quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Ateu Como Prova da Existência de Deus


Todo homem, por natureza, ainda que se declare "ateu", assim se declara porque sente no seu íntimo que haja uma divindade maior - mas não quer aceitá-la. Na verdade, o fato de alguém ser ateu é também uma prova de que Deus existe! Explico:

"Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis" (Rm 1.20). O apóstolo Paulo informa-nos que de algum modo - muitas vezes de difícil compreensão - a natureza, as coisas criadas e tudo que nela circunda, revelam alguma divindade, isto é, revelam algum "poder maior", um sustentador e provedor de todas as coisas. A prova, então, de que o ateu comprova a existência de Deus, é o fato de dizer que não acredita em sua existência - ou como mais consistente foi um certo, "Eu não posso estar certo de que Deus não existe" (Richard Dawkins).

O fato de partir da premissa - em outras palavras - de que não deseja a existência de Deus ou que não a pode provar, na verdade é em si mesma uma declaração de concordância com o apóstolo e a Santa palavra de Deus. O ateu, por possuir em si mesmo esse "incômodo" com relação às coisas divinas, é prova viva - como parece desejar transmitir-nos a Palavra - de que sempre há (em menor ou maior escala) uma centelha de senso de um ente superior que atua, rege e é soberano sobre a tudo e todos.

Desse modo, portanto, não há que se falar que a existência do ateísmo no mundo "destrua" a fé cristã (ainda que, logicamente, seja uma "crença" totalmente perversa), pelo contrário, a confirma como sendo verdadeira.

2 comentários:

  1. Olá amigo, concordo com vc, só discordo em uma coisa, o ateísmo no últimos tempos tem se tornado uma arma poderosa da doutrina anti-cristã, acredito que seja um grande mal para a humanidade, e é impressionante ver como cada vez mais pessoas se declaram ateus.

    ResponderExcluir
  2. Percebo em muitos ateus que a aversão a Deus está no fato de que as orientações divinas explícitas na bíblia, suas afirmações, lei... ensinos esses multiplicados pela boca de pessoas, causam incomodo por estar em ipooposi a algum prazer pessoal do ateu. Também em muitos casos, pelo fato de associar a existência de Deus aos maus exemplos de alguns líderes religiosos que visivelmente se envolvem com erros, enganos, escândalos, e enriquecimento por meio da exploração da fé de fiéis, levam pessoas que não tiveram um experiência oessope com Deus, e não conhece ainda um seguimento sério, a se afastar da crença e a questionar.


    Pergunto eu: que culpa Deus ou a biblbí tem se eu escolher usar meu livre arbítrio para roubar, matar, mentir, etc ...

    Deus não tem culpa nenhuma. Qualquer pessoa religiosa ou não pode escolher como usará seu livre arbítrio.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...