segunda-feira, 8 de abril de 2013

Não Existe "Livre Arbítrio" - por Martinho Lutero (1483-1546)



Aqueles que pregam o "livre arbítrio" afirmam que se não há "livre arbítrio", então também não há lugar para o mérito ou para a recompensa.

O que dirão os defensores do "livre arbítrio" a respeito da palavra "gratuitamente", em Romanos 3.24? Paulo diz que os crentes são "justificados gratuitamente, por sua graça". Como interpretam "por sua graça"? Se a salvação é gratuita e oferecida pela graça divina, então não se pode conquistá-la ou merecê-la. No entanto, Erasmo argumenta que a pessoa deve ser capaz de fazer alguma coisa a fim de merecer a sua salvação, ou ela não merecerá ser salva. Erasmo pensa que a razão pela qual Deus justifica uma pessoa e não outra, é que uma delas usou de seu "livre arbítrio", e tentou tornar-se justa, enquanto que a outra não o fez. Ora, isso transforma Deus em alguém que diferencia pessoas, ao passo que a Bíblia ensina que Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34). Erasmo e algumas outras pessoas, como ele, admitem que os homens conseguem fazer muito pouco, através de seu "livre arbítrio", para obterem a salvação. Afirmam que o "livre arbítrio" tem apenas um pouco de merecimento - não é digno de muita recompensa. E, não obstante, ainda pensam que o "livre arbítrio" torna possível às pessoas tentarem encontrar a Deus. Imaginam, igualmente, que se as pessoas não tentam encontrá-Lo, cabe exclusivamente a elas a culpa, se não recebem a graça divina.

Portanto, sem importar se esse "livre arbítrio" tem grande ou pequeno mérito, o resultado é o mesmo. A graça de Deus seria obtida por meio do "livre arbítrio". Todavia, Paulo nega toda noção de mérito quando afirma que somos justificados "gratuitamente". Aqueles que dizem que o "livre arbítrio" possui apenas um pequeno mérito, erram tanto como aqueles que dizem que ele possui muito mérito, pois ambos ensinam que o "livre arbítrio" tem mérito suficiente para obter o favor de Deus. Portanto, em quase nada diferem um do outro.

Na verdade esses defensores da ideia do "livre arbítrio" nos dão um perfeito exemplo do que significa "saltar da frigideira para dentro do fogo". Quando dizem que o "livre arbítrio" tem apenas um pequeno mérito, pioram a sua posição, ao invés de melhorá-la. Pelo menos aqueles que dizem que o "livre arbítrio" envolve uma grande mérito (os chamamos de "pelagianos") conferem um elevado preço à graça divina, porquanto concebem que um grande mérito é necessário para alguém obter a salvação. Todavia, Erasmo barateia a graça divina, dizendo ser possível obtê-la por meio de um débil esforço. No entanto, Paulo transforma em nada essas duas ideias usando apenas uma palavra - "gratuitamente" (Rm 3.24). Mais adiante, em Romanos 11.6, ele declara que a nossa aceitação diante de Deus depende apenas da graça de Deus: "E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça". O ensino paulino é perfeitamente claro. Não existe tal coisa como mérito humano aos olhos de Deus, sem importar se esse mérito é grande ou pequeno. Ninguém merece ser salvo. Ninguém pode ser salvo através das obras. Paulo exclui todas as supostas obras do "livre arbítrio", estabelecendo em seu lugar apenas a graça divina. Não podemos atribuir a nós mesmos a menor parcela de crédito para nossa salvação; ela depende inteiramente da graça divina.

