quarta-feira, 20 de julho de 2011

É pecado um casal de namorados dormir junto?


É pecado um casal de namorados dormir junto? -
por Filipe Luiz C. Machado


Recentemente um irmão em Cristo perguntou-me sobre a legitimidade - ou não - para um casal de namorados poder dormir junto. Confesso que esse é um ponto delicado, mas creio que - mais uma vez - as Escrituras nos revelam aquilo que devemos fazer.

É importante notarmos, primeiro, sobre que tipo de situação nos rodeia. Uma coisa é um casal de namorados que viaja de avião e cuja aeronave cai no meio da floresta, restando poucos sobreviventes e ainda por cima, estavam na estação do inverno, o que implica dizer que necessariamente todos precisam dormir juntos - para se aquecer, caso contrário, morrerão. Mas é claro que essa é uma situação hipotética e nela seria perfeitamente coerente dormir junto, pois seria um pecado deixar alguém morrer de frio quando podia-se evitá-lo.

Porém, mesmo a realidade dos namorados não é esta do avião, é a partir do dia-a-dia que as dúvidas surgem.

Muitos namorados cristãos gostariam de dormir juntos, mas tem receio de que isso seja pecado e por isso o evitam. Já outros, não veem pecado e deliberadamente dormem junto. Ainda há um terceiro grupo que nem cogita a possibilidade, pois sabem que é pecado.

Creio que para nos desvencilharmos dessa dúvida, é necessário olharmos alguns textos bíblicos.

1. "Abstende-vos de toda a aparência do mal" (1Ts 5.22).

Paulo está exortando aos tessalonicenses para sejam sóbrios e vigiem durante sua peregrinação por esse mundo (5.6). Certamente - trazendo para o nosso exemplo - que Paulo não está dizendo que o fato de um homem encostar em uma mulher seja em si errado, entretanto nós entendemos claramente que em certos momentos muitas coisas tornam-se potencialmente erradas, por isso se faz necessário atentarmos para que, embora o dormir junto, em si não seja pecado - com toda a certeza desse mundo - pode levar a algo mais danoso, isto é, o sexo antes do casamento e desejos inapropriados para o momento.

2. "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7).

Tiago está escrevendo a respeito da importância do viver cristão. Ele escreveu também que "Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?", levando-nos a entender que deve haver uma diferença entre o cristão e o não-cristão. Quando ele escreve dizendo que devemos nos sujeitar a Deus, nada mais justo do que atentarmos para essas palavras e buscarmos conformidade para com ela. Também se faz notório observarmos que se devemos viver somente para a glória de Deus (1Co 10.31), é coerente que busquemos fazer somente aquilo que O exalte.

Tiago também fala de que se resistirmos ao diabo - no poder do Espírito Santo - ele certamente fugirá de nós. Ora, não é isso que experimentamos após longos tempos na batalha contra algum pecado e que finalmente é "vencido" ou ao menos diminuído?

3. "Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias" (Mt 15.19).

No contexto desse versículo, Jesus está respondendo à objeção feita pelos fariseus de que os seus discípulos não lavavam as mãos antes de comerem (v.2). Jesus, então, lhes diz que não é o que entra que contamina o homem, mas o que sai - pois é fruto daquilo que está em seu coração (v.11).

É necessário que atentemos para essas palavras divinas, pois muitas vezes o desejo de se dormir junto não é motivado por nada mais, nada menos,  que a vontade de satisfazer os desejos da carne. Ou seja, o casal sabe que não deve dar razão ao pecado, sabe que não deve fazer sexo antes do casamento, contudo, busca chegar o mais perto que puder "sem pecar". Mas não é essa a instrução de Jesus. Ele nos diz que é do coração que brotam os maus pensamentos, por isso mesmo é que devemos evitar qualquer ação que motive nosso coração para algo contrário à sua palavra - "Abstende-vos de toda a aparência do mal" (1Ts 5.22).

4. "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo" (Mt 1.18).

Talvez alguns possam objetar sobre a colocação desse versículo na questão que estamos analisando, contudo, vejamos que ele nos mostra um pequeno detalhe: "antes de se ajuntarem".

A vida de namorados como conhecemos hoje nunca existiu na narrativa bíblica. É interessante notarmos que antigamente as pessoas - algumas vezes - eram dadas em casamento, estavam prometidas para outrem, porém, não desfrutavam dos prazeres do casamento até que viessem a morar juntos. Sim, é certo que estamos falando aqui de namoro e não de sexo, mas convém que você medite nesse versículo à luz dos dois versículos anteriores.

É evidente que muitas outras coisas poderiam ser ditas e explanadas, porém, o intento foi ser sucinto. Se você quiser ler mais sobre esta papel do homem e da mulher, clique aqui.

Portanto, embora dormir junto não seja em si um pecado, não temos aval bíblico para tanto - salvo em casos extraordinários - e recomenda-se evitar a todo custo essa prática, haja vista muitas mágoas contra o próximo e principalmente ofensas à santidade de Deus serem evitadas quando nos abstemos dessa prática. Ademais, se procurarmos na Escritura, veremos que o homem só se achegava à mulher, quando já estavam unidos. E por que isso? Porque tal união representa a Cristo e Sua Igreja (Ef 5), e bem sabemos que Cristo não se achega a ninguém, senão a Seus Eleitos.

117 comentários:

  1. Cara Sinceramente , respeito a palavra de Deus , mas fornicar é uma coisa , dormir junto é outra , eu acho que temos que preocupar em andar sinceridade com Deus e não com essas coisas fúteis , até porque dormir não tira pedaço , tudo bem , a carne é fraca ,mas isso não têm nada haver com pecado. fica na paz de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunno, entendo sua colação - a questão é que como a Escritura deve ser nosso guia de fé e prática e ela é totalmente inspirada (2Tm 3.16-17), isto é, vem de Deus, não há como sustentar essa sua visão de que dormir junto não é pecaminoso.

