Este site é 100% gratuito! Clique no PLAY abaixo e deixe rodando para nos ajudar. Obrigado!

Loading...

Existem Brechas na Bíblia?

Existem Brechas na Bíblia? -
por Filipe Luiz C. Machado

Costuma-se dizer - no Direito - que a lei tem brecha, ou lacunas a serem preenchidas, contudo, não o ordenamento jurídico. Isso quer dizer que, embora determinadas - ou muitas - leis possam ser incertas quanto à sua aplicação, o conjunto de todas as leis e princípios que regem o Direito asseguram que todo o conjunto da obra - isto é, tudo o que envolve o Direito - dará e terá alguma solução para qualquer caso que lhe vier, não ficando coisa alguma sem solução.

De forma muitíssimo semelhante, se dá também com a Bíblia.

Muito embora a Bíblia contenha versículos de difícil entendimento e ainda outros que não fazemos muita noção do que significaram e significam, ainda assim quando olhamos a partir de uma visão geral e mais ampla para ela, vemos que outros versículos mais claros lançam luz sobre esses versículos de difícil compreensão. Esse é um dos três pilares da interpretação bíblica [a) a Bíblia se auto-explica (ou, a Bíblia não pode se contradizer), b) partes mais claras das Escrituras iluminam as mais escuras e c) a analogia da fé (isto é, conectamos as partes da Escritura por meio da fé de que elas de fato são a palavra de Deus).

É lamentável olharmos para inúmeros liberais que - praticamente - orgulham-se de enxergarem contradições na palavra de Deus. Conforme vimos, embora certos versículos nos sejam de difícil compreensão - ou ainda podem ter mais de uma interpretação plausível - isso jamais significou - para a igreja histórica e fiel aos princípios bíblicos - que a Bíblia não nos dê subsídios - isto é, bases concretas para a interpretarmos - a fim de que entendamos os propósitos e palavra do Senhor.

Muitos cristãos se veem perdidos quando deparam-se com algum ponto obscuro na doutrina bíblica, contudo, não deve haver motivo para desespero, pois ainda que esse ou aquele versículo ou contexto histórico pouca coisa forneça para nos iluminar - em nossa pequenez - certamente que alguma outra parte da Escritura descortinará novos horizontes para todos os Seus, a fim de os levar a uma melhor compreensão da Sua revelação.

Se pessoas defendem autores controvertidos e ideias contraditórias, não deveríamos nós - os cristãos - lutarmos com muito mais afinco em prol da palavra de Deus, a única capaz de nos salvar?

Comentários

  1. FELIPE,QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE BEM COMO TODA A SUA FAMILIA.PALAVRAS SÁBIAS ,PALAVRAS DE AMOR E RESPEITO AO CRIADOR DE TODAS AS COISAS,SÃO ESTAS QUE VC ESCREVEU.SOU RUTH DA 5ªIGREJA BATISTA DE GOVERNADOR VALADARES-MG NA LIDERANÇA DE PASTOR ANDRÉ CLAUDIO E CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO.OU A FRAQUEZA HUMANA ,OU A CURIOSIDADE EXCESSIVA E PRINCIPALMENTE UM DESRESPEITO DOMINANTE QUE FAZ COM QUE HOMENS QUESTIONEM A PALAVRA DE DEUS BEM COMO SUA EXISTÊNCIA.ESSES QUE SÃO A ENCARNAÇÃO DO DIABO ESTÃO ESPALHANDO O CAOS NO MUNDO.MAS O SENHOR JA SABIA ,ENTÃO MOSTROU A JOÃO NARRADO EM APOCALIPSE.PORÉM NÓS CRITÃOS DEVEMOS PREGAR O EVANGELHO EM TODA OPORTUNIDADE QUE TIVERMOS POIS O FIM SE APROXIMA E TUDO QUE ESTÁ NAS ESCRITURAS JÁ SE CUMPRE EM NOSSOS DIAS.
    Malaquias 4:1
    "Pois, eis que vem o dia que arde como fornalha, e todos os presunçosos e todos os que
    praticam a iniqüidade terão de tornar-se como restolho. E o dia que virá certamente os devorará", disse
    Jeová dos exércitos, "de modo que não lhes deixará nem raiz nem galho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

Postagens mais visitadas