- por Martinho Lutero (1483-1546)
Fonte: Nascido Escravo, Ed. Fiel, págs. 28-29

9 comentários:

  1. Antes que um arminiano que não gosta de estudar chegue aqui soltando os cachorros, leiam o que Armínio dizia sobre o livre arbítrio:

    http://www.superandoasheresias.blogspot.com.br/2013/04/jacob-arminio-explicando-sobre-o-livre.html

    ResponderExcluir
  2. Absurdo! Claro que existe livre árbitrio e e claro que este livre arbítrio não é absoluto,pois não posso fazer nada alem dos limites impostos por Deus desde Adão. Se o ser humano não tivesse livre arbítrio, Deus seria um Ser de caráter questionável. O calvinismo é uma ofensa a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maykon Alves

      Na verdade eu tenho o livre arbítrio até o momento em que eu aceito a ELE como SENHOR e SALVADOR.
      Porque quando eu tenho um SENHOR eu faço a vontade e as escolhas DELE.
      A questão é que muitos só o recebe como SALVADOR não reconhecendo-o como SENHOR, pois o servo não faz a sua própria vontade.
      Satanás usou o livre arbítrio e rebelou contra DEUS.
      JESUS obedeceu ao PAI (SENHOR) lançando fora o seu poder de decisão se mantendo fiel até o fim, e Deus o Glorificou.

      Excluir
    2. A questão é que quando o homem peca no Eden, se torna escravo do pecado, morto espiritualmente, totalmente depravado em suas faculdades perdendo assim o poder de escolha a Deus.

      Excluir
  3. Nacido escravo e ter livre árbitro, onde que um escravo tem liberdade?

    ResponderExcluir
  4. Se não esta na Bíblia o homem está acrescentando a palavra de Deus no meu entender a palavra de Deus que libertar não pode se acrescentada

    ResponderExcluir
  5. Quem tem que definir se existe ou não o livre arbítrio, somos nós mesmos. Na palavra de Deus ( Biblia Sagrada), não existe textos referentes. Deus te deu consciência, use-a para você mesmo. Siga os estatutos e os mandamentos de "" DEUS "" e saberá se existe ou não tal comdição...

    ResponderExcluir
  6. se vc acha que o pecador tem livre arbitrio então escolha nunca pecar . se vc consegueir então vc é perfeito e não precisa de um salvador . na biblia para receber a salvacao vc tinha que viver uma voda sem pecado .e o pecador ele ñ consegue entao vamos dizer que vc consega vc compre os 10 mandamentos todos mas se vc tropeça em um vc tropeço em todas a palavra diz vc tinha que viver uma vida sem pecado nenhum mas lembre quando jesus dissi para aqueles homens se apenas vc olhar para uma mulher e deseja em seu coracção imagina senas sexuais com ela vc já adulterou. quem consegue ñ pecar? . jesus veio pra salva .salva quem ?o pecador de quém do pecado que manda no homem . sim ele manda .até esse pecador ser liberto do pecado .sim e salvar de Deus também .pq
    Deus é santo e odeia o pecado e terà um fim contra o pecado e quem ama o pecado . temos que entender que .nós não viemos da geração de adão antes da queda . mas sim depois . nascemos com uma natureza destruida pelo pecado . jesus veio pra salva . respeito as opinião dos outros a sim como os outros respeitem a minha como as dos demais ninguém pode força ninguém a cré em outro .mas o espirito santo sim. pq eu creio que a palavra diz que o espirito santo vem pra convencer o pecador do pecado da justiça e do juizo preste bém atenção ele convence . e não tentara convencer .ele vem com o proposito de mudar o pecador .

    ResponderExcluir
  7. o pecador tem um livre arbitro agencia de escolhas terrenas , mas o livre arbitro de escolher Deus não . jesus dissi que vcs ñ vem a mim para ter vida . romanos 3.10 diz que ñ há quem busque a Deus . e diz mas .diz os quem vem pra Deus não nasceram da vontade da carne e ném do sanguém . exemplo vontade humana . mas nascem do espirito . jesus falou com nicodemos quem nasce da carne é carne .mas quem nasce do espirito é espireto . .e carne ñ está sujeita a lei de Deus é nem pode esta diz paulo . o homen carnal ñ entende nada do espirito diz a palavras . a ñ ser que Deus o revele para quem ele quer . oremos para que Deus trasforme esses corações traga ao arependimento que Deus salve .

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...