"Eu me confesso ser do número daqueles que, aprendendo, escrevem; e escrevendo aprendem" - Agostinho

Se inscreva no meu canal do YouTube!

sábado, 5 de novembro de 2011

Quem nunca ouviu o evangelho, pode ser salvo?



Olá, amados.

Deixem-me colocar alguns versículos que nos ajudam no entendimento sobre a questão referente à iluminação de povos que nunca ouviram falar da Bíblia poderiam ter. Sei que não é uma resposta fácil, mas a Bíblia é clara nesse assunto.

Sintam-se a vontade para sempre perguntarem.

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto" Efésios 2:1-13

Observamos que Paulo está falando aos gentios (não judeus) e lhes diz que "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo", ou seja, houve o tempo em que os gentios não conheciam a Lei de Deus e por isso andavam segundo as regras do mundo. Também nos diz - conforme grifei - "Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo", isto é, durante o tempo em que o Evangelho não havia sido divulgado para os outros povos, eles estavam "separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo", portanto, perdidos.

Ainda que a revelação natural demonstre a grandeza da criação, a sustentação e as maravilhas de Suas mãos, ela não é capaz de comunicar aos homens a palavra do arrependimento.

Espero ter ajudado vocês.
Um abraço para todos!

obs.: resposta enviada aos irmãos de minha igreja sobre esse assunto

Comente com o Facebook:

6 comentários :

  1. Filipe,

    curta, objetiva e providencial explicação, pois muitos acreditam, erroneamente, que todos, mesmo os que nunca ouviram o Evangelho, podem se achegar a Deus. Mas isso é outro engano mental do homem, que parte do princípio de que Deus tem de ser como nós, mas a Bíblia afirma que Deus é Deus, não é como o homem. Logo, o que este e outros trechos da Escritura revelam é que Deus predestina e elege os salvos, e os que são predestinados e eleitos para a salvação ouvirão, infalivelmente, o Evangelho e a voz de Deus, a fim de se arrependerem, converterem-se e serem salvos.
    Grande e forte abraço!
    Cristo o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Nada mais, nada menos do que a Bíblia diz.
    Que Deus continue lhe direcionando com palavras tão necessárias como essa.
    Abraços.
    Fabio, cristaodebereia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. mas irmãos e as culturas que não tiveram acesso ao cohecimento do Deus como o conhecemos, ou não ouviram falar ainda do evangelho da salvação pelo sacrificio de Jesus irão para o inferno sem saberem o porque e sem terem a possibilidade de aceitar o que eles não conheceram? onde esta o amor de Deus em algo como isso. ser culpado por um crime que não sabia que o contrario existia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, Romanos 1 e 2 afirmam que todos conhecem a Deus e são culpados diante dele.

      Cristo seja contigo.

      Excluir
    2. Jorge, creio em um Deus misericordioso, Atos 17:30 "Deus nao levando em conta o tempo da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam."
      nesse tempo de ignorância(não tem conhecimento), creio que assim como crianças são salvar por sua ignorância, pessoas que nunca ouviu falar do evangelho também será salva.
      (crianças também tem pecado, fique claro! não porque elas pecaram mas porque o pecado já esta nela.)

      Excluir
    3. Jorge, creio em um Deus misericordioso, Atos 17:30 "Deus nao levando em conta o tempo da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam."
      nesse tempo de ignorância(não tem conhecimento), creio que assim como crianças são salvar por sua ignorância, pessoas que nunca ouviu falar do evangelho também será salva.
      (crianças também tem pecado, fique claro! não porque elas pecaram mas porque o pecado já esta nela.)

      Excluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

Compartilhe

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

pop-up LIKE

Plugin