terça-feira, 10 de dezembro de 2013

É correto dizer "Jesus te ama" para todo mundo?


Durante toda a minha existência, desde o berço até os dias de hoje, sempre estive rodeado de crentes. Em verdade, nasci em família cristã e desde a tenra idade frequento a Igreja do Senhor, de modo que possuo uma certa experiência em relações cristãs.

Fato é que, em que pese o venerável respeito pelos irmãos que se esmeram na evangelização externa (é um dever todos, ok?), algo passou a me incomodar após entender o cerne do evangelho, a saber, a expressão corriqueiramente utilizada: "Jesus te ama". Na entrega de folhetos, em uma conversa no ônibus ou em uma explanação andando na rua, frequentemente os crentes, no afã de falaram do amor de Deus, afirmam que Jesus ama aquela pessoa com quem estão conversando. Hoje mesmo, caminhando com minha esposa, fui abordado por um crente entregando folhetos e dizendo "Jesus te ama".

Todavia, seria esta uma prática bíblica? O que diz a Escritura sobre o amor de Deus? Analisemos, ainda que brevemente, estas questões.

1. O que devemos falar aos não cristãos

Quando olhamos o padrão bíblico de evangelismo, isto é, de exposição sobre o que é e no que consiste o evangelho, percebemos um claríssimo padrão, ou seja, a seguinte sequência: 1. a criação do mundo e a queda do homem; 2. a Lei de Deus e as consequências do homem que as quebra; 3. a iminente condenação que paira sobre os pecadores; 4. o refúgio que há em Cristo; 5. a necessidade de, uma vez transformado, andar em novidade de vida.

Observe todas as passagens bíblicas que relatam a exposição do evangelho e você verá como, invariavelmente, esta sequência quase sempre se desenrola, pois é necessário que o homem primeiro entenda o estado em que se encontra, para, posteriormente, compreender, por meio do Espírito Santo, que precisa arrepender-se de seus pecados e achegar-se a Cristo. Noutras palavras, o homem só saberá o que é limpeza e santidade, após contemplar a sua própria sujeira e vileza.

Entretanto, diferentemente do que muitos crentes costumam dizer, em nenhum lugar da Bíblia Sagrada nós encontramos algum oráculo do Senhor usando a expressão "Jesus te ama". Isto é algo muito sério e deveria ser levado em alta consideração por todos nós, pois se algo não é usado/permitido, então necessariamente é proibido (veja Dt 12.32).

A razão pela qual a expressão "Jesus te ama" não é empregada, tem seu fulcro na questão de que Deus não ama todos os homens - isto é, nem todos são alvos do Seu amor paternal. Considere os seguintes versículos:

- Deus só amou a Noé e sua família: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor [...] Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus" (Gn 6.5-9 - grifado agora);
- Deus está irado com os que não se dobram diante d'Ele: "Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado. E já para ele preparou armas mortais; e porá em ação as suas setas inflamadas contra os perseguidores "(Sl 7.11-13);
- Deus manifesta sua ira contra toda a impiedade: "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça" (Rm 1.18);
- Deus enviou seu Filho para morrer exclusivamente por Sua Igreja: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5.25 - grifado agora).

É bastante verdade que o Senhor conclama os homens ao arrependimento, afinal, existem inúmeros exemplos por toda a Escritura - mas isto é bem diferente de dizer que o Senhor ama todos os homens.

Desta forma, o problema com a expressão "Jesus te ama", é que ela pressupõe que Cristo morreu por todos os homens da terra, indiscriminadamente - o que não pode ser verdade (clique aqui para ler sobre isso). Tal expressão faz com que as pessoas tenham a errônea ideia de que Jesus foi o substituto por todos os pecadores, entretanto, como já dito, isto não pode sequer ser verdade, haja vista, por exemplo o versículo de Efésios 5.25 acima citado, bem como a conclusão lógica, porque se Ele morreu por todos, logo, todos estão definitivamente perdoados, o que implicaria que todos irão para o céu - mas a Bíblia diz o contrário.

2. O que a Escritura diz sobre o amor de Deus

A Escritura é muito explícita: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda" (Jo 15.16). Nenhum homem, por natureza, escolhe ao Senhor, pois sua natureza é má e seus pensamentos são somente em oposição em senhorio de Deus. 

