sexta-feira, 8 de junho de 2012

Carta a um cristão que deseja fazer missões pelo mundo


*A presente carta é de gênero fictício, embora contenha situações da vida real.

Olá, Rufinos. Obrigado por entrar em contato comigo após o último culto que tivemos na congregação e por me perguntar sobre o que achava da igreja lhe enviar para outro país como missionário. Muito me alegrou saber de seu entusiasmo em levar a palavra de Deus a todas as nações e criaturas e que também você parece bastante destemido com relação às adversidades deste mundo - louvo ao Senhor por tudo isso.

O que ocorre, meu amado, é que infelizmente há uma distorção de sua parte quanto ao que vem a ser missões. Lembro-me de que você comentou acerca de uma tia sua que é missionária e prega a palavra de Deus na África. É preciso lembrar, entretanto, que o conceito de missionário envolve determinadas características, isto é, assim como nem todos podem ser pastores (embora diretamente todos nós cuidemos e ajudemos nossos pares e amigos), o mesmo se dá quanto aos missionários. Nesse sentido, então, em primeiro lugar, é preciso compreender que o missionário é um homem (isto mesmo, do sexo masculino - e tão somente) investido do poder do Senhor para a pregação do evangelho (1Tm 2.12). Isso não significa que as mulheres não devem proclamar a verdade do Reino, mas sim que o ofício de pastor, missionário e mestre cabe somente aos homens (1Tm 2.13; 1Tm 3; Tt 1). Em segundo lugar, todo missionário começa trabalhando em sua própria terra - lembremos da primeira comissão dada por Jesus aos seus discípulos: "ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mt 10.6). Em terceiro lugar, o missionário é um pregador, um doutrinador, um fazedor de discípulos e arauto do Senhor.

Digo-lhe estas coisas porquê em tempos passados você havia comentado sobre o grande desejo de ir também para a Índia e ajudar aquelas pessoas. Recordo também que você contava com certa tristeza a situação daquele povo - a miséria, fome, nudez, frio, escassez de provimentos... Tudo isso de fato é relevante e nos deve cortar o coração, porém, é preciso estar ciente de que o missionário não é um agente social do governo. Quer dizer, mesmo que seja necessária a ajuda social, o construir moradias, o levantar de tendas e o captar de recursos, tudo isso é posterior à pregação do evangelho. Não que devamos apenas pregar e os deixar na mesma situação, mas sim que não se deve confundir pregação com obra social - muitas vezes as duas andam juntas, mas são situações diferentes.

Também é fato verídico, o que constatei em conversa com alguns irmãos da igreja, que você não tem dado bom testemunho de Cristo em seu trabalho, e ainda, sequer tem dito que é um cristão em meios aos colegas. Isto é muitíssimo perigoso para sua vida, pois todo missionário, antes de desejar "alcançar o mundo", deve iniciar seu bom proceder aonde Deus lhe colocou. Talvez você se lembre de um estudo bíblico que tivemos sobre esse assunto e onde citei as palavras do falecido Charles Haddon Spurgeon: "Todo cristão ou é um missionário, ou é um impostor" - reflita nisso.

Acontece também, precioso irmão, é que tenho visto pouquíssimo - na verdade, não tenho visto - interesse seu pela leitura da palavra e pela teologia. Creio que o irmão frequente nossa congregação a mais ou menos cinco anos e pelo que já conversamos em outros tempos, percebo uma clara falta de dedicação e estudo teológico de sua parte. Isso significa dizer que como missionário que você deseja ser, é preciso em primeiro lugar arrumar a própria casa e estar preparado para a pregação das Sagradas Escrituras. Entendo que você tenha alguns hobbies e dedique certo tempo para eles, porém, e agora digo com tristeza, lembro-me daquela visita em sua casa, onde por todo canto vi demonstrações de sua paixão por tais coisas, mas não vi sequer um livro teológico ou bom manual doutrinário para a vida cristã.

