quarta-feira, 3 de abril de 2013

É Pecado Tomar Bebida Alcoólica?


Dentro do cristianismo existem dois axiomas: praticar somente o ordenado e realizar tudo para a glória de Deus. Os dois versículos áureos destes princípios são: 

- "Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás" (Dt 12.32)
- "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

Fixo isso, precisamos avaliar, ainda que brevemente, o que a Escritura nos diz sobre bebidas alcoólicas. Todavia, é necessário fazer a ressalva acerca de que experiências pessoais ou familiares não são a base para se determinar se algo é bíblico ou não. Ter algum parente que seja ébrio habitual é certamente triste e pesaroso - mas não é o padrão para julgarmos alguma coisa.

Para exemplificar, não posso afirmar que ter um carro com motor 2.0 é um pecado, somente porque conheço alguém que morreu em um carro com essa potência. Igualmente, não posso e não devo afirmar que o cristão não pode ter uma arma em sua casa (desde que legalmente, evidente), apenas porque conheço algum caso onde o filho achou a arma guardada. Em ambos os casos o problema não é o objeto (o carro e a arma), mas, sim, a imprudência dos que manejam tais bens móveis. Não podemos aferir "certo" e "errado" a partir de nosso ponto de vista - é preciso deixar a Bíblia falar por si mesma.

1. Embriagar-se é um pecado

O primeiro ponto comumente levantado é o fato de a Bíblia proibir a embriaguez e, por isso, ser melhor o cristão se abster, a fim de que não caia em pecado. Este de fato é um ótimo conselho - "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia" (1Co 10.12). 

A Bíblia registra algumas ocorrências com respeito à embriaguez, de modo a explicitamente a condenar.

- Noé, após o dilúvio, louvou ao Senhor, plantou uma vinha, mas "bebeu do vinho, e embebedou-se" (Gn 9.21 - grifo meu). 
- Na Lei de Deus, dentre tantos pecados dignos de morte, lista a desobediência ligada à embriaguez e bebedice: "Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá" (Dt 21.18-21 - grifo meu).
- Registra o Senhor por meio do profeta Isaías: "Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!" (Is 5.11 - grifo meu).
- A embriaguez é assemelhada à punição de Deus: "Tu também serás embriagada, e te esconderás; também buscarás força por causa do inimigo" (Na 3.11 - grifo meu).
- Lucas fornece o aviso: "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia" (Lc 21.34 - grifo meu).
- No mesmo diapasão Paulo ensina aos crentes em Éfeso: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5.18 - grifo meu).
- O apóstolo também salienta que um dos frutos da carne é a bebedice: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus" (Gl 5.19-21 - grifo meu).
- Pedro relembra os crentes para que não vivam como dantes: "Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias" (1Pe 4.3 - grifo meu).

Portanto, é indiscutível que o ficar bêbado não seja um pecado. Sobre este ponto não deve haver qualquer discussão. Embriaguez é pecado.

O problema, contudo, é sobre o fato de a Bíblia condenar ou não o tomar bebida alcoólica sem ficar embriagado. Talvez inúmeras, centenas de reportagens e pesquisas poderiam ser elencadas - cada uma tendendo para o gosto pessoal. Infelizmente, no meio científico, de tempos em tempos é renovada a pesquisa e se chega a um novo veredicto - vide o caso da cafeína: quantos estudos já não lemos e que afirmam coisas apostas? Desta forma, melhor que pesquisas (embora seja importantes), é a Palavra do Altíssimo.

2. Qual vinho era usado na Escritura?

Algumas pessoas, no bom intento de afugentar os cristãos da tentação e aparência do mal (1Ts 5.22), dizem que o vinho da Bíblia era diferente do vinho de hoje. Contudo, com o perdão da direta, mas somente ingênuos acreditam nesta ideia. O vinho é uma bebida que facilmente fermenta - ainda mais onde os judeus viviam: lugar quente e com bebidas estocadas em locais nem um pouco imunes à fermentação.