      Como coloquei, uma coisa é uma situação extrema, outra é o cotidiano cristão.

      Um abraço.

      Excluir
    2. A paz Filipe, gostei desse post!
      Eu estava procurando algo assim e você me esclareceu!
      Realmente o fato de dormir junto não é pecado, mais pode levar...
      Devemos fugir do pecado e analisar as situações para tomar nossas decisões!
      Abraço e Paz!

      Excluir
    3. Sendo eu já evangélico ,buscando a Deus com afinco ,montes ,vigilhas consagrações , leitura da palavra etc... Cair na fornicação com uma jovem da igreja.ela dormiu comigo no meu quarto ,ela foi na.minha casa jantar e a hora passou e ela disse vou dormir aqui pois está muita tarde ,e eu estava cansado .ela deitou na cama e eu fiquei do lado .derrepente eu não resistir.a minha mão começou a tocar aonde não devia.e o fim foi trágico.ficamos 2 anos fornicando.tudo começou porque fomos dormir juntos.temos q fugir não tem jeito.nao se pode brincar com a carne.eu era um jovem ficado,eu pregava,eu era admirado por meus amigos ímpios .o inimigo me armou e eu caí feio.mas eu lutei lutei lutei e hj estou de pé ,casado pra glória dDeus

      Excluir
    4. Marcos Soares Boa noite aconteceu o mesmo comigo mais me diz uma coisa vc casou com a mesma pessoa ou com outra?

      Excluir
    5. Vcs casaram com a msm pessoa que fornicou?

      Excluir
    6. Eu gosto de Dormir junto com meus amigos com respeito posso ser errado

      Excluir
  2. Aguiar, o dormir junto não é um pecado direto, mas sim indireto - por dois motivos: 1. pode levar a um pecado e somos exortados a nos afastarmos da aparência do mal (1Ts 5.22); 2. e também porque as Escrituras não nos indicam essa prática como sendo benéfica, isto é, ela não é prescrita pela Bíblia, portanto, é proibida (Dt 12.32).

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu não moro com meu noivo mais agente dormi juntos tivemos relações antes do casamento eu sou obreira oque pode acontecer comigo? Ainda não tive coragem de falar pra meu pastor tomo conta de um grupo.?????

      Excluir
    2. Minha amiga namora com um cara da igreja eles dormem juntos e fez sexo foi pecado de mais ou tá em fornicação??

      Excluir
  3. Glória a Deus pela tua vida e teu blog. Tenho dúvidas sobre esse assunto e até estava dormido (sem nada mas além de dormir) com minha namorada, e sou ministro de louvor.

    Infelizmente, depois de dormir alguns dias, parar com isso agora trará dissensões entre eu e minha namorada, dado o fato de ela não ser obreira e acreditar que se ela sente paz, não eh pecado.

    Eu agora tenho certeza que eh, pois além de tudo, não tenho coragem de contar ao Pr, nem aos líderes.

    Enquanto ministrava o louvor, algumas cenas dela dormindo me veio a cabeca, e me senti acusado.

    Obrigado por ser um instrumento nas mãos de Deus e com poucas palavras elucidar a minha mente.

    Te amo Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Que o espirito santo nos venha convencer de todo pecado,e nos dar a direçao certa.amen

    ResponderExcluir
  5. nussa disse tudo parabéns pela sabedoria Cristão! ja dormir mtas vezes na verdade e bem dificil resistir e é pecado porque e quase impossivel nao desejar ou pensar algo pecaminoso a partir do momento que vc pensa vc ja pecou! mais a palavra de Deus nos fala que nao a tentação que nao possa resistir emfim e bem dificil 1co10:13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente dele já sentimos o desejo já estamos pecando. É realmente complicado
      Temos que pedir sabedoria de Deus em nossas decisões pois assim como uns difere a palavra de um jeito outro pode fazer totalmente diferente. A paz abraço a todos.

      Excluir
  6. Eu estava querendo saber sobre isso e você esclareceu tudo, Deus te ama filho, não temas o inimigo pois as lutas vem mesmo e você sabe disso, mais saiba que Deus sempre esteve do seu lado e estará para sempre, continue na presença de Deus porque o seu galardão quão grande é que você não imagina, paz do senhor fike com Deus

    ResponderExcluir
  7. Então mais eu ainda não entendi é pecado ou não dormir junto sem ter sexo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Sim, é pecado, pois a intimidade física é somente para o casamento.

      Excluir
    2. Onde Que diz na Bíblia que intimidade física é somente após o casamento?
      Detalhe não estou me referindo a "intimidade física" como sendo sexo.

      Digo apenas um abraço ou carinhos isso é intimidade física?

      Excluir
    3. Na bíblia está escrito para não fornicar(fazer sexo antes do casamento).

      Excluir
    4. Na bíblia está escrito para não fornicar (sexo antes do casamento).

      Excluir
  8. Ah cara, já dormi junto, sou virgem, dormi com uma de minhas ex, não aconteceu nada, minha intimidade com Deus é a msm, é questão de cabeça, mas creio ser pecado por escandalizar, tipo, qualquer um que escutar isso diria que estariamos fazendo coisa errada, mesmo se n estivesse. Mas tb é pecado suspeitar mal do próximo, ou seja, todos pecam mas julgam aos que nem algo de errado fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hora vc vai cair ,anota aí.com.a.carne não se brinca.quando vc menos esperar o cão vai te dar um rasteira

      Excluir
    2. Marcos, Deus te repreenda, não jogue maldição no teu próximo, o respeito é uma base.

