sexta-feira, 28 de junho de 2013

10 Maneiras de se Tomar um Banho para a Glória de Deus


A Bíblia, em resumo, nos fala de três coisas: quem é Deus, quem é o homem e como eles se relacionam. 

Sobre como eles se relacionam, o apóstolo Paulo já escreveu sobre o dever de fazermos todas as coisas, literalmente, para a glória de Deus.

Por vezes, neste blog, costumo escrever sobre "10 Maneiras" de se fazer alguma coisa para a glória de Deus (10 Maneiras de se Cortar a Grama para a Glória de Deus10 Maneiras de usar uma Arma para a Glória de Deus10 Maneiras de se Colher Acerola Para a Glória de Deus10 Maneiras de se fazer Sexo para a Glória de Deus!). São reflexões baseadas em situações reais e que buscam ajudar os demais cristãos a entenderem que devemos e é realmente possível buscar glorificar a Deus em todas as coisas.

Hoje, compartilho brevemente de algo que aconteceu no dia ontem.

Como de costume, me preparava para o tradicional banho após um dia de trabalho. Eis que, como não é incomum, minha esposa já havia colocado duas toalhas no "box" do banheiro, prontas para serem usadas. Acontece, todavia, que as toalhas estavam colocadas de modo "perigoso", pois estavam dobradas em cima do "box". Ou seja, não era necessário refletir muito sobre o perigo iminente das duas toalhas caírem no chão. Certamente minha esposa não as colocou daquela maneira pensando que fossem cair - intentava ela que eu as desdobrasse e pendurasse corretamente, quando da hora do banho.

Pois bem, o que aconteceu foi que, contrariamente ao que deveria ter feito, deixei as toalhas penduradas (leia-se, brincando com o perigo de caírem) e como era fato anunciado, durante o banho as duas vieram abaixo, molhando consideravelmente uma delas. Pensei, então, o porquê de eu não as ter pendurado da forma tradicional (correta?), a fim de evitar este deslize. Refleti, também, sobre a estupidez de crer que elas não cairiam, sendo que tudo cooperava para a queda. Ademais, me pus a pensar que brinquei e fiz um jogo de "vamos ver se vão cair" - e caíram. Resultado: de duas toalhas, antes limpas e secas, agora tinha uma molhada e suja.

É isso o que o pecado faz conosco, nos iludindo que é possível, nos dizeres das mães, "brincar sem se molhar". Percebi, portanto, outra vez, que é impossível "brincar e não se molhar".

Compartilho, então, 10 maneiras pelas quais podemos tomar um banho para a glória de Deus.

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

1. Relembre de onde vem a água que está em seu chuveiro, o levando a meditar na grandiosa e perfeita criação de Deus (Gn 1.10);

2. Relembre que Deus deu capacidades para homens inventarem um chuveiro, um sistema de encanamento e aquecimento, e louve-O por isso (1Cr 22.15);

3. Relembre o fato de que se você pode tomar banho, isso demonstra a paciência em Deus o suportar em Sua presença, apesar de seus pecados (Rm 2.4);

4. Relembre que assim como você se limpa da sujeira corporal com a água, Cristo limpa os Seus de maneira abundante e perfeita, mediante Seu sangue (1Pe 1.18-19);

5. Relembre que os produtos utilizados na higiene pessoal, podem ser comparados aos meios de graça que Deus instituiu, a fim constantemente nos aperfeiçoar (Mt 28.20);

6. Relembre que sua toalha é fruto da benfeitoria de alguma empresa, o levando a entender que Deus usa muitos ímpios para o bem de Seu povo (Êx 12.35-36);

7. Relembre e medite sobre a necessidade de ser um bom mordomo do que Deus lhe deu, não sendo correto, portanto, um banho muito demorado (Lc 16.1-12);

8. Relembre da imperiosa necessidade de não reclamar se porventura não puder se banhar do jeito ou no tempo em que deseja; aprenda a viver contente com o que Deus lhe deu (Fp 4.12);

9. Relembre que, embora a água escoe pelo ralo e vá até os oceanos todas as vezes em que se toma banho, o sacrifício e regeneração cristã acontecem em um único ato, já predestinado antes da fundação do mundo (Ef 1.4);

10. Relembre que assim como um banho traz nova disposição, Cristo diariamente nos dá Sua Palavra, a Bíblia, para nosso fortalecimento (Is 40.29).

4 comentários:

  1. Nunca pensei em tal coisa... estou sendo realmente e grandemente edificado por esse blog

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente apaixonada pela Graça de Deus , E que sua palavra alcance todos e que o Caminho seja encontrado por todos os que o procurem. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Amei esse estudo até porque precisava ensinar uma família sobre limpeza porque os pastores não ensina isso nos dias de doutrina ou seja de ensinamento pessoas dentro da igreja não gosta de tomar banho e arrumar Casa até porque o diabo gosta de bagunça e sujeira 🤮

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...