sábado, 4 de novembro de 2023

Relato dos 21km na Ultra Trail Rota das Águas 2023!


Em 2016 participei desta mesma corrida, na primeira edição (se não me engano). E 7 anos depois eu volto para a mesma distância (esta prova aconteceu dia 04 de novembro de 2023).

É interessante como a corrida exige muito treinamento e também humildade. Talvez até possamos falar o mesmo de todos os esportes e até mesmo da vida em geral.

Pra esta corrida, fui praticamente sem treinar: eu confesso! A vontade e desejo de participar foram maiores do que o empenho para treinar. E quando é assim, só sobra uma alternativa: baby steps!

E pra "piorar", me inscrevi nos 21km Dog Montain, que teve mais de 1.200m de elevação acumulada.


Não encontrei qualquer conhecido na linha de largada e o instinto de sobrevivência logo avisou: arranje um parceiro para correr junto! Eu sei que pode parecer bobeira, mas para um amador isso faz a diferença, já que a moral e a camaradagem contam muito! É até bíblico: “Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Eclesiastes 4:10”

Aguardando a largada, me juntei a um corredor mais velho que eu e fomos correndo de maneira lenta e trocando figurinhas por todo o caminho. E enquanto a conversa fluía, fui descobrindo que o Sr. Darci já tinha feito diversas provas longas (inclusive de 100k!) e que era um experiente corredor.

E quando você não treina e vai para uma prova "difícil" para se divertir, só resta ir num ritmo tranquilo, buscando aproveitar os momentos e a paisagem.

 






Cabe ressaltar que como não vivo na corrida (além de não querer e não conseguir), todos os objetivos são sempre pessoais: seja de simplesmente conseguir largar e chegar, até finalizar em determinado tempo. 

A vida já impõe desafios e o esporte sempre vem para "aliviar a pressão", permitindo manter a mente oxigenada e o espírito de resistência sempre em dia. Mas isso não significa que seja fácil! Nem sempre aliviar a pressão significa ter vida mansa! As vezes é preciso passar por dificuldades que levam ao crescimento.

*

*para outras informações, acesse o Strava desta corrida: Strava - Rota das Águas 2023

Por fim, depois de 3h e 38 minutos, chegamos na linha de chegada. Inclusive peguei uma flor (no mato) pra minha esposa e o fotógrafo conseguiu registrar.

 


A sensação de completar uma prova que sabidamente é desafiadora (mesmo para quem treina) só é sentida por quem participa. Não há como descrever, apenas sentir.

E por fim, o abraço da família, fazendo tudo valer muito mais a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, comente este texto. Suas críticas e sugestões serão úteis para o crescimento e amadurecimendo dos assuntos aqui propostos.

O culto online e a tentação do Diabo

Você conhece o plano de fundo deste texto olhando no retrovisor da história recente: pandemia, COVID-19... todos em casa e você se dá conta ...