quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O que dizer dos dízimos e das ofertas?

Texto por
Filipe Luiz C. Machado

Não é de hoje e nem de ontem que ouvimos e lemos sobre dar o dízimo ao Senhor. Fomos ensinados a trazer nossos dízimos e ofertas e dizimar na casa do Senhor.
Mas será que é isso mesmo?
-----

"Irmãos! Jesus disse que devemos pagar o tributo a César e também o tributo a Deus, que é o nosso dízimo!"

Quem nunca ouviu esta expressão? Todos que cresceram ou que já frequentaram regularmente alguma igreja sabem muito bem que esse texto é regularmente usado na hora de pedir os dízimos e as ofertas. Analisaremos mais tarde se o texto em vigor pode ser utilizado para este fim. Por ora, façamos uma rápida análise dos dízimos e das ofertas e vejamos para que e como eles eram utilizados no A.T.

Os dízimos e as ofertas eram trazidos pelo povo de Israel ao templo. Eles serviam para a manutenção e sustento dos levitas. Fora uma ordenança de Deus para o povo de Israel. Em Levítico 27.32 lemos: "No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao SENHOR". Vemos que o dízimo então era algo santo para Deus. Os israelitas também tinham grande temor quanto a essa prática, pois não queriam e nem deveriam ferir a santidade do Senhor. O povo trazia seus dízimos com o intuito de prover aquilo que o templo necessitava para se manter, além da primícia de ser uma ordenança dada por Deus.

Hoje em dia com o intuito de se sustentar uma igreja local, muitos pastores e obreiros tem se utilizado da prática dos dízimos para conseguirem recursos necessários para se manter a obra. É mais do normal que uma igreja necessite de dinheiro para pagar suas contas e dívidas. Porém tenho algumas considerações acerca da prática dos dízimos nas igrejas.

1. Como vimos, os dízimos serviam única e exclusivamente para sustento do templo. Após a vinda de Jesus, foi instituído um novo templo. Antes de Jesus morrer ele disse que destruiria o templo e em 3 dias o reconstruiria. A estrutura templária foi destruída para que em nós fosse inserida uma nova forma de pensar quanto ao que é o verdadeiro templo de Deus. O que hoje entendemos é que Deus não habita mais em templos feitos por mãos humanas, mas sim no coração daqueles que o buscam e vivem um vida conforme o seu querer.

1Coríntios 3.16 "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?"

Paulo é enfático ao afirmar que hoje nós somos o templo de Deus. O templo não existe mais e por isso não há mais um lugar específico se adorar a Deus. Nossa vida passou a ser habitação de Deus e deve ser vivida como um culto constante ao criador e provedor de todas as coisas.

2. Há quem sustente que sem os dízimos é impossível sustentar uma igreja. Eu porém discordo desta afirmação. Devemos entender que não existe mais uma "igreja" no sentido de que ali se encontra o Senhor Jesus nos domingos a noite. Jesus está em nós e nós somos sua habitação. Neste ponto é importante salientar que embora não exista mais essa igreja (templo), nada nos proíbe de termos um local fixo para nos reunirmos e refletirmos. Não existe tal proibição, contudo não devemos nos reunir e pensarmos que podemos e devemos adotar todas as práticas do povo de Israel do A.T. Reunião é uma coisa, templo é outra.

3. Se os dízimos e as igrejas não "existem" mais, o que nós devemos fazer?

Mateus 22.20 "Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

Voltamos ao nosso texto inicial e com isso peço que você leia atentamente todo o capítulo 22 e verá que ele nada tem a ver com dízimos. Ele fala sobre um assunto completamente diferente, nem mesmo cita qualquer elemento que possa denotar dinheiro ou riqueza. O contexto deste versículo não nos deixa usá-lo para pedir dízimos. Alguns podem supor que se não existe mais o dízimo, também não existe o ato de ofertar a Deus. Porém esse pensamento se mostra falho e contrário as escrituras.

Amados, Deus não quer o nosso dízimo, nossa oferta ou qualquer coisa que nós possamos oferecer. Nada do que temos ou possuímos pode agradar a Deus. Ele apenas quer e tem o nosso coração.

A passagem que lemos acima nos informa como devemos proceder e que devemos pagar aquilo que o sistema do mundo exige. Impostos, cobranças, taxas e outras coisas são o que devemos dar a César. A Deus devemos dar o coração e nosso total dispor para com sua obra.

