seus próprios desejos, atributo estritamente organico no ser humano mas motivado pela alma onde se observa os desígnios da vida. Não obstante a isso se ignora a mente, quando que por seu poder racional, de pensamentos pode administrar ou ter domínio sobre as açoes da alma de um individuo, a mende é a unica parte de um ser humano que pode gerenciar a conduta dos direitos e deveres dos conjugês no casamento, me perdoem os comentaristas acima quem não conseguiram interpretar o texto tratado neste blog, mas vc não foi forçado a se casar com esta mulher, vc não foi pega a laço para se casar com este marido, agora não dá para arremeter a culpa da sua infelicidade a ninguém, quando vc não procurou se orientar sobre o que é ser uma só carne, que antes do casamento ardia em vossos membros( organismo ) pela força do pecado, não se interessou por conhecer a alma que iria associar aos seus dias a partir de então... Além disso, não avaliou que poderiam ser vítimas da intenção de procurar a felicidade em quem precisa ser feliz... a benevolência é resultado deste conhecimento, se vc não interpreta isso, então vc esta pecando, contra o seu proprio corpo; a saber o seu cônjuge, isto é pecado de morte, por isso o adultério, a prostituição que vai desde o pensamento a investigação ocular de pessoas , ou de coisas que incendeiam a carne, defraudam o casamento até chegar ao extremo.. divorcio. E este é o papel absoluto do diabo... Eu acredito na força do amor, ele nao é resultado do conhecimento humano, não é resultado de capacitação humana, ele não nasceu no coração humano, ele é colocado por Deus no coração de um homem por uma mulher, e de uma mulher por um homem, para que se cumpra a palavra que diz: "deixará o homem seu pai e sua mãe e unir- se- á a sua mulher, e ambos serão uma só carne ( Gênesis 2; 24...)Que o eterno Deus, que pode concertar tudo o que fizemos de errado, nos ajude para que possamos ter vida feliz e repleta da satisfação, curando o nosso interior para que possamos ser benevolentes interpretando o nosso cônjuge de maneira que Deus venha ser engrandecido nas nossas vidas e casamento....
    Pr. ROBERTO LOPES GOMES, -JOINVILLE . SC. BR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

Postagens mais visitadas