Existem Brechas na Bíblia? -
por Filipe Luiz C. Machado
Costuma-se dizer - no Direito - que a lei tem brecha, ou lacunas a serem preenchidas, contudo, não o ordenamento jurídico. Isso quer dizer que, embora determinadas - ou muitas - leis possam ser incertas quanto à sua aplicação, o conjunto de todas as leis e princípios que regem o Direito asseguram que todo o conjunto da obra - isto é, tudo o que envolve o Direito - dará e terá alguma solução para qualquer caso que lhe vier, não ficando coisa alguma sem solução.
De forma muitíssimo semelhante, se dá também com a Bíblia.
Muito embora a Bíblia contenha versículos de difícil entendimento e ainda outros que não fazemos muita noção do que significaram e significam, ainda assim quando olhamos a partir de uma visão geral e mais ampla para ela, vemos que outros versículos mais claros lançam luz sobre esses versículos de difícil compreensão. Esse é um dos três pilares da interpretação bíblica [a) a Bíblia se auto-explica (ou, a Bíblia não pode se contradizer), b) partes mais claras das Escrituras iluminam as mais escuras e c) a analogia da fé (isto é, conectamos as partes da Escritura por meio da fé de que elas de fato são a palavra de Deus).
É lamentável olharmos para inúmeros liberais que - praticamente - orgulham-se de enxergarem contradições na palavra de Deus. Conforme vimos, embora certos versículos nos sejam de difícil compreensão - ou ainda podem ter mais de uma interpretação plausível - isso jamais significou - para a igreja histórica e fiel aos princípios bíblicos - que a Bíblia não nos dê subsídios - isto é, bases concretas para a interpretarmos - a fim de que entendamos os propósitos e palavra do Senhor.
Muitos cristãos se veem perdidos quando deparam-se com algum ponto obscuro na doutrina bíblica, contudo, não deve haver motivo para desespero, pois ainda que esse ou aquele versículo ou contexto histórico pouca coisa forneça para nos iluminar - em nossa pequenez - certamente que alguma outra parte da Escritura descortinará novos horizontes para todos os Seus, a fim de os levar a uma melhor compreensão da Sua revelação.
Se pessoas defendem autores controvertidos e ideias contraditórias, não deveríamos nós - os cristãos - lutarmos com muito mais afinco em prol da palavra de Deus, a única capaz de nos salvar?
FELIPE,QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE BEM COMO TODA A SUA FAMILIA.PALAVRAS SÁBIAS ,PALAVRAS DE AMOR E RESPEITO AO CRIADOR DE TODAS AS COISAS,SÃO ESTAS QUE VC ESCREVEU.SOU RUTH DA 5ªIGREJA BATISTA DE GOVERNADOR VALADARES-MG NA LIDERANÇA DE PASTOR ANDRÉ CLAUDIO E CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO.OU A FRAQUEZA HUMANA ,OU A CURIOSIDADE EXCESSIVA E PRINCIPALMENTE UM DESRESPEITO DOMINANTE QUE FAZ COM QUE HOMENS QUESTIONEM A PALAVRA DE DEUS BEM COMO SUA EXISTÊNCIA.ESSES QUE SÃO A ENCARNAÇÃO DO DIABO ESTÃO ESPALHANDO O CAOS NO MUNDO.MAS O SENHOR JA SABIA ,ENTÃO MOSTROU A JOÃO NARRADO EM APOCALIPSE.PORÉM NÓS CRITÃOS DEVEMOS PREGAR O EVANGELHO EM TODA OPORTUNIDADE QUE TIVERMOS POIS O FIM SE APROXIMA E TUDO QUE ESTÁ NAS ESCRITURAS JÁ SE CUMPRE EM NOSSOS DIAS.
ResponderExcluirMalaquias 4:1
"Pois, eis que vem o dia que arde como fornalha, e todos os presunçosos e todos os que
praticam a iniqüidade terão de tornar-se como restolho. E o dia que virá certamente os devorará", disse
Jeová dos exércitos, "de modo que não lhes deixará nem raiz nem galho.