quarta-feira, 24 de julho de 2013

Eu Durmo com a Minha Melhor Amiga


O titulo pode parecer estranho, mas não deveria ser. Algures por onde moro, quando alguém casado, diz que tem uma amiga ou dormiu com a amiga, é sinal de traição. Amiga é aquela que não mora com ele, mas encontra-se com ele às escondidas, enquanto a esposa dedicada fica a cuidar da casa.

Infelizmente muitos estão olhando para sua esposa/o, como um adversário, um alvo a abater; não como um amigo/a.

Somos incentivados pelas Escrituras Sagradas, a Bíblia, a alegrar-nos e a deliciarmo-nos com o nosso cônjuge. E como isso poderia ser possível, sem uma base de amizade? Impossível, certamente! Muitos casamentos estão falhando exatamente nesta parte. Deverá haver antes de mais nada, uma sólida amizade antes de se chegar a contrair matrimônio. Não admira que depois, ao longo da relação, descubra-se tantas coisas que fazem esfriar a mesma.

Nenhum casamento está por natureza 100% garantido. No entanto, há passos que se nós dermos, se tivermos algum cuidado e paciência, poderemos evitar grandes transtornos e desgraças futuras.

Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas. Deus criou-nos não para vivermos apenas para nós mesmos, mas também para vivermos para as outras pessoas. Na amizade podemos encontrar isso. Uma verdadeira amizade entre um casal é uma das coisas mais bonitas que existem. 

No entanto, não se esqueça do seguinte :

a) Amigos têm muita influência em nossas vidas

O ser humano é alguém que influencia e sofre influências. "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Pv 12:26). 

A escolha de uma amizade é um assunto de grande importância "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv 13:20). 

Nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e até mesmo, quem sabe, nossa eternidade. O difícil não é ter amigos, o difícil é ter um bom amigo que seja também nosso cônjuge.

b) Amigos dizem a verdade; não o que gostamos de ouvir

Alguns dos amigos mais perigosos são aqueles que sempre concordam connosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas. Uma boa esposa, um bom esposo, porém, não fará isso. "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato" (Ec 7:5).

O amigo verdadeiro nos corrige e a pessoa sábia procura ter uma amigo com coragem e convicção para a repreender quando for necessário. Isso deve ser primordial para um casamento duradouro. “O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios [...] O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia” (Pv 15:12,14). 

Ninguém gosta de ser corrigido (eu também não), mas todos nós precisamos de um amigo que nos ame tanto que é capaz de mostrar nossos erros: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Pv 27:5-6).

Embora nosso amigo/cônjuge nos dirija palavras de elogio ele também não hesitará em indicar-nos uma séria falta. Um amigo diz-nos sempre a verdade, mesmo que haja uma falha dele para connosco. "Não mintais uns aos outros [...] revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente" (Cl 3.9, 12-13).

"Amigo mesmo é aquele que sabe o pior a teu respeito e assim mesmo continua a gostar de ti" (Ditado americano).

c) Os amigos são para todas as ocasiões 

Amigos verdadeiros não são interesseiros, mas ficam ao nosso lado nos bons e maus momentos da nossa vida. "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Pv 17:17). Um amigo está connosco nos momentos difíceis, mesmo que não diga nada. Um amigo sente as nossas dores e nossa aflição.

Quando estamos tristes precisamos de um amigo que olhe para nós e nos ajude a levantar a cabeça. "O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos" (Pv 15:30).

Ao longo da vida descobrimos e aprendemos que os AMIGOS são bem poucos. Se queremos conhecer um amigo, temos que passar por problemas e dificuldades, pois é aí que fazemos o teste da verdadeira amizade. Em relação ao nosso cônjuge o mesmo acontece. Lembra-se do juramento: "Na pobreza e na riqueza, na saúde e na doença?" Pois bem. Isso deveria ser verdade.

d) Uma verdadeira amizade tem benefícios mútuos

O motivo que une os verdadeiros e grandes amigos vai além de interesses pessoais. A amizade verdadeira traz benefícios mútuos: “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo” (Pv 27:17).

Há pessoas que só olham os outros como amigos porque precisam de alguma coisa  destes. Alguns, às vezes, travam amizades ou tentam passar por amizade, induzidos por coisas tais como a riqueza, a fama ou maior influência.

Ensina a Bíblia: “A riqueza aumenta o número de amigos [...] O homem generoso possui muito lisonjeiros, todo mundo se torna amigo de quem dá” (Pv 19:4,6). O verdadeiro amigo não é assim; ele nos ama, nos aprecia, deseja estar connosco apesar daquilo que somos, temos e possamos dar-lhe ou não. Tudo o que um amigo deseja do outro é: Amor e atenção.

Já ouvi o testemunho da moça mais rica, que dizia que a maior dificuldade é saber se aqueles que sãos seus amigos, são amigos pela pessoa ou por aquilo que ela  possui. Logicamente que isso é muito triste. Chegam mesmo a desconfiar até das pessoas com quem casam.

Deve-se escolher um amigo pelo que ele é, não pelo que ele tem. A base para qualquer relação de amizade é o amor e não coisas ou bens materiais. "Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal"  (1Co 13:5).

Só tenho a agradecer a Deus pela grande amiga que Deus me deu: minha esposa.

- por Duarte Rego

Um comentário:

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...