      Excluir
    3. Faço isso com minha noiva, não caímos no pecado, o problema é a intenção do seu coração, pois quando a pessoa está firme com DEUS pode dormir do lado de qualquer pessoa e se manter puro, e outra quando 1 não quer dois não brigam.

      Excluir
  9. Lázaro, assim diz a Bíblia: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso" (Jr 17.9).

    Não creia que você pode ter intimidade com Deus se agir de desconformidade com ela. Como respondi ao anônimo acima, a intimidade física, na Escritura, só existe posteriormente ao casamento.

    Um abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Filipe, por gentileza, poderia me responder como eram os casamentos na época que os testamentos foram criados?

      Excluir
    2. 1 coríntios 6-12 todas as coisas me são lícitas mais nem todas me convém todas as coisas me são lícitas mais não me deixarei dominar por nenhuma delas . O apóstolo Paulo nos esclarece bem que não somos proibidos de escolhermos nossas decisões mais creio que como cristão o de dormir junto somente casando pois a palavra de Deus nos diz ainda em Espírito e não cumprirei os desejos da carne. Pv. 3-5 nos fala para nao nos apoiarmos em nosso próprio entendimento. Temos que sermos vigilantes pois o diabo nosso adversário ele é estudo e devemos sempre encontrar pela palavra de Deus sabedoria ao tomarmos decisões.

      Excluir
  10. Cara... nao entendi.... você usou a verso Abstende-vos de toda a aparência do mal" (1Ts 5.22). para explicar que pelo fato de eu dormir junto com minha namora eu possa acabar tendo relaçao sexual... por isso seria pecado...
    Então posso tomar este exemplo tambem para a internet... ou seja... todos sabemos que o acesso a pornografia na internet é muito facil de se achar.. entao o correto seria nem ter acesso a internet em meu computador... pois se eu tenho internet posso cair em tentação e acessar a pornografia... entao deveria fugir da aparencia do mal??

    Me explique isso por favor....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro.

      Como disse ao Lázaro (acima), a intimidade física, na Escritura, só existe posteriormente ao casamento. A aparência do mal não deve ser confundida com o mal em si mesmo. A proximidade física é algo maléfico se feito antes do casamento.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Concordo com você Leandro !

      Excluir
    3. Concordo com o Filipe. A uniao tem que ser diante dos homens e de Deus. E uma prova de amor o casamento.

      Excluir
    4. Leandro faz o q teu coração está mandando.continua dormindo com a namorada.nimguem tem nada haver com sua vida.se teu coração não condena qm é o homem pra falar alguma coisa.depois é prsó vc vc presta conta com Deus e ta tudo certo. O pecado começa assim,como qm não quer nada,e lembre q pra pecar não precisa eu praticar .cama não é lugar pra namorado deitar e ficar agarradinho.se vc tem uma fagulha do espírito santo ele vai te convencer q vc está todo errado e correndo um perigo eminente

      Excluir
  11. tenho 17 anos prentendo casar com o meu namorado, sou evangelica e ele tbm é, bom antes nós transavamos só que decidimos esperar ate o nosso casamento, agora nao so que msm assim dormimos juntos isso faz alguma diferença?
    Eu amo ele e ele me ama tbm somos felizes e se Deus quiser ano q vem estaremos casados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo.

      Como respondi às perguntas anteriores, mesmo não havendo sexo, é pecaminoso, pois a proximidade física é algo somente para o casamento. Veja que a Bíblia nos diz, sempre, que o casal só se "conheceu" e alguém "tocou" o outro após terem contraído matrimônio. Uma vez que devemos obedecer tanto a Lei de Deus como a Lei dos homens, é necessário que se abstenham desta prática.

      Qualquer dúvida, escreva de volta.
      Obrigado!

      Excluir
    2. Sr. Felipe gostaria de te fazer algumas perguntas q me afligem muito. rodrigodelicia0@gmail.com

      Excluir
  12. Paz do Senhor o meu caso é diferente algums dias eu Dormo na casa da minha namorada por queatões de saude dela ajudo ela, por questao de estarmos vivendo no estrangeiro distante da familia, por questao dos estudos, mais eu nao dormo com ela no quarto, dormo na sala. Tem algum mal nisso? Ou pecado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a Bíblia diz: "Abstende-vos de toda a aparência do mal" (1Ts 5.22). O fato de você dormir debaixo do mesmo teto, em si não é pecado, mas pode levar ao mesmo, visto que a carne é fraca (Mt 26.41).

      Se é por questão de saúde, estão sozinhos e realmente não há o que fazer no momento, tome todo o cuidado para não ir além do limite bíblico. Procure, porém, tão quanto antes puderem, se casar, pois procrastinar o casamento sem motivo justo e bíblico é um pecado, pois nos leva a tentar a Deus, afinal, não se está fazendo bom uso do meio pelo qual ele determinou que cessasse o desejo: o casamento.

      Qualquer dúvida, escreva de volta.
      Obrigado!

      Excluir
    2. Eu moro com um rapaz e estou sem ter relações, as minhas orações continuam sendo respondidas.

      Excluir
    3. Eu moro,e as minhas orações continuam sendo respondidas.

