terça-feira, 25 de outubro de 2011

Deus Escreve Certo por Linhas Tortas?


Pergunta: "Algumas pessoas quando exortadas sobre procedimentos errados de evangelização ou explanação do evangelho fazendo que as pessoas que estejam ouvindo ou assistindo tenham um entendimento no minimo equivocado sobre a conversão, se defendem dizendo que "se Deus quiser aquela pessoa mesmo exposta a tais erros serão alcançadas"... Não estou questionando o poder de Deus, só quero saber biblicamente se realmente é possível a pessoa ser alcançada sem a correta explanação da palavra ou pode mesmo que esta explanação venha com alguns erros?"

Meu irmão, é o seguinte: Deus pode transformar o mal em bem, a exemplo da história de José, vendido por seus irmãos como escravo e que depois se tornou governante do Egito para "salvar" não somente seus irmãos mas toda a casa de Israel da destruição. O mesmo pode ocorrer quando muitos, mesmo evangelizados incorretamente, se arrependem e reconhecem Cristo como Senhor e Salvador das suas almas; pois o chamado do Senhor para aquela alma que se arrepende verdadeiramente persiste e é verdadeiro [creio que no futuro, Deus "consertará" os erros na vida daquela pessoa que foi evangelizada incorretamente, seja por algum erro doutrinário ou pelo emocionalismo/pragmatismo]. Mas o fato é que ninguém pode agir, ou melhor, levar uma falsa doutrina ou um método que não seja bíblico de evangelização sem estar em rebeldia e desobediência a Deus. Com isso, quero dizer que, mesmo Deus consertando as coisas, aquele que evangeliza errado, por culpa ou dolo, está em pecado, e será cobrado por isso. O fato dele não se aperceber do seu erro, e achar que está fazendo a "vontade de Deus" não o exime da culpa, de estar em rebelião, cometendo pecado.

Alguns dirão que o importante é levar a alma perdida ao arrependimento, ao encontro com Jesus, mas, pergunto: por que é necessário usar de doutrina e método não bíblico para isso? E o número ainda maior daqueles que acreditarão estarem salvos e, na verdade, estarão se iludindo com uma salvação que não têm? O mal que a doutrina errada e o método errado de evangelização provocam é muito maior do que o suposto bem que eles trazem. O Senhor Jesus ao dizer que muitos se aproximariam dele argumentando: em teu nome fizemos isso, em teu nome fizemos aquilo, etc, se referia também a esse problema. E a resposta do Senhor é clara: apartai-vos, vós que praticais a iniquidade. Pois muitos creem servi-lo, quando não o servem; e a ignorância não é desculpa para o engano, e para enganarem também.

Paulo nos diz que muitos pregam o Evangelho dolosamente, mas importa que o Evangelho seja pregado. Deus poderá se utilizar de toda a obra humana para fazer o bem aos eleitos, mas isso não tirará a culpa nem a condenação daqueles que agiram assim contra a sua vontade. Também percebemos que Paulo não está dizendo que não importa sobre o que se pregue do evangelho, mas sim sobre que "não importa o motivo", isto é, ainda que uns preguem a sã doutrina, mas a façam pelo orgulho, Paulo diz que o importante é que o evangelho esteja sendo pregado - pois estava preso e não podia pregar.

Se tomarmos essa ideia de que Deus escreve certo por linhas tortas, o foco deixa de ser a alma evangelizada para ser a alma que evangelizou de forma errada. Deus consertou o erro salvando a pessoa mal-evangelizada, pois a salvação procede dele, mas quem agiu erradamente será cobrado, e muitos ouvirão do Senhor: apartai-vos de mim, pois não vos conheço!

Não podemos misturar as coisas, pois Deus quer primeiramente a nossa obediência, e sabemos que os frutos que produzimos somente os produzimos pelo poder de Deus. Com isso, quero dizer que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Através de uma mensagem pregada erradamente, Deus pode salvar, mas quem pregou erradamente será responsabilizado por não obedecer nem cumprir os preceitos divinos, e por levar um número muito maior de pessoas a suporem-se salvos quando estão condenados. Deus pode usar o erro para que o bem seja feito, mas o erro sempre trará consequências danosas para as almas daqueles que creem nele, e persistem nele. Por isso, somos constantemente exortados pela Escritura a não errar, e a nos afastar do erro, que nada mais é do que o pecado contra Deus.

Por último, é também necessário notarmos que Deus não fica "consertando" os erros dos homens, como se os homens fizessem coisas sem a autorização de Deus. O que ocorre é que Deus decreta o mal aos homens; em seus eleitos o mal serve para instruir e levar-os ao pleno conhecimento da verdade, e aos ímpios para levá-los à perdição.

Cristo o abençoe!