O verdadeiro cristão não é aquele que se limita a trazer somente 10% da sua renda corriqueira. O verdadeiro cristão é aquele que tem consciência de que tudo que ele possui pertence ao Senhor, e isto inclui o dinheiro, tempo, bens materiais, conhecimento, corpo físico e tantas outras coisas.

O fato de não termos mais os 10% como regra imposta por Deus, não nos deve levar a pensar que agora estamos livres de toda e qualquer contribuição. Pelo contrário, devemos levar sempre em nossos corações o princípio dos dízimos, princípio esse que Paulo muito bem expressou, dizendo:

"Portanto, quer comeis, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus" 1Coríntios 10.21

Deus abençoe a todos!

34 comentários:

  1. hahahaha nunca havia pensado em aplicar esse sentido ao famoso "dizimar" na igreja...

    Já escrevi sobre o assunto tb, confira aí:
    http://www.militarcristao.com.br/estudos.php?acao=texto&id=7

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. MUITO PERTINENTE SUA COLOCAÇÃO, MAS, ME PERMITA DIZER QUE SEGUNDO BUENO(2001, P. 210)DÍZIMO É SUBSTANTIVO MASCULINO E DIZIMAR É VERBO, LOGO SÃO PALAVRAS DISTINTAS. PARABÉNS PELO BLOG, UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. concordo que o dizimo não e um obrigação,pois e uma obra da lei como paulo disse ou a lei ou Cristo e quem que viver para lei cumpra ela toda e por ela será julgado.Muito defendem que o dizimo não e da lei pois ante de ser contituida a lei por intermedio de moiseis abraão e jaco deram dizimo entretando foi algo voluntario da parte deles e não um obrigação si eu de bom coração quero oferta ou até da o dizimo voluntariamente eu posso com amor como diz 1 co 13:3 se eu fazer algo sem amor nada disso ne aproveitará . Os dizimos eram para os levitas sacerdotes viuvas orfão e estrageiros ou seja pessoas que tinham nessecidades não tinha herança não trabalhava esse era o dizimo . mais na igreja primitiva vemos que não exesti dizimo mais oferta a medida que alguem tinha necessidade os irmão de bom coração ofertava então concluindo o dizimo não e uma pratica de obrigação mais sim de amor que quer dar dizimo a Deus pode sim mais si for voluntario e não algo imposto não estamos na lei outra vez repto isso e algo que vem da pessoa se vc que fazer uma alinça com Deus então faça e de na sua igreja para que a obra de Deus continue e certo que Deus não que nosso dinheiro ele e dono do ouro e da prata o proposito de dizimo e oferta no a.t e de oferta no n.t e simplismente amor para o homem ajudar o homem os profetas precisam de sustento os misionarios e os podres da sua igreja e de todo o mundo isso e uma ato de amor eu sei de todas esse coisas porem dou dizimo para ajudar na obra de DEUS e não para prova Deus quem sou eu para provar DEUS e tambem oferto na obra de Deus por amor a obra de Deus agora aos pastores que não sabiam disso comece a praticar isso tenham fé o justo vive pela fé para de coloca remendo novo em vestes venhas a lei morreu viva a graça

    a paz do Senhor Jesus estejam sempre convosco Fabio Lopes

    isso aqui não e motivo para irmãos sairem as suas igrejas encadalizar os outros irmão longe de mim tal coisa não lagem a fé em Jesus lembre-se homens são falhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu irmão infelismente você está equivocado, o dizimo não é uma obra da Lei, pois há relatos dele bem antes da Lei, quando abraão entregou o dizimo de tudo que havia conquistado ao Rei e Sumo sacerdote Meuquisedeque. leia mais a Biblia.

