Pular para o conteúdo principal

Carta ao Sansão - Um crente que pensa que a Bíblia só fala de salvação


*A presente carta é de gênero fictício, embora contenha situações da vida real.

Bom dia, Sansão! Lembrei de você hoje pela manhã, após ler algumas notícias no Facebook acerca de algumas postagens sobre política. Como estão todos em sua família? Seguem progredindo em fé e no amor para com nosso Senhor? Espero que sim.

Amado, rapidamente, como conhecido teu e pessoa que se importa contigo, quero lhe chamar a atenção para um problema que tenho percebido em tua vida: a crença de que a Bíblia só fala de salvação e de que ela não menciona sobre como devemos viver neste mundo. Deixe-me explicar.

Desde os tempos que você conheceu as doutrinas da graça, tenho percebido que você parece ter esquecido de que a Bíblia não fala apenas do porvir, isto é, do céu, inferno e da eternidade, e sim que ela também prescreve como os crentes devem viver neste mundo. Muitas vezes você tem repetido que "somos cidadãos dos céus" e por isso não precisamos nos preocupar com este mundo, pois ele "jaz no maligno". Sim, é verdade que o mundo está morto no maligno, mas a Escritura afirma que devemos ser "sal e luz" por aqui.

Em especial, venho percebendo que no âmbito político, você crê que pode ser um cristão e ao mesmo tempo defender propostas totalmente contrárias ao Evangelho. Veja, por exemplo, sua defesa em prol da "reforma agrária", algo que não é bíblico, pois a Bíblia é clara em demonstrar que a propriedade privada é um direito social. Sim, Sansão, eu sei que existem muitas pessoas que são donas de imensas terras, mas isso não habilita o governo a retirar deles esse direito - sinto muito. 

Outra coisa que noto é sua familiarização com os chamados "movimentos de esquerda", os quais pregam que o governo deve intervir na economia, deve fazer a chamada "distribuição de renda" e outras coisas mais. Inclusive, meu amado, cheguei a ver que você apoia a maldita ideia de "retirar do rico" para "dar ao pobre", forçando os ricos a pagarem mais impostos, também. Onde isso se encontra na Palavra?

Vi, ainda, você dizendo que o cristão não tem o direito à legítima defesa e que ter armas em casa é sinônimo de pouca confiança no Senhor? Como assim? E todas as passagens bíblicas no AT e NT sobre isso, onde vemos claramente os cristãos se defendendo quando necessário?

Outrossim, me recordo de ter visto você apoiando a ideia de que cabe ao governo a ajuda aos pobres, sendo que, biblicamente, isto sempre foi papel da Igreja do Senhor, pois o pão físico, sem o verdadeiro Pão, é completamente inútil.

Sendo sincero contigo, preciso lhe perguntar: quais são suas bases bíblicas para defender este tipo de coisa? Noutras palavras, por que você acha que a Bíblia não se importa com estas suas atitudes? Acaso você acha que ter ciências da soberania de Deus e da depravação do homem, lhe levará para o céu? Sendo ainda mais direto, você crê que ser "calvinista", "reformado", "de Jesus" ou qualquer outra coisa que o valha, te levará para o céu? Amigo, a salvação é pela fé em Cristo!

Mas, meu amado, embora a salvação seja pela fé em Cristo, lembre-se das palavras sagradas: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" (1Jo 2.6). E para o caso de você se perguntar "como Cristo andou, já trago a resposta: "E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos" (Lc 24.44).

Pelo que tenho visto, você não conhece a Lei do Senhor e Sua Palavra de maneira correta, pois estás proclamado, "curtindo" e "compartilhando" coisas contrárias ao estabelecimento de Deus. Veja que a Lei do Senhor tem um propósito muito claro: "Guarda e ouve todas estas palavras que te ordeno, para que bem te suceda a ti e a teus filhos depois de ti para sempre, quando fizeres o que for bom e reto aos olhos do Senhor teu Deus" (Dt 12.28). A Lei do Senhor nos livra do mal e nos abençoa.

Portanto, Sansão, embora aprecie nosso contato, rogo ao Senhor para que mude o teu coração, de maneira que você entenda que o Senhor é é dono de todo o nosso ser e que Sua Palavra não fala apenas de salvação, e sim sobre como o cristão deve viver em cada aspecto de sua vida, afinal, assim somos instados: "quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

Que o Senhor seja contigo e te leve ao arrependimento.

Em Cristo,
Filipe Luiz C. Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A mulher deve se vestir de modo que nenhum homem venha pecar por sua causa

Muitas mulheres e moças atualmente perderam seu próprio valor e muitas mulheres cristãs não tem se dado conta disso - o que acaba por as levar se vestindo conforme o mundo tem ditado; isto é, a moda. Por que digo isso?  Tenho notado o quanto muitas mulheres e moças têm se iludido ao pensarem que é bonito usarem vestimentas que mostram todas as suas curvas, tais como: roupas justíssimas delineando seu corpo, shorts e saias curtas e blusas decotadas. Mas, se fosse para ser  assim, Deus não teria vestido Adão e Eva como diz na Bíblia: " E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu " (Gênesis 3:21). Na palavra também está escrito: " Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos. Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras " (1 Timóteo 2:9-10). Noto ainda que muitas mulheres e moças usam roupas indecentes co

É pecado um casal de namorados dormir junto?

É pecado um casal de namorados dormir junto? - por Filipe Luiz C. Machado Recentemente um irmão em Cristo perguntou-me sobre a legitimidade - ou não - para um casal de namorados poder dormir junto. Confesso que esse é um ponto delicado, mas creio que - mais uma vez - as Escrituras nos revelam aquilo que devemos fazer. É importante notarmos, primeiro, sobre que tipo de situação nos rodeia. Uma coisa é um casal de namorados que viaja de avião e cuja aeronave cai no meio da floresta, restando poucos sobreviventes e ainda por cima, estavam na estação do inverno, o que implica dizer que necessariamente todos precisam dormir juntos - para se aquecer, caso contrário, morrerão. Mas é claro que essa é uma situação hipotética e nela seria perfeitamente coerente dormir junto, pois seria um pecado deixar alguém morrer de frio quando podia-se evitá-lo. Porém, mesmo a realidade dos namorados não é esta do avião, é a partir do dia-a-dia que as dúvidas surgem. Muitos namorad

A importância da Renúncia

Texto por Angela E. P. Machado ----- “E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” Marcos 10.17-22 Neste breve texto, vemos o reflexo daquilo em que os judeus acreditavam. Pensavam eles que as riquezas eram um sinal da aprovação de Deus e que os ricos teriam maiores possibilidades de serem salvos, ou seja, de alcançarem a vida etern