Gostaria que o irmão também pensasse sobre a importância de entender a diferença entre fazer missões e viajar pelo mundo. Você me contava que mais alguns amigos seus desejavam fazer essa mesma viagem, mas note: quantos de vocês estão preparados para tal empreitada? Aliás, fazendo algumas contas altas, verifiquei que vocês gastariam em torno de 30 mil reais para isso - e ainda ficariam apenas 2 meses por aquelas terras. É por isso que friso a necessidade de se entender o que realmente são missões, pois ainda que evangelizar seja bom e requerido de todos os crentes, e, agora desculpe-me ser tão direto, mas ir daqui para outro país para entregar Bíblias que já estão naquele país, é tanto quanto contraditório, afinal, que tipo de missão é essa - abrir uma caixa em uma sala e levar em mãos para pessoas em outra?

Aprecio muito sua vontade e dedicação nessa empreitada, porém, no momento digo que não lhe enviaremos como missionário - ainda que seja você quem custeie tudo isso. É preciso primeiramente que o irmão compreenda e estude as verdades bíblicas acerca do papel do homem na sociedade, a importância da Lei de Deus na proclamação do evangelho, o grandioso dever de pregar a palavra inicialmente si mesmo, o entender das doutrinas básicas do cristianismo (soberania divina, justificação, regeneração, santificação, preservação, providência...), para então, posteriormente, podermos dar início a essa missão.

Espero não ter entristecido você, mas quando tratamos de missões e da vida com nosso Deus, precisamos somente trabalhar da forma como Ele ordenou.

Cristo seja contigo.
Filipe Luiz C. Machado

5 comentários:

  1. Gostei muito deste texto. Porém, eu só tenho uma pergunta: "Onde no NT diz que o missionário deveria ser homem?" No caso da plantação de igreja por pastores, posso entender. Mas o irmão não acha possível, no contexto de uma igreja local no campo missionário, ter a participação de mulheres (como tem nas igrejas do país enviador)? Há espaço para uma missionária evangelizar e discipular mulheres, sem falar em exercer um ministério infantil?

    Concordo com todas as outras colocações suas. Já vi muito "turista missionário", muitos que acham fascinante outras culturas... sem o menor interesse no evangelismo, na teologia, etc. Já que "o evangelho é o poder para a salvação", e não o evangelista/missionário, o candidato ao CHAMADO (por Deus, não por interesses próprios) missionário deveria demonstrar que o conteúdo da sua mensagem seja prioritário. Se não, esse ainda não tem chamado e, sim, curiosidade.

    Obrigado por sua postagem! É muito relevante, especialmente numa época quando muitas igrejas enviam gente mal-preparada para o campo.

    Abraço,

    Rev. Bill Hamilton
    Evangelista - Presbyterian Evangelistic Fellowship
    Missionário ao Brasil desde 1991

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bill.

      A questão do NT abonar o ofício de missionárias é o mesmo para as mulheres serem pastoras. Alguns versículos que promovem esse entendimento são:

      - "Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio" (1Tm 2.12).
      - "Quero, pois, que as que são moças se casem, gerem filhos, governem a casa, e não dêem ocasião ao adversário de maldizer" (1 Tm 5.14).
      - "As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada" (Tt 2.3-5).

      Ainda poderiam haver outros, mas o fato é que em nenhum lugar no NT (e também do AT) temos a autorização para que as mulheres preguem e ensinem a palavra de Deus publicamente (exceto para os filhos e crianças). Não há necessidade de se ter negação para tal ofício, pois o princípio básico da interpretação cristã é que só fazemos aquilo que a Bíblia autoriza. Como as Escrituras não autorizam mulheres para tal ofício, cabe às irmãs o trabalho honroso que o Senhor lhes autorizou e ordenou.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Amigo go irmão, me perdoe mas VC além de não interpretar a Palavra de Deus em sua co textualidade, também não en erga a supra culturoridade do nosso Senhor. O Evangelho é e pode ser proclama do para todos e por todos i dependente mente do sexo ou posição política. Confesso nem terminei de ler os seus escritos... Que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigoirmão do ´projeto Albânia!

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...