segunda-feira, 13 de maio de 2013

Os cristãos podem comer alimento com sangue e carne sufocada?


Muitos crentes sinceros se deparam com dificuldades durante a leitura bíblica. Todavia, como dizia o Dr. Martyn Lloyd Jones, "dúvidas não são incompatíveis com a fé". Deveras vezes, todos nós, nos deparamos com versículos e situações da vida onde não encontramos alguma solução imediata para a dúvida. 

Dentre todas as incertezas, está aquela que diz respeito a licitude ou não de se comer alimentos com sangue e carne sufocada. Alguns são os versículos que suscitam tal ponto de interrogação:

- "Toda a pessoa que comer algum sangue, aquela pessoa será extirpada do seu povo" (Lv 7.27);
- "Portanto tenho dito aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue, nem o estrangeiro, que peregrine entre vós, comerá sangue" (Lv 17.12);
- "Tão-somente o sangue não comereis; sobre a terra o derramareis como água" (Dt 12.16);
- "Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne" (Dt 12.23).

Antes de entendermos tal questão, é preciso fazer uma ressalva que, confesso, me deixa intrigado. Permita-me, o leitor, um brevíssimo desabafo.

Comumente os evangélicos cometem o grave pecado de afirmar que a Lei de Deus, isto é, as leis civis do povo de Israel do Antigo Testamento, não são mais válidas para nós - quando, no entanto, Cristo foi cristalino em dizer: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir" (Mt 5.17). Ele mesmo disse que era a Lei e os verdadeiros profetas eram Sua boca: "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos" (Lc 24.44). Porém, embora tais pessoas digam que a Lei não está mais em vigor (somente porque não conseguem vê-la sendo aplicada), frequentemente fazem proibições aos membros e à igreja usando a própria Lei! Ora, isto é um disparate profundo! Ou a Lei é válida, dentro do correto entendimento, ou não é!

Bem, exposto o que me deixa intrigado (mas sei que não somente a mim), destrinchemos a questão.

O Antigo Testamento trabalha com formas visíveis que expressam realidades invisíveis. Por exemplo, o tabernáculo e o templo eram Cristo prefigurado, a saber, apontavam para o Cristo que viria (Mt 26.61); as leis de separação de animais, sementes e tipos de tecidos (Lv 19.19), ensinavam ao povo que eles deveriam ser separados ao Senhor (Lv 26.12); o ano do jubileu, tempo em que se restituía a terra àqueles que a haviam vendido para pagar dívidas (Lv 25.13), era uma demonstração do perdão dado por Cristo e do amor que une os irmãos (Jo 13.35). Assim, seguindo esta mesma sequência, temos as referências ao não comer sangue.

O primeiro fato que devemos notar é o sangue não ser o mal em si mesmo. O sangue não poderia ser a malignidade por si só, pois se assim fosse, os sacerdotes não seriam instados a aspergir sangue no templo (Lv 7.14) de Deus. Se a substância "sangue" fosse pecaminosa, de modo algum o Senhor a requereria de Seu povo.

O segundo fato é o sangue ser uma figura que indica vida: "Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne" (Dt 12.23 - grifo meu). Notemos que é uma "figura", algo que remete à vida. Bem sabemos que a vida não está somente no sangue. Uma gota de sangue na estrada não indica que há um ser humano, literal e completo, na partícula. Nosso corpo é formado de muitas "juntas e medulas" (Hb 4.12), "De pele e carne" (Jó 10.11a), "de ossos e nervos" (Jó 10.11b)...

O terceiro fato diz respeito à necessidade, assim como nas leis de separação de sementes e demais coisas, do povo ser instruído a valorizar o sacrifício. Lembremos que o povo de Israel convivia constantemente oferecendo holocaustos (ofertas totalmente queimadas), os sacerdotes degolavam animais (Lv 4.15) e criaturas eram frequentemente oferecidas em sacrifícios ao Senhor.

Assim, Deus havia proibido o comer/beber do sangue, não por uma propriedade intrinsecamente má no sangue, mas, sim, por causa da necessidade do povo aprender a não confundir e se perder na leviandade. 

Este fato pode ser provado com os elementos da ceia sob a luz do Novo Testamento (leia 1 Coríntios 11). Nenhum cristão, durante a ceia, crê que os elementos sejam literalmente o sangue de Cristo [1], mas nem por isso é displicente com eles - não se põe a ficar "fazendo bolinha" com o pão ou erguendo o cálice para admirar a textura do vinho contra a luz. Por que assim não se procede? Porque o momento é diferente; mesmo que os elementos sejam os mesmos usados nas casas, para os jantares e confraternizações, naquele momento eles representam algo mais importante. Cuida-se para não banalizar o significado, não o elemento.

Desta forma, quando lemos na Escritura que não dever-se-ia comer sangue, o propósito era ensinar os judeus sobre a necessidade de serem santos (que significa ser separado) ao Senhor, não ingerindo o líquido que o Senhor requeria para apontar o perdão dos pecados em Cristo Jesus (Hb 10).

Portanto, hoje, nós cristãos do Novo Testamento, podemos livremente comer qualquer coisa com sangue (uma carne "mal passada" ou galinha ao molho pardo, por exemplo), pois não mais vivemos nas sombras do que os elementos tipificavam, e sim na luz, às asas do Altíssimo. O sangue, sim, para sempre continuará a significar "vida" (tanto que somos instados a somente o utilizar na ceia, a fim de seguirmos o padrão bíblico), mas não mais como motivo de separação. Pelo sangue de Cristo estamos unidos a Ele, de modo que o sangue, o líquido, não deve ser proibido aos cristãos.