Vemos, outrossim, como a expressão bíblica "porque Deus amou ao mundo de tal maneira" (Jo 3.16) é assustadoramente mal compreendida por inúmeros crentes (clique aqui para ler o entendimento correto), os levando a proferirem coisas que nem mesmo Cristo falou ou os apóstolos ousaram pronunciar - ou acaso poderíamos encontrar alguma ocasião em que os apóstolos chegaram às cidades e usaram a expressão "Jesus ama a todos vocês"? Evidente que não. O que eles falavam? "Arrependei-vos" - sempre isso; ou desta forma: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações" (Tg 4.8).

A proclamação bíblica do amor de Deus nunca é condicionada a afirmação de que Jesus morreu por determinada pessoa, pois isto é assaz temeroso de se fazer, pois não se sabe se, de fato, Cristo morreu por aquela pessoa e, consequentemente, a ama. Jesus afirmou que não realizava milagres em determinadas cidades, pois a incredulidade dos tais era demais (Mt 13.58), assim como afirmou que não foi às cidades de Tiro e Sidom, mesmo sabendo que lá os tais se arrependeriam (Lc 10.13). Se Ele não demonstrou amor por todos, como podemos afirmar o contrário?

Portanto, qual a conclusão? Somente uma: devemos proclamar o arrependimento a todas as pessoas, sem quaisquer escrúpulos, convidando todas a entrarem às bodas do Cordeiro (Lc 14.23), porém, usando expressões teologicamente corretas, pois se alguém afirmar que "Jesus ama determinada pessoa", está afirmando que Cristo efetivamente ama aquela pessoa e a irá salvar, afinal, não podemos crer em um Deus que quer salvar, mas que não consegue - "Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?" (Lm 3.37). E se tal expressão for usada, que seja para aqueles crentes que demonstram sua devoção por meio dos frutos do Espírito Santo.

Desta forma, evangelize arduamente, entretanto, sem usar "Jesus te ama", porque Ele ama, somente, os Seus eleitos, pelos quais se entregou: "Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai" (Jo 10.14-18).

"A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade" (Ef 6.24).

43 comentários:

  1. O Significado de 'KOSMOS' em João 3:16
    http://blogdophilip.blogspot.com.br/2012/10/mundo-significa-todas-as-pessoas-do.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado!
      Kosmos significa toda a criação - envolve o mundo mineral, animal, vegetal e, é claro, os seres criados à imagem e semelhança de Deus. Talvez a melhor tradução seria universo. "Deus amou o universo", ou "Deus amou toda a sua criação". O pecado de nossos primeiros pais trouxe maldição não só para si mesmos e sua descendência, mas também para tudo o mais que foi criado (Romanos 8.20-22). Por isto, há a promessa de novos céus e nova terra. O homem é o grande culpado pelas maldições, pelos cardos e abrolhos que surgiram após sua desobediência. E mais maldições, via guerras e pestilências, vieram se acrescentando através dos séculos.
      Talvez você não creia no inferno. Se crer, seu entendimento é inconsistente, pois é inconcebível Deus amar a todos, inclusive os que serão lançados no lado de fogo e enxofre preparados para o diabo e seus anjos, onde passarão toda a eternidade.