Mas, sejamos receptores e admitamos, por um momento, que isso possa ser verdade. De fato, pode ter havido vinho sem ser fermentado e, portanto, sem qualquer teor alcoólico. Entretanto, vejamos que as escrituras se utilizam da expressão relacionada ao vinho com teor alcoólico e não como sendo suco de uva.

Quando Jesus estava a explicar a necessidade de se transformar a vida por completo, se valeu da ilustração do vinho fermentado: "Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam" (Mt 9.16-17 - grifo meu). O odre era uma espécie de cantil de couro. Ainda que conjecturemos que não fosse couro, nosso Senhor é claro em demonstrar a fermentação do elemento, pois o relaciona ao romper do odre - e isso somente é possível com a fermentação (num odre velho a alta fermentação funcionaria como a pressão do ar em uma panela de pressão velha - iria, literalmente, explodir). Verifica-se, desta feita, que Jesus tem em mente o vinho genuíno, não um suco de uva (que obviamente existia - mas a palavra no grego não é com relação à suco, e sim ao vinho).

Importante mencionar o caso ocorrido na festa de Pentecostes, quando por ocasião da vinda do Espírito Santo, alguns homens acharam que os discípulos estavam bêbados, ao que Pedro lhes responde: "Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia" (At 2.15). A "terceira hora" era a nossa 9 horas da manhã. O notório a ser frisado é que em vez de Pedro dizer, "Homens! Alto lá! Cristão que é cristão não bebe vinho fermentado" ou "Homens, jamais isso seria possível, pois não bebemos qualquer bebida alcoólica!", ele afirma que a hora não era compatível com o momento para se comer e beber, isto é, o apóstolo não se esquiva do fato de beber, mas sim da impossibilidade de estarem bebendo e ficarem bêbados naquele horário. Evidente que com isso o apóstolo não está advogando a licitude da bebedice, mas, sim, afirmando que, conquanto bebessem sem se exceder (leia este excelente artigo sobre as propriedades e nutrientes do vinho [e da cerveja], bem como, à época, era mais seguro beber algo fermentado do que a água, tendo em vista que esta não era "encanada" ou filtrada. O artigo fala dos idos de 1500, que dir-se-á, então, dos tempos apostólicos...), tal atitude não era pecado.

3. Paulo censura a embriaguez - não o vinho fermentado

O apóstolo, enquanto censurava os cristãos em Corinto, categoricamente afirmou que o vinho utilizado na ceia era alcoólico: "De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo" (1Co 11.20.22 - grifo meu). Observemos que Paulo não orienta os cristãos a trocar o vinho alcoólico pelo suco, simplesmente pelo fato de alguns se embriagarem. O que ele faz? Os censura e repreende - "Nisto não vos louvo". Não há qualquer menção sobre deixar o vinho alcoólico (impossível estarem tomando suco de uva e ficando bêbados) para se utilizar do suco.

4. Jesus tomou vinho

Notemos, então, ainda um ponto importante: Cristo foi acusado de ser um beberrão: "Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e pecadores" (Lc 7.34 - grifo meu). Para se entender como queriam acusar o Messias de ser um beberrão (em Mateus 11.19 está traduzido como beberrão), basta verificarmos que "bebedor de vinho" está junto a "comilão", cuja palavra no grego é "phagos" e significa um glutão. Ora, é sabido que glutonaria (prática de comer desenfreadamente e não ter domínio próprio sobre os alimentos) é um pecado (veja os versículos citados acima, onde glutonaria sempre é acompanhada de bebedice). Os fariseus desejam enquadrar Jesus na quebra da Lei de Deus, intentavam achar alguma falha em Cristo; mas não puderam. Vemos, nitidamente, que os homens buscaram associar o Senhor Jesus com os beberrões, quando, na verdade, Ele sempre se mostrou sóbrio - ainda que tomasse vinho.

