quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Usando o Facebook Para a Glória de Deus


Ao iniciar este pequeno escrito, desde já preciso estabelecer o seguinte fato: todos os cristãos são obrigados a usar o Facebook para a glória de Deus. De minha parte não há receio algum quanto ao ser possivelmente taxado de "legalista" ou "moralista", pois tenho a Escritura ao meu lado: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

Paulo não poderia ser mais claro: os cristãos devem fazer tudo, absolutamente tudo, para a glória de Deus. Isso implica em dizer que se fizermos qualquer coisa sem visar a Sua glória, estamos em pecado - "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tg 4.17). Todavia, precisamos estabelecer alguns pontos sobre o que significa fazer tudo "tudo para glória de Deus".

Em primeiro lugar, fazer tudo para a glória de Deus, é ter em mente que Ele é quem deve ser engrandecido e visto por todos, não nós. João o Batista nos traz cristalina evidencia deste nosso dever: "É necessário que ele cresça e que eu diminua" (Jo 3.30).

Em segundo lugar, significa buscar fazer tudo e somente o que a Bíblia ordena que façamos. É impossível viver para a glória de Deus se tentarmos colocar nossas vontades e desejos acima da Escritura. Por meio de Moisés, o Senhor foi enfático ao afirmar: "Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás" (Dt 12.32).

Em terceiro lugar, se temos de fazer somente o que a Escritura ordena, então precisamos nos dedicar ao estudo da Lei de Deus. Paulo afirma categoricamente que a Lei de Deus é boa e necessária: "Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás" (Rm 7.7).

Em quarto lugar, é preciso ter o correto entendimento de que é um exercício muitas vezes doloroso, porque envolve a renúncia da carne e o matar do pecado. O apóstolo foi direto em dizer que todas as vezes, isto é, sempre, devemos trazer a morte de Cristo em nossas vidas, a fim de que morramos e Ele viva: "Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos" (2Co 4.10); "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gl 2.20).

Desta forma, se patenteia que o cristão não deve, por exemplo, "postar", "curtir" ou "compartilhar" qualquer coisa que contenha alguma coisa contra o senhorio de Cristo. Em caso prático, significa não fazer apologia a políticos que sejam contra a Palavra de Deus; não "curtir" fotos ou qualquer fato que incentive a carne ao pecado, como fotos sensuais ou de pessoas com pouca roupa (as vestes de praia se encaixam neste ponto), libertinagem, vandalismo; igualmente não se deve promover a luxúria com "compartilhamentos" que tendem a fazer o homem e a mulher amarem mais a este mundo que ao Senhor. Você, talvez, esteja se perguntando: "Mas qual a base bíblica para afirmar tal coisa?" "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8). Políticos contrários ao Senhor não são verdadeiros nem honestos; fotos com pessoas que mostram excessivamente seus corpos não são puras; vandalismo não é algo de boa fama; pode haver alguma virtude na luxúria?

Em grupos do Facebook, importa que não hajam discussões sobre pontos pacíficos sobre a sã doutrina, pois fazer o contrário, é contender inutilmente: "Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão" (Pv 17.14). Sob hipótese alguma o crente deve xingar ou maldizer alguém. O cristão não deve ignorar as pessoas ou "detestar" outros irmãos em Cristo, pois isto é ferir o  sexto mandamento "não matarás": "Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele" (1Jo 3.15).

Também é preciso notar que o cristão não deve usar as mídias sociais para ficar bisbilhotando a vida alheia - quem faz isso se assemelha àquela atitude de Satanás: "Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela" (Jó 1.7). Além disso, suscita a inveja, orgulho, maldizeres e cobiça sobre o próximo, violando o décimo mandamento: "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo" (Êx 20.17).

O cristão também precisa cuidar para não passar tempo demais nas redes sociais, pois a Bíblia diz para aprendermos a aproveitar o tempo com coisas puras e necessárias: "Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor" (Ef 5.16-17). Lembre-se que na parábola dos trabalhadores da vinha, nosso Senhor Jesus Cristo assemelha o homem comum e envolto em pecado, àquele ocioso e que nada produz: "E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça" (Mt 20.3). 

Use esta preciosa tecnologia para a todo o tempo falar do Senhor: "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina" (2Tm 4.2). Note que Paulo não diz que existem tempos que não são oportunos, afinal, toda ocasião é propícia para falar e testemunhar da verdade divina. Não se esqueça de que além de estudar arduamente a sã doutrina, você precisará estar apto para defendê-la pelo poder do Senhor: "Santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós" (1Pe 3.15).

Tenha somente conversações santas, pois isto é agradável a Deus: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem" (Ef 4.29). Observe que a Bíblia é explicitamente incisiva: "mas só a que for boa para promover a edificação". Com qual intuito? "para que dê graça aos que a ouvem".

Portanto, se buscarmos pelo poder vivificador do Espírito Santo, praticar estas coisas, começaremos a entender o que é viver sob "a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2) e o mundo testificará de nosso amor por Cristo, ao ponto de dizer: "Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o teu amado, para que o busquemos contigo?" (Ct 6.1).

Que Deus nos abençoe.

4 comentários:

  1. Sabias palavras Presbítero (Docente) Filipe Machado eis ai algumas coisas que me levaram a desativar minha conta no fc. Não estava usando para glória de Deus.

    Muito bom mesmo o texto, que assim, sirva de lição para os desavisados como eu, que me deixei levar. A Deus Somente a Glória!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do Artigo, preciso dar uma palestra e gostaria de usar com sua permissão para me balizar, e creio que poderia acrescentar a questão das "máscaras" usadas pelas pessoas que assemelham em muito as atitudes dos mestres da lei e fariseus, no tempo de Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Misericórdia Senhor quanta ignorância meu DEUS, as interpretações são tão bestas e sem nenhum fundamento cara vc esta viciado nesta droga do facebook e esta buscando na palavra de DEUS argumentos para adaptar ao seu vicio tenha um pouco de amor ao próximo antes de escrever essas bobagens vc sabe quantas crianças estão afundadas nessa droga do facebook porque padres e bispos e leigos cristãos ficam viciados os pais permitem o uso sem pudor, pois se os que conhecem a verdade esta dentro porque proibir para nossos filhos. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara. que DEUS tenha piedade de nos.

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...