      Excluir
  2. Como podemos dizer que Deus não ama? Deus ama a todos cf Jo. 3:16, mas nem todos serão salvos, porque não aceitaram o amor de Deus demonstrado na cruz por Jesus.
    Deus chamou a todos para salvação, mas nem todos foram escolhidos! Se há escolha da parte de Deus, então não existe livre arbitrio!
    São os mistérios de Deus (Dt. 29:29)
    Devemos dizer sim que Deus te ama qdo evangelizamos, não sabemos quem vai se salvar! E se nosso falar for a forma que Deus usou para buscar exatamente esta pessoa a quem estamos evangelizando?
    Fique na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Senhor Jesus ama a todos quem são aqueles que estão debaixo da ira de Deus no último versículo do capítulo 3 de João?? aquele que não crer no filho não verá a vida, mas a IRA DE DEUS SOBRE ELE PERMANECE. Se ele ama a todos de que planeta são estes a quem Deus todo poderoso os ODEIA? De que planeta veio Esaú irmão de Jacó que não havia o bem nem o mau, mas que Deus antes que ele nascer já o odiava. ROM 9:11-13 Malaquias 1:2-3?? A questão é que o homem natural está morto espiritualmente em delitos e em pecados. Como uma pessoa morta nada pode fazer e nem pedir ajuda, da mesma forma quem está morto espiritualmente nem mesmo se arrepender de sí mesmo pode. Por isso o evangelho é o poder de Deus para a Salvação ROM 1:16, então o Senhor por GRAÇA e MISERICÓRDIA dá vida ao pecador Efésios 2:1-3 e até mesmo, como num pacote completo junto com toda sorte de bençãos, o arrependimento (pois agora o morto reviveu e deu Deus o ARREPENDIMENTO)ATOS 11:18. Então se é Deus quem dá a fé(Efésios 2:8-9) e a fé vem pelo o ouvir a palavra de Deus(ROM10:17), se é Deus quem dá o arrependimento e a vida como nos textos que sitei acima, por que Deus (se ama a todos como você diz) não dá a vida a todas as pessoas ao invés de lançar muitas no inferno? a bíblia também deixa isso claro em toda a escritura mostrando sua soberania como por exemplo ROM 9:20:22 onde a ideia lógica é que depende de Deus toda a obra e o homem como BARRO nada pode fazer e nem dizer a a seu criador: por que me fizestes assim? No livro de JOÃO a ideia fica mais clara de que Cristo está chamando a muitos e não a todos: "as MINHAS ovelhas ovem a minha voz, eu as CONHEÇO E ELAS ME SEGUEM" JOÃO 10:27. Ninguém se torna ovelha, as ovelhas estão perdidas (são aqueles que o Pai deu a Jesus Cristo antes da fundação do mundo e por que o Senhor ora em JOÃO 17:9), e o Senhor as chamam através do evangelho(Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. JOÃO10:16).Como no início comentei não só estes textos mas toda a bíblia é contra este falso ensino que você mostra seguir. Quem cuida ser espiritual deve pautar sua vida pelas escrituras, então analise este meu comentário com os textos bíblicos que sitei nos seus devidos contextos e se Deus quiser ele lhe abrirá os olhos e ouvidos, e lhe dará vida, pois com seu comentário mostra que ainda está morto em delitos e em pecados como o homem natural(para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e sejam perdoados. MARCOS 4:12). Mais este último texto também se Deus ama a todos por que não quis salvar as pessoas de MC 4:12.?

      Excluir
    2. Em primeiro lugar, Deus não está falando da pessoa Esaú, mas da nação
      que proveio dele, ou seja, Edom. Portanto, ele não está expressando ódio a uma
      determinada pessoa, nessa passagem.
      Além disso, a nação de Edom merecia a indignação de Deus pela "violência feita a
      teu irmão Jacó [Israel]" (Ob 10). Eles se posicionaram ao lado dos inimigos de Israel,
      fecharam o caminho por onde poderiam escapar, e até mesmo entregaram aqueles que
      tinham permanecido (vv. 12-14).
      Finalmente, como no caso dos nicolaítas, Deus odeia as obras do pecador, mas
      não o pecador em si. João diz aos crentes que eles devem odiar as obras dos nicolaítas,
      as quais Deus também odeia (cf. Ap 2:6; veja também os comentários do Salmo 5:5).

      Excluir
  3. Deus enviou Jesus para morrer por todos, ele ama à todos, inclusive você!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ele não morreu por todos

      Excluir
    2. Deus não ama todos mas sim aqueles que fazem a vontade dele em Cristo

      Excluir
    3. Deus ama a todos sim, mesmo á aqueles que não faz a sua vontade.

      Excluir
    4. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
      João 3:16

      Ele amou a todos! e está sempre de braços aberto , ele não disse que quem não faz a vontade dele ele não ama

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não ama não...
      "O Senhor prova o justo, mas o ímpio e a quem ama a injustiça, a sua alma odeia."