O que dizer, por fim, do versículo, "Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes" (At 15.29; 21.15)? Para entendermos, é preciso analisar o porquê da recomendação apostólica.

No início do capítulo 15 é relatado que, "alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos" (At 15.1). Aqueles cristãos advindos do judaísmo não se conformavam com o fato de não haver mais necessidade de circuncisão física, pois agora ela se dava no coração (Rm 2.29). Havendo, então, esta dificuldade para conciliar a vida de judeus convertidos com gentios convertidos, "Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto" (At 15.16).

Tal assunto não foi facilmente resolvido, de modo que lemos haver ocorrido "grande contenda" (At 15.7) até mesmo entre os apóstolos e anciãos (demais presbíteros reunidos). Pedro se levanta em meio à assembleia e relembra aos irmãos, "que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem... dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?" (At 15.7-10). A razão para isso era a referência à Lei, que nos dizeres do escritor de Hebreus: "(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou)" (Hb 7.19). Os judaizantes estavam tentando persuadir aos convertidos de que a observância da Lei, por si mesma, seria a causa da salvação - e nisto estavam errados.

Com isso em mente e a discussão em pauta, "tomou Tiago a palavra, dizendo: Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome... Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue" (At 15.13-14, 19-20).

Qual é, pois, a solução para nosso problema? Muito simples. Uma vez que a Igreja de Deus florescia com judeus e gentios vivendo conjuntamente, era necessário estabelecer um padrão, de modo que os judeus não se escandalizassem pela não prática de certos ritos da Lei que haviam cessado em Cristo e, também, de maneira a não levar os gentios (todos os outros povos que não eram judeus) a viverem licenciosamente, como se nada devessem observar.

Este mesmo princípio, a saber, o de não ser escândalo para o próximo, foi aventado pelo apóstolo: "Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize" (1Co 8.13). Ora, uma vez que a Bíblia não pode se contradizer e notro lugar lemos, "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo" (Cl 2.16-17), o entendimento só pode ser um: que o motivo pelo qual os crentes do início do Novo Testamento deveriam se abster de sangue e carne sufocada, não era pela natureza em si dos elementos ou pela forma como ela era obtida, e sim para evitar o escândalo e promover a unidade. Tal qual Paulo estava disposto a nunca mais comer carne (sacrificada a ídolos [veja os versículos anteriores de 1Co 8.13)], caso isto trouxesse consequências na vida dos irmãos mais fracos na fé, bem faremos se de igual modo procedermos.

Que este breve estudo, pela graça e misericórdia de Cristo, o salvador de todos os Filhos de Deus, no qual as cerimônias sangrentas (assim chamadas devido ao sangue) e todas as outras que envolviam prefigurações, foram encerradas e definitivamente substituídas pelo novo Adão, possa, longe de nos levar à devassidão, acima de tudo, nos instar a amar a Deus e ao próximo nos laços fraternais de Jesus.

Louvemos ao Senhor pelo precioso Sangue de Cristo e não temamos o comer e o beber.

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

Editado em 17/02/2016: em verdade, o que escorre da carne mal passada, por exemplo, sequer chega a ser sangue, conforme pode ser visto neste link.

Nota:
[1] Esta heresia se chama transubstanciação (católica romana) ou numa hipótese tão ruim quanto, a consubstanciação (luterana).   

89 comentários:

  1. Respostas
    1. Não ser mais lógico se raciocinanarmos que o " não comer sangue" significa a não concordância com o sacrifício de nossos irmãos menores e indefesos : os animais ....
      Não combina muito mais com Deus o amor ao próximo, não matando e sacrificando esses pequenos .
      Para que Deus necessita de sacrifícios dos animais que Ele mesmo colocou no Planeta .
      Esse era, ainda, um momento de ignorância do homem ...

      Excluir
    2. Gênesis 9:4 Deus proíbe Noé o primeiro patriarca sobrevivente do dilúvio comer carne sufocada,não existia lei.

      Excluir
    3. No novo testamento
      Também é citado para os gentios

      Excluir
    4. Ali vc estava se preparando para receber o espírito santo de Deus

      Excluir
    5. Quando vc abstece do sangue e da carne sufocada

      Excluir
    6. Se estaria pronto para o batismo

      Excluir
    7. Muitos judeus que foram batizados por yeshua

      Excluir
  2. Olá Filipe,

    Talvez essa recomendação dos apóstolos para nos abstermos de sangue não tenha sido imposta só por causa do possível escândalo aos judeus. Talvez ela tenha sido imposta porque Deus realmente não quer nos ver ingerindo sangue mesmo, por qualquer motivo que seja. Por via das dúvidas, é melhor não ingerirmos sangue. Assim, nunca ficaremos preocupados se estamos ou não pecando.

    Veja outra abordagem no link abaixo.

    http://www.ensinamentosdabiblia.com/2013/02/e-pecado-ingerir-sangue.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei de seu entendimento sei que posso tudo, mas nem tudo mim convem

      Excluir
    2. O meu maior temor nesses últimos dias é a inversão da Palavra de Deus, onde hoje tudo está liberado, tudo pode.
      Até Satanás tentou fazer isso com Jesus na tentação no deserto –

      Mt 4.6 - e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

      4,7 - Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

      1º - O concílio de Jerusalém foi dirigido pelo Espírito Santo em primeiro lugar e aos anciãos "NA VERDADE PARECEU BEM AO ESPIRITO SANTO E A NÓS;

      2º - Aqui não se refere a usos e costumes que mudam ;

      3º - O versículo em 1.Co 8.13 não cabe aqui , pois ali em Corinto a carne era oferecida aos ídolos –

      1 Co 8.10- Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?

      1 Co 10.20 - Antes digo que as coisas que eles sacrificam, sacrificam-nas a demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

      1 Co 10.21 - Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios.

      Portanto, os aplausos vão para

      Elisabete Hocihara ,Stefânio Patricio ,Bruno Dimitrius os anônimos [02/05/2014] e [ 03/02/2015] e o Allan Felipe

      Até os médicos , nutricionistas já reconheceram que o sangue do animal faz mal a saúde.

