terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Deus sempre responde nossas orações?

Texto por
Filipe Luiz C. Machado


Orar é uma prática comum entre os cristãos. Todos sabem que devem orar a Deus com fé e assim o fazem (ou deveriam fazer). Mas há um problema envolvido na oração: Deus sempre as responde?

-----

A prática da oração sempre fui estimulada, ordenada por Jesus e proclamada pelos apóstolos - Clique e veja o texto sobre o versículo "orai sem cessar".

Durante toda minha caminhada cristã aprendi a orar e que orar é conversar com Deus. Me ensinaram que Deus sempre responde nossas orações e que quando pedimos com fé ele certamente nos responde. E em até certo ponto, creio dessa forma. Mas como todo cristão ficava conturbado ao ter minhas orações "negadas" e ao pensar que a culpa era sempre minha, pois se tivesse fé suficiente seria curado ou traria a cura a alguém pela qual eu estivesse pedindo. Por que Deus não me respondia?

---

1. "Deus sempre responde nossas orações"

Essa frase é clássica e dificilmente acharemos um cristão que nunca a ouviu. Mas o que seria uma oração respondida? Seria Deus responder afirmativamente nossas súplicas? Ou o seu silêncio também é uma resposta?

Infelizmente tem-se dissimulado heresias do tipo que condenam o cristão a orar pedindo por alguma coisa e dizendo "se for da tua vontade, Senhor", pois segundo estes, Deus sempre quer nos curar e nos fazer prósperos. Contra esses, não gastarei meu tempo fazendo uma apologética bem feita. A própria bíblia já a faz.

Creio que quando Deus não responde de forma positiva às nossas orações, Ele na verdade as responde. Ele responde porque até mesmo o silêncio ou o aparente não é uma resposta vinda de sua parte.

Quando pedimos e clamamos desesperadamente por algo que realmente precisamos e não somos atendidos, na realidade deveríamos ter um espírito de certeza de que se Deus não nos concedeu aquilo que pedimos, é porque não era o momento ou não era de sua vontade. E por isso deveríamos ficar felizes por fazer a sua vontade em nós

Talvez devessemos ilustrar o fato com a imagem de um crente orando a Deus e pedindo pela cura de uma enfermidade terrível, porém onde seu pedido é negado e ele continue sofrendo.

Para nós uma enfermidade é sempre algo ruim e nos traz desgosto e dor, mas talvez seja que para Deus não é assim. É fato que Deus não se agrada do sofrimento de seu povo, mas em certos casos ele as permite, e se permite é porque era de sua vontade que o indivíduo viesse a passar por aquela situação. Não digo isso dizendo que Deus não gosta de nos curar, mas sim que naquele momento essa não era sua vontade. Talvez com isso ele queira nos ensinar a perseverança, a confiança em seu amor e a dependência n'Ele. Precisamos aprender que nossa suficiência está apenas em Cristo, por mais doloroso que seja.


2. "Você tem que orar com fé, porque somente assim Ele te responderá"

Assino em baixo essa frase e digo amém. Mas faço uma pergunta: quando que ele me responderá?

Em Tiago 1.5,6 lemos sobre como pedirmor a Deus "Peça-a, porém com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte."

Sinceramente, nao consigo encontrar neste texto o momento em que seremos respondidos. Nem tão pouco a promessa de que seremos curados sempre que pedirmos. Tiago não nos dá nenhuma garantia de cura ou resposta instantânea após a oração. Tiago nos alerta a pedir com fé e a não duvidar, e é assim devemos proceder.

3. "Mas Jesus disse aquele negócio sobre lançar o monte no mar"

Para mim, quem defende uma doutrina e não sabe ao menos falar o versículo corretamente, deveria ser descartado da conversa. Creio que o versículo que eles vindicam seja esse:

Marcos 11:22-23 "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito."

Esse é um dos versículos mais usados pelos "profetas" e curandeiros/pastores da atualidade. Dizem que no mesmo instante em que pedimos, somos atendidos. Mas, o que esse versículo diz?

Primeiro, ele nos exorta e ter fé em Deus, que é um princípio elementar para todo aquele que deseja pedir, falar e estar com Deus.

Segundo
, Jesus ilustra uma possível petição grandiosa. Afinal, mandar que um monte se erga e se lance no mar é algo fenomenal!

Mas a doutrina da bíblia não está em cima de um único versículo. É claro que cada versículo possui sua validade e autoridade, porém a bíblia como um todo é a doutrina. E se a bíblia é a doutrina, significa que toda a bíblia esta em conformidade e que as mais diversas passagens se harmonizam entre si (embora algumas sejam de difícil entendimento).

Devemos então olhar o versículo de Marcos à luz de toda a biblia. E quando lemos a bíblia entendemos que nem sempre Deus atende positivamente aquilo que pedimos ou desejamos. Jó clamou desesperadamente por sua cura. Foi atendido? Foi! No mesmo instante? Não!

Então por que devemos orar crendo que aquilo que pedirmos será feito? Simples: porque o poder de Deus pode todas as coisas.

---

Essas e tantas outras passagens nos ensinam que podemos e devemos pedir coisas a Deus. Devemos apresentar a ele nossas angustias e preocupações, porém sabendo que dependemos apenas d'Ele para que sejamos atendidos.

Minha oração é para que nós sempre levemos uma vida de oração aos pés de Jesus, mas que jamais pensemos que por nossas próprias forças ou por nossas próprias orações podemos obter o que quisermos. Deus sempre responde, mesma que seja "não".


Deus abençoe!

8 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo blog.

    Bênção pura.

    Já estou seguindo e estarei sempre visitando.

    Forte abraço.

    alexmaltta.blogspot.com
    Evangelho da Graça

    ResponderExcluir
  2. Como sempre... muito bom, este artigo.
    Tenho aprendido muito com todos eles. Tenho me edificado muito e recomendo a todos que leiam, pois têm me sustentado em momentos difícieis. De fato , Deus sempre nos responde, não como esperamos, mas de acordo com os teus propósitos.
    Abçs, Teresa

    ResponderExcluir
  3. Maravilha. Orei por mais de 20 anos pela salvação de minha mãe, e após este periodo ela sw converteu. Estou orando agora para Deus restaurar minha familia e creio que sera2 feito. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito o que disse. É difícil na prática, mas com oração conseguiremos.
    Deus o abençoe...

    http://cantodesol2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amém,texto super esclarecedor gostei.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço pelo blog e esclarecimento... Tenho passado por uma fase dificel... Desempregado, com familia parq sustentar e ja a 9meses q procuro... Nao ha respostas... Oro...oro..oro... Choro e nao ha manifestaçao.!! Se do suor a gente comera o pao,como continuo com esta amargura..

    ResponderExcluir
  7. ADOREI O TEXTO! MUITO EXPLICATIVO MUITAS DUVIDAS FORAM CESSADAS.OBRIGADA

    ResponderExcluir

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...