domingo, 20 de janeiro de 2013

Download do Estudo Sobre o Uso do Véu em 1 Coríntios 11





Amados irmãos, segue abaixo o link (em .pdf) para download do estudo sobre o Uso do Véu em 1Coríntios 11. O que nosso Senhor nos ensinou? O véu é algo cultural? Que dizer do cabelo? Devemos aplicá-lo no dia de hoje?

4 comentários:

  1. Filipe. Estou lendo o texto e estou gostando muito.
    Sabe se existem mais estudos sobre este assunto em língua portuguesa?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bom saber que está sendo útil a você! Sim, existem - mas estou sem acesso a eles (não estou em meu computador). Todavia, todos que pesquisei, não englobam a forma como tratei neste estudo, ou seja, são meio genéricos e não fazem, no meu entender, a devida explicação ponto-a-ponto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O uso do véu seria um costume social da época em Corinto. Pelo fato de Paulo fazer uma referência quanto ao costume social do tamanho do cabelo a ser usado por homens e mulheres (ICo.11:14-15), seria mesmo desonra para Deus homem ter cabelo grande? .O assunto é local , pois naquela época (naquela região) as prostitutas raspavam os cabelos , e o apóstolo Paulo sabendo disso instruiu a igreja local a usar o véu.

    ResponderExcluir
  4. Parece-me que é um mandamento supracultural anterior a época de Cristo, que se prolongou pela história da igreja, até 1960, na maioria das igrejas ocidentais, cuja prática ainda continua em algumas igrejas ocidentais, e em muitas igrejas orientais e africanas. Chamo de mandamento supracultural a prática ou costume que demonstra o cumprimento de uma ordem divina. Se exterioriza num ato cultural, como por exemplo. A ordem saudai-vos uns aos outros, a prática antiga consistia no ósculo santo, em algumas culturas, no abraço, em outras no aperto de mão, etc. Portanto, o uso cultural do véu, cumpre ou exterioriza a obediência ou prática cristã e aceitação de submissão da mulher ao seu marido. Ocorre que devido ao liberalismo teológico e a revolução feminista ocorrida nos meados do século 20. A prática cultural deixou de existir.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...