sábado, 5 de novembro de 2011

Quem nunca ouviu o evangelho, pode ser salvo?



Olá, amados.

Deixem-me colocar alguns versículos que nos ajudam no entendimento sobre a questão referente à iluminação de povos que nunca ouviram falar da Bíblia poderiam ter. Sei que não é uma resposta fácil, mas a Bíblia é clara nesse assunto.

Sintam-se a vontade para sempre perguntarem.

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto" Efésios 2:1-13

Observamos que Paulo está falando aos gentios (não judeus) e lhes diz que "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo", ou seja, houve o tempo em que os gentios não conheciam a Lei de Deus e por isso andavam segundo as regras do mundo. Também nos diz - conforme grifei - "Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo", isto é, durante o tempo em que o Evangelho não havia sido divulgado para os outros povos, eles estavam "separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo", portanto, perdidos.

Ainda que a revelação natural demonstre a grandeza da criação, a sustentação e as maravilhas de Suas mãos, ela não é capaz de comunicar aos homens a palavra do arrependimento.

Espero ter ajudado vocês.
Um abraço para todos!

obs.: resposta enviada aos irmãos de minha igreja sobre esse assunto

11 comentários:

  1. Filipe,

    curta, objetiva e providencial explicação, pois muitos acreditam, erroneamente, que todos, mesmo os que nunca ouviram o Evangelho, podem se achegar a Deus. Mas isso é outro engano mental do homem, que parte do princípio de que Deus tem de ser como nós, mas a Bíblia afirma que Deus é Deus, não é como o homem. Logo, o que este e outros trechos da Escritura revelam é que Deus predestina e elege os salvos, e os que são predestinados e eleitos para a salvação ouvirão, infalivelmente, o Evangelho e a voz de Deus, a fim de se arrependerem, converterem-se e serem salvos.
    Grande e forte abraço!
    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Nada mais, nada menos do que a Bíblia diz.
    Que Deus continue lhe direcionando com palavras tão necessárias como essa.
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. mas irmãos e as culturas que não tiveram acesso ao cohecimento do Deus como o conhecemos, ou não ouviram falar ainda do evangelho da salvação pelo sacrificio de Jesus irão para o inferno sem saberem o porque e sem terem a possibilidade de aceitar o que eles não conheceram? onde esta o amor de Deus em algo como isso. ser culpado por um crime que não sabia que o contrario existia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, Romanos 1 e 2 afirmam que todos conhecem a Deus e são culpados diante dele.

      Cristo seja contigo.

      Excluir
    2. Jorge, creio em um Deus misericordioso, Atos 17:30 "Deus nao levando em conta o tempo da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam."
      nesse tempo de ignorância(não tem conhecimento), creio que assim como crianças são salvar por sua ignorância, pessoas que nunca ouviu falar do evangelho também será salva.
      (crianças também tem pecado, fique claro! não porque elas pecaram mas porque o pecado já esta nela.)

      Excluir
    3. Jorge, creio em um Deus misericordioso, Atos 17:30 "Deus nao levando em conta o tempo da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam."
      nesse tempo de ignorância(não tem conhecimento), creio que assim como crianças são salvar por sua ignorância, pessoas que nunca ouviu falar do evangelho também será salva.
      (crianças também tem pecado, fique claro! não porque elas pecaram mas porque o pecado já esta nela.)

      Excluir
    4. na verdade o irmao distorceu o texto de atos 17:30,esta passagem fala que Deus agora proporcionou a salvaçao a todo o mundo e nao só aos judeus,por isso Deus nao levou em conta o tempo em que os gentios nao o serviam,porque por sua misericordia Deus agora proporcionou também a eles a salvaçao, mesmo que eles tenham o desobedecido e servido a outros deuses durante toda a historia(que sao "os tempos da ignorancia" ate chegar em cristo ,logo ,ainda esta questao fica um misterio,até mesmo para os maiores eruditos:essas pessoas serao salvas?se sim,como? se a salvaçao só pode vir através de Cristo (atos 4:12)?

      Excluir
  4. É uma questão bastante complexa. Acredito que alguns assuntos não podem ser avaliados por um dou dois versículos, mas temos que ter uma visão holística da Biblia, e na medida do possível, do próprio Deus. Se partirmos do princípio que se a pessoa que nunca ouviu falar em Cristo, morrendo, vai sumariamente pro inferno, temos que usar o mesmo critério para crianças novas, antes de conseguir compreender conceitos como Deus e Cristo. Por exemplo, uma criança de 6 meses de idade. Olhando para o Deus descrito na Bíblia, não consigo ver Deus mandando todas as criancinhas de 6 meses pro inferno. Em Romanos vemos que ninguém pode dizer que desconhece a existência de Deus. Até aí tudo bem. Quem nunca foi evangelizado pode até saber da existencia de Deus, mas vai simplesmente adivinhar sobre o plano da salvação? Estará na mesma condição de uma criança. Não acredito que todos estes irão automaticamente para o céu. Em minha opinião, essa questão é pertinente a Deus e ele, com seu amor e justiça cuidará dessa questão. Se simplesmente todos esses fossem para o céu, seria melhor pararmos de evangelizar. Se todos forem para o inferno, a salvação, além de Cristo, seria uma questão de sorte, pois dependeria de onde quando você nasce. Por isso, acho que Deus em seu amor, justiça e sabedoria, sabe como tratar essa questão. Não sou tão presunçoso a ponto de achar que consigo entender tudo acerca da Biblia, muito menos acerca de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Deus seja com todos!
      Entendo que a comparação com as crianças não cabe, posto que a salvação das crianças está explícita, por exemplo, em Marcos 10:14. "Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus". A Palavra só não diz (ou eu que desconheço onde diz) quando uma criança deixa de ser criança para efeito de salvação.

      João 14:6. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. NINGUÉM vem ao Pai senão por Mim".

      Deus abençoe!

      Excluir
  5. Perfeito amigo Bruno Wendel. Deus em sua infinita misericórdia sabe muito bem como julgar a cada um de nós. Como poderíamos dizer de forma simples e literal que crianças ou pessoas com algum tipo de deficiência mental que as tornto incapazes de entender o conceito de pecado, sacrifício e a natureza divina de Jesus estariam destinados ao inferno ? A nós cabe pregar o evangelho a todos a quem podemos alcançar e os demais, Deus é sábio para julgar conforme sua misericórdia.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...