      Excluir
    2. Ama o pecador e não o pecado, Deus enviou Jesus pra cá por amor de todos se não fosse isso ele não teria enviado

      Excluir
  5. Jesus te ama! sim
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    João 3:16..Então mas nem todos serão salvos, por não aceitarem o amor de Deus no coração, e muitos que aceitaram o amor de Deus também não serão salvos, por esta praticando a iniquidade, está vivendo de acordo com a carne..Mas Jesus Ama a todos sim...Jesus te Ama...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6. Quem declara que permanece nele também deve andar como Ele andou.
      (1 João, 2)

      Excluir
  6. Olha, sinceramente, um ótimo texto.
    Se cremos que o sacrifício de Cristo na cruz com propósito salvífico foi perfeito, fica muito difícil tornar essa verdade compatível com o fato de que pessoas irão para o inferno.
    O que aconteceu nesses casos? Jesus falhou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus falhou?Que blasfêmia é essa,quanta incredulidade!!!O homem tem cada dia mais se lançado por caminhos tortuosos,agradando a sua carne nos seus deleites e prazeres e agora Jesus falhou???Isaías 55:6-8.

      Excluir
  7. Os arrogantes não permanecerão diantes dos teus olhos; odeias a todos os que pratica a maldade . Sl 5:5

    ResponderExcluir
  8. O Senhor prova o justo, Ele odeia o ímpio e o que ama a violência.Sl 11:5

    ResponderExcluir
  9. Exatamente deus ama o pecador e nao o pecado dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEUS AMA O TRAFICANTE E ODEIA O TRAFICO . DEUS AMA O LADRÃO E ABOMINA O ROUBO. DEUS AMA A PROSTITUTA E ABOMINA A PROSTITUIÇÃO. NÃO FAZ SENTIDO

      Excluir
    2. ME PERDOE VC QUE ESCREVEU ISSO DEUS É COM LETRA MAIÚSCULA. deus COM LETRA MINÚSCULA E O deus DESTE SÉCULO satã

      Excluir
    3. ME PERDOE VC QUE ESCREVEU ISSO DEUS É COM LETRA MAIÚSCULA. deus COM LETRA MINÚSCULA E O deus DESTE SÉCULO satã .

      Excluir
    4. 4. O deus, desta presente era perversa, cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
      (2 Coríntios, 4)

      Excluir
  10. Graça ou Lei? Comentário acima colocou juntos, creio na graça pq não dá para um acompanhar o outro. Só Jesus conseguiu a lei.

    ResponderExcluir
  11. Como separar o pecado do pecador se ambos são um. Se Deus senira com o pecador tbem com o seu praticante simples assim o resto e mimi.

    ResponderExcluir
  12. Deus pode sim odiar,nos e que não podemos, poois Deus sabe quem ser salvo , nós não sabemos, dizer que Deus ama todos é mentira , entwo podemoa dizer para todos isso? Acredito que não. Eu não acho certo evangelizar e dizer que Jesus te ama. Porque é claro que Deus amou o mundo , em gênesis ele o fez e disse que era bom , então ele amou fazer o mundo, mas se arreependeu de ter feito o homem , então Deus ama quem ele quer , e salva quem ele quer também .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio na minha opinião que Deus ama sim a todos ,mas o amor dele não vai impedir que aqueles que façam suas escolha pelo pecado não pereça e perca sua salvação, eu vejo isso numa mãe por exemplo ela ama seu filho e não vai deixa.lo de amar pq ele escolher ser um ladrão, traficante etc,ela continuará amando porém o fim dele sera trágico....eu vejo Deus dessa forma tanto que ele enviou seu filho pra nós dar uma chance isso já é prova do seu amor.

      Excluir
    2. Esse "eu creio na minha opinião" não têm embasamento nenhum. Até porque se a nossa regra de fé e modo de viver e pautado na palavra, eu já não acho nada, só preciso aceitar a verdade da Palavra do Altíssimo e obedece-la, e realmente pelas escrituras, DEUS NAO AMA TODOMUNDO

      Excluir
  13. Sim Deus ama a Todos porém antes de Jesus Cristo o homem se rebeleou contra Deus como Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". "Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios". "Suas bocas estão cheias de maldição e amargura". "Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz". "Aos seus olhos é inútil temer a Deus". Romanos 3:10-18

    Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas,
    justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,
    pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
    sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
    Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
    mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
    Romanos 3:21-26

    Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos. A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça, a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
    Romanos 5:17-21

    Antes de Jesus estávamos debaixo de uma irá que em Jesus da o direito de sermos filhos e sim Deus nos ama e pela sua graça por sua bondade demonstra esse amor e da o direito de não sermos mais pecadores mas filhos por adoção.