      Excluir
  3. Entenda melhor o que é o "sangue" da carne mal passada: http://alimentandoadiscussao.com/2014/04/08/o-sangue-da-carne-mal-passada/

    ResponderExcluir
  4. Sendo eu evangélico, acredito que não devemos comer sangue! A Bíblia ensina-nos isso no AT em:

    Deuteronómio 12:16 "Tão-somente o sangue não comereis; sobre a terra o derramareis como água",

    E em Deuteronómio 12:23 - "Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne".

    Depois a Bíblia ensina que as leis do AT (ALGUMAS) já não são válidas porque a salvação não é pelas obras mas sim pela fé, ok, até aí tudo bem...
    MAS em Atos 15 Paulo escreve PRIMEIRO aos judeus o seguinte:

    "Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
    Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado E DO SANGUE." Atos dos Apóstolos 15:19-20.

    Isto foi escrito aos judeus, mas mais abaixo diz o seguinte em Atos 15 28 a 29:

    "NA VERDADE PARECEU BEM AO ESPIRITO SANTO E A NÓS, não vos impor mais encargo algum, SENÃO ESTAS COISAS NECESSÁRIAS:
    Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, E DO SANGUE, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá."

    Isto é para NÓS. Se você diz que podemos comer sangue então está a tirar uma parte do versículo, logo, se for por esse lado, então também podemos cometer a fornicação!!!! Sangue é um simbolo de vida e Deus condena que comamos sangue. Repare que no início do versículo 28 diz primeiro que pareceu bem ao ESPIRITO SANTO e não só ao apóstolo! Mas Deus diz que não devemos provocar escândalo, vamos imaginar esta situação:

    Você vai a casa de um amigo descrente e ele apresenta-lhe um arroz de cabidela! Como ele não tem conhecimento da Palavra você come e no fim explica-lhe e ensina-lhe a verdade segundo a Bíblia. Mas se você for a casa de alguém e ele sabendo que você não pode comer sangue e apresenta-lhe um arroz de cabidela para afronta-lo, para desafia-lo a comer, aí você recusa.

    Espero ter ajudado! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então ingerir sangue como foi dito é pecado, como posso encarar a transfusão do sangue de uma pessoa para outra pessoa? de alguma forma estaria pecando?

      Excluir
    2. nao foi paulo que escreveu Atos"

      Excluir
    3. Leis Morais ( 10 mandamentos ) Leis de Alimento, não foram abolidas em sua totalidade, se amamos a Deus, guardamos seus mandamentos e estatutos para todo sempre.

      Excluir
    4. Uma transfusão de sangue não seria comer sangue você está num caso de problema de saúde e Deus entende isso!

      Excluir
    5. Se eu for à casa de alguém para um almoço, não sabendo de como foi feito, aí eu como porque a bíblia ensina que se vc comer sem saber, vc não peca. Porém sabendo aí vc peca.
      dessa forma com toda certeza não comerei. mesmo que a pessoa que convidou-me não tenha conhecimento. Porque é um motivo para evangelizar. o sangue representa simbolicamente a vida do animal mesmo depois de sua morte. por isso está escrito que
      Deus vai requerer no último dia todos que comer a carne do animal com seu sangue.
      último dia significa "Juízo Final.

      Excluir
    6. Digo que está escrito: "sem derramamento de sangue não tem como perdoar pecados".
      Este derramamento de sangue está relacionado a um sacrifício, isto é a morte de um
      ser. que pela vida deu ao que pecou, pois, o salário do pecado é a morte. por isso podemos verdadeiramente comer a carne de qualquer animal, pois o cordeiro agora não é mais terreno e sim celestial. "Jesus o Justo" é este cordeiro. o sangue tem um significado simbólico e espiritual. pois é através de seu sangue que somos lavados e purificados. o sangue é vida e representa simbolicamente a vida. não se iluda achando que foi por causa de escândalo. O apóstolo Paulo ao se referir a escândalo estava falando a cerca de ídolos e de alimentos oferecido a eles. Quem come sangue é vampiro (Demônios), em centros de magia negra. o diabo sempre se opôs a Deus sabendo que esta pratica é condenável.

      Excluir
  5. Quanta incoerência...como pode abster-se de sangue e não da carne? Qual a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AT. Levítico cap. 17 vers, 10 ao16
      NT. Atos cap. 15 vers, 20 e 28,29
      Espero ter ajudado... :)

      Excluir
    2. Vc ta entendo mal estás passagems
      Se asim for,fassa um teste
      Coma sangue contaminado com HIV
      Pra vc ver oq acontece.

      Excluir
    3. Bom dia! Acredito que foi infeliz, muito infeliz o sr. Geilson Menezes ao recomendar sangue contaminado com HIV, pois até caldo de cana contaminado pelo barbeiro pode levar à morte e coisas contaminadas ou sujas não tem que ser necessariamente sangue para levar ao óbito.