Por fim, é medida que se impõe o fato dos cristãos atentarem para essas conclusões:

1. A Bíblia expressamente proíbe a embriaguez;
2. Possivelmente existia o vinho com e sem teor alcoólico;
3. Paulo censurou alguns crentes por causa da bebedice, mas não proibiu a bebida alcoólica.
4. Jesus tomou vinho alcoólico, pois foi associado com aqueles que praticavam pecado (implicação lógica).

Qual a conclusão bíblica? Se for escandalizar algum irmão, é melhor não tomar em sua frente e evitar conversas que versem sobre este assunto (leia 1Coríntios 8), conforme lemos: "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu" (Rm 14.13-15).

Todavia, não se deve proibir o uso daqueles que o fazem moderadamente. Assim como Paulo afirmou que poderia livremente comer carne sacrificada a ídolos, porque "sabemos que o ídolo nada é" (1Co 8.4), também se pode, livremente e com boa consciência, tomar qualquer bebida alcoólica para a glória de Deus. Paulo expressamente falou da consciência de cada crente, quando escreveu: "Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova" (Rm 14.22).

Respondendo algumas objeções comuns

1. A bebida destrói famílias
Resposta: Sim, isto é verdadeiro - mas carros, drogas, jogatinas e mulheres também destroem. O fato de algo ser usado para o mal, não caracteriza o mal em si mesmo. Devemos cuidar para não usar argumentos que fujam da escritura, caso contrário, vamos distorcer passagens bíblicas e tudo virará uma verdadeira anarquia.

2. A bebida mata pessoas
Resposta: Não é verdade. Uma arma de fogo não mata alguém sozinho - ela precisa ser utilizada. Ademais, devemos cuidar com a hipocrisia, pois possivelmente morrem mais pessoas devido ao alto índice de colesterol e glicose do que de cirrose. 

3. A bebida faz as pessoas dirigem sem controle
Resposta: Verdade - mas a culpa, novamente, não é da bebida. Não podemos acusar a montadora Volvo por criar um carro que alcance a velocidade de 300km/h. A culpa é de quem, imprudentemente, senta ao volante e, além de violar leis de trânsito (que devem ser obedecias, veja Romanos 13), põe em risco os demais.

4. A bebida vicia
Resposta: Verdade. Todavia, isto é relativo. Inúmeras pessoas, a maioria, certamente, consegue beber socialmente. O problema, como tentei deixar evidente, é que muitos não sabem "se controlar" - e para esses é melhor não beber. O pastor Joel Beeke, em um de seus vídeos, conta a história de um membro de sua igreja que confessou "não poder escutar música country, porque lhe causava tentação". A resposta do pastor foi no sentido de pedir aos demais irmãos da igreja para não mais ouvissem este estilo na companhia do irmão. Se o Dr. Beeke tivesse afirmado que música country é pecaminosa por si mesma, então teria agido extremamente contrário às Escrituras.

5. Não há como saber quando se está embriago
Resposta: Não é verdade. A Bíblia nos diz que um dos frutos do Espírito Santo é o "domínio próprio" (Gl 5.22 - temperança, na ACF). Não há como aferir quanto cada pessoa poderá tomar. O que devemos observar é sempre a importância de abster-se "toda a aparência do mal" (1Ts 5.22). O cristão não deve se questionar até quanto pode tomar, como se desejasse chegar à beira de embriaguez, e sim o quanto pode tomar sem que dê vazão às tentações. É dever imperioso o vigiar constantemente, não o buscar chegar perto do pecado.

73 comentários:

  1. a vontade que o povo tá de tomar uma bebidinha encontra sempre os defensores "bíblicos" para tal, sem pesar e levar em conta que não é o que eu gosto ou aprovo, mas acima de tudo, o que traz escândalos para os de dentro e os de fora... isto não tem a ver com a bebida... tem a ver cm testemunho... se algo faz tropeçar, lance isto fora... mas claro, quem quer beber, sempre irá atrás de provas e textos... fazer o que... eu não critico... apenas não usem a Bíblia. Apenas - bebam... e não coloquem saia justa na igreja... como se ela fosse palco destas discussões tolas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Carlos Puck!
      Concordo plenamente...

