"Eu me confesso ser do número daqueles que, aprendendo, escrevem; e escrevendo aprendem" - Agostinho

Se inscreva no meu canal do YouTube!

domingo, 8 de maio de 2011

Como surgiu o dia das mães?

Como surgiu o dia das mães? -
por Renato Vargens

O Brasil hoje está comemorando o dia dos mães. Durante a semana as lojas e shoppings ficaram lotadas de pessoas desejosas em presentear suas genitoras. Hoje, os restaurantes, os bares, as casas estarão repletas de familias que comemorarão a vida de suas mães, tias e avós.

Diante disto talvez você esteja se perguntando: Como surgiu o dia das mães? Será que é uma data exclusivamente comercial?

Pois é, a história da criação do Dia das Mães começou nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas iniciaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.

A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.

O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.

Diante do exposto quero desejar a todas as mulheres que tiverem o privilégio de gerar filhos no útero ou no coração um feliz dia das mães!

Fonte: Renato Vargens

Comente com o Facebook:

Um comentário :

  1. interessante saber como teve o inicio do dia das maes otimo

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

Compartilhe

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

pop-up LIKE

Plugin