      Excluir
  4. Excelente matéria. Fico feliz ao ver que Deus tem providenciado pessoas fiéis, coerentes e não manipuladoras, como vemos diariamente nas tvs, rádio, "TEMPLOS", etc.
    Há muito tempo entro em conflito com essas doutrinas manipuladas e interesseiras e antes me sentia só; e até mesmo um rebelde,às vezes. O único lider conhecido que vi tratar esse assunto com honestidade até hoje foi o rev. Caio Fábio, que repete o discurso verdadeiro aqui escrito. Vale a pena procurar no youtube o Caio Fabio falando, ou melhor, dando uma aula sobre o livro de Malaquias, que inescrupulosamente os religiosos de hoje utilizam para estorquir o povo de boa fé. Vemos pastores enriquecendo e andando em carros blindados, aviões de dezenas de milhões de reais, enquanto o povo que contribui para isso tem, muitas vezes, sequer o que comer. Glória a Deus pela verdade revelada! Ofertemos, como igreja apostólica que devemos ser, sempre permanecendo na doutrina dos apóstolos, como vemos no livro de Atos. Dividamos o que temos, ou aprendamos, primeiro; pois como evengélico de berço que fui, nunca ouvi ninguém ensinando isto, apenas "dar o dízimo no templo". E sempre vi pessoas humildes sem que ninguém com elas se importassem. Quando muito, uma esmola (coisa nojenta) pra não dizerem que a igreja não fez nada por aquela pobre vida. Vamos ofertar, irmãos, e ofertar muito! Olhe pro seu lado que certamente você verá alguém necessitado e que o Senhor colocou próximo a vc pra que você reparta um pouco do que tem com ele. Deus abençoe a todos e um abraço ao Filipe Luiz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão conhecer a palavea de Deus existem muito que se dizem "pastores" extorquindo o povo mesmo.
      A igreja que vcs congregam quem paga luz, água, depende dos dízimos. Ou vcs congregam debaixo de um poster.
      Na casa de Deus não dão mais querem o melhor na costa de quem ou melhor dizendo a custa do irmão?

      Excluir
  5. Bem aventurado o "homen" que não teme em dizer a verdade, penso que temos que nos unir para que mais e mais Cristãos possam ter este conhecimento,Deus diz o meu Povo perece por falta de conhecimento é triste saber que muita gente depende dos doumingos para ouvir a palavra de Deus, e quando elas vão ao "culto" acabam ouvindo um monte de mentiras ,acabam ouvindo pregassoes fora do contexo
    Pobres almas que pregam o texto fora do contexto e ofercem promessas que Deus não autorisou.. estão até hoje esperando, e até se questionando por que Senhor? isto ou aquilo...
    Malaquias 1:1 Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, por Malaquias.Não ha duvidas sobre o texto, para quem e quem mandou a sentença .Qem nós somos? isto mesmo, somos gentios só nos tornamos herdeiros por meio de nosso Grande Sacerdote eterno Jesus Cristo o Senhor, por sua Graça inrresistivel. Mano continue assim e conte comigo, estou procurando Uma igreja que pregue a verdade de Deus,uma igreja não dizimista não pentecostal Não politica, sabe que só tem papo mas não tem obras ,que só quer dinheiro. A biblia diz que devemos dar do que temos e não do que não temos devemos dar de coração e com amor movidos pela fé genuína , se amamos não iremos deixar nossos guias passando necessidades e nem o lugar que escolhemos para ali adorar nosso Deus perecer ...Romulo kniss anjoskniss@yahoo.com.br..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu querido irmão Rômulo, não sei onde vc mora, mas a igreja que vc procura existe e se chama igreja de Cristo, não aquela igreja de cristo dos últimos tempos, essa não, somente igreja de Cristo, sei que ela existe nas capitais dos estados e nas principais cidades, ela não é muito grande, por que falamos somente a verdade é falamos de Deus é não falamos de prosperidade, a prosperidade com Deus, é diferente da do mundo que dinheiro carrões mansões e outras coisas' a prosperidade com Deus e a felicidade é vida eterna,
      na igreja de Cristo falamos o que a bíblia diz' somente a verdade.
      procura aí na sua cidade vc vai gostar

      Excluir
  6. Sei que há comunidades eclesiais serias e cujos lideres utilizam a contribuição dos fieis em beneficio de de todos. Não posso, contudo deixar de lamentar que existem os vendilhões do templo que se enriquecem à custa da miséria dos ingênuos, que pensam estarem comprado o céu com ofertas que reduzem ainda mais sua condição de vida já precarial

    ResponderExcluir
  7. QUAL É O CRITÉRIO DE APROVAÇÃO ?

