domingo, 14 de agosto de 2011

4 Pecados "Santificados" pelos Cristãos



4 Pecados "Santificados" pelos Cristãos -
por Filipe Luiz C. Machado

1. Baixar ilegalmente músicas e programas da internet.

Infelizmente muitos cristãos sequer lembram-se do sétimo mandamento que diz: "Não furtarás" (Êx 20.15). Tal mandamento não proíbe apenas os furtos domésticos, empresariais ou ainda pessoais, mas também qualquer subtração de coisa alheia, seja às vistas do seu dono ou do responsável pela sua guarda.

O fato é que os crentes esqueceram-se - há muito tempo - que fazer downloads "inocentes" de músicas e programas via internet consiste na violação do mandamento de Deus, além de incorrer na quebra das leis de nosso país que proíbem tal feito.

2. Assisitir filmes e programas incompatíveis com a vida cristã.

Outro ponto lamentável é constatarmos a quantidade de professos da fé cristã e que no entanto, deleitam-se com inúmeros filmes e programas televisivos que são completamente incompatíveis com a santidade e abstenção requerida por Deus. "Não colocarei coisa má diante de meus olhos" lemos em Sl 101.3.

É dever de todo o cristão entender que deve haver a mais alta prudência puritana em tudo o que fazemos, pois "quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1Co 10.31)

3. Andar na companhia de ímpios e não fazer a diferença.

Parece-nos algo já petrificado no cristianismo o fato de ser plenamente normal um cristão andar com um ímpio e nem ao menos buscar expor-lhe o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. É com tristeza que olhamos para as amizades que os cristãos tem com os ímpios e percebemos que eles [muitas vezes] nem sabem que seu amigo/colega é de fato cristão.

Deveríamos no lembrar constantemente de que "Vós não sois do mundo" (Jo 15.19), levando-nos a viver de fato uma vida coerente com aquilo que professamos. Nossos amigos e colegas devem ser avisados da vida pecaminosa em que vivem. Creio que a boa frase de Agostinho seja muitas vezes usada com desculpa para não falarmos coisa alguma [Evangelize, se necessário for, use palavras].

4. Desobedecer pai e mãe.

É natural a toda criatura o fato de saber que tem obrigações morais e civis para com seus superiores e isso não é diferente dentro da família cristã e/ou dentro do círculo familiar de um crente. O problema surge quando nos deparamos com crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão com suas consciências cauterizadas com relação à obediência que lhes é devida ao pais.

Nosso Senhor já nos deixou o quarto mandamento: "Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá" (Êx 20.12).

Ninguém, portanto, pode-se escusar da obediência devida a seus pais apenas porque estão na "fase da rebeldia", mas devem buscar ao Senhor diariamente para que [mesmo contra suas vontades, muitas vezes] possam ser submissos ao seus pais e superiores.

2 comentários:

  1. Concordo, e apóio. Mas "muitos cristãos" não são todos, e os filmes que sou obrigado a assistir são por causa da profissão, prof de artes. Estes filmes são trabalhados, não apenas vistos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Aclim.

    Veja que a questão tratada não diz respeito à proibição de ver ou até mesmo baixar filmes, músicas ou programas que NÃO SEJAM MAIS VENDIDOS. O problema nessa problemática gira em torno da possibilidade de se comprar cd's, programas e filmes e no entanto ficar apenas baixando da internet, pois é mais barato [para não dizer, de graça] e mais fácil.

    Esse ponto vale para todas as coisas, inclusive para o pecado de sonegar impostos.

    É fácil deixarmos de praticar tais pecados hoje em dia? Certamente que não. Contudo, a lei de Deus é clara: "Não furtarás".

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...