      Excluir
    2. Só porque você não consegue se controlar ao beber não significa que eu não consiga.

      Excluir
    3. Gente, pessoas não falam sobre a palavra de Deus pra ofender criticar ou julgar e sim pra protege-los do mal que possa acontecer com todos em geral, tanto quem fala com quem ouve, quem não obedecer terás conseguências e isso não que eu goste de falar e sim que quem sabe sobre a verdade e não passa adiante tbm serás culpado, então se vocês ouvirem uma boa palavra e principalmente vindo da palavra de Deus não fiquem brabos e sim felizes pois Deus estão querendo nos proteger de algum mal que possa estar pra acontecer com nosco ou com nossos familiares, felicidades vigilancia e um feliz ano novo pra todos!😍😘👏💟

      Excluir
    4. meu colega ta na biblia o caso aqui nao escandalo,escandalo e aquilo que eu faco fora da palavra eles tabem se escandalizaram com jesus por que ele comia e bebia,escandalo e mudar as escrituras.

      Excluir
    5. Carlos Puck quis dizer colocar "saia justa" na sua religião né irmão! Me perdoa mas pelo jeito não leu nem a metade do texto.O que coloca a igreja de Cristo em "saia justa" é a ignorância de alguns.

      Excluir
    6. O legal da sua posição é que se valeu de um costume e não de Bíblia, se a Bíblia não condena, não é errado, mesmo que alguém 'se escandaliza', pois não somos nós é nossos escândalos infundados que definem o certo e o errado, mas sim as Escrituras, hj se proíbe mais por causa de tradição de homens do que por fundamento Bíblico.

      Excluir
  2. Perfeito!!

    Estudo sem moralismos de homens, ponderado e baseado nas Escrituras. Enquanto o povo viver em leis não saberá o quanto é maravilhoso o Evangelho verdadeiro de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Texto elucidativo e imparcial.
    Apesar de presos a "dogmas evangélicos" criticarem a abordagem de vários assuntos, há assuntos que devem ser abordados e fazer com que "o véu se rasgue".

    ResponderExcluir
  4. Reverendo, louvo a Deus pela oportunidade de ler texto tão esclarecedor. Que o Senhor o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Os evangélicos falam muito contra o vinho e tudo que é alcoólico,e esquece que no mesmo versículo fala contra a comilança,que também não entrará no reino de Deus!Será que mudaram a palavra de Deus?Eu sou cristã,não tenho nenhum vício,graças a Deus,mas temos que ler tudo,e não um versículo e apontar o dedo para os outros como se fosse puro sem pecado,como muitos fazem,gente,se vermos um bêbado temos que ajuda-lo,e não criticá-lo e nem julgá-lo,porque estamos vendo a consequência e não sabemos a causa,portanto vamos parar de tanta hipocrisia,essa foi umas das causas que eu não sou mais evangélica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe pra Jesus e seja Cristã!!! Religiosidade não está com nada... busque a Verdade na Bíblia!!!

      Excluir
    2. A verdade e que hoje em dia os,ipocritas e os encubados,pegam um versículo da Bíblia e não sabe discernir o versículo,não sabe diferenciar de vinho e vinho infermentado.Nai existe isso de beber com moderação.Se tu bebe um copo de vinho infermentado tu já está pecando.

      Excluir
  6. Eu bebo simmmm. moderadamente, com sabedoria, assim como Jesus o fez e todos os apóstolos e também os cristãos primitivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso vc save pq Jesus e seus discípulos bebiam vinho?

      Excluir
    2. Jesus ? Ele fez a agua em vinjo numa festa!
      Não todos os dias e se vc bebe vc tambem deve FAZER os MILAGRES
      ....