Texto por: Jorge e Filipe

19 comentários:

  1. Resumindo, Deus precisa de nós para ser o Deus do impossível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC TA TOTALMENTE INGANADO MEU JOVEM DEUS NAO PRECISA DE NOIS. NOS SIM PRECISAMOS MUITO DE DEUS... ELE SEMPRE SERA DEUS COM VC OU SEM VC ELE O CRIADOR DE TUDO E DE TODOS ELE E DEUS....E NAO PRECISA DE NADA PARA PROVAR QUE ELE E O DEUS DO IMPOSSIVEL E SO LER EM GENISSIS

      Excluir
    2. 43996561712 irmão meu whats precisamos cvs

      Excluir
  2. Aclim, você entendeu o texto de maneira equivocada. O texto diz justamente o contrário - sinceramente não entendi da onde você tirou essa sua dúvida.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara mal escreve, imagina interpretar um simples texto. É o Brasil meu caro.

      Excluir
    2. Mais um motivo para exercer a compreensão com os que precisam e NUNCA julgar eccensura como você o faz.

      Excluir
    3. Este é exatamente um dos tipos de erros inocentes que Deus perdoa e reescreve o entendimento incorreto por motivo de falta de estudo humano, já que o mesmo nem tem a intensão de ensinar errado a ninguém, simplesmente o faz com deficiência por falta de conhecimento humano.

      Excluir
  3. Na história de José Deus não transformou o mal em bem, foi um plano de salvação para o povo e uma analogia o povo sendo guiado no deserto (mundo) para Canaã (céu). O filho vendido, Jesus foi vendido por Judas um dos irmãos(apóstolos). Os irmãos de José precisaram dele para se alimentar. É uma extensa e linda analogia sobre salvação, onde está o mal?

    O Deus do impossível pode fazer das pedras filhos de Abraão.

    Eu creio que foi mais ou menos daí que tirei minhas conclusões erradas.

    Abraço

    Não é discusão é para entender...aff... estou cosi cosi de quem fala e não quer explicar o que falou

    ResponderExcluir
  4. Deus não escreve certo por linhas tortas;
    Ele primeiro concerta as linhas para depois poder escrever, sendo Ele santo, justo e puro não vais escrever torto no que torto já estar, Ele concerta o que estar torto, as linhas e escreve uma nova historia de vitória, tranformando até o mal em bem.

    Deus não é Deus de coisas tortas e sim de coisas certas e corretas.

    Em segundo lugar as coisas tortas da minha vida chama se pecado... Deus ama o pecador mais não gosta do seu pecado...Todo torto é penso, e tudo que estar penso estar perto de cair...

    Em terceiro lugar se você que ser abençoado por Deus, deixe ele concertar o que estar torto em sua vida, as linha do velho homem que anda no caminho e na pratica do pecado...

    Quem tenta esconder os seus pecados (sua vida torta)não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona. _Provérbios 28:13 quem assim procede Deus escreve uma nova historia em linhas retas, porque reto é nosso Deus.

    Os grande homens da Bíblia fizeram o que era reto diante do Senhor... sejas tu porem RETO e não torto penso para o pecado.

    ResponderExcluir
  5. Olha, sinceramente não consigo compreender da onde vocês tiraram essas conclusões, sendo que o texto fala totalmente o oposto delas...

    ResponderExcluir
  6. E eu acho q Deus nao se alegra em ver seus filhos desocupados discutindo e desmentindo uns aos outros pelo q acham q Deus quis dizer. A palavra d Deus pode ser entendida d diversas formas mas a verdsde é uma so. Lembrando q me refiro aos textos biblicos ok? Parem cm tolices gente! Façam me o favor.
    E q a paz estejam convosco! Amem!

    ResponderExcluir
  7. No ensinamento cristão aprendemos que “Deus escreve certo por linhas tortas”. Mas, o que efetivamente isso significa? Qual lição pode ser abstraída, ou o quê pode ser lido nas entrelinhas? Questão para debates e polêmicas (talvez). Porém, é fato o senso comum descrever que tal ensinamento se concretiza quando algo se realiza por meio de sacrifícios ou por caminhos inesperados. Outra lógica impõe que a “correção” de comportamentos, quando não se dá por amor há de vir pela dor. Mas Deus é um deus de sofrimento? Não creio. Creio sim que a parábola carrega um forte apelo para que o homem olhe para dentro de si quando algo lhe afeta, direta ou indiretamente, para melhor avaliar (e talvez entender) o acontecido, “Linhas tortas” podem ser ameaças de perda para que voltemos nossa atenção e cuidados para aquilo ou quem prezamos. Podem ser provações à nossa fé, ou um sinal de quantos estamos distantes da sua comunhão. Podem ser também o uso do pecador transformado num “novo homem” que se torna um evangelizador à luz da inspiração divina. Fica a reflexão.