    ResponderExcluir
  8. veja bem sejamos sinceros, o que se faz hoje em nome de Deus é um absurdo, hã muita ganancia e extorsão, e se usa a biblia para defender tais atos, o dizimo não é algo da lei pois sabemos que Abraão não era de tempo da lei e nele Deus preanunciou o evangelho, que hoje vivemos, e este já era dizimista, mas o maior problema é como os chamados pastores impoem suas ideias, ameaçando e exijido das pessoas a qualquer custo que se traga o dinheiro , que verdade é para sustento dele e sua familia, mas não devemos generalizar, como disse Jesus fazei isto sem omitir aquilo, ou seja devemos sermos contribuintes onde estamos inseridos para manutenção sim, mas sem sermos avarentos e egoístas, antes de ofertar ou dizimar na igreja, devemos sermos melhores como cristãos, tenho muito que falar sobre o assunto mas o espaço aqui não é apropriado, se quiserem conversar me contactem pelo face, afranio barbosa e iremos nos deliciar em estudos bíblicos desprovidos de qualquer intenção religiosa ou denominacional um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Concordo que o dizimo naõ é obrigatório mas deve ser dado de bom grado,mas me permite dizer a igreja tem que ter pois é lá que buscamos aprender e nos capacitar para capacitar outros e assim em diante entaõ o dizimo é para as despesas da igreja e para ajudar os necessitados obrigado e que Deus abençôe a todos

    ResponderExcluir
  10. Se naõ tiver a igreja aonde o cristaõ será capacitado tem que ter dizimo pois deve ser dado de bom grado para a manutenção da obra de Deus e para ajudar os necessitados mas se alguns agem de mal fé prestaram conta com o pai

    ResponderExcluir
  11. Só acho!! que se fala tanto que no novo testamento dizimo foi abolido. Então por que tantas outras palavras ainda não foram abolidas. Tantas promessas e leis que estão todas no antigo.. Daqui a pouco vão dizer que casamento entre dois homens é normal.Jesus não veio pra abolir a lei, somente veio cumprir..
    Quando se está em uma igreja séria esses dizimos e ofertas são bem utilizados....

    ResponderExcluir
  12. Eu devolvo apenas o que é de Deus, pois tudo que nós temos é Dele, e o Senhor só nos pede 10%. Muito simples.

    ResponderExcluir
  13. Deus merece o melhor,tudo que temos devemos onra a Ele,pq entregou seu unico filho para morrer a nosso favor,sem merecer Jesus foi umilhado,foi entregue por mim e por vc e o minimo que podemos fazer e devolver o que ja é Dele,a oferta é um ato de amor,pois na palavra diz que é melhor dar do que receber,quando semeamos colheremos la na frente e quando devolvemos o dízimo é pq já colhemos o que semeamos,Amém..Não deixe nada te enganar,faça conforme o seu coração manda e obedeça a palavra de Deus,conhecereis a verdade e a verdade te libertará,o meu povo perece por falta de conhecimento,se alimente mais da palavra e verás a liberdade....a paz do senhor

    ResponderExcluir
  14. Conhecereis a verdade e a verdade vós libertara

    ResponderExcluir
  15. Verdade tudo é Dele tudo volta para Ele

    ResponderExcluir
  16. Deus nao precisa de dinheiro..mais a obra dele precisa ser realizada..enquato estamos nesse mundo precisamos arcar com as nossas responsabilidades..tudo aqio tem que ser comprado...ate uma biblia deve ser comprada os donos de uma livraria nao dao biblia de graca.......eu sou um ex viciado em drogas sou grato a Deus pela minha libertacao...eu fumava craque todo dia tda hora gastava tudo meu dinheiro...hj para gloria de Deus eu sou livre ..gostaria de dar todo meu dinhiro para realizacao da obra de Deus..meu dizimi minhas oferta e o minimo que eu posso fazer para obre de dEus ..os pastores ;;,missioarios precisam sere alimentados cuidados e amados por nos cristao...quem dizima e oferta e quem ama a obra de Deus ........

    ResponderExcluir
  17. Tenho um outro entendimento. Jesus cita no evangelho de Mateus q ele não veio para mudar a lei apenas para dar um sentido completo a ela. O amor. Sou dizimista e grato a Deus pelo q ele tem feito em minha vida e família

    ResponderExcluir
  18. E verdade irmão e muito pouco pelo que ele ele nos da

    ResponderExcluir
  19. irmãos mim tira uma duvida como os pastores sem o dízimos vai manter sua família, como vai ser pago conta de energia, agua, e a pessoa que faz a limpeza da igreja, como a igreja vai pagar a contadores que organiza as documentações e manutenção do templo e construção, como a igreja sem o dízimos vai entregar as cestas básica as viúvas da igreja.

