Pular para o conteúdo principal

Um Chuveiro, Uma Morte e a Soberania de Deus


O número de mortes estranhas nos impressiona. Na verdade, por si mesma, a morte já não nos espanta - exceto quando ela pode ser considerada e enquadrada em "morte estranha" ou "morte bizarra". 

Estas mortes podem ocorrer das mais diferentes maneiras. Recentemente, um colega de sala de aula, comentava comigo que seu amigo havia morrido dentro do banheiro - mais precisamente, tomando banho. Intrigado, perguntei-lhe como havia acontecido. Para meu espanto, seu colega havia tido algum problema físico durante o banho e caiu desmaiado em cima do ralo. O chuveiro, então, por continuar ligado, acabou por encher o box e matar o jovem, afogado. 

Diante desse e muitos outros fatos [1], surge-nos a pergunta: sendo Deus soberano, qual o propósito destas mortes? Sim, sabemos que "até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados" (Mt 10.30) e que ninguém pode acrescentar algo à sua vida (Mt 6.27), de modo que nossos dias estão contados e determinados por Senhor - mas, a pergunta é sobre o porquê o Senhor estabelecer que pessoas morram desta maneira.

A resposta, penso ser essa: demonstrar aos homens que até mesmo as coisas e utilidades mais simples desta vida, são capazes de retirar a vida de um ser humano. É mostrar ao homem prepotente sua fraqueza, debilidade e necessidade de Deus. É glorificar a soberania plena do Altíssimo, levando os seres criados à contemplação de sua majestade, onde até um simples banho, que em linhas gerais, não oferece perigo algum, poder acabar se tornando um laço para a morte e perdição.

Nota:
[1] Alguns sites noticiam algumas mortes estranhas, como esses: Colunistas.ig e Interesite

Comentários

  1. Alem disso ainda tem as mazelos que o próprio homem atraiu para si depois da queda. Ou seja, de certa forma, tudo de ruim que acontece ao homem e à natureza, em última análise, é culto do próprio homem que pecou contra Deus. Escrevi um pouco sobre isso, num post intitulado "A origem das tragédias humanas" gostaria de compartilhar:

    http://filosofiacalvinista.blogspot.com.br/2011/01/origem-das-tragedias-humanas.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher deve se vestir de modo que nenhum homem venha pecar por sua causa

Muitas mulheres e moças atualmente perderam seu próprio valor e muitas mulheres cristãs não tem se dado conta disso - o que acaba por as levar se vestindo conforme o mundo tem ditado; isto é, a moda. Por que digo isso?  Tenho notado o quanto muitas mulheres e moças têm se iludido ao pensarem que é bonito usarem vestimentas que mostram todas as suas curvas, tais como: roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts e saias curtas e blusas decotadas. Mas, se fosse para ser  assim, Deus não teria vestido Adão e Eva como diz na Bíblia: " E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu " (Gênesis 3:21). Na palavra também está escrito: " Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos. Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras " (1 Timóteo 2:9-10). Noto ainda que muitas mulheres e moças usam roupas indecentes co

É pecado um casal de namorados dormir junto?

É pecado um casal de namorados dormir junto? - por Filipe Luiz C. Machado Recentemente um irmão em Cristo perguntou-me sobre a legitimidade - ou não - para um casal de namorados poder dormir junto. Confesso que esse é um ponto delicado, mas creio que - mais uma vez - as Escrituras nos revelam aquilo que devemos fazer. É importante notarmos, primeiro, sobre que tipo de situação nos rodeia. Uma coisa é um casal de namorados que viaja de avião e cuja aeronave cai no meio da floresta, restando poucos sobreviventes e ainda por cima, estavam na estação do inverno, o que implica dizer que necessariamente todos precisam dormir juntos - para se aquecer, caso contrário, morrerão. Mas é claro que essa é uma situação hipotética e nela seria perfeitamente coerente dormir junto, pois seria um pecado deixar alguém morrer de frio quando podia-se evitá-lo. Porém, mesmo a realidade dos namorados não é esta do avião, é a partir do dia-a-dia que as dúvidas surgem. Muitos namorad

A importância da Renúncia

Texto por Angela E. P. Machado ----- “E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” Marcos 10.17-22 Neste breve texto, vemos o reflexo daquilo em que os judeus acreditavam. Pensavam eles que as riquezas eram um sinal da aprovação de Deus e que os ricos teriam maiores possibilidades de serem salvos, ou seja, de alcançarem a vida etern