      Excluir
  13. minha namorada e eu só vamos dormir juntos ela enrolada num coberto e eu no outro , ela insisti, ja falei para ela que não havera sexo, só que ela vai ser minha noiva e vamos nos casar se for da vontade de Deus até dezembro

    ResponderExcluir
  14. ola queria muito saber se dormir no mesmo teto q meu namorado mais sem ser junto com ele na cama é pecado? pq a gente so se ver nos finais de semana nao gosto muito de ficar em casa adoro passar as tardes com ele nos domingos vamos a missa ele mora muito longe entao faço essa opção de dormir na casa dele entao queria saber se é pecado mesmo nao tendo sexo nem nada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu creio que não, até pq ambos em camas separadas não teria poq cair em tentação

      Excluir
  15. Pretendo casar ano que vem. Eu e meu noivo dormimos juntos mas nao temos nd. O que seria essa intimidde fisica q vc tanta fala? E quanto aquilo de que apenas o ato do sexo em si é pecado? E o resto nao seria... afinal se fosse assim até um beijo seria pecado ou errado. Nós nao nos preocupamos com isso de cair em tentação, somos firmes no que acreditamos ser certo e na palavra de Deus, entao nem vem na nossa mente passar dos limites. Mas poderia me explicar isso pf. Obg

    ResponderExcluir
  16. EU NAMORAVA A 4 ANOS COM UM RAPAZ E COMO EU IA ME BATIZAR NA AGUAS RESOLVI TERMINA COM ELE PRA QUE EU VINHESSE CEIAR, E A GENTE SE VER TODOS OS DIAS PQ ELE MORA AO LADO DA MINHA CASA,E A GENTE CONVERSA NORMALMENTE, AI DE NOITE ELE VEM AQUI EM CASA MAIS NADA DE MAIS SO QUE ULTIMAMENTE ELE ANDA QUERENDO DURMI AQUI MAIS EU JA DISSE QUE NAO E TAL MAIS ELE FALA SO DURMI O Q QUE TEM E PECADO DURMI JUNTO SEM FAZER NADA, E EIS A QUESTÃO E PECADO, NAO SEI O QUE FAZER NESSA MINHA SITUAÇÃO????????/?

    ResponderExcluir
  17. Que Deus é esse que não aceita uma relação de amor como uma coisa boa? É pecado se amar? Se entregar para a pessoa que ama? E como explicar isso, meu namorado é evangélico, a gnt faz amor de vez em quando e ele nao dorme comigo em minha casa porque diz que a religiao nao permite, algum evangélico me exclareça isso, porque estou muito triste ao saber por ele que só poderá dormir comigo apos o casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Anonimo, na Palavra de Deus está claro que sexo só depois do casamento, várias passagens nos relatam isso. Não é a questão de religião não permitir, mas sim, que é pecado o sexo antes do casamento, assim como o dormir junto, como o Filipe Machado escreveu não é certo, pelo fato de que isso irá estimular nos namorados que aconteça algo.
      Resumindo, as coisas não são questão de religião permitir ou não, mas sim conhecer a Palavra de Deus e fazer aquilo que é da vontade de Deus e não a sua.

      A Paz do Senhor!

      Excluir
    2. Então dormir com um irmão de sangue é pecado? Eu acredito que não pra quem realmente tem fé irá se controlar, todos somos falhos, o que importa é o comprometimento do casal com Deus, nem q seja pra dormir em cantos diferentes do mesmo teto eu n acho q seja pecado ou então apenas dormir juntos sem fazer nd tbm n é, esse Filipe esta se contradizendo, n da firmeza no que diz, pois disse q n é considerado pecado apenas dormir juntos, dps fala q ter contato físico antes do casamento é pecado? Uai n entendo então quem namora n pode ter nenhum tipo de afeto com seu parceiro? Se for assim a maioria dos cristãos que namora peça, eu acho q cada um tem seu limite, se um casal é temente a Deus e procura Não pecar, n tem problema nenhum.

      Excluir
  18. Bom eu e meu namorados somos evangelicos,temos a vontade de dormir juntos,mas quando estamos juntos queremos fazeer algo de errado,entao nesse caso podemos evitar de dormirmos juntos ?

    ResponderExcluir
  19. Oi... eu e meu namorado somos evangelicos, e nos ja durmimos juntos e ja aconteceu de nos dois cair em tentacao, sempre buscamos melhorar ,mas pra nos dois esta muito dificil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caŕissima, que bom termos consciência do pecado. Passei por isso com uma namorada em meu passado. Eu simplesmente não sentia paz. Eu me distanciei de Deus naquela época.Mas Deus sempre nós aconselha,nos ilumina e nós orienta com Seu amor, que é exigente. (José)

      Excluir
  20. Meu namorado está me convidando, para passar o natal com ele e a família dele. E que depois ele passará o ano novo comigo e a minha família. Moramos em cidades diferentes, porém não muito longe. Eu quero ir, entretanto penso no fato dele me convidar para "dormir" com ele, quando eu estiver lá. Já perguntei a ele se lá tem um quarto para mim dormir. Bem, eu acho que pra bom entendedor meia palavra basta. Minha mãe não aconselha que eu vá. Meu pai nem sabe disso...
    Eu fico nessa de que Quero ir, de que Posso ir, até porque sou maior de idade, porém moro com meus pais e acho que enquanto eu estiver morando com eles, preciso seguir as regras deles. E me perguntando se Devo ir ?
    Eu sou envangélica batizada, apesar de não estar cumprindo bem os meus compromissos com DEUS. Quando eu conhece o meu namorado, disse ele que nunca havia frequentado uma religião, mas quis ir a um culto a Deus comigo e realmente foi, porém chegando na porta da igreja ele disse que não seria crente ( ele estava se referindo ao fato dos pastores perguntarem se ele aceitaria Jesus naquela noite) eu disse que era pra ele aceitar apenas se tivesse vontade de aceitar aquela noite eu não gosto de forçar a barra, ele aceitaria se quisesse.
    Naquela noite ele foi revelado, não direi o que por questão de privacidade.
    Depois de alguns dias ele me liga dizendo que foi batizado e nem sabe o nome da igreja. (risos) Eu não entendi nada, mas sei que é bom ele ter entregado a vida dele a DEUS. (Bem, quem salva é Deus e não a placa das igrejas...).
    Desde já, obrigada.
    Precisava dividir isso com alguém :) kkk

    ResponderExcluir
  21. Sou batisado, um ano de escola missionaria e li a biblia 3 vezes. Nao diz isso na biblia, a nao ser que diga uma coisa e vcs queiram interpretar assim, alias é o que fazem os evangelicos.

