sexta-feira, 29 de julho de 2011

Carta a um Jovem Cristão que se diz Revolucionário


Carta a um Jovem Cristão que se diz Revolucionário -

por Filipe Luiz C. Machado

*A presente carta é de gênero fictício, embora contenha situações da vida real.
-----

Olá, Gerônimo.

Antes de mais nada, perdoe-me por meu estilo "velho" de escrever, pois há tempos já que assim escrevo e me é difícil escrever de outra forma.

Já temos conversado um pouco sobre o que é ser jovem no mundo atual e sobre o que significa ser um jovem cristão na atualidade. Mas penso que também seria benéfico que eu lhe colocasse alguns pormenores que talvez você não esteja a par.

É necessário notar que essa divisão entre recém-nascido, criança, pré-adolescente, adolescente, jovem e adulto é algo estranho às Escrituras. É estranho porque nos dias de hoje as atitudes das pessoas não são mais medidas pela coerência para com a bíblia, mas sim em sintonia com a sua faixa etária. Ou seja, o adolescente é rebelde, briga com os pais e é revoltado na escola não porque lhe falta leitura bíblica, oração e admoestação, mas porque é adolescente, faz parte da fase, é algo "natural".

Veja bem, Gerônimo. Essa divisão no crescimento do homem é muitas vezes perniciosa ao próprio homem, pois nos dá desculpas diante da falta de praticidade bíblica diária. Sim, concordo com o que você havia me dito que existem hormônios diferentes para cada fase da vida, contudo, isso não invalida o dever do homem crescer nos caminhos do Senhor. Certamente que ninguém conseguirá nascer e crescer sem pecar e sem errar, mas isso é bastante diferente do que vejo você e alguns amigos dizendo - que a rebeldia faz parte do jovem.

Entenda, meu amado, que na bíblia há apenas duas divisões: criança e adulto. Não há toda essa miscelânia de idades e tudo mais - mas por quê? Porque não é saudável para o cristão escusar-se de sua responsabilidade apenas porque disseram para ele [veja bem, nem ele sabe em que fase está - disseram para ele] que está na juventude e essa é uma fase difícil. Pois se fosse assim, como os jovens profetas da bíblia teriam se saído? Que dizer de Timóteo? Teriam sido eles jovens rebeldes?

Compreenda também que ser cristão já é ser um revolucionário. Amar pai e mãe, respeitar a professora, dar bom exemplo no trânsito, ser um bom empregado, pagar as contas em dia, viver uma vida de santidade, orar todos os dias, ler a bíblia regularmente, ir aos cultos sempre que possível, participar de atividades de caridade e outras coisas mais, são atos extremamente revolucionários.

Sei também de seu desejo de passar as madrugadas de sábado pela rua, conversando com seus amigos e ficando sentado na calçada tomando alguma coisa. Mas entenda, Gerônimo, que, embora essas coisas não sejam pecaminosas em si mesmas, revelam sua falta de maturidade e consciência do que é ser um homem cristão. Ora, você mesmo não se considera um jovem e advoga que está a cada dia mais próximo de se tornar um adulto? Como é então que você ainda vive como criança?

Lembro-me de você também ter comentado que sente dificuldade em participar dos cultos de sua igreja, pois para você eles parecem muito parados. Porém, eu conheço sua igreja e sei que ela tem seguido a sã doutrina. Concordo com você que em certas questões ela aparente ser um pouco "parada", mas o problema não está nela e sim em você. É necessário que você entenda que o culto não foi feito e jamais deverá ser feito para agradar você, seus amigos ou seja lá quem quer que for. O culto da igreja tem apenas um objetivo: glorificar a Deus. É por esse mesmo motivo que sua igreja não adere a tantas atividades modernas, pois compreende que o centro do culto é Deus e não o homem. Se você tem sentido difuldades para permanecer "acordado" durante o culto, sugiro que medite no que lhe escrevi acima.

Portanto, gostaria que você refletisse sobre essas pontos, pois não somente você, mas muitos ao seu redor são influenciados por essa maneira de viver. Se você deseja ser um cristão revolucionário, sossegue-se um pouco e guarde suas energias para o obra do Senhor. Quer sair nas madrugadas de sábado? Saia, mas utilize-a para a expansão do Reino de Deus. Leve as boas novas do evangelho aos seus amigos que se encontram perdidos por aí, utilize-se dessa "falta de sono" que você tem e compartilhe do evangelho com os seus. Apenas peço: não desperdiçe sua Vida.

Em Cristo e para a progressão do Seu reino,
Filipe Luiz C. Machado

2 comentários:

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...