      Excluir
  6. O ESPÍRITO SANTO não tem a função de doutrinar a igreja e sim de manter a igreja na doutrina que CRISTO deixou. Apesar do apóstolos terem consultado o ESPÍRITO SANTO para trazer este ensinamento para todos nós, o termo ( “pareceu bem”) não nos mostra uma verdade absoluta e sim apenas um conselho de um amigo que tem a função de nos consolar, nos proteger, nos convencer de nossos erros.

    Agora JESUS nos traz uma afirmação quando diz( "NADA HÁ")

    "E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola. E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? ESPERO TER COLABORADO SE QUISEREM FALAR MAIS SOBRE O ASSUNTO É SÓ ACESSAR arthurcostadossantosestudos.blogspot.com.br/
    ”.(Marcos 7 : 14-19)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está entendendo essas passagems mal...
      Se for dessa forma
      Passa um teste
      Coma sangue contaminado com HIV
      Pra vc ver oq acontece

      Excluir
    2. Graça e paz irmão, você encerrou o assunto.

      Excluir
  7. Para que a harmonia prevalecesse, algumas ordenanças eram necessária, e os cristãos fariam bem em observá-las. No que se refere a “imoralidade sexual”, esse texto revela que muitos gentios estavam escandalizando os judaizantes por suas práticas imorais. Assim a “imoralidade sexual” foi aqui condenada para evitar esses escândalos. No entanto como temos uma gama de outras passagens bíblicas que condenam a fornicação (GL5.19; Mt5.32;19.9; 1Co5.1), fique claro que ela é condenada tanto porque escandalizava os judaizantes, quanto porque é pecado. Que dizer das restrições alimentares? Em 1Coríntios 8.1-13, Paulo observa no verso 4 que, o ídolo “de si mesmo, nada é” e que “há senão um só Deus”. “Mesmo que o comer um alimento oferecido a ídolo não influencie a vida espiritual, Paulo afirma que “não há esse conhecimento em todos”. Alguns, por terem tido familiaridade com a idolatria, ainda se sentem contaminados se comerem uma comida aparentemente “idólatra”. O apóstolo afirma que tais pessoas têm a consciência fraca e conclui: não é comida que nos recomendará a Deus. Por isso, nada iremos perder se não comermos e nada ganharemos se comermos. Portanto, o cristão é livre em Cristo para decidir.” (Leandro Quadros) “Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.” (1Co8.13). Paulo observa a importância de nos preocuparmos não só com a nossa consciência, mas também com a do outro (1Co10.29). Romanos 14.1-6, 13-23 Paulo pontua que “é verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.” (v.20).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a melhor explicação sobre esse texto, está tudo bem explicadinho como diz o apóstolo Paulo.Estamos em Cristo agora e vivemos pela fé de Cristo.Esse resumo é muito claro.Que a paz seja com todos.

      Excluir
    2. sei que ja faz tempo desde a sua resposta, mas obg!! ela sim é bem clara!! o sentido parece bem maior, o de olhar para o seu próximo, tipo vc pode comer mas como isso afetara seu irmão, o mais importante é como ele vai ser atingido.

      Excluir
    3. Devemos ter cuidado com significados simbólicos, pois eles podem trazer prejuízo ara as nossa salvação. tomamos como um exemplo o conselho que Jesus disse: "Aquele que não comer da minha carne e beber do meu sangue não tem parte comigo". Ele estava se referindo a santa ceia. Na santa ceia tomamos o pão que representa o corpo (carne) de Jesus, e o vinho que representa simbolicamente o sangue. não é sangue físico. e sim metafísico. o sangue do animal mesmo depois de morto representa sua vida. por isso a recomendação de não comer sangue nem carne sufocada.

      Excluir
  8. Muito boa a interpretação. Gostaria de saber se posso colocar este estudo em meu blog. Me passe o autor do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eluane, aqui no blog, toda vez que não aparece o autor, sou eu mesmo. :)

      Obrigado pela visita e se sinta livre para publicar qualquer coisa de minha autoria!

      Excluir
    2. Na realidade,exitia uma discussão sobre doutrinas
      Entre a cincursisao
      É eles foram até o corpo q cuidava da congregação de Cristo
      É eles apresentarão as crenças q estava fimimente estabelecidas.
      Se esse entendimento seu fosse fato
      Porque não disseram (fação a cincursisao pra não machuca a fé de outros com fé mais fraca)
      Não,eles disseram q não iria ipor nenhum fardo adicional
      É isso tinha agradado o espírito santo pra eles se absterem de sangue.

      Excluir
  9. VOU PELA PALAVRA DE DEUS...NÃO COMO PRATOS COM SANGUE....

    ResponderExcluir
  10. Desculpe amigo mas vc disse uma coisa completamente parcial. Então vc pode comer galinha, porco, um bifinho e tudo o mais porque tirou o sangue. Pois eu te digo. Não existe coisa mais demoniaca do que a matança de animais indefesos. E o Deus da criação foi claro... Deixo-lhes as plantas e todas as sementes e as ervas para seu alimento. Porém a carne, com seu sangue, não comereis. Amigo comer carne é uma compactuação com o demonio que vocês religiosos acreditam. Não acredito na dualidade Deus e Diabo. Mas se o Diabo existe certamente campeia nos matadouros do mundo. Assista o filme no You Tube "A carne é fraca" e veja se o que se faz com animais indefesos para virarem carne é coisa de Deus ou do Diabo. Tenho dito. Seja vegetariano. Não existem vegetarianos bandidos, assassinos e cruéis. A carne é o alimento que traz doenças a longo prazo, e a pior carga energetica de dor, sofrimento e crueldade ao nosso corpo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até parece q é assim,vou ser vegetariano e pronto.O pecado está em nós,ñ adianta tentar fugir,só temos q pedir perdão pra Deus todos os dias.Eu odeio legumes e verduras,isso é o pecado,mas mesmo assim eu peço perdão à Deus todos os dias e peço q me abençoe cada vez mais!!