    ResponderExcluir
  22. Queria saber se é pecado namorar no meu quarto ?

    ResponderExcluir
  23. Oi eu estou noiva mais já cai em tentação com o meu noivo oque seria mais apropriado de se fazer, parar de dormir junto até agente se casar ou agente pode continua a dormi juntos?

    ResponderExcluir
  24. Oi Estou realmente intrigada com esse assunto! Não sei oque fazer pois já tive relações sexuais com o meu noivo e agente dorme juntos até hoje gostaria de saber se agente tem que parar de dormir juntos até agente se casar ou podemos continuar a dormir juntos? A paz esteja com todos!

    ResponderExcluir
  25. Eu estou na casa de mamãe e aparece uma ex-esposa para dormir eu não fiz nada e nem tive contato um dormiu no pé do outro isso é pecado

    ResponderExcluir
  26. Gente, pelo amor de Deus, parece até que vocês não sabem que o diabo usa todos os artifícios que pode e que não pode para nos tentar. Se o diabo tivesse mãe, ele daria a mãe dele só pra gente sair da graça e cair no pecado. O mal dos jovens hoje em dia (me incluo nisso) é querer ficar "na linha" da tentação, porém sem pecar, e isso é um perigo ! O diabo usa tudo isso que "não tem nada demais" pra nos levar ao pecado. Aí a gente quer dormir abraçado, passar a mão aqui, acariciar ali, dormir com pouca roupa, e isso não é transar, mas ficamos tão expostos a tentação que o diabo começa a trabalhar na nossa mente a partir daí. Vigia gente, fuja da tentação, resista ao diabo e ele fugirá de vós. Graça e paz !

    ResponderExcluir
  27. Moro junto com minha esposa , mas nao somos csados, o que devo fazer para nao pecar?

    ResponderExcluir
  28. DeleMeus Pais Nao Deixam Eu E Meu Noivo Fazermos Nada ,sair,Ir Em Festas,Nada Nada Nem Na Casa Dos País Eu posso Ir .Da
    eu me sinto Mal Nao TemoS nada Nao Fazemos Exatamente Nada E Tda hra Eles Me Julgao Por Nos Nos Abraçarmos E Nus Beijarmos çe Ajude Pois As vezes Tenho Vontade De Voltar A minha Vida Antiga Sabe Tenho Vontade De Sair Da Igrej Faço De Tudo Pra Ser MelhoIr Acada Dia Mas Parece Q Nada Faz Efeito SeA ou Filha De Mae Missionária E Pai EvangelisA Mas Parrece Qe A Posseçao E Tanta Q N Concigo Nem Respirar Direito.
    Sera Casar Com Ele Mais Rapido Pois Tenho 16 Anos E Elee 22 Pretendemos Casar Ano Que Vem Mais Preciso De Ajudo Pois estou prestes a despreçao me Ajude.

    ResponderExcluir
  29. O meu conselho para vcs jovens é que não dão oportunidades para cair em tentação, evite ficar sozinhos, comigo deu certo namorei muuuuitoooo, mas qdi via que tava ficando dificil de controlar terminavao namoro, foi até eu encontrar a pessoa certa e me casar. Não me arrependo de ter casado virgem, pq os homens tem uma necessidade fisica diferente de nós, e as vezes vc se entrega achando que ele é o amor de sua vida e ele termina com vc um dia depois, O nosso corpo é o nosso tesouro e é só nós mesmos para valorizar se não ninguém valoriza. E depois do casamento vcs vão dormir juntos todo dias. E digo por experiencia própria, fica puxado. Pq vem casa, trabalho e filhos. kkkk Mas temos que ter sabedoria e tudo da certo.

    ResponderExcluir
  30. Só um conselho para os jovens seu corpo é seu templo e tesouro, o valorize pois dessa forma todos valorizarão. Quando somos jovens às vezes tomamos decisões precipitadas que podemos nos arrepender. Pense um pouco com a razão. E coloque sempre Deus na frente e tudo dará certo. Vocês terão todo tempo do mundo depois que casarem para dormir todos os dias com seus maridos, aquele que vc escolher e que te respeitará e vai te amar de verdade porque assumiu esse compromisso que é o casamento abençoado por Deus.
    Comigo foi assim sou casada a 16 anos e sempre resolvo meus problemas com sabedoria, pq a mulher que é o esteio da casa. Amém!

    ResponderExcluir
  31. Filipe,bom respeito sua colocação,mas se prestarmos atenção no antigo testamento e no novo sao totalmente diferente,ou seja se pararmos para analisar pela bíblia da tanto pra matar condenar como para salvar,no antigo testamento diz que mulher adúltera o castigo era o apedrejamento certo,no novo testamento isso mudou totalmente,foi Deus que mudou?...
    Nao claro q nao,Deus sempre foi o mesmo misericordioso,a diferença é que profetas tentaram entender Deus,e colocaram num livro,Deus nao foi soletrando as palavras para os mesmos...nao concorda?

    ResponderExcluir
  32. Olá, eu namoro a 1 ano e 2 meses e faço sexo com o meu namorado somos crentes, mais o nosso namoro e bem sólido, eu queria saber se isso. Poderá perder a minha salvação??? Obg.