    ResponderExcluir
  8. É por isso que Jesus utilizou parábolas, pois cada uma delas apresenta os dois caminhos o ( bem e o mal). (Mateus 13.10,30). Então cada um é livre para escolher seja a salvação ou a perdição. A salvação é um dom gratuito que Deus nos deu. (Efésios 2. 8).
    Apartai-vos de mim, pois não vos conheço! (Mateus 7. 23) São as pessoas que simplesmente conhecem as palavras que Jesus Cristo ensinou e as não a praticam, “Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia”. [Mateus 7.26]. Então galera vamos construir nossa casa na rocha porque vem a chuva e o vento e batem contra a casa e ela não cai pois está na rocha que Jesus Cristo filho do Deus. (parábola Mateus 7. 24,26.) Outra afirmação importante é que "Vocês receberam sem pagar então anunciem o evangelho sem cobrar" (Mateus 10. 8/ 1Pedro 5. 2 / Atos 20 33, 35, Ler apóstolo Paulo). Fica a dica, pois certamente quem ler sabe que quem se exalta é humilhado e quem se humilha é engrandecido. (Lucas 18). Jesus Cristo morreu por nós e depois ressuscitou. Então pessoal através dessas palavras a mensagem foi anunciada, vocês são livres para escolher a vida eterna ou a perdição. Aconselho ler Mateus 7 20, 23. Sucesso a todos e que a paz do senhor Jesus esteja co cada um de vocês.

    ResponderExcluir
  9. Realmente Deus com a gente ou sem a gente continua sendo Deus Ele não precisa da gente para provar que Ele é Deus mas Ele nos usa sim para provar aos ímpios aos incrédulos e à todos que negam a sua existência para provar o poder Dele que está acima de todos foi isso que Ele quis dizer com o contexto. entendeu ? discernimento do Espírito Santo para entender à palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Não achei o texto bem explicativo. Quando no texto fala de "procedimentos errados de evangelização ou explanação do evangelho" acredito que deveria explicar como aconteceria os procedimentos errados de evangelização ou explanação do evangelho, ao invés de somente mostrar que mesmo uma pessoa pregando o evangelho (ou seja fazendo em partes o correto) ela pagará por não prega o verdadeiro evangelho. Isso é óbvio pois todos nós prestaremos contas de nossas ealscolhas e atitudes. Agr comprometer a salvação de uma pessoa através de uma pregação ou de um continuo ato de pregar o evangelho de forma errada e não destacar com seria esse erro é como evita-lo isso foi o erro do texto.

    ResponderExcluir
  11. Corintios 13: eu li muitas verdade, mas vi que até as verdades separam, vi até profecias mas elas também separam.Eai eu vi o Amor e vi que ele une e fortalce,eu sinto que se eu quiser que minha família se sente a mesa e comam junto comigo, não basta fazer uma ótima comida onde eu coloquei os igredientes perfeitos mas o amor é o principal igrediente e sempre falta!

    ResponderExcluir
  12. Corintios 13: eu li muitas verdade, mas vi que até as verdades separam, vi até profecias mas elas também separam.Eai eu vi o Amor e vi que ele une e fortalce,eu sinto que se eu quiser que minha família se sente a mesa e comam junto comigo, não basta fazer uma ótima comida onde eu coloquei os igredientes perfeitos mas o amor é o principal igrediente e sempre falta!

    ResponderExcluir
  13. Acredito que a resolução desse paradoxo seja que a relação entre os fatos e consequências nem sempre são lineares (não seguem uma ordem sequencial), pois dentro do cristianismo o entendimento do que é Deus compõe um ser unipresente e unipotente, na junção desses dois termos podemos inferir que Ele esteja em qualquer tempo e lugar, esse é um fato não linear, como ocorre na física, especificamente na teoria da relatividade, onde cada fato depende do ponto onde se encontra cada observador (aqui assimilo como o ser humano e sua visão parcial do todo). Agora, no âmbito comum, pode simplesmente se referir ao fato de que não conhecemos os desígnios de Deus - simples assim.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que a resolução desse paradoxo seja que a relação entre os fatos e consequências nem sempre são lineares (não seguem uma ordem sequencial), pois dentro do cristianismo o entendimento do que é Deus compõe um ser unipresente e unipotente, na junção desses dois termos podemos inferir que Ele esteja em qualquer tempo e lugar, esse é um fato não linear, como ocorre na física, especificamente na teoria da relatividade, onde cada fato depende do ponto onde se encontra cada observador (aqui assimilo como o ser humano e sua visão parcial do todo). Agora, no âmbito comum, pode simplesmente se referir ao fato de que não conhecemos os desígnios de Deus - simples assim.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...