      Excluir
    2. No deserto Deus deu codornas para o povo se alimentar. Codorna é carne!
      Deus deu carne...e ai????

      Excluir
    3. Bem no livro de Levítico explica muito bem a respeito da questão: comer carne com ou sem sangue

      Excluir
    4. No livro de Levítico explica muito bem a respeito da questão : comer carne com ou sem sangue.

      Excluir
    5. Bem no livro de Levítico explica muito bem a respeito da questão: comer carne com ou sem sangue

      Excluir
    6. Levítico cap.11 faz a separação de animais que podemos e não podemos comer.

      Excluir
  11. não como e não bebo sangue, sengue só oque foi derramado por nós no calvário e nos tirou do pecado e nos trouxe a vida.

    foi isso que Deus nos instruiu sobre beber sangue, sangue é vida é só encontra vida em Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Só pra te esclarecer, leia Gênesis 2:7; entenda que quando vc respira, seus pulmões recebem o ar e os filtram para que se tornem puros e sejam introduzidos no seu corpo, todos sabemos que por pequeno estudo que a parte do corpo que precisa do oxigênio é o sangue, ele tem a função de abastecer todo o corpo de oxigênio, então sangue é vida, tudo que nós comemos e bebemos, em um processo que chamamos de digestão, as proteínas, carboidratos, etc são retirados dos alimentos e jogados na corrente sanguínea para a distribuição em nosso corpo, tome-se cuidado ao instruir que somos, pela graça que é a morte de Cristo livres de obedecer esses alertas sobre o ingerir sangue, pois automaticamente voçê estará contaminando o seu sangue ou seja a sua vida, cuidado ao ensinar contrário a palavra de Deus, pois será cobrado muito mais se alguém fizer tropeçar um dos pequeninos, cada um julgue a si mesmo as sua obras, pela misericórdia do Senhor andaremos em Espirito e em verdade. Que a paz e a graça abundem sobre si, e que o Senhor faça resplandecer sobre você o seu rosto e te guarde. Grande abraço irmão.

    ResponderExcluir
  13. Só pra te esclarecer, leia Gênesis 2:7; entenda que quando vc respira, seus pulmões recebem o ar e os filtram para que se tornem puros e sejam introduzidos no seu corpo, todos sabemos que por pequeno estudo que a parte do corpo que precisa do oxigênio é o sangue, ele tem a função de abastecer todo o corpo de oxigênio, então sangue é vida, tudo que nós comemos e bebemos, em um processo que chamamos de digestão, as proteínas, carboidratos, etc são retirados dos alimentos e jogados na corrente sanguínea para a distribuição em nosso corpo, tome-se cuidado ao instruir que somos, pela graça que é a morte de Cristo livres de obedecer esses alertas sobre o ingerir sangue, pois automaticamente voçê estará contaminando o seu sangue ou seja a sua vida, cuidado ao ensinar contrário a palavra de Deus, pois será cobrado muito mais se alguém fizer tropeçar um dos pequeninos, cada um julgue a si mesmo as sua obras, pela misericórdia do Senhor andaremos em Espirito e em verdade. Que a paz e a graça abundem sobre si, e que o Senhor faça resplandecer sobre você o seu rosto e te guarde. Grande abraço irmão.

    ResponderExcluir
  14. 8. Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, somos do Senhor.
    14. Quanto a mim, estou perfeitamente seguro, baseado na autoridade do Senhor Jesus, de que nenhuma comida é por si mesma impura. Entretanto, se alguém achar que isso está errado, então não deve comê-la, pois para essa pessoa ela é impura.
    22. Você pode saber que não há nada de errado na forma de crer a respeito destas coisas, mas que isso permaneça entre você e Deus. Nessa situação, feliz é o homem que não se condena quando faz aquilo que sabe que está certo.
    (Romanos, 14)
    Se crêem que se pode comer coma com fé pq tudo que n provém da fé é pecado. E se n comeram que façam isso para honra e gloria do senhor, ou que eu mostre o orro com a mibha atitude. N faser alguém de refém no que crcremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas aí ele tá faltando de animal sacrifícado a ídolos
      Não tá dizendo q podemos comer qualquer coisa
      Principalmente sangue.
      Se seu raciocínio estivesse correto etão poderíamos começar carne humana
      Só não comeriamos na frente de um irmão com fé mais fraca.