    ResponderExcluir
  33. Agradeço a Deus por sua vida...
    Creio que tdo veio do coração de Deus e com certeza quem está em Deus e quer viver conforme o seu ensinamentos entendeu a mensagem.

    Glórias Sejam dadas a Deus.

    ResponderExcluir
  34. Agradeço a Deus por sua vida...
    Creio que tdo veio do coração de Deus e com certeza quem está em Deus e quer viver conforme o seu ensinamentos entendeu a mensagem.

    Glórias Sejam dadas a Deus.

    ResponderExcluir
  35. Bom ! Nunca toquei em minha namorada, apenas beijos , nenhuma atividade que faça ela ou se exitar, tocando em partes intimas. Sou humano, e claro que no beijo por eu ser homem, foi ficar mais ativo ( digamos assim ) mas sempre em vigilância! Minha perguntar é, deitar com ela no sofar, mesmo não havendo toques , apenas juntos, abraçados é pecado??

    ResponderExcluir
  36. Sou cristã e meu namorado tbm, somos batizados e tudo. Mas dormimos juntos além de dormi praticamos tbm ISO bem antes de nos batizamos tbm, qria um conselho,eu sempre falo pra ele que estamos no pecado da fornicação mas ele não entendi e não aceita tbm. Qria uma ajuda noq devo fazer.

    ResponderExcluir
  37. Sou cristã e meu namorado tbm, somos batizados e tudo. Mas dormimos juntos além de dormi praticamos tbm ISO bem antes de nos batizamos tbm, qria um conselho,eu sempre falo pra ele que estamos no pecado da fornicação mas ele não entendi e não aceita tbm. Qria uma ajuda noq devo fazer.

    ResponderExcluir
  38. Eu Queria Saber Se So Em Deitar Na Cama Com Ele, Sem Maldade E Ela dormir No Meu Colo E Eu Fica Acordado E Pecado ??

    ResponderExcluir
  39. Pra mim e normal tendo o consentimento de um e de outro. Isso nao e pecado. Hj e normal namorados dormirem um na casa do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você é normal mas não é tua opinião que conta anônimo mas o que diz a palavra
      De Deus pois é por ela que uma pessoa que ama Deus se baseia.

      Excluir
  40. Então se dormir na mesma cama contato físico for pecado então todos nós namorados pecamos porque se beijos abraço... É tudo contato físico amigo... Outra coisa o que é casamento se não tem amor, pessoas se casam num dia se largam no outro... Casamento é só um papel... O amor que importa se os joven se amam podem sim ter uma intimidade não estarão pecando pois o amor é um casamento... Outra coisa os tempos mudaram muito...

    ResponderExcluir
  41. Então se dormir na mesma cama contato físico for pecado então todos nós namorados pecamos porque se beijos abraço... É tudo contato físico amigo... Outra coisa o que é casamento se não tem amor, pessoas se casam num dia se largam no outro... Casamento é só um papel... O amor que importa se os joven se amam podem sim ter uma intimidade não estarão pecando pois o amor é um casamento... Outra coisa os tempos mudaram muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com isso, tudo bem que dormir leva a transar e tals, mas também não vejo problema, a maneira que as coisas ocorrem hoje é muito diferente. E realmente o casamento é o amor e não o papel e junção la na igreja.... só precisa ser revelado à Deus, e isso o casal faz por conta própria, não precisa provar para outros sua fidelidade

      Excluir
  42. Somente uma dúvida somente o fato do meu namorado dormir na minha casa não dormir comigo sem contato físico nem nada o pastor pode me privar da ceia

    ResponderExcluir
  43. Paz do Senhor, a Biblia chama atençao a todos nós, devemos fugir de toda aparencia do mal. Eu com minha noiva ja dormimos juntos porem sem fzer sexo mas nao tem sido facil a nossa luta é de evitar fazer o mal. A graça de Deus nos tem sustentado. Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  44. Meu ex marido veio nos visitar e aí nos dormimos juntos ,mas não ouve sexo ,ele já e casado e pecado,,,,

    ResponderExcluir
  45. Irmao, queria tirar uma duvida, fazer meu parceiro gozar mesmo nao cometendo o ato de sexo é pecado?

    ResponderExcluir
  46. Se pode dormir juntos sem relação sexual abraçados e se excitando e se pode dormir no mesmo leito sem nenhum toque, o que é possível. Eu mesmo vivo assim. Apenas quero ressaltar que sexo é diferente de relação sexual. Por respeito à decisão de minha companheira, entre nós não acontece nem uma coisa e nem outra. Já que não somos casados, ainda assim não posso afirmar que estamos isento de algum pecado. ( José Roberto)

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde a todos. Ótimas Orientações Bíblicas e exemplo, de buscarmos fazer o que é certo diante de Deus e dos homens. Deus abençoe a todos.
    Me chamo Paula.

    ResponderExcluir
  48. Boa Noite. Os País Cristãos, que permitem aos filhos nao Cristaos a dormirem juntos sem serem casados na casa dos Páis estao em pecado junto com os filhos?

    ResponderExcluir
  49. Gostei, bom eu deitava do lado do meu ex namorado q agora é amigo e claro , pra mim era totalmente normal deitar somente, sem malícia sou virgem me guardo pro casamento, mais ai me bateu curiosidade sabe eu n durmo so ficava do lado...então pelo visto continua sendo errado. É isso?