      Excluir
  7. Mas tens que perceber amado, que por mais que beba com moderacao ou com sabedoria se isso nao vem do espirito santo isto é pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok!
      Então pare de ver tv
      Pare de comer !
      Pare de beber aquela coca cola gelada
      Tudo que e demais não é bom
      Assim como muita alimentação e como muita informação

      Excluir
    2. Desculpa mas quando vc come é o espirito santo que te manda? Acho que não né

      Excluir
  8. Amei otexto mas não sei quem foi que o escreveu poderia me informar.bjs jositânia Paulo Barroso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Toda vez que não aparecer o autor do texto, sou eu mesmo - o autor do blog, que escrevi. :)

      Excluir
    2. Parabéns amigo me passe seu face

      Excluir
  9. Gostei muito do texto. Um texto esclarecedor! Este assunto é muito polêmico, mas na maioria das vezes é discutido por pessoas que não conhecem profundamente a palavra de Deus. A bíblia diz de embriaguez e não da proibição total da bebida.
    Resumindo: tem problema com bebida? então não beba. Sabe se controlar? então beba com muita moderação. Do que adianta não beber uma taça se quer e está com o coração totalmente tomado pelos frutos da natura humana (gálatas 5:19-21)?!

    ResponderExcluir
  10. o problema é beber sem controle,começa com meio copo de vinho,depois um copo depois 2 copos depois 3 cpos daqui um mes uma garrafa todo dia. um abismo chama outro abismo

    ResponderExcluir
  11. Carlos Puck, está escrito, e tudo que pensamos temos que consultar a bíblia, não apenas e tão somente pelo que vc acha e bem entende. Quer que fecharmos a bíblia?

    ResponderExcluir
  12. Carlos Puck, está escrito, e tudo que pensamos temos que consultar a bíblia, não apenas e tão somente pelo que vc acha e bem entende. Quer que fecharmos a bíblia?

    ResponderExcluir
  13. O irmão esqueceu de mencionar que Jesus fez o maravilhoso milagre de transformar água em vinho, assim sendo para que a festa continuasse, e com certeza não era tomando suco de uva!!! Em tudo temos que ter moderação, esse é o principal, pois em I CORINTIOS 6:12 > Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Sem mais, a paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  14. O irmão esqueceu de mencionar que Jesus fez o maravilhoso milagre de transformar água em vinho, assim sendo para que a festa continuasse, e com certeza não era tomando suco de uva!!! Em tudo temos que ter moderação, esse é o principal, pois em I CORINTIOS 6:12 > Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Sem mais, a paz a todos!!!

    ResponderExcluir
  15. Artigo muito esclarecedor!A maioria dos que eu li se baseavam mais em achismos,experiências pessoais do que na Palavra.De fato,quem souber se controlar,que beba.Quem não consegue,se abstenha.

    ResponderExcluir
  16. O poblema das pessoas É que elas sempre querem encontrar um pretexto ou tipo uma solução pros erros. Eu concordo sim com esse artigo. O autor está de parabéns. Essa semana mesmo moreu um colega meu pela iprudencia de um idiota bêbado que Tava andando de carro na contra mão. Um lindo jovem de 22 anos que tinha uma vida inteira pela frente.

    ResponderExcluir
  17. Significado de Bêbado
    adj.
    Que está intoxicado pelo excesso de bebida(s) alcoólica(s) no organismo; que se embriaga com frequência; que possui grande tendência para se embriagar; borracho.
    [Figurado] Característica do que ou de quem apresenta certa semelhança ao estado de embriaguez: ele está bêbedo de amor, de felicidade, de emoção.
    s.m.
    Pessoa que se entrega à embriaguez; que é viciado em bebida(s) alcoólica(s).
    Quem está muito alcoolizado; ébrio.

    ResponderExcluir
  18. Significado de Embriagar
    v.t.d. v.i. e v.pron.
    Permanecer em estado de embriaguez; tornar-se bêbado; ficar alcoolizado; alcoolizar-se: embriagou o chefe da empresa para receber um aumento; álcool em demasia embriaga; embriagou-se durante a festa de casamento.
    [Figurado] Ocasionar enlevação; tornar-se enlevado; inebriar-se: a fama embriaga-o; o dinheiro embriaga; embriagou-se com os privilégios.

