quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

7 maneiras de ensinar o seu filho a ser grato


Ensinar gratidão a seu filho não envolve culpa, sermões sobre os menos favorecidos e os benefícios são duradouros. Crianças agradecidas podem se tornar adultos mais felizes, de acordo com a Dra. Christine Carter, socióloga da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

“Cientistas sociais pioneiras afirmam que 40% da nossa felicidade é intencional, e vem de atividades escolhidas ao longo do dia. Gratidão não é uma característica fixa, é uma habilidade que pode ser cultivada”, afirma. Por isso, experimente estas dicas simples e interessantes para ensinar ao seu filho como desenvolver.

1. Organize e doe

Encoraje seu filho a doar os brinquedos que eles não usam mais ou as roupas que não servem. Ensine-os que as coisas que eles não precisam podem ser muito úteis a outras crianças. Sugira uma lista de itens para a doação, mas lembre-se de não forçar se eles ainda não se sentirem prontos para dar alguma coisa.

2. Compre e divida

Idas ao mercado, à farmácia ou à loja de brinquedos podem ser oportunidades para pensar no próximo. Da próxima vez que estiver indo às compras, incentive seu filho a escolher um ou dois itens para doar a um banco de alimentos, abrigos ou instituições de sua confiança, como sabonete, pasta de dentes, fraldas ou roupas. Inclua seu filho na escolha dos mantimentos. Eles vão aprender a pensar além de si mesmos e começar a pensar nas coisas que eles têm garantidas.

3. Ceda seu tempo

Procure oportunidade para se voluntariar como família. Amigos e famílias podem saber de algum grupo que precisa de ajuda. Mostre como dar tempo, não só dinheiro e objetos, é outra forma de ser útil e reconhecer que é grato pelo que já tem. Cozinhar uma refeição para parentes e amigos também é uma opção.

4. Escreva notas de agradecimento

Peça a seus filhos que escrevam bilhetes à mão para alguém a quem eles são gratos. Se eles forem muito novos para escrever, podem fazer um desenho. Pergunte quem fez ou faz a vida deles melhor. Uma tia? Uma amiga da família? A babá? Quando as crianças refletem sobre para quem querem enviar a nota, aprendem o valor que as pessoas têm na vida delas. E não duvide que o receptor vai apreciar o bilhete de coração.

5. Dê o exemplo

Muitos pais ensinar que a os filhos devem agradecer quando recebem um bilhete, mas acabam esquecendo de agradecer membros da família quando eles fazem um favor. Agradeça seu filho ou seu esposo ou esposa dizendo “obrigada por arrumar a sala”, ou “obrigada por dividir com seu irmão”. Assim, seu filho saberá que os esforços dele estão sendo reconhecidos. Além disso, esta atitude passa a ideia de que palavras de agradecimento não são restritas aos aniversários. É bom para a harmonia da casa e para colocar a gratidão em ação.

6. Aprecie os pequenos momentos

Separe tempo para apreciar as coisas boas com as crianças. Por exemplo, use o tempo que vocês passam no carro como uma oportunidade para dizer algo positivo como “Não foi divertido fazer aquele desenho na aula hoje?”. Esse simples diálogo encoraja seu filho a contemplar as coisas boas ao redor dele. Quando coloca-los na cama, pergunte a que eles são gratos naquele dia em particular. Gradualmente, você vai cultivar a gratidão.

7. Continue praticando a gratidão

É importante ser grato fora da temporada de festas ou de datas comemorativas. Ou seja, durante o ano todo. Uma das formas mais práticas de inspirar a gratidão é também a mais simples. Separe tempo para nomear uma ou duas coisas que cada um da família tem motivos para agradecer todos os dias. “Pesquisadores descobriram que pessoas que praticam a gratidão se sentem mais felizes. Elas são mais alegres, interessadas e determinadas, além de terem tendência maior a serem gentis e prestativas”, afirma a Dra. Carter. Criar filhos com essas características é suficiente para fazer qualquer pai agradecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...