    ResponderExcluir
  50. eu durmo com minha namorada mais agente nao pratica o sexo ,mas mesmo assim e pecado

    ResponderExcluir
  51. eu durmo com minha namorada mais agente nao pratica o sexo ,mas mesmo assim e pecado

    ResponderExcluir
  52. eu durmo com minha namorada mais agente nao pratica o sexo ,mas mesmo assim e pecado

    ResponderExcluir
  53. Não concordo, é muito fácil pegar passagens da Bíblia, encaixar em qualquer tema e interpretar da forma que quiser. Em nenhum momento foi explicitado especificamente que é pecado. Se for por isso é melhor que todos façam o que acham correto sem prejudicar ninguém, por que todos somos pecadores de uma forma ou de outra. E rapaz não venha me dizer novamente sobre esse assunto tentando mostrar que está correto repetindo os mesmo versículos por que sinceramente vc não soube explicar nada, repete, repete e não mostra na Biblia onde fala sobre isso. E eu não devo acreditar só pq vc pegou um versículo qualquer e interpretou assim a i eu tenho que acreditar, ta pensando que vc é quem?
    Minha leitura, minha interpretação, vc é péssimo instrutor.

    ResponderExcluir
  54. Oi sou noiva obreira durmo com meu noivo tem algum problema ?
    Tivemos relações antes do casamento oque pode acontecer pois estamos com muito medo ??

    ResponderExcluir
  55. Eu costumava dormir com meu noivo, porém recentemente descobri que não posso até o casamento, Porém eu tenho uma dúvida, se eu posso dormir na mesma cama se ele estiver deitado nos meus pés, será pecado mesmo assim?

    ResponderExcluir
  56. Pastor eu moro na mesma casa que meu namorado ele tá se divorciando mais não dormimos juntos nem temos relação sexual é pecado

    ResponderExcluir
  57. Olá, eu gostaria de saber por que ter relações antes do casamento é ruim. Eu já li muito sobre o assunto e sei que deus esclarece com suas palavras que isso é pecado, porém, hoje os tempos são outros, nos casamos mais tarde, pois antigamente as mulheres casavam com seus 19 anos, e hoje em dia é tradicional demorar mais, e hoje em dia os namorados se juntam cada vez mais novos.. no meu caso, já tive namoradas desde os 14 anos, porém primeiramente eram coisas de gente criança e não aconteceu nada sério. hoje com meus 17 anos, já namoro a 1 ano e meio, sei que isso não é muito, mas já não sou mais nenhuma criança e sei o que estou fazendo, realmente não sei do futuro, porém creio que irei ficar com minha namorada atual até o casamento, já conheço bem sua família e eles me apoiam, eu ainda não tive relações sexuais para respeitar ela e por vontade própria de querer esperar, mas por saber que o casamento só irá acontecer depois dos meus 23, 24 anos, tenho sim muito medo de perder ela, sei que não vou conseguir aguentar muito tempo sem relações, até por que tenho desejos e meus amigos e familiares apoiam eu a ter relações. Eu gostaria de saber se as palavras da bíblia não deveriam ser mudadas, ou reescritas de acordo com o que vivemos hoje, pois a situação é muito diferente de antigamente, no caso, há 2000 anos atrás. Gostaria de saber também do por que disso ser pecado, pois se deus nos criou, sendo que somos criados de acordo com sua própria imagem, assumindo também a capacidade de deus e sua inteligência suprema a respeito de tudo, por que ele nos criou de tal forma a termos que passar por essas vontades (que são naturais de nosso corpo por conta de hormônios) se ele tanto deseja que esperemos? e caso seja isso, por que os animais em si não devem seguir a mesma premissa? já que todos os animais pertencem a seu reino? caso isso possa ser explicado por sermos inteligentes, então quer dizer que nossa inteligência nos condena a sermos aprisionado por nossas vontades? ou isso vem do fato de sermos moldados a sua imagem e semelhança? mas se for isso, por que Deus nos proíbe de somos iguais a ele? ou então não deveríamos sentir essa vontade? e tudo isso é por conta de Adão e Eva terem comido o fruto proibido e isso ter nos mudado? mas se for o caso, a humanidade está inteiramente condenada a ser pecadora? o diabo conseguiu ganhar uma vantagem em cima de deus que deus não consegue superar, ou então o que acontece? eu fico pensativo em relação aso assunto e não sei o que pensar, mas influenciado por pensadores e estudiosos eu não concordo com a abordagem da bíblia, pelo motivo dos tempos serem tão diferentes desde aquela época.

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Muito bom o artigo publicado. Embora eu não tenha lido completo já pude perceber que tem um conteúdo muito bom. Eu sou cristão e sigo a palavra de Deus e estava pensando a respeito disso. Em si não é pecado, mas é um grande perigo para um casal não casados dormirem juntos. Eu passo por um processo em que só com a aproximação da minha namorada fico excitado mesmo não querendo ficar ( cientificamente isso tem um nome ), o ideal é evitar dormirem juntos e principalmente ficarem sozinhos em um lugar fechado.

    Só para destacar: Lembrando que nós cristãos somos luz e sal, não podemos deixar de perde a luz e deixar o sal ser insípido, vamos continuar confiando no Senhor e continuar resistindo nossas vontades carnais. Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  60. Texto retrata a verdade bíblica. Um casal de namorados que dorme junto, estará se colocando debaixo da tentação da fornicação.