      Excluir
  15. Um tanto incoerente seu texto. Deus ordenou a Noé em Gênesis 9:3 e 4 para não ingerir sangue. pela razão de que Jeová Deus tem alto respeito pelo sangue, pois é sagrado e representa a vida. Se observar Gênesis 9: 5 e 6 vc nota que há outra ordem clara que diz que o homem que derramar o sangue de outro homem será punido pois o sangue do homem, ou seja a vida, é também de alto importância e sagrado para Jeová Deus. então é só raciocinar logicamente, se o sangue de um simples animal é de grande valor para o Criador imagina então o sangue de um humano!! sendo assim os cristãos não podem ingerir sangue de forma alguma, nem receber transfusão de sangue pois também é uma forma de ingerir.. Mais tarde quando deu a lei a Moisés, Jeová Deus proibiu o assassinato, assim entendemos que a ordem dada a Noé ainda vigorava. veja Levítico 17:10. esta lei vigora até hj, pois foi dada a Noé e a todas a gerações que viriam depois de Noé, esta lei cristo não pois fim pois ela se trata de um principio e princípios não mudam. como pode-se afirmar? pelo texto que vc mencionou mas fez uma aplicação incorreta: Atos 15:29. devemos nos abster de coisas sacrificadas a ídolos, de sangue, do que for estrangulado e de imoralidade sexual. cada uma é uma exortação distinta uma da outra, pelo que entendi vc misturou coisas sacrificadas a ídolos com o a lei do sangue. observe o contexto, Paulo parou e evitou de comer carne sacrificada a ídolos que era vendida mais barata por causa dos novos irmãos que antes adoravam a ídolos e não entendiam porque Paulo comia os alimentos sacrificados a ídolos pois os ídolos eram deuses falsos pagão etc. Paulo sabia que comer essa carne não influenciava nada na sua vida espiritual, mas notou que isso afetava a consciência dos irmãos novos que ainda eram fracos na fé. então o que foi decidido? ele parou de comer carne sacrificada a ídolos pois levava em consideração o consciência dos seus irmãos e com isso deixou essa excelente lição de que não devemos pensar só em nós mas pensar em como podemos estar afetando a consciência de nosso irmão, conforme registrado em 1cortintios 8:13 e 1 coríntios 10: 29 ao 33.

    O propósito da ordem de não comer sangue NÃO era ensinar os judeus sobre a necessidade de serem santo e sim a ordem foi dada porque o sangue representa a VIDA! — Levítico 17:13 e 14; Deuteronômio 12:23 ao 25.

    Então, seja animal ou humano, o sangue tem alto valor para o Criador Jeová e para o seu filho o Senhor Jesus. tanto que o Senhor Jesus entregou e sacrificou algo muito muito precioso por nós, ... o seu sangue perfeito, ou seja a sua vida para nos dar um livramento e a esperança de vida eterna!

    abraços!

    ResponderExcluir
  16. Vcs podem fazer uque vcs quiserem.. Mas se tiver no erro nao poderá escutar a ultima trombeta .se axa errado nao faz .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de tantas questões teológicas e uma grande contenda q resposta mais simples e correta que li. Tudo me é licito, mas nem tudo me convém. De que adianta não comer animais, Em Atos dos Apostolos capítulo 10:9-15, a visão de Pedro deixa claro que falamos em defesa da nossa igreja, nossa convenção. Usamos em nosso favor. Igrejas q não comem carne defenderam a tese de ser maldito. As que comem dirão que Jesus veio para quebrar esse paradigma. E dai as contendas e discussões. Uns consideram sua igreja como a que irá aos céus. Outros tm ctza da salvação qdo batizaram. E usamos a palavra a nossk favor
      Mas aqui esta algo maravilhoso. Se comerem sangue ou nao isso não é oq fara entrar na terra peometida. Qtos incurscisos aqui existem???

      Excluir
  17. http://brunosunkey.blogspot.com.br/2015/09/e-pecado-comer-carne-com-sangue.html

    ResponderExcluir
  18. Quando Deus deus ordem a Noe, Abraao, Izaque e Jaco, não havia lei mosaica, por isso a ordem foi clara a todos os povos, nao somente ao judeus, devemos respeitar a vida, nao comendo o sangue.

    ResponderExcluir
  19. Vocês ficam aí debatendo e discutindo e se esquecem que Jesus disse que o que entra no corpo do ser humano não o contamina, mas o que sai do seu coração sim, contamina a si mesmo e ao próximo a quem
    deixa de amar desejando o mal e falando mal do irmão.Isso foi a
    maioria das citações encontrada
    nos comentários. Vamos Amar ao próximo como a si mesmo que é o que Jesus nos manda fazer

    ResponderExcluir
  20. É até uma ignorância um autor de um texto desse, alimentar a idéia, que se pode comer animais com sangue, o que é decreto, é decreto, isto foi posto aos gentios e judeus e a qualquer povo, comam animais com sangue e apronta o caixão com brevidade, por que a vida ou seja,o sangue consumido lhe será cobrado. Dia após dia.a palavra de Deus escrita, tem um só entendimento puro e verdadeiro e só vem de Deus,o caminho é um só, não há dois caminhos pra chegar no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  21. Poderíamos alongar o assunto, provavelmente Adventista, sobre de como essa religião que nasceu de uma mentira contada em 1844, é submissa aos escritos de uma falsa profetisa que, aliais, criou uma nova situação, ou romance, celestial entre Cristo e Satanás, onde o Filho Unigênito de Deus se envolve, conforme os escritos dessa falsa profetisa, num longo diálogo extra- Bíblico com o Líder do mal. Podemos também citar, o que foi incontestavelmente provado, apesar que na época dos escritos não ter entendimento pacífico, dos plágios cometidos pela autora do Grande Conflito e outros, se dizendo, mesmo emprestando de outros autores, receptora da uma linha direta do céu. Posso citar também que os candidatos ao adventismo têm que submeterem ao Espírito de Profecias da senhora White como confissão de fé, obrigatório ao batismo. Alem do mais, toda a Doutrina "Lógica" Adventista foram absorvidas de outros pensadores Cristão como Lutero, que acreditava e defendia o sono na morte, como o Sábado e os dez mandamentos defendidos desde o Séc XVII pelos Batistas do Sétimo Dia, etc...Pior ainda é que hoje, no mundo, existem mais de cem denominações que guardam os Dez Mandamentos e Têm o Testemunho de Jesus, muitos apareceram antes da conspiração adventista, e mesmo assim, os adventistas se acham como única estrada à Cristo e unica Igreja remanescente (Ap 12:17). Quero Lembrar também que, como disse São Paulo, a Lei é para os transgressores e não para os justos (1Tm 1:9);e que Cristo disse que o sábado foi feito por causa do homem (Mc 2:27).;e os anjos não casam (Mc 12:25).Então, cai por terra o argumento adventista que os anjos e homens cumprirão os dez mandamentos no céu. Como vale o mandamento ao anjo se ele não casa e o sábado não foi feito para ele e se não haverá mais transgressores? No versículo em questão: "Não penseis que vim revogar a lei...Até que o céu e a terra passem, nem um i ou j se """omitirá da lei"" sem que tudo se cumpra.(Mt 5: 17-18). Bem, para quem desconfia que Cristo não cumpriu -e foi o único que cumpriu-, então só resta acreditar nas lábias da senhora White. Cristo cumpriu tudo, inclusive a lei, e consumou a Obra Redentora (Rm 10:4/ Jo 19:30), e mesmo assim, essa falsa profetisa dissemina que a obra redentora está em andamento, sendo que na verdade, só resta mesmo o tempo do resgate dos salvos, mas a OBRA REDENTORA e a Lei já foram cumpridas. Então..."até que os céus e a terra passem, nem um i ou j se omitirá da lei..."