    ResponderExcluir
  19. E tem outro ponto que passa desapercebido, que são os nazireus.
    Eram homens separados e não podiam cortar o cabelo ou beber bebida forte, coisas que o restante do povo de Deus fazia, se não não haveria tais restrições somente a eles.

    ResponderExcluir
  20. O Espírito Santo que habita naquele que aceita Jesus como salvador nos ajuda a dissernir e a entender qual é a boa e agradável vontade de Deus para com aqueles que o amam e que , aqui nesta Terra, procuram guardar a sua palavra em seus corações para não pecarem contra o Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.A vontade de Deus e justa e soberana. E quem tem o Espírito Santo ,tem consciência do que é certo e errado pra Deus.

      Excluir
  21. Bom vcs descute..mais sou ex bebedor de vinho e cachaça um puxa outro...vc esquece q tem um libertadorçamento chamado Jesus Cristo esses me libertou ...então gente vc tem q pedir também a libertacão. .porq ele é vida e não morte tudo q é ruim para o corpo e pecado. .amemm

    ResponderExcluir
  22. Embriagar-se é um pecado MORTAL? Mesmo que a pessoa não faça isso sempre, não sendo um vício?

    ResponderExcluir
  23. Você distorceu toda a escritura.
    Jesus não bebia vinho alcoólico.

    ResponderExcluir
  24. Você distorceu toda a escritura.
    Jesus não bebia vinho alcoólico.

    ResponderExcluir
  25. O que dirá para um ex alcoólatra que Se converte e participa de uma festa e vê os demais beberem vinho "moderadamente "???
    Vai dizer a ele que ele é fraco e não pode participar????
    Você distorceu toda a escritura.
    Um abismo chama outro abismo.
    O diabo só quer uma brecha para destruir sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Sigamos a sua lógica: não comas em uma festa onde há pessoas com problemas com glutonaria. E por aí vamos. As pessoas não podem deixar de fazer algo que é certo porque um ou outro possuem tentações com algum tipo de pecado. Cada um olhe e avalie a si mesmo. Cada um cuidando do seu pecado.

      Excluir
  26. Não é o que entra pela boca que contamina o homem, e sim, o que sai dela.

    ResponderExcluir
  27. acho que não faz sentido beber sem que fique embriagados pôr tanto acho que não é de Deus um crente beber a Bíblia fala enchei vos do espírito santo e não enchei vos de vinho ou qualquer outra bebida alcoólica e também fala posso tudo mais nem tudo mim é lícito se vc faz uma coisa ou tem vontade de fazer e aquela coisa te acusa ou te deixa com dúvidas tem algo errado

    ResponderExcluir
  28. acho que não faz sentido beber sem que fique embriagados pôr tanto acho que não é de Deus um crente beber a Bíblia fala enchei vos do espírito santo e não enchei vos de vinho ou qualquer outra bebida alcoólica e também fala posso tudo mais nem tudo mim é lícito se vc faz uma coisa ou tem vontade de fazer e aquela coisa te acusa ou te deixa com dúvidas tem algo errado

    ResponderExcluir
  29. O que dá perceber lendo as respostas aqui é que a biblia para muitos esta se tornando um livro distorcido pelo que muitos chamam de seu proprio discernimento, ou seja o autor está de parabéns pois pela bíblia ele destronou um sofisma e sem dúvida muitos pessoas que tem seu próprio discernimento(sofisma) vao receber como afronta ao evangelho pessoal de si mesmo mas fica claro que não há afronta ao evangelho de Deus. A questão aqui é o que a biblia diz e nao o que a gente entende.

    ResponderExcluir
  30. Na bíblia sagrada diz que não podemos muitas coisas, mas mesmo assim continuamos fazendo: falar do irmão, julgar seu irmão, fofocar, fazer contendas e por aí vai. Devemos perguntar a Deus se estamos ou não fazendo à vontade Dele. Pq é Ele que tira qualquer dúvida. O blog ajudou mas ainda pelo que li os comentários ainda tem dúvidas

    ResponderExcluir
  31. A bíblia diz tanta coisas que não podemos, mesmo assim fazemos: não julgar o seu irmão, não fazer contendas, não mentir, e assim vai. O que devemos fazer é perguntar para Deus se estamos no centro da vontade Dele. Vamos orar mais e perguntar menos. Ou pergunte a Deus se é da vontade Dele vc beber ou não.