    ResponderExcluir
  61. Olá a todos, estou tão animada que meu marido voltou depois de me deixar por outra mulher. Meu marido estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito meu marido, mas ele estava me traindo com seu colega de trabalho e essa garota acho que ela usou bruxaria ou magia negra em meu marido para fazê-lo me odiar e isso foi tão crítica e desnecessária, eu choro dia e noite para que Deus me envie um ajudante para trazer meu marido de volta! Eu estava muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda online e me deparei com um site que sugeria que o Dr.Wealthy pode ajudar a conseguir um ex-namorado de volta rapidamente. Então, eu senti que deveria dar uma chance a ele. Entrei em contato com ele e ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor para mim. 22 horas depois, meu marido realmente me ligou e disse que sentia tanto a minha falta, Oh meu Deus! Fiquei muito feliz, e hoje estou feliz com meu homem novamente e estamos felizes morando juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e decidi compartilhar minha história aqui. se você está aqui e seu amante está recusando você, ou seu marido mudou-se para outra mulher, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora .. Aqui está o e-mail dele, wealthylovespell@gmail.com
    Ele também faz o seguinte feitiço
    Feitiço de gravidez
    Feitiço de amor
    Feitiço de aumento do pênis
    herpes
    Feitiço de vitória
    Seu WhatsApp +2348105150446
    Blog: wealthylovespell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  62. O estranho mesmo é que os casais que dormem juntos e não fazem nada, simplesmente é cansaço e sono, esperam pra dormir na mesma cama no casamento, vai será mesma coisa porque a castidade continua, e aí eles não fazem nada de todo modo, porque é só pra ter filhos. Creio que dependa muito da intenção da pessoa também. E alguns casais são piores porque eles se guardam pra viver na libertinagem com o cônjuge no casamento, achando que a castidade acabou.

    ResponderExcluir
  63. Olá a todos, estou tão animada que meu marido voltou depois de me deixar por outra mulher. Meu marido estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito meu marido, mas ele estava me traindo com seu colega de trabalho e essa garota acho que ela usou bruxaria ou magia negra em meu marido para fazê-lo me odiar e isso foi tão crítica e desnecessária, eu choro dia e noite para que Deus me envie um ajudante para trazer meu marido de volta! Eu estava muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda online e me deparei com um site que sugeria que o Dr.Wealthy pode ajudar a conseguir um ex-namorado de volta rapidamente. Então, eu senti que deveria dar uma chance a ele. Entrei em contato com ele e ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor para mim. 22 horas depois, meu marido realmente me ligou e disse que sentia muito a minha falta, Oh meu Deus! Fiquei muito feliz, e hoje estou feliz com meu homem novamente e estamos felizes morando juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e decidi compartilhar minha história aqui. se você está aqui e seu amante está recusando você, ou seu marido mudou-se para outra mulher, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora .. Aqui está o e-mail dele, wealthylovespell@gmail.com
    Ele também faz o seguinte feitiço
    Feitiço de gravidez
    Feitiço de amor
    Feitiço de aumento do pênis
    herpes
    Feitiço de vitória
    Seu WhatsApp +2348105150446
    Blog: wealthylovespell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  64. Bom é difícil explicar santidade pra uma geração Nutella né. Antigamente até as pessoas que não eram cristãs se conservavam, guardavam se e iam dormir junto só depois do casamento, por que esses são presentes do casamento. Mas hoje em dia o jovem tem muita dificuldade de obedecer a bíblia. E isso não se trata só de fornicação. Me desculpe mas se o espírito santo não cobra você, você estando dormindo com outra pessoa, meu irmão ,Jesus não habita em você. Pois ele nos exorta e nos repreende à cada passo de desviamos do seu caminho. Foi por cada tipo de pecado, todas as nossas transgressões, que ele precisou derramar do seu sangue para nós salvar. Consertem-se igreja. Jesus está voltando!!!!!!

    ResponderExcluir
  65. O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhá-lo com 💝💝 O Dr. Ekpen ogiogun é um lançador de feitiços genuíno e um homem muito único e poderoso de sabedoria. Não consegui engravidar porque tinha problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e já estava pensando em me suicidar, mas um amigo meu me apresentou a um grande homem chamado Dr. Ekpen ogiogun que também a ajudou com seu problema. Ela me deu o e-mail dele, entrei em contato com ele e expliquei tudo a ele. Ele me garantiu que vai me ajudar e eu não devo me preocupar. O Dr. Ekpen ogiogun trouxe de volta alegria à minha vida e à minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, fazendo-me engravidar, curando o câncer da minha irmã, também curando o vírus HIV do meu primo com seu especial poderes, e ele também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de 2 milhões de dólares. Dr. Ekpen ogiogu é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe como fazer seu trabalho ogiogunr e se não fosse por ele, em que seria a minha vida? Dr. Ekpen ogiogun muito obrigado e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o quanto você tem feito de bom para mim e minha família e eu acredito que mesmo mil palavras não serão suficientes para descrever seus bons e grandes trabalhos. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não corre ao Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr. Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele o ajudará. O Dr. Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado, Dr. Ekpen ogiogun, seu whatsapp +2347045604010. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com

    ResponderExcluir
  66. Eu nunca acreditei em feitiço ou magia até conhecer o Dr. Ajayi com quem entrei em contato através do número dele: +2347084887094 no WhatsApp, eu estava passando por um período de problemas no meu casamento porque meu marido disse que não quer mais nada comigo após 9 anos de casamento, eu realmente amo meu marido, então procuro ajuda para resolver as coisas em meu casamento, enquanto navegava, vi onde um homem recomendou o Dr. Ajayi porque ele o ajudou a ser promovido em seu local de trabalho com um feitiço, procurei Dr. Ajayi e me expliquei a ele, ele me disse coisas a fazer para restaurar a paz em minha casa depois de seguir todas as suas instruções, meu marido mudou de ideia e estamos vivendo felizes e ele nunca mais mencionou nada sobre divórcio. Contate o Dr. Ajayi hoje para qualquer problema de relacionamento ou qualquer aspecto da vida e ele encontrará soluções para o seu problema. Número do Viber / WhatsApp: +2347084887094 ou e-mail: drajayi1990@gmail.com

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...