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente o que temos visto são pessoas procurando na Bíblia uma brecha para não cumprir o que está escrito, principalmente quando se fala em dinheiro, mas quem tem o Espírito Santo como ajudador não se deixa levar por um estudo que pessoas criam querendo induzir pessoas há não cumprir a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  21. A paz do Senhor. Meus queridos irmãos precisamos mais pedir a Deus pra nós libertar da avareza, ganância pois a bíblia é muito clara quando diz que roubamos o Senhor nos dízimos e ofertas ML 3:10, no No N.T o próprio Jesus fala: Mateus 23: 23. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
    Reparem; Deviria fazer estas "dizimar" sem omitir aquelas "Justiça, misericórdia e a fé. Como citado ninguém é obrigado a devolver o dízimo ao senhor, essa não deve ser uma prática de obrigação mais sim de adoração, quando devolvemos nosso dízimo estamos demostrando nossa gratidão ao Senhor por todas as dádivas de suas mãos reconhecendo ser Ele dono de todas as coisas o nosso mantenedor. Lembrem-se que a casa do Senhor neste mundo precisa de recursos pra existir. Guardem tesouro no Céu porque os tesouros terrestres a traça e ferrugem destroem. Não sou pastor nem obreiro, sou membro e o Senhor tirou do meu coração essa ganância miserável. Sou dizimista porque quero que o reino de Deus prospere e que todos os seres humanos ouçam o evangelho eterno e se arrependam de seus pecados. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Que pena que pessoas que se dizem cristãos aceitem uma tese dessas; precisam ler mais palavra, conhecer mais a palavra, praticar mais a palavra como disse Davi no Salmo 1:2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite e, como disse o próprio Deus a Josué: "Js 1:7-8 7...tenha cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares. 8 não cesses de falar desse livro; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito... Ou seja, nessas duas passagens Deus quer que nós conheçamos e pratiquemos a palavra, vivamos o que ela nos ensina a viver: uma vida de santidade e de OBEDIÊNCIA. E Jesus disse em Mt 5:17 Eu não vim para mudar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. E disse no Cap. 22:29 Errais não conhecendo as escrituras... Amados não "sejam como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por qualquer vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que conduzem ao erro Ef 4:14". Não roube ao Senhor (Ml 3:8 ...em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas), prefira obedecer a palavra do Senhor: "Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa...Ml3:10. Que a paz do Senhor Jesus que excede todo entendimento esteja em vossos corações. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei" - Gálatas 4:4 -

      Excluir
    2. Você está na lei ou na graça

      Excluir
  23. Em que me roubais, nos dízimos e ofertas ,sem dízimos e ofertas o povo congrega em baixo da Ponte sem luz ,sem água e sem banheiro rsrsrsrsrsrsrsrs, cada uma misericórdia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo ai nessa passagem era os sacerdotes que roubava a Deus agora nois Samos um sacerdócio de Deus e uma coisa nenhuma condenação a para o que está en Cristo Jesus

      Excluir
    2. "Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei" - Gálatas 4:4 -

      Excluir
  24. Olá! As pessoas querem ser filhos e herdeiros das coisas de Deus mas não querem obedecer ao Pai. Interpretam a bíblia segundo o seu querer, mas na hora de mexer no bolso, a adoração à mamon aparece. Cuidado com ler a bíblia sem o Espírito, pois a letra mata e o Espírito vivifica. Vamos parar de devolver o dízimo e fazer como na igreja primitiva: dividir tudo o que temos! Ou seja 50%!! Kkk é onde mora todo o questionamento dos dízimos, a grande verdade é que o deus dos cristãos está sendo mamon portanto, na realidade estão procurando "teses" para não darem nada. A grande verdade é essa as pessoas estão amando mais o dinheiro por isso não querem devolver o que não são delas. Pois se suas alegações são estas então vcs tem obrigação de darem 50% como na igreja primitiva.

    ResponderExcluir
  25. Achei de grande valia todas as opiniões expressas neste espaço.Quero porém salientar que a fé e algo pessoal e incomparável, ninguém pode discutir a fé alheia . Como podemos ver dízimo e algo extremamente discutivel ,
    da lo ou não e decisão pessoal. Use cada um a sua fé , não se deixe levar por opiniões de homens leia sua bíblia e ore , lembrem-se a oração de um justo tudo pode em seu efeito.

    ResponderExcluir
  26. E oque dizer que apos a ascensão de Jesus os discípulos se reuniam nas casas e no templo.

    ResponderExcluir
  27. Reclamo de dar o dízimo né mas muitos não reclamaram quando dava para cachaça e o cigarro para bebida

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...