    ResponderExcluir
  14. Jesus não esteve em Tiro e em Sidom.... ??????
    "E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
    E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
    Mas ele não lhe respondeu......"
    Mateus 15:21-23 Carece de uma melhor exegese seu entendimento da bíblia.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Ele pregou lá? Acho que somente atendeu a mulher cananéia. Ele disse que se fossem feitos milagres nesses lugares teriam se convertidos. Ou seja, não foram feitos milagres lá.
      Abraços.

      Excluir
  15. De fato, em João capítulo 17, Jesus afirma em sua oração que não roga pelo mundo inteiro mas somente por aqueles que o Pai o deu.Assim morrer por todos e rogar somente por alguns são ideias diametralmente incompatíveis.

    ResponderExcluir
  16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
    João 3:16.
    O cristão deveria de uma vez por todas entender que a nossa maior missão é evangelizar e não apontar pecado de quem não se converteu ainda, temos sim que andar em comunhão e exortar nossos irmãos, mas quem não tem ainda o entendimento do que é o evangelho e o que é o proposito de salvação que foi a finalidade de Jesus ter descido como carne e espírito, aí temos que por a nossa "religiosidade" de lado e pregar o evangelho ou seja o centro é Jesus, oremos mais de verdade pelas pessoas por entendimento e que caia esse véu das trevas que vem cegando as pessoas do mundo e que elas possam perceber o abismo que as ronda.
    O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.
    João 10:10.

    ResponderExcluir
  17. A religião no Brasil é como a extrema direita em outros países. Esses que dizem que Deus não ama a todos devem se achar seres superiores abençoados pelo amor divino

    ResponderExcluir
  18. Vão assistir o "Vai na Bíblia "e aprender a interpreta-la! Peçam discernimento e sabedoria à DEUS.Deixemos de achar que DEUS age/pensa como nós,pois não é assim!
    DEUS abençoe-nos,em O Nome Santo De JESUS CRISTO!

    ResponderExcluir
  19. Nada novo. As mesmas heresias calvinistas de sempre. Ficarei crendo como criam os pais da igreja.

    ResponderExcluir
  20. Não creia na Bíblia por lógica humana.

    �� BÍBLIA, Isaías, 55:8-9. Porque os meus apensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos bcaminhos, os meus caminhos, diz o Senhor.
    9 Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus acaminhos bmais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
    �� BÍBLIA, Provérbios 23:12. Quem pensa que sabe alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.

    ResponderExcluir
  21. Eu fico pensando meu amigo como você chegou a essa ideia , se Jesus não ama a nós porque a palavra foi pregada porque diz as escrituras cordeiro morto antes da fundação do mundo e por que a palavra diz quem nós separar do amor de Cristo Jesus será morte ,angusti, medo ou solidão , com enfase em quem nós separar do amor de Cristo , e se Jesus não ama o porque ele foi buscar a dracma perdida e porque ele deixou as noventa e nove e foi atrás de uma e porquê nós estamos vivos ainda se não há amor , pois esse e o único fruto do espírito que e o maior.

    ResponderExcluir
  22. Eu fico pensando meu amigo como você chegou a essa ideia , se Jesus não ama a nós porque a palavra foi pregada porque diz as escrituras cordeiro morto antes da fundação do mundo e por que a palavra diz quem nós separar do amor de Cristo Jesus será morte ,angusti, medo ou solidão , com enfase em quem nós separar do amor de Cristo , e se Jesus não ama o porque ele foi buscar a dracma perdida e porque ele deixou as noventa e nove e foi atrás de uma e porquê nós estamos vivos ainda se não há amor , pois esse e o único fruto do espírito que e o maior.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...