    ResponderExcluir
  22. Todos fizeram acima ótimas explanações sobre o tema e somente para complementar é bom relembrar que toda a cultura hinduísta, a Cultura Zem e Budista também reprovam o ato de comer carne, ou seja, DEUS nos "fala", independente da religão, que isto é reprovável...

    ResponderExcluir
  23. Todos fizeram acima ótimas explanações sobre o tema e somente para complementar é bom relembrar que toda a cultura hinduísta, a Cultura Zem e Budista também reprovam o ato de comer carne, ou seja, DEUS nos "fala", independente da religão, que isto é reprovável...

    ResponderExcluir
  24. Justamente...
    Lembra o q Deus disse a Cain?
    O sangue (,ou a vida) do teu irmão calma a min des de o solo.
    Jeová sempre teve o sangue como algo muito sagrado.
    Um exemplo é q quando nosso sangue é derramado pagamos por nossos pecado
    Quando morremos estarmos recebendo o salário pago pelo pecado q é a morte
    O sangue representa vida.
    Tanto é q os israelitas tinha de matar um animal,mostrando assim q o pecado lava a derramado de sangue
    Poq o sangue tem muita simbologia pra Deus ,e ele o tem como sagrado
    Tanto é q ele exige o sangue de todos as criaturas.

    ResponderExcluir
  25. Falou tanto mas n me respondeu... Comer sangue é pecado mas se for oferecido pode comer? ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum tipo de alimento oferecido pode ser degustado. muito menos sangue. ok?

      Excluir
  26. Falou tanto mas não respondeu minha dúvida... se o sangue for oferecido pode come-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não , né? Se o sangue for oferecido, pra que merda você vai comer meu lindo ?

      Excluir
  27. marcio obs genesis 18.7.8 o proprio jeova e os dois anjos comerao e beberao com abraao como ele pode proibir comer carne

    ResponderExcluir
  28. Toda vez fico com medo de beber sangue porque minha língua é cheia de bolhas

    ResponderExcluir
  29. A Bíblia é histórica e espiritual. O meu concelho é não julgueis para que não sejam julgados. Pede discernimento a Deus e estudar a profundo o que a palavra nos fala tanto no contexto histórico quanto no espiritual, é o único caminho para o verdadeiro esclarecimento. Quantos julgamentos e quantos querendo ser os detentores da verdade. Eu no entanto quero buscar o conhecimento em Deus. A paz do Senhor para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, senhora! A Bíblia é profética!!
      Há narrações históricas que contam o cumprimento de algumas profecias, porém há muitas outras se cumprindo e que se cumprirão e nós só entendemos se lermos atentamente a Palavra. Para isso devemos enxergar a Bíblia como um instrumento divino que fala do FUTURO (agora, por exemplo, é futuro.) Em que profecia estamos?
      Samara

      Excluir
    2. Meus amados, desde o princípio que Deus orienta o povo a não comer sangue.
      Pois está escrito: "A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue não comereis.
      E certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo animal
      o requererei." Gênesis 9: 4/5. não se come sangue, sangue é liquido. por isso jesus disse: o meu corpo é comida e o meu sangue é bebida. ele falava isto referindo a santa ceia.