    ResponderExcluir
  32. APOCALIPSE 22;11E12 QUEM É INJUSTO FAÇA A INJUSTIÇA AINDA:É QUEM ESTA SUJO SE SUJE AINDA MAIS :É QUEM É JUSTO FAÇA JUSTIÇA AINDA:É QUEM É SANTO SEJA SANTIFICADO AINDA. MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ FASSA TUDO O QUE VC QUISER DEUS TE DEIXOU O LIVRE ARBÍTRIO ,CONTINUE FASENDO ,EU SO QUERO VER QUANDO TODOS OS JOELHOS SE DOBRAREM , EU QUERO VER E NAQUELE DIA (O DIA DO ACERTO DE CONTAS )......................E AÍ QUE IREMOS VER AVERDADE ((((SEM SATIDADE NINGUEM CHEGA A DEUS)))))))

    ResponderExcluir
  33. "Quebrando Tabus". Infelizmente, nos cristão nos tornamos extremamente dogmáticos, ou seja, vivemos atrelados ao: isso pode e isso não pode, definido por homens falhos e pecadores. Partindo do princípio de que cada um dará conta de si mesmo a Deus, faz-me crer que jamais devo julgar quem faz ou deixa de fazer aquilo que lhe dá prazer, pois cada um é responsável por seus atos. Ler esse assunto abordado, faz bem, pois nos dá a oportunidade de vencermos esses dogmas que nos turvam a visão para não vermos o amor de Deus revelado em suas misericórdias, sem as quais ninguém o verá.

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito do texto
    Porque, nada podemos contra a verdade, senão com à verdade
    Sim, Sim, Não ,
    Não ,oque passa disso, è de procedência malgna,

    ResponderExcluir
  35. Quanto mais aceito os costumes do ímpio mais distante estarei de Deus no o que a bíblia diz
    Não ameis o mundo e nem o que no mundo "A"
    Ñ inverta desculpa para justificar seus erros
    Jesus está voltando e vai ti colocar na balança.

    ResponderExcluir
  36. Quanto mais aceito os costumes do ímpio mais distante estarei de Deus no o que a bíblia diz
    Não ameis o mundo e nem o que no mundo "A"
    Ñ inverta desculpa para justificar seus erros
    Jesus está voltando e vai ti colocar na balança.

    ResponderExcluir
  37. Vcs já estão sendo julgados por Deus
    Antes a igreja crescia no pode De Deus
    Eu tenho 35 anos vivo um milagre ,vi grande milagre , vi cegos vê ,paralítico andar e até pessoa com câncer ser curado estantanamente ,uma família inteira ser curada de Verdade
    Sabe porque o homem e mulheres de Deus eram Santos .
    No e o que a bíblia diz não ameis o mundo e nem o que a
    Guando eu faço o que o ímpio faz estou parecido com o mundo e Deus vai está bem longe
    Ñ justificar seus erros com a palavra de Deus
    Vc já está sendo posto na balança cuidado
    A bíblia diz aí daquele que levar seu próximo aula abismos.

    ResponderExcluir
  38. Somente o fato de todas essas discussões acontecerem (tropeço ,escandalo) ja demonstra que em nosso tempo essa liberdade seria prudente em ser restringida !beber moderadamente nao é essencial e indispensável
    verifiquem o capitulo 9 nele Paulo DE 1COR fala que abria mão de sua liberdade para não sofrer questionamentos e limitações ,tudo por amor .