      Excluir
  30. Desculpa. A todos os que comem e o que não comem. Mas todos os versículos que estão na biblia falando sobre sangue. Aconselho que vocês examinem a palavra de Deus e não só leiam uma frase. Vejam o contexto porque como diz o ditado texto sem contexto é pretexto pra heresia. Todos os versículos de sangue tem a ver com holocausto, expiação. Ou até mesmo sangue oferecido a Ídolos. Agora eu falo o mesmo que Cristo falou o que suja o homem é o que entra ou o que sai??? 1 Coríntios 8: 8. Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos. Acho que essa questão de comer ou não é religiosidade. Jesus vai muito mais além de tudo isso. Acho que se a gente for colocar tudo que a bíblia manda não fazer. Em questão de velho testamento. Acho que se salvação dependesse disso ninguém subiria. Porque nem barba vc poderia fazer. Você não poderia plantar 2 árvores de diferentes frutos. Se até Cristo falou que o que suja o homem são suas atitudes. Nossos pecados. Comer porco os judeus não comiam e até hoje não comem. Agora se for por isso também "ninguém pode comer porco que é pecado"... A bíblia não é um mistério. Só entende quem quiser e estiver com a mente aberta pra ler e o espírito vai ensinar o que quer falar ou não. Mas não tome como regra uma frase da bíblia sem o contexto. Porque isso não é examinar. E o Cristo que eu conheço e sirvo não está tão preocupado se você tá comendo carne com sangue ou sem sangue. Acho que ele está mais preocupado com o que você faz pro reino ou não. Ele está preocupado quais as lutas que você tem com sua carne. Quais as vitórias que você tem em cima do pecado. Jesus é bem mais valioso do que uma simples questão de Sangue. É vale lembrar que se o "sangue é vida" fosse literal, o IML estaria cheio de corpos com vida(Sangue). E mesmo assim estão mortos. Então o "sangue vida" é uma questão simbólica. Agora se a sua consciência te condena. Não faca. Simples. Mas eu já acreditei que era pecado por conta de que uma pessoa falou pra mim isso. Mas quando eu conheci a Jesus verdadeiramente e examinei as escrituras sem nem uma influência de homens. Eu entendi tudo. Então peço isso. Não pegue só uma frase. Veja o texto todo.

    ResponderExcluir
  31. Bem se o problema for carne ou sangue ou substituir por vegetais, então ainda assim estamos todos perdidos. Pois atualmente os antigos dons sumiram dos ministérios (profecias, curas, visões ...) pois hoje todos os alimentos que ingerimos são contaminados por algo. Ou alguem aqui só comem o que plantam ou criam? O importante é o coração em Cristo e seus ensinamentos e ponto final. Graça e paz a todos.

    José Tavares

    ResponderExcluir
  32. Interessante, q é pecado comer sangue pelo fato q ta no AT, e não é pecado comer carne de porco.
    Por favor, pode abrir minha mente?

    ResponderExcluir
  33. Os apóstolos disseram para não comermos sangue porque teimar? é muito diferente um bife mal passado (embora eu não como), mas o grosso do sangue já saiu oque ficou foi um resquício, com certeza não foi um bife mal passado oque Deus proibiu, mas comer a carne com o sangue mesmo, sem deixar escorrer o sangue.

    ResponderExcluir
  34. Dou só um conselho. Se esta escrito que não é pra fazer, não faça. Melhor obedecer, não importa o "contexto da época" ou "oque ele quis dizer", pois por causa dessas conversinhas de " ele quis dizer isso", " ele falou isso por causa daquilo" que ta cheio de gente sendo arrastada pro inferno.

    Então amigo se apegue só a palavra, obedeça fielmente a palavra do jeito que ta escrito, leve a sério, e como dizem os que querem te enganar "ao pé da letra". Desconfie de todos os discursos que tentam *adaptar a palavra pro dia de hoje* ou " o contexto histórico é esse e aquele".

    Concluindo, se a bíblia disse pra não comer carne sufocada e sangue então em hipótese alguma coma. Em nenhuma mesmo, trate de comer sangue e carne sufocada do mesmo jeito que trataria prostituição(que esta junto com essas advertencias) você se prostituiria pra converter alguém? Então não coma essas coisas nem se fosse pra converter alguem pois não se converte alguem pecando junto.

    Só um conselho pros que foram chamados. A palavra de Deus não é circo nem palhaçada pra dizer que há exceção pra oque ele disse pra não fazer.

    ResponderExcluir
  35. Desculpe, mas acho que a conclusão quanto a PODER comer carne não me convenceu, acho que os argumentos usados ficaram confusos, e tirou uma resposta precipitada, para mim ficou bem claro que a bíblia já recomenda o não consumo da carne, do sangue, a milhares de anos. Acho que o texto exposto ficou muito influenciado por quem o criou, pois já começa com uma foto de dois bifes bem cortados, com uma cor excelente, para dar água na boca de quem for ler. Depois que se convenceu que pode comer carne, foi direto falando os pratos que mais gosta, ao molho pardo. Então não vejo uma defesa de uma tese, vejo alguem tentando convencer mais pessoas que comer carne é permitido, talvez até para aliviar a própria consciência. Pois está muito bem escrito, de forma clara e objetiva para não comer, mas como tem um monte de teimosos, uma indústria que influencia as pessoas, vemos agora JBS influenciando o poder político, paises como EUA impondo seu estilo de vida, e canais como a rede Globo fazendo lavagem cerebral para que as pessoas se entupam de carne, esse texto está nessa linha. Visão encurtada, e poucos argumentos que me convençam. Valeu!!!

    ResponderExcluir
  36. Qto ao texto em Atos, 15.29... "Que vos abstenhais das coisas sacrificadas a..." Se está escrito que não devamos fazer, não façamos...Melhor eh obedecer o contexto da época...que mal há nisso!...e não ir atras dos "achismos"...Eu acho isso, eu acho aquilo...ora.

    ResponderExcluir
  37. De acordo com as experiências que tive com o Senhor não devemos comer carne pois a minha vida e guiada pela palavra de Deus e seremos julgados pelo velho testamento

    ResponderExcluir
  38. Pena que a discussão parou, pois na minha opinião, o texto do Blau foi o mais coerente até o momento. Parabéns.

    ResponderExcluir
  39. Paulinho Camargo, correto também seu ponto de vista. Parabéns.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...