    ResponderExcluir
  39. Beber irá Gloriar a Deus? Claro que não! Quero o dia da Volta de Jesus esses seguidores de Cristo que bebem, o evangelho não é para agradar a si mesmo. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3.3

    ResponderExcluir
  40. É uma visão política, ou afirmação social, o cristão ficar longe de álcool, de cigarro, e coisas que não são construtivas. É interessante perceber, que não é pecado beber bebida alcóolica, mas pra quem já foi "da night" entende que: se não quer que a onda te arraste de novo, é melhor ficar só na areia. Obrigado por compartilhar esses estudos. Sabendo que Jesus bebia (não se embreagava), fica mais confortável o beber social.

    ResponderExcluir
  41. Pecado é a embriaguez como é pecado a gula. Entretanto, julgar as pessoas é pior do que uma pessoa que é alcoólatra ou está embriagada. Somente deus pode julgar, o homem não pode julgar. Pelo que entendi, deus condena o excesso, a embriaguez ou o vício como outros.

    ResponderExcluir
  42. "Todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convem. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas".

    ResponderExcluir
  43. A bebida alcoólica é para dar prazer à carne; o verdadeiro cristão precisa fugir dos prazeres da carne e dar lugar ao espírito.

    ResponderExcluir
  44. Só sei que DEUS não é Deus de confusão. Querem beber bebam, quer usar saia curta usam, mas nao fiquem discutindo isso não agrada a DEUS. Paz de DEUS pra vcs!!

    ResponderExcluir
  45. Muito bom o texto vejo que sempre é bom aprender mais ,precisamos nos unir independente da placa da igreja ser cristão é crer em Cristo ter sua identidade vi vários comentários uns parabenizando o texto outros criticando é uns arrumando pretexto para julgar irmãos vamos nos unir não somos rivais somos filhos de um mesmo Deus vamos escutar é guardar o que nos convém e nos edifica sou evangélica mas vou na igreja católica e amo a todos e aprendo com eles também, peço que Deus abençoe todo aquele que se dispõe a falar do amor Deus e nos ajude a andar conforme a sua vontade a paz do Senhor a todos .

    ResponderExcluir
  46. Creio que muitos que buscam artigos como esse encontram-se em um duvdúv consigo mesmo sobre o que é ou não errado a luz da palavra de Deus, entendo a preocupação dos Santos e gostaria de deixar minha opinião sobre o assunto; eu tive problemas com o uso abusivo do álcool, pois tive experiência muito cedo com as bebidas alcoólicas e, busquei me abster radicalmente do uso pois não tinha auto controle, mas chegou momento que sentia vontade de beber bebidas alcoólicas, mas não como antigamente, eu me contentava em uma duas cerveja e, acabei me debatendo com o tabu da igreja, a proibição da bebida, mas já não era como antes ; bebia somente em casa ou em um lugar tranquilo sem estar junto de escarnecedores ou incrédulos, mas mesmo assim ficava na dúvida, mas lendo as escrituras e buscando esclarecimento em Cristo, consigo manter minha fé no Senhor guardar seus mandamentos e quando me convém usufruir de uma bebida, pode até parecer controvérso, " a luz não se une com as trevas" mas eu prefiro ter esse entendimento que posso beber mas não embreagar do que ficar me mastilizando, ore fale para Cristo Jesus não tenha vergonha e se sua consciência permitir beba de forma moderada lembrando das imposições que o alcooá causa como não dirigir ou menusiar máquinas perigosas, adore a Deus e sejam felizes irmãos.

    ResponderExcluir
  47. Se a euforia etílica é opção para cristãos, então a euforia branca ou verde, também o são!

    ResponderExcluir
  48. Ninguém vira um alcoólatra da noite para o dia, mas, apartir do primeiro copo. Então evite-o

    ResponderExcluir
  49. Excelente artigo, extenso, profundo - de modo a dirimir quaisquer dúvidas. Só não entende quem não quer entender, cego pelas suas próprias ideias ou pela sua religião.

    ResponderExcluir
  50. Entendo que por gratidão a Deus, temos que obedeçe-lo e assim nos santificando para o dia do julgamento (Se embriagar é pecado) Busquemos Conhecimento com o coração sincero e